Conecte-se conosco

Esportes

Bruno Henrique, do Flamengo, é condenado no STJD e pega 12 jogos de suspensão

Publicado

em

Julgado nesta quinta-feira pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o atacante Bruno Henrique, do Flamengo, foi suspenso por 12 jogos. Ele foi denunciado por forçar um cartão amarelo e beneficiar apostadores em 2023, em um jogo contra o Santos, no Mané Garrincha, pelo Brasileirão. O julgamento desta quinta durou mais de oito horas. Cabe recurso.

Bruno Henrique foi absolvido no artigo 243 do Código de Justiça Desportiva, que fala em manipular e prejudicar uma equipe de forma deliberada. No entanto, por 4 votos 1, os auditores decidiram que o atacante do Flamengo agiu de forma contrária à ética desportiva (artigo 243-A). Por isso, ele foi condenado a 12 jogos de suspensão, além de punido com multa de R$ 60 mil.

Recurso e efeito suspensivo

Todas as partes podem recorrer. O Flamengo vai entrar com recurso. Nesse caso, Bruno Henrique será julgado no pleno do STJD.

Enquanto o recurso não é julgado, o Flamengo vai pedir o efeito suspensivo. A lei indica que, a partir de dois jogos de suspensão, a possibilidade de pedir efeito suspensivo é garantida. Nesse caso, pela gravidade do tema, pode haver uma decisão contrária, mas o clube acredita na obtenção da medida para que o jogador possa atuar até o julgamento no pleno.

O atacante não esteve na sede do STJD nesta quinta, mas entrou na audiência por videoconferência. Ele acompanhou a maior parte do julgamento, que durou quase oito horas, fez um breve pronunciamento e se declarou inocente. O advogado Alexandre Vitorino representou o atacante. Advogados do Flamengo também estiveram presentes: Michel Assef Filho e Flavio Willeman (vice-presidente do clube).

A Procuradoria denunciou mais quatro atletas amadores. Três deles compareceram à audiência de forma virtual: Claudinei Vitor Mosquete Bassan, Andryl Sales Nascimento dos Reis e Douglas Ribeiro Pina Barcelos. Wander Nunes Pinto Junior, irmão de Bruno, foi representado por um advogado.

Bruno Henrique foi denunciado pela Procuradoria do STJD em vários artigos do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva): art. 243, §1º; art. 243-A, parágrafo único; art. 184 e art. 191, III. Além do artigo 65, II, III e V, do regulamento geral de competições da CBF de 2023.

O que aconteceu?

Em abril deste ano, a Polícia Federal indiciou Bruno Henrique. Ele é acusado de fraude esportiva e foi denunciado no artigo 200 da Lei Geral do Esporte – fraudar, por qualquer meio, ou contribuir para que se fraude, de qualquer forma, o resultado de competição esportiva ou evento a ela associado –, com pena de dois a seis anos de reclusão.

A denúncia do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) foi aceita pela Justiça do Distrito Federal. Assim, o atleta do Flamengo se tornou réu e será julgado na esfera comum.

Além de Bruno Henrique, fazem parte da investigação Wander Nunes Pinto Júnior (irmão do atleta), Ludymilla Araújo Lima (esposa de Wander) e Poliana Ester Nunes Cardoso (prima do jogador), e Andryl Sales Nascimento dos Reis, Claudinei Vitor Mosquete Bassan e Douglas Ribeiro Pina Barcelos (amigos de Wander, segundo as investigações). Ludymilla e Poliana ficaram fora da lista de denunciados do STJD.

A investigação da Polícia Federal começou em agosto do ano passado. Em novembro, o jogador e outros suspeitos foram alvo de uma operação de busca e apreensão. Investigadores extraíram conversas do celular de Wander que embasaram o indiciamento dos suspeitos.

O atacante do Flamengo teria informado a Wander que tomaria um cartão amarelo em jogo contra o Santos, disputado em Brasília, em novembro de 2023 – o jogador estava pendurado com dois cartões amarelos. Apostas feitas por Wander, a esposa dele, uma prima e amigos chamaram atenção das empresas de bets, que estranharam o volume de dinheiro no cartão amarelo de Bruno Henrique.

GE

Esportes

PSG escala time misto no último jogo antes de enfrentar o Flamengo

Publicado

em

O Paris Saint-Germain venceu o último jogo antes de viajar ao Catar para a disputa da Copa Intercontinental. Neste sábado, uma hora depois do Flamengo se classificar à decisão com a vitória sobre o Pyramids, o PSG bateu o lanterna Metz por 3 a 2 pela Ligue 1.

Contra o Metz, o PSG entrou em campo com Safonov; Zaire-Emery, Zabarnyi, Pacho e Lucas Hernández; Vitinha, Ndjantou e Fabián Ruiz; Kang-in Lee, Mbaye e Gonçalo Ramos. Luis Enrique colocou os titulares Chevalier, Nuno Mendes, João Neves, Doué, Barcola e Kvaratskhelia no banco de reservas.

Gonçalo Ramos e Ndjantou abriram o placar no primeiro tempo, e Deminguet descontou para o Metz, que jogava em casa. Na segunda etapa, o técnico rodou o time, e tirou peças importantes como Fabián Ruiz e Gonçalo Ramos. Entraram Doué, autor do terceiro gol, Kvaratskhelia e Barcola, jogadores muito usados no ataque principal. O brasileiro Beraldo entrou nos últimos minutos.

Na reta final, o Metz chegou a descontar com um golaço de Tsitaishvili. A vitória por 3 a 2 deixa o PSG com 36 pontos e coloca o time na liderança do Campeonato Francês. O Metz é o lanterna com 11 pontos.

A delegação volta a Paris logo depois do jogo, dorme na capital francesa e embarca neste domingo para Doha. Previsão de seis horas de voo até o Catar. Flamengo e PSG decidem a Copa Intercontinental às 14h de quarta-feira.

GE

Continue lendo

Esportes

Flamengo vence o Pyramids e vai enfrentar o PSG na final do Mundial

Publicado

em

O Flamengo garantiu vaga na final da Copa Intercontinental da Fifa, equivalente ao Mundial de Clubes, ao derrotar o Pyramids, do Egito, por 2 a 0, na tarde deste sábado (13), no Estádio Ahmed bin Ali, em Al Rayyan, no Catar.

Com a classificação, o Rubro-Negro vai enfrentar o Paris Saint-Germain (PSG), da França, na grande final do Mundial. O clube francês entrou diretamente na decisão. A partida está marcada para quarta-feira (17), novamente em Al Rayyan, às 14h (horário de Brasília), reunindo os campeões da Libertadores e da Liga dos Campeões da Europa.

A partida deste sábado recebeu o nome de Copa Challenger, assim como o duelo da última quarta-feira (10), contra o Cruz Azul, do México, pelo Derby das Américas, ambos valendo troféus para o clube campeão mundial de 1981.

O técnico Filipe Luís promoveu três mudanças na equipe em relação à vitória sobre o Cruz Azul. Na defesa, Danilo voltou ao time titular no lugar de Léo Ortiz. No ataque, Everton Cebolinha e Gonzalo Plata iniciaram a partida nas vagas de Samuel Lino e Bruno Henrique.

Dominando a posse de bola e o campo ofensivo, o Flamengo abriu o placar aos 23 minutos do primeiro tempo. Após cobrança de falta de Arrascaeta pela esquerda, Léo Pereira apareceu na pequena área e marcou de cabeça.

No segundo tempo, aos seis minutos, Arrascaeta voltou a ser decisivo ao cobrar falta da intermediária, e Danilo ampliou o marcador, também de cabeça, no canto do goleiro Mohamed El-Shenawy.

Com a vantagem, o Flamengo administrou o resultado, promoveu substituições para poupar jogadores e confirmou a vaga na final do Mundial, onde buscará mais um título internacional diante do PSG.

Continue lendo

Esportes

Prefeitura consolida avanços no esporte e lazer no primeiro ano de gestão

Publicado

em

O primeiro ano de nova gestão da Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) foi marcado por crescimento e ampliação dos programas de iniciativa esportiva e de lazer, proporcionando à população mais acesso às atividades físicas gratuitas.

De acordo com o titular da Semtel, Paulo Moraes Júnior, os resultados expressivos de competições, de público assistido com as ações de lazer e bem-estar, além de destaques de atletas nos pódios de diferentes modalidades, são frutos do Programa de desenvolvimento esportivo, que obteve nova configuração.

“Para chegar a esse novo cenário, trilhamos um caminho diferente, com estratégia. Nosso objetivo foi evidenciar ainda mais o nosso esporte. E acredito que estamos na direção certa, com mais pessoas participativas em nossas ações, mais atletas sendo incentivados a conquistarem os seus sonhos. E tudo isso é um processo, ao qual estamos fazendo parte. Todo o corpo técnico da Semtel está de parabéns por esse trabalho e, claro, a população porto-velhense, que têm aderido com fervor às nossas atividades, do mais jovem ao mais idoso. Não importa a idade, mas sim o senso de propósito em gerar o crescimento consistente da prática esportiva como ferramenta de inclusão social e promoção da saúde”, detalhou o secretário.

O exemplo prático dessa atuação foi a integração dos projetos do Programa Qualidade de Vida, voltado ao desenvolvimento do lazer e bem-estar dos porto-velhenses. Em 2025, o programa deu um salto na quantidade de pessoas atendidas. O Projeto Viva Mais, que contempla o público 60 + está inserido nesse cenário, com mais de 460 idosos assistidos por meio da oferta de atividades físicas adaptadas e orientadas, à manutenção e ampliação da capacidade funcional, autonomia e bem-estar integral, assegurando um envelhecimento ativo e saudável.

NOVIDADES

O Projeto Viva Mais também ganhou mais um polo de atendimento com a inclusão da praça CEU, passando de quatro para cinco polos. São eles: Polo I: Vila Olímpica Chiquilito Erse e Extensão CCI (Zona Leste); Polo II: Ginásio Eduardo Lima e Silva “DUDU” (Zona Sul); Polo III: Quadra Poliesportiva Sérgio Carvalho Bairro Esperança da Comunidade Extensão Praça CEU (Zona Leste). A Semtel também ampliou a oferta de modalidades, passando de quatro para seis a serem ofertadas ao público idoso, com destaque à inauguração do estúdio de Pilates inaugurado, na Vila Olímpica, em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Os Jogos Municipais da Terceira Idade (Jomti) também vieram com novidades. O projeto foi ampliado e aberto para instituições e associações. Com a adesão expressiva, o Jomti 2025 contou com a participação de 15 delegações, com mais de 550 participantes idosos que deram um show de vitalidade e espírito esportivo em diferentes modalidades. Durante todo o ano, o público idoso foi assistido com atividades esportivas em diferentes modalidades: Hidroginástica; Clube do Esporte; Mobilidade; Funcional Adaptado; Ritmos e, agora, Pilates.

SEMPRE EM MOVIMENTO

Voltado ao público adulto, o projeto visa práticas regulares de atividades físicas e lazer ativo, por meio da oferta de aulas orientadas em espaços públicos, assegurando condições de segurança, inclusão social e eficiência, com vistas à melhoria integral da saúde física, mental e qualidade de vida. A promoção de atividades já resultou em mais de 1.070 pessoas participativas, nos diversos pólos distribuídos pela cidade: – Polo I: Vila Olímpica Chiquilito Erse (Zona Leste); Polo II: Ginásio Eduardo Lima e Silva “DUDU” (Zona Sul); Polo III: Quadra Poliesportiva Sérgio Carvalho Bairro Esperança da Comunidade e Extensão Praça CEU (Zona Leste); Polo IV: Parque da Cidade (Zona Norte) e Polo V: Quadra Poliesportiva Sérgio Carvalho Bairro Nacional (Zona Norte).

RUA DE LAZER

O projeto Rua de Lazer tem se consolidado ao longo de 2025, nos bairros da Capital. O projeto deu um salto no número de edições realizadas, saindo de 19, para 25 edições realizadas neste ano. Com isso, a quantidade de público também cresceu, resultando em 14.715 pessoas assistidas, incluindo ainda a programação em grandes festividades desenvolvidas pela Prefeitura de Porto Velho, como Dia das Mães, Páscoa e Dia das Crianças.

OUTRAS AÇÕES

Ano de muitos festivais, em que a Semtel esteve à frente. A exemplo do Festival de Praia de Jacy Paraná, em que a primeira edição na atual gestão contou com a participação de cerca de 2.500 pessoas, contempladas com atividades esportivas, lazer e entretenimento

O Projeto Vem com a Prefeitura também foi outro grande sucesso nas três edições realizadas, somando em 5.800 pessoas assistidas com serviços de cidadania, lazer e bem-estar.

COMPETIÇÕES ESPORTIVAS

Muito movimento dos atletas e arquibancadas agitadas, foi o que os porto-velhenses assistiram nas 23 competições esportivas realizadas pela Semtel. Com a participação de 7.346 atletas e técnicos beneficiados. Em 2025, a bola rolou bonito no clássico da Copa Madeirão de Futsal de Base Sub 08, 10, 12, 14 e 16, no período de abril a junho deste ano. Muitos dribles e gols também pôde ser visto no Desafio Madeirão de X1, em meados de abril, além da Copa Madeirão de Natação, que foi de tirar o fôlego, no mês de maio.

Porto Velho também foi ao pódio, pela terceira vez consecutiva nos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR). Os 357 atletas, que competiram tanto no JIR regional quanto estaduais, em diferentes modalidades, receberam o apoio de transporte e uniformes oficiais, ofertados pela Semtel.

Conforme explanado pelo assessor Interssetorial da Semtel, Ítalo Aguiar, as ações esportivas na Capital têm atraído centenas de pessoas de diferentes bairros. A boa adesão testifica a seriedade dos trabalhos da Semtel, bem como o compromisso com o bem-estar de todos.

“Foi um ano de intensas atividades junto às comunidades, onde também pudemos contemplar alunos que estão se tornando atletas e grandes campeões, com as práticas esportivas. E tudo isso agrega com a valorização do esporte, com a saúde de jovens, adultos e idosos. Tivemos um resultado positivo de crescimento de nossas ações, bem como o aumento de público e os destaques de nossos atletas em diversas competições dentro e fora do estado. Nosso planejamento está no rumo certo e além das ações já efetivas, estamos trabalhando em uma série de políticas públicas ligadas ao plano de governo, que ficam de legado da gestão e quem ganha é a população”, declarou.

PROGRESSO NO ESPORTE

O Programa de desenvolvimento esportivo da Semtel em 2025, apresentou uma nova configuração de ações que movimentaram as modalidades esportivas durante todo o ano. Foram realizadas 22 competições esportivas, um avanço significativo, comparado aos números de eventos esportivos realizados no ano de 2024, que totalizaram 02 ações. Outro fator foi o número de atletas beneficiados com os eventos esportivos de 2025, que saltou de 882 para 7.346, em um calendário que movimentou todos os meses o esporte da capital.

Outro avanço significativo, foi a realização das seletivas para os Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR), onde de forma democrática atletas e técnicos puderam disputar o direito de representar a cidade de Porto Velho, ação essa, em cumprimento do Plano de Governo da Prefeitura em sua atual gestão. No ano de 2025, Porto Velho se consagrou mais uma vez campeã geral da competição conquistando 30 medalhas de ouro, 32 de prata e 19 de bronze.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Continue lendo

Trending