Geral
Segunda edição do projeto Agente Mirim no Trânsito é encerrada com atividade prática na rodoviária de Porto Velho
O projeto Agente Mirim da Cidadania no Trânsito ficará marcado na memória dos 45 estudantes do 5º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiz Soares de Cássia, em Porto Velho. No dia 25 de agosto, encerrou o ciclo de três meses de aulas semanais sobre educação de trânsito, realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO). A aula de encerramento foi realizada no Terminal Rodoviário da Capital, aplicando os conhecimentos adquiridos durante as atividades, com a proposta de reforçar a acessibilidade no trânsito, mobilidade humana, circulação de pedestres e área reservada para estacionamento. Foram 12 módulos que envolveram toda equipe técnica da Escola Pública de Trânsito (Eptran), responsável pela execução do projeto.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a ação reforça o trabalho desenvolvido pela gestão estadual de segurança no trânsito. “O governo do estado tem atuado para promover iniciativas que transformem Rondônia em um local ainda mais seguro, onde o respeito e a responsabilidade começam na sala de aula e se expandem para toda a sociedade”, evidenciou.
AÇÃO DE ENCERRAMENTO

Os estudantes participaram do sorteio de brindes, como bolas, capacetes e uma bicicleta
Os agentes mirins foram conduzidos pelos orientadores para as estações de trabalho, onde puderam vivenciar ações lúdicas, por meio de jogos educativos envolvendo memória, leis e sinalizações no trânsito; túnel do trânsito que conta a história do automóvel; visita e passeio em um ônibus, experimentando a vivência do passageiro e todos os cuidados com a segurança.
Ao final, foram convocados a escolher o nome da mascote que eles criaram no início do projeto e que será a personagem utilizada para representar as próximas edições. O nome será revelado no dia da formatura da turma, em outubro. Os estudantes ainda participaram do sorteio de brindes, como bolas, capacetes e uma bicicleta.
O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, destacou “o envolvimento das crianças colocando em prática o papel e a importância de cada um no trânsito, mudando hábitos, transformando conhecimentos em ações e criando um ambiente favorável no trânsito.”

Sob supervisão, os agentes mirins orientaram os motoristas
O aluno Pyetro Leandro Medeiros de Andrade, durante a abordagem com os motoristas, sob a supervisão de agentes de trânsito orientou sobre a permanência de crianças nos veículos referente a idade de cada um, o uso do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo e, principalmente em relação a velocidade. Ao final da mensagem ele destacou o tema anual da campanha da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran): “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
A pedagoga, uma das responsáveis pelo projeto, Sheila Ximenes, explicou que o trabalho com crianças do ensino fundamental tem como objetivo incluir a disciplina de trânsito, dentro da perspectiva dos componentes transversais vinculando a algumas áreas do conhecimento com o trânsito, por ser uma idade propícia para multiplicar os assuntos trabalhados em sala de aula. “O projeto do agente mirim foi pensado como uma construção de uma cultura de paz, de harmonia e empatia, tentando desmistificar a figura do agente de trânsito como uma pessoa punidora, fiscalizadora, mas como aquele que protege e salva vidas no trânsito”, enfatizou.
GALERIA DE FOTOS
Confira a galeria de imagens do encerramento do projeto Agente Mirim da Cidadania no Trânsito no link.
Fonte: Secom
Geral
SENAI-RO oferece mais de 2 mil vagas em cursos profissionalizantes
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) está com inscrições abertas para os cursos gratuitos de Aprendizagem Industrial Básica e Técnica, para a comunidade de todo o Estado. Nesta etapa, são ofertadas mais de duas mil vagas destinadas à comunidade, com oportunidades de formação em diversas áreas profissionais. Os candidatos podem acessar o edital com todas as informações no portal do SENAI-RO.
https://portal.fiero.org.br/senai/paginas/aprendizagem-b%81sica-e-tcnica/85
De acordo com o gerente de Educação, Jair Coelho, os cursos atendem às demandas das indústrias rondonienses e contemplam segmentos como Mecânica, Eletrotécnica, Tecnologia da Informação (TI), Refrigeração, Panificação, Vestuário, entre outros. As formações são ofertadas nas modalidades de qualificação básica e qualificação técnica, ambas certificadas pelo SENAI.
Estão aptos a se inscrever jovens entre 14 e 23 anos e 11 meses, conforme a Lei da Aprendizagem. Para os cursos de qualificação básica, os candidatos devem ter, no mínimo, 14 anos e estar cursando a partir do 9º ano do Ensino Fundamental, seja em escola pública ou particular. Essa formação tem duração média de seis meses. Já os cursos de qualificação técnica exigem que o candidato possua escolaridade a partir do 2º ano do Ensino Médio, com carga horária de até um ano e meio.
As aulas são oferecidas nas modalidades presencial e à distância (EAD). No formato virtual, em determinados períodos, os alunos participam de atividades práticas nos laboratórios das unidades do SENAI localizadas em Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Jaru, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena.
Os interessados podem realizar a inscrição diretamente pelo portal do SENAI Rondônia, onde também estão disponíveis os editais com informações detalhadas sobre o processo classificatório e os requisitos para participação. As inscrições seguem abertas até o dia 25 de novembro.
Fonte: Portal SENAI
Geral
Expositores da Agroindústria têm até 15 de novembro para se inscrever na Agrotec via formulário on-line
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), informa que foram retificadas as datas do Edital nº 02/2025/SEMAGRIC, que trata do credenciamento de expositores para a Agrotec – 1ª Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar.
De acordo com a retificação publicada no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia em 31 de outubro de 2025, foram feitas duas alterações principais:
-A Feira será realizada agora no período de 27 a 30 de novembro de 2025 (antes prevista para os dias 24 a 27 de novembro);
-O período de inscrições foi prorrogado até o dia 15 de novembro de 2025 (anteriormente encerrava em 30 de outubro).
As inscrições podem ser feitas de forma totalmente on-line, por meio do formulário disponível aqui neste link.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdu0_T7eXGcuvZ1YezZqcpVgIrxuvYeD9yxrh3Tl-gzcqHrwQ/viewform

As demais regras e condições do edital original permanecem inalteradas. O secretário da Semagric, Rodrigo Ribeiro, reforça que todos os interessados em participar da Agrotec 2025 devem ler com atenção os anexos do edital e da retificação, que contêm os requisitos e documentos necessários para habilitação.
“A Agrotec é uma vitrine para a agroindústria e a agricultura familiar de Porto Velho e de toda a região. Essa prorrogação permite que mais empreendedores possam se inscrever e participar deste grande evento”, destacou o secretário.
A retificação do edital pode ser acessada no portal da Semagric e também no site do Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia utilizando o código identificador 78D1426F.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Geral
Inep divulga lista de espera para vagas remanescentes do Fies 2025
Os candidatos a vagas remanescentes do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao segundo semestre de 2025, já podem conferir o resultado com a ordem de classificação divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), nesta terça-feira (4).

A lista dos pré-selecionados está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na parte do Fies.
As vagas remanescentes do Fies referem-se às oportunidades de financiamento que não foram preenchidas durante as etapas regulares de seleção do programa. Nesta edição, ao todo, o MEC ofertou mais de 58 mil vagas para 10.319 cursos/turnos de graduação, em 690 instituições privadas de educação superior.
Classificação
De acordo com o MEC, a classificação dos pré-selecionados seguiu a ordem decrescente das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com prioridade para os seguintes candidatos:
- sem ensino superior que nunca foram beneficiados pelo Fies
- sem ensino superior que quitaram financiamentos anteriores
- com ensino superior que nunca foram beneficiados pelo Fies
- com ensino superior que quitaram financiamentos anteriores
O financiamento para quem for selecionado para as vagas remanescentes cobrirá as mensalidades a partir deste segundo semestre letivo de 2025.
Para isso, os inscritos deverão ter condições de atingir a frequência mínima exigida neste período no curso, turno na instituição de ensino superior para o qual se inscreveram.
Próximos passos
O estudante pré-selecionado a uma das vagas remanescentes do processo seletivo do Fies deverá comprovar as informações declaradas no momento da inscrição à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino superior em que foi pré-selecionado.
O prazo para este procedimento é de dois dias: quarta-feira (5) e quinta-feira (6).
De acordo com o edital com as regras do Processo Seletivo (nº 21/2025, a entrega dos documentos comprobatórios pode ser realizada por meio físico ou digital, nos horários definidos pela instituição.
Se a documentação for aprovada, o próximo passo é a validação das informações em um agente financeiro em até dez dias, contados a partir do terceiro dia após a validação da inscrição pela comissão da faculdade.
Somente após a aprovação do banco poderá ser formalizada a contratação do financiamento.
Se o candidato pré-selecionado não apresentar todos os documentos ou não seguir as etapas exigidas dentro do prazo estabelecido, ele perde a vaga. Essa vaga perdida é imediatamente transferida para o próximo candidato classificado na lista de espera.
Complementação
O candidato que se inscreveu para vagas destinadas às pessoas com deficiência (PCD) deverá comprovar sua situação com laudo médico atestando a espécie e o grau de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença (CID).
Caso a comissão da faculdade privada identifique erros ou inconsistências referentes às informações prestadas, a instituição de ensino superior poderá exigir a apresentação de documentação complementar.
Fies Social
Metade das vagas é reservada ao Fies Social, ocupada por candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 759,00 em 2025), inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).
Este candidato pré-selecionado à vaga do Fies Social está dispensado da comprovação de renda familiar. No entanto, ele deve comparecer à comissão da faculdade privada para validar as demais informações.
Lista de espera
Os estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única serão incluídos automaticamente na lista de espera, e poderão ser convocados de 13 às até às 23 horas e 59 minutos de 28 de novembro.
Financiamento Estudantil
O Fies é o programa federal que concede financiamento a estudantes de baixa renda de cursos de graduação, em instituições de educação superior privadas.
Fonte: Agência Brasil
-
Polícia21 horas atrásFim do mistério: polícia revela se Japinha do CV está entre os mortos
-
Polícia22 horas atrásPolícia Militar prende “Diamante do CV”, condenada por crime de tortura
-
Polícia4 horas atrásHomem é encontrado morto em rio no Ramal Maravilha
-
Polícia59 minutos atrásJovem morre esmagado por caminhão em cruzamento no centro
-
Polícia6 horas atrásCorpo é localizado em Rio no Ramal Maravilha, em Porto Velho
-
Geral3 horas atrásSENAI-RO oferece mais de 2 mil vagas em cursos profissionalizantes
-
Esportes5 horas atrásConmebol define data e horário da final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras
-
Empregos7 horas atrásSeduc-RO abre processo seletivo para diretores e chefes pedagógicos da rede estadual

