Geral
Rondônia é modelo em análise balística moderna e contribui para solução de crimes no Brasil
A modernização das análises balísticas da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (Politec), com investimentos do governo de Rondônia em equipamentos de alta tecnologia rendeu a conquista do reconhecimento do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) pela contribuição à solução de crimes no Brasil.
Com equipamentos modernos, fruto do investimento de R$ 3,6 milhões realizado pelo Governo do Estado, implantados a partir de 2023, e mais a assinatura do convênio com o Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab), por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Rondônia contribui com a coleta e o armazenamento de padrões balísticos em um banco de dados nacional.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que o estado investe em tecnologia para transformar provas em justiça para a sociedade. “O governo de Rondônia tem destinado recursos para aquisição de equipamentos necessários com o objetivo de garantir que a atuação pericial no estado seja cada vez mais moderna e eficiente, trazendo respostas a crimes e promovendo a justiça para população.”
Segundo o superintendente de Polícia Técnico-Científica, Domingos Sávio, os investimentos em tecnologia do governo de Rondônia e a contribuição com o Sinab fortalecem as investigações de crimes contra a vida, como homicídios envolvendo armas de fogo. ‘‘São medidas que colocam Rondônia em evidência no Brasil na contribuição para a elucidação de delitos e a redução da impunidade’’, explicou.
RECONHECIMENTO
Em 2024, a Politec-RO recebeu reconhecimento pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por sua contribuição à implementação do Sinab, que já processou milhares de vestígios balísticos no país, gerando linhas investigativas cruciais contra narcotráfico, grupos de extermínio e organizações criminosas.
Entre os equipamentos inovadores utilizados pela Politec que revolucionam o processo pericial, destacam-se:
Bancada para Exames Periciais em Armas de Fogo
Equipada com um tanque balístico e um cilindro metálico preenchido com solução líquida para disparos internos seguros, essa ferramenta permite testes de eficiência balística em apenas 10 segundos. Ela é essencial para dissipar dúvidas sobre disparos acidentais, identificar defeitos em armas e verificar se um mecanismo de percussão foi ativado intencionalmente pelo atirador. Essa rapidez acelera as investigações, fornecendo laudos periciais ágeis e precisos para a Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO) e o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO).
Microscópio Comparador Balístico
Utilizado para exames complexos de comparação, o equipamento analisa marcas microscópicas em cápsulas e projéteis, determinando se foram disparados pela mesma arma. Substituindo análises manuais tradicionais, ele produz imagens de alta definição, integrando-se diretamente ao Sinab para correlações nacionais.
Geral
Notas do Enem 2025 já estão disponíveis na internet
As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já podem ser consultadas na Página do Participante, na internet. Os resultados foram divulgados nesta sexta-feira (16) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Segundo dados do balanço da aplicação do exame, participaram da edição de 2025 4,8 milhões de inscritos, com 72% de presença nos dois dias de prova.
Na Página do Participante é possível conferir tanto a nota da redação (que varia de zero a mil pontos) quanto a pontuação de cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliadas. Para os chamados treineiros – aqueles que não concluíram o ensino médio em 2025, o boletim individual será publicado até 60 dias após a divulgação do resultado.
Com os resultados do exame, os participantes poderão concorrer a vagas em instituições de educação superior públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com inscrições abertas de 19 a 23 de janeiro; tentar uma bolsa de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), no período de 26 a 29 de janeiro; ou acessar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
A inscrição no Sisu não exige envio prévio de documentos. Os selecionados, no entanto, devem observar os prazos e requisitos, bem como apresentar a documentação solicitada pela instituição de educação superior no momento da matrícula.
Os participantes do Enem 2025 que atendem aos critérios estabelecidos e desejam utilizar o exame para fins de certificação de conclusão do ensino médio devem ficar atentos aos prazos para solicitar o certificado nas instituições, por meio do portal do Inep.
Para obter o certificado de conclusão do ensino médio pelo Enem, é necessário ter indicado essa finalidade no momento da inscrição e alcançar, no mínimo, 450 pontos em cada área do conhecimento, além de obter, pelo menos, 500 na redação.
Agência Brasil
Geral
MP obtém condenação de 23 integrantes de organização criminosa em Rondônia
O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio da 7ª Promotoria de Justiça de Ji-Paraná, obteve condenações no âmbito das investigações sobre uma organização criminosa voltada à prática de tráfico de drogas e associação para o tráfico, com emprego de arma de fogo e participação de agente público.
A Operação Primavera foi deflagrada pela Polícia Civil em sua fase ostensiva em 13 de outubro de 2023, com o objetivo de cumprir mandados de prisão e mandados de busca e apreensão. Na ocasião, 11 pessoas foram presas, e foram apreendidas armas de fogo e aproximadamente 18 kg de drogas.
A sentença foi proferida pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Ji-Paraná, resultando na condenação de 23 integrantes pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
As investigações apontaram a existência de um esquema estruturado e complexo, com atuação no município de Ji-Paraná, especialmente no bairro Primavera, envolvendo diversos agentes que operavam de forma organizada para viabilizar a comercialização de entorpecentes. As diligências permitiram identificar investigados e demonstrar a sofisticação operacional do grupo.
As penas aplicadas variam de 5 a 17 anos de reclusão, conforme a participação e o grau de envolvimento de cada condenado, observados os critérios legais de dosimetria e os princípios constitucionais da proporcionalidade e da individualização da pena.
A decisão também determinou a perda do cargo público de um dos acusados, policial militar, diante da comprovação de que ele se valeu da função e da autoridade inerentes ao cargo para favorecer e fomentar as atividades ilícitas da organização criminosa.
O MPRO reafirma seu compromisso com a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, atuando de forma firme e contínua no enfrentamento ao crime organizado em Rondônia, com o objetivo de proteger a população dos impactos do tráfico de drogas.
Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
Geral
Moraes decide transferir Jair Bolsonaro para a Papudinha
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira (15/1) transferir Jair Bolsonaro (PL) para a Sala de Estado Maior no 19º Batalhão da Polícia Militar, a chamada Papudinha. Hoje, o ex-presidente está preso na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.
A determinação de Moraes é para que Bolsonaro cumpra pena privativa de liberdade de 27 anos e 3 meses por trama golpista, no novo local, onde estão presos o ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, Anderson Torres e o ex-chefe da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques. Bolsonaro, no entanto, ficará em cela separada.
- assistência integral dos médicos particulares anteriormente cadastrados, sem necessidade de comunicação prévia;
- deslocamento imediato para os hospitais em caso de urgência, devendo a defesa comunicar nos autos no prazo máximo de 24 horas da ocorrência;
- a realização das sessões de fisioterapia nos horários e dias da semana indicados pelos médicos, com prévio cadastramento do fisioterapeuta e comunicação ao juízo;
- entrega diária de alimentação especial, devendo a defesa indicar no prazo de 24h o nome da pessoa responsável pela entrega;
- disponibilização, pelo sistema penitenciário, de atendimento médico em tempo integral, em regime de plantão;
- visitação semanal permanente, respeitados os procedimentos do estabelecimento prisional, da esposa Michelle de Paula Firmo Reinaldo Bolsonaro; dos filhos Carlos Nantes Bolsonaro, Flávio Nantes Bolsonaro, Jair Renan Valle Bolsonaro e Laura Firmo Bolsonaro e da enteada Leticia Marianna Firmo da Silva, às quartas e quintas-feiras, nos horários de 8h às 10h; 11 às 13h; ou 14h às 16h;
- assistência religiosa pelo Bispo Robson Lemos Rodovalho e pelo Pastor Thiago de Araújo Macieira Manzoni, a ser realizada uma vez por semana, às terças ou sextas-feiras, individualmente, com duração 1h.
Motivações para a decisão
Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que o sistema prisional brasileiro enfrenta, há anos, um cenário de elevada população encarcerada e déficit estrutural de vagas, o que resulta em índices persistentes de superlotação e péssimas condições estruturais, especialmente no regime fechado.
O ministro usou dados do sistema de Informações Penitenciárias (Infopen), divulgado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais, órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que apontam 941.752 pessoas sob custódia penal no primeiro semestre de 2025.
Metrópoles
-
Polícia19 horas atrásMãe e filha de Rondônia morrem em colisão frontal entre veículos no Mato Grosso
-
Polícia17 horas atrásMulher é encontrada gravemente ferida às margens da BR-364, não resiste e morre
-
Polícia16 horas atrásMotociclista fica gravemente ferido após colisão com caminhão caçamba
-
Geral21 horas atrásIdep abre inscrições para 15 cursos técnicos gratuitos
-
Geral17 horas atrásMP denuncia jovem que deixou amigo para trás em trilha e pede R$ 13mil
-
Polícia19 horas atrásHomem esfaqueado em praça pública não resiste e morre no hospital
-
Polícia21 horas atrásPolícia investiga execução de homem dentro de carro em rodovia de Rondônia
-
Polícia20 horas atrásJogador morre afogado a caminho de partida de futebol

