Conecte-se conosco

Geral

Moradores dos distritos elegem representantes em votação inédita em Porto Velho

Publicado

em

No domingo (20), moradores de 13 distritos rurais e ribeirinhos de Porto Velho foram às urnas, pela primeira vez na história, para eleger seus representantes distritais. O processo democrático, inédito no município, marca um avanço na aproximação entre o poder público e as comunidades mais distantes da capital.

A eleição, realizada das 8h às 17h, contou com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), que disponibilizou um total de 94 urnas. Ao todo, o processo contou com o voto de 9.844 pessoas e o resultado dos mais votados pode ser conferido aqui.

A lista tríplice formada pelos mais votados será entregue ao prefeito Léo Moraes, que indicará, entre eles, o futuro administrador de cada distrito. A posse está marcada para o próximo dia 25 de julho.

Rosilda foi uma das eleitoras a destacar a importância do processo

Rosilda foi uma das eleitoras a destacar a importância do processo

As maiores seções eleitorais foram registradas nos distritos de União Bandeirantes, com 15 locais de votação; Extrema, com 11; Jaci-Paraná, com dez; e Vista Alegre do Abunã, com nove. A estrutura foi montada com o apoio da Justiça Eleitoral de Rondônia, que cedeu 100 urnas eletrônicas e ofereceu suporte técnico por meio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO).

“É um momento histórico, de escuta e participação. A partir de agora, os administradores distritais serão escolhidos com base no desejo da população local. É a democracia chegando onde ela sempre deveria ter estado. Estamos corrigindo uma dívida histórica com essas comunidades”, afirmou o prefeito Léo Moraes.

Segundo Cássio Esteves Jaques Vidal, assessor intersetorial da Secretaria de Governo (SGOV), o pleito ocorreu dentro da normalidade, com grande participação popular e clima de respeito entre os candidatos.

Maria Auzirema espera que a eleição fortaleça a presença do poder público no distrito

Maria Auzirema espera que a eleição fortaleça a presença do poder público no distrito

“Os trabalhos transcorreram na mais absoluta tranquilidade, não tivemos nenhuma ocorrência digna de registro. Os eleitores têm comparecido em peso. Estive pessoalmente no distrito de São Carlos, e muitas embarcações chegavam com eleitores das comunidades vizinhas. Houve uma disputa pautada em propostas, sem os excessos comuns em campanhas. A Polícia Militar esteve presente, garantindo segurança nas escolas, e tudo saiu conforme o esperado”.

O sentimento entre os eleitores era de esperança por dias melhores, especialmente após anos de dificuldades enfrentadas pelos distritos em áreas como infraestrutura, saúde e educação. Muitos moradores relataram que, por muito tempo, essas regiões estiveram distantes das decisões administrativas da capital. A expectativa, agora, é que a escolha direta de representantes permita uma aproximação real entre o povo e a Prefeitura.

Agricultor José Valente também compareceu as votações

Agricultor José Valente também compareceu as votações

A agricultora Rosilda Dantas Lima, moradora de Jaci-Paraná, foi uma das eleitoras a destacar a importância do processo. “Pra mim está sendo muito importante, é a primeira vez. A gente espera que quem for eleito pense na gente, que traga melhorias na educação, na saúde. É disso que nosso distrito precisa”.

Maria Auzirema, que vive na comunidade, espera que a eleição fortaleça a presença do poder público no distrito. “A gente precisa de alguém que represente a gente, porque o distrito tá abandonado há anos. Com esse voto, a esperança é de mudança nas ruas, na saúde, em tudo”.

Já o agricultor José Valente resumiu o sentimento coletivo. “A gente só espera melhora. Que a voz do povo seja ouvida, que venha atenção para as estradas, pontes, escolas. Essa eleição é a nossa esperança”.

Com a iniciativa, Porto Velho dá um passo importante para fortalecer a gestão compartilhada, valorizando o protagonismo das comunidades distritais e promovendo uma administração mais próxima, participativa e transparente.

Confira aqui o resultado das eleições, com a lista tríplice de cada distrito.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Geral

Nova diretoria da FEERO garante participação de representantes de RO no JEB’s Sub-18 de Futsal

Publicado

em

O futsal feminino de RO será representado pela Escola Aluizio Pinheiro Ferreira, do município de Rolim de Moura.
O JEB’s é o maior e mais importante evento esportivo de cunho esportivo do país.

“O resultado destas campeãs já mostra o quanto temos potenciais representantes escolares para as competições nacionais. É claro que a Federação de Esporte Escolar está atuando para trazer mais competições e assim promover muitas experiências aos nossos alunos e filiados.” – Disse Evangelista Araújo, 1º vice presidente da FEERO.

O Campeonato Brasileiro de Futsal Sub-18 de 2025, é organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), terá suas etapas estaduais como seletivas para o campeonato nacional, que por sua vez, definirá os representantes brasileiros no Campeonato Mundial que acontecerá em Brasília-DF nos dias 11 a 19 de novembro de 2025.

O campeonato feminino será realizado em Aracaju, Sergipe, entre os dias 28 de julho e 4 de agosto conforme CBDE.

Continue lendo

Geral

Moraes proíbe Bolsonaro de dar entrevistas e ameaça com prisão em caso de descumprimento

Publicado

em

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (21) novas restrições ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que agora está proibido de conceder entrevistas que possam ser transmitidas ou transcritas em redes sociais de terceiros.

De acordo com a decisão, caso a ordem seja descumprida, Bolsonaro poderá ter sua prisão decretada de forma imediata.

A medida se soma a outras determinações recentes impostas pelo ministro, como o uso obrigatório de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar entre 19h e 6h, proibição de acesso às redes sociais e restrições de contato com determinadas pessoas, incluindo seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), diplomatas e representantes de embaixadas.

As medidas foram solicitadas pela Polícia Federal e contam com parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Acusações

Bolsonaro é investigado por coação, obstrução de justiça e atentado à soberania nacional. As suspeitas se intensificaram após o ex-presidente norte-americano Donald Trump anunciar a imposição de uma tarifa de 50% contra o Brasil, alegando que a medida seria uma forma de proteger Bolsonaro. O próprio ex-presidente brasileiro confirmou a informação.

Na decisão, Moraes afirmou que as condutas de Bolsonaro indicam uma atuação dolosa e consciente, em conjunto com seu filho, para tentar submeter o funcionamento do Supremo Tribunal Federal à influência de um Estado estrangeiro, por meio de ações que classificou como hostis.

“A ousadia criminosa parece não ter limites, com diversas postagens em redes sociais e declarações à imprensa atentatórias à soberania nacional e à independência do Poder Judiciário”, afirmou o ministro.

Moraes ainda destacou que não há dúvidas quanto à materialidade e autoria dos crimes atribuídos a Bolsonaro, no contexto da investigação sobre tentativa de golpe de Estado. Segundo ele, o ex-presidente teria atuado de forma deliberada, por meio de declarações públicas e financiamento, para interferir na apuração de sua responsabilidade penal.

Continue lendo

Geral

Anvisa proíbe comercialização de medicamentos e complemento alimentar

Publicado

em

Os medicamentos Colágeno + Vitamina C; L-Treonato de Magnésio; Espinheira Santa e também o Xarope da Vovó Isabel ou apenas Xarope da Vovó foram retirados da comercialização pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além desses produtos, a Agência proibiu também a venda do ingrediente alimentar Curcumyn Long e do lote L42158 do insumo farmacêutico “Dysport® (Toxina Botulínica A), 150 U”.

As resoluções de apreensão e recolhimento desses produtos são assinadas pelo gerente-geral de Inspeção e Fiscalização, Marcus Aurélio Miranda de Araújo, e publicadas no Diário Oficial da União, edição de sexta-feira, 18 de julho.

De acordo com a Resolução 2.703 da Anvisa, os medicamentos Xarope da Vovó Isabel e Xarope da Vovó são fabricados “por empresa desconhecida” e a comprovação da propaganda e comercialização do produto não possuem registro, notificação ou cadastro na Anvisa.

Já o fabricante do Colágeno + Vitamina C, L-Treonato de Magnésio e da Espinheira Santa – Grupo Nutra Nutri Ltda – “não possui autorização de funcionamento” da Anvisa. Os três produtos também não têm registro, notificação ou cadastro na agência.

No caso do lote L42158 do Dysport®, o problema é que a empresa fabricante Beaufour Ipsen Farmacêutica Ltda “não reconhece o lote como original, se tratando, portanto, de falsificação.”

Por fim, a Anvisa considerou que o suplemento alimentar Curcumyn Long “não atende às especificações referenciadas na legislação quanto à forma de obtenção”, conforme descreve Resolução 2.705.

Para mais esclarecimentos, acesse os canais de atendimento da Anvisa disponíveis no portal da Agência.

Continue lendo

Trending