Conecte-se conosco

Geral

Prefeitura de Porto Velho inicia cadastramento para Tarifa Social de Energia em parceria com a Energisa

Publicado

em

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), deu início à parceria com a Energisa Rondônia para o cadastramento de pessoas em situação de vulnerabilidade social que têm direito à Tarifa Social de Energia Elétrica. A ação visa garantir descontos e até isenção na conta de luz para famílias de baixa renda, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dessa população.

A primeira localidade beneficiada foi a comunidade de Cavalcante, situada no baixo Madeira, onde a equipe do cadastro, acompanhada por funcionários da Energisa, esteve presente para cadastrar as famílias no programa Luz do Povo, responsável por oferecer a isenção e descontos na tarifa de energia elétrica.

Segundo Clóvis Henrique da Silva, gerente do Cadastro Único de Porto Velho, a Tarifa Social é um benefício do Governo Federal destinado a famílias com menor renda, que recebem descontos de acordo com o consumo mensal de energia.

Benefício é concedido conforme o consumo mensal da residência

TARIFA SOCIAL

A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), também conhecida como tarifa Baixa Renda, oferece descontos na conta de luz para famílias com renda baixa. O benefício é concedido conforme o consumo mensal da residência, ajudando a reduzir os custos com energia elétrica para quem mais precisa.

Podem se beneficiar da Tarifa Social as famílias que se enquadram em uma das seguintes situações:
– Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 759);
– Idosos a partir dos 65 anos ou pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
– Famílias inscritas no CadÚnico, com renda mensal de até três salários mínimos, que possuam em casa pessoa com doença ou deficiência que dependa de aparelhos elétricos essenciais para tratamento médico.

NOVAS REGRAS

Com a atualização das regras, o benefício agora oferece 100% de desconto na tarifa de energia para o consumo de até 80 kWh por mês. O consumo que ultrapassar esse limite não recebe desconto.

Antes, o desconto era progressivo, variando entre 65% e 10% conforme a faixa de consumo, e havia regras específicas para famílias indígenas e quilombolas. A unificação das faixas visa simplificar o benefício.

O desconto é concedido automaticamente às famílias que atendem aos critérios, desde que o responsável pelo contrato de energia esteja cadastrado no CadÚnico ou receba o BPC. O cadastro no CadÚnico deve ser realizado no Cras (Centro de Referência de Assistência Social), não na Energisa, que apenas utiliza esses dados para aplicar o desconto.

“Com ações como essa, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), reafirma seu compromisso com a inclusão social e o apoio às famílias em situação de vulnerabilidade, garantindo o acesso a serviços essenciais com condições especiais que aliviam o orçamento familiar”, disse a secretária da Semias, Lucília Muniz de Queiroz.

Equipe do cadastro esteve presente para cadastrar as famílias no programa Luz do Povo

Endereços do Cras no município de Porto Velho:

ELIZABETH PARANHOS
Endereço: Rua Guanabara, nº 2611, bairro São João Bosco,
Porto Velho/RO, CEP. 76.803-765. Zonas Norte e Oeste.
Telefone: 98473-4881.
e-mail: craselizabethparanhospvh@gmail.com;
craselizabethparanhos@portovelho.ro.gov.br

BETINHO
Endereço: Rua Vila Mariana, nº 9968, Setor 35, Quadra 193,
Lote 0081, bairro: Mariana. CEP. 76.813-612. Zona Leste.
Telefone: (69) 98473-6269.
e-mail: crasbetinhopvh@hotmail.com;
crasbetinho@portovelho.ro.gov.br

IRMÃ DOROTHY
Endereço: Rua Fonte Boa, S/N, bairro Socialista, indo pela
avenida Amazonas sentido área ruralizada, dobra-se à
esquerda na rua Fonte Boa. CEP. 76.829-015. Zona Leste.
Telefone: (69) 98473-4364.
e-mail: crasidorothy@gmail.com;
crasirmadorothy@portovelho.ro.gov.br

Cadastro no CadÚnico deve ser realizado no Cras

PAULO FREIRE
Endereço: Av. Amazonas, nº 3660, bairro Agenor de Carvalho,
Porto Velho/RO, CEP: 76820-340. Zona Leste.
Telefone: (69) 98473-6076.
e-mail: craspaulofreire@gmail.com;
craspaulofreire@portovelho.ro.gov.br

DONA COTINHA
Endereço: Rua Tamarino, nº 2946, Cohab Floresta,
Porto Velho/RO, CEP: 76.808-014.
Telefone: 69 98473-6030
e-mail: crascotinha@gmail.com, crasdonacotinha@hotmail.com;
crasdonacotinha@portovelho.ro.gov.br

Pe. TEODORO CROMMO
Endereço: Via 01, Quadra 1, Casa 03, ponto de referência: de
frente com a BR 364, próximo a rodoviária de Jaci-Paraná.
Distrito de Jaci-Paraná em Porto Velho/RO. CEP: 76840-000.
Telefone: (69) 99955-5438, (69) 3236-6178.
e-mail: cras.jaci@gmail.com,
cras.teocrommo@portovelho.ro.gov.br.

Benefício agora oferece 100% de desconto na tarifa de energia para o consumo de até 80 kWh por mês

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (SMC)

Geral

Matrículas da rede estadual para 2026 estão abertas em Rondônia

Publicado

em

As matrículas para estudantes da rede pública estadual que não participaram da fase prioritária já estão abertas em Rondônia para o ano letivo de 2026. O período teve início nesta segunda-feira (19) e segue até sexta-feira (23).

O processo é realizado pelo governo de Rondônia de forma totalmente digital, por meio do site da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), garantindo acesso às vagas disponíveis nas escolas estaduais em todo o estado.

A etapa integra o planejamento do ano letivo de 2026 e tem como objetivo organizar o ingresso de novos alunos e a continuidade dos estudos daqueles que já fazem parte da rede estadual de ensino.

Antes dessa fase, a Seduc promoveu um período exclusivo destinado a estudantes com deficiência. Com o encerramento dessa etapa, o sistema foi ampliado para atender os demais alunos.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet e permanecem disponíveis apenas durante o prazo estabelecido. Após o preenchimento e a confirmação dos dados, os estudantes estarão aptos a garantir a vaga na rede estadual.

Clique aqui e acesse o sistema de matrícula

Continue lendo

Geral

Família procura por vendedor desaparecido após sair de Porto Velho com destino a Nova Mamoré

Publicado

em

O vendedor Carlos Eduardo Quaresma, de 51 anos, está desaparecido desde a noite de sábado (17), após sair de Porto Velho com destino ao distrito de Nova Dimensão, em Nova Mamoré (RO).

Segundo relatos da família, ele viajava em uma caminhonete L200, de cor prata, e foi visto pela última vez pedindo informações a moradores sobre o acesso ao distrito de União Bandeirantes. Após esse contato, Carlos não foi mais encontrado.

Sem notícias desde então, familiares acionaram as autoridades e pedem ajuda da população para obter qualquer informação que possa levar ao paradeiro do vendedor.

Informações podem ser repassadas à Polícia Militar pelo 190, à Polícia Civil pelo 197 ou diretamente à família pelo telefone (69) 9 9360-4306.

Continue lendo

Geral

Inscrições para diversos cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até esta sexta-feira, 23

Publicado

em

O ano letivo do ensino profissionalizante em Porto Velho começa com uma vasta programação de cursos ofertados pelo governo de Rondônia. As inscrições estão abertas até esta sexta-feira (23), e para se inscrever o candidato deve acessar o link publicado no site do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/cursos-de-qualificacao-presencial-inscricoes-14-01-2026-a-23-01-2026/. As aulas serão realizadas na sede da Escola Técnica Estadual (Etec), localizada na Avenida Tiradentes, Setor Industrial; e nos polos Rio Branco e Flora Calheiros.

Neste cronograma a qualificação da mão de obra oferecida pela gestão estadual contempla as seguintes áreas:

  • Tecnologia
  • Informação
  • Infraestrutura
  • Segurança
  • Comunicação
  • Negócios
  • Gestão
  • Desenvolvimento educacional e social
  • Ambiente
  • Saúde
  • Produção Cultural
  • Design

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, quanto mais variedades de cursos mais chances de expandir a educação profissional, que tornou-se uma política pública no estado, ou seja, um benefício acessível para todos os cidadãos interessados em se qualificar profissionalmente. “Preparar o estudante para conseguir um emprego ou abrir o próprio negócio é uma das metas do governo de Rondônia que vem investindo para ampliar a geração de emprego e renda no estado”, salientou.

EMPREENDEDORISMO FEMININO

Essa onda otimista na economia local vem motivando o empreendedorismo feminino. Ruth Soares, de 30 anos, que mora no Bairro Igarapé, em Porto Velho, fez o curso profissionalizante de Assistente Administrativo e com os primeiros ensinamentos obtidos sobre gestão já sonha em investir no próprio negócio. “Eu tenho planos de ter uma empresa de peças personalizadas para eventos e datas comemorativas, porque vejo que esse tipo de produtos faz muito sucesso no mercado”, planeja ela.

Segundo a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, muitas famílias estão sendo beneficiadas com a democratização da educação profissional, porque os cursos contam com estudantes de diversas faixas etárias. “Enquanto jovens a partir dos quinze anos se preparam para o primeiro emprego ou o primeiro empreendimento, quem já está com uma carreira consolidada se atualiza para buscar novas oportunidades”, destacou.

CURSOS OFERTADOS 

Sede Etec 

  • Operador de Drone
  • Informática Básica
  • Excel do Básico ao Avançado
  • Fundamentos da Computação
  • Auxiliar Administrativo
  • Oratória
  • Redação Oficial
  • Legislação Escolar
  • Português Instrumental
  • Matemática Aplicada
  • Ética e Cidadania Organizacional

Polo Rio Branco

  • Comunicação e Expressão
  • Atendimento ao Público
  • Oratória
  • Técnica de Limpeza e Conservação do Ambiente
  • Contabilidade Básica
  • Auxiliar Administrativo
  • Estatística
  • Relações Interpessoais
  • Introdução à Inteligência Artificial

Polo Flora Calheiros

  • Excel do Básico ao Avançado
  • Spa dos Pés
  • Maquiagem para Festas
  • Penteados e Tranças
  • Oratória
  • Informática Básica
  • Auxiliar Administrativo
  • Introdução à Segurança do Trabalho
  • Primeiros Socorros
  • Planejamento, Recrutamento e Seleção
  • Gestão de Desenvolvimento de Retenção de Talentos
  • Prática de Departamento Pessoal
  • Artesanato em Papel – Origami
  • Flores Gigantes

Fonte: Secom

Continue lendo

Trending