Geral
Governador de RO Marcos Rocha reforça atendimento a pacientes renais com serviço 24h e diálise domiciliar

O Estado de Rondônia segue avançando na regionalização e humanização da saúde pública, com foco em pacientes renais crônicos. O governador de Rondônia Marcos Rocha destaca melhorias na estrutura de atendimento oferecido pelo Centro de Diálise Madeira Mamoré (CDMM), anexo ao Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, que passou a oferecer atendimento 24 horas para casos de urgência em nefrologia, contemplando tanto pacientes renais agudos quanto crônicos em estado agravado. A unidade atende, em média, até 45 pacientes por dia, entre sessões de diálise e leitos de UTI vinculados.
EM CASA
Um dos grandes destaques na gestão do governador Marcos Rocha é a diálise peritoneal domiciliar, um serviço inovador que garante mais conforto e qualidade de vida aos pacientes. Com apoio técnico e treinamento da equipe especializada, o tratamento pode ser feito pelo próprio paciente ou cuidador, em casa, reduzindo deslocamentos e permitindo mais autonomia. “Esse serviço reforça nosso compromisso contínuo em fortalecer a rede estadual de saúde, com foco na eficiência e no cuidado integral”, declara o governador Marcos Rocha.
ACESSO
Para acessar o serviço de diálise peritoneal domiciliar, o paciente deve procurar a equipe multidisciplinar ou o seu médico vinculado a alguma unidade especializada em terapia renal que irá enviar o laudo médico para o e-mail regulanefro@gmail.com. Após o envio, o pedido passará por uma análise social e pela regulação necessária. Essa etapa é fundamental para garantir que o tratamento seja disponibilizado de forma adequada e personalizada para cada paciente.
Além de Porto Velho, o município de Ariquemes também conta com uma estrutura especializada. O Centro de Diálise de Ariquemes (CDA) atende mais de 200 pacientes fixos que realizam hemodiálise três vezes por semana, além de casos encaminhados por outras unidades hospitalares, fortalecendo a descentralização da saúde no interior do estado.

REFERÊNCIA
Com serviços ativos em diferentes regiões, regulação estruturada e equipes treinadas, o Governo de Rondônia se consolida como referência em nefrologia na Região Norte, ampliando o acesso ao tratamento de doenças renais com dignidade e acolhimento. Em Porto Velho os atendimentos são realizados pelo serviço de nefrologia, que está anexo ao Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, situado na Avenida Governador Jorge Teixeira, 3766 – Bairro Industrial. Já em Ariquemes o serviço funciona das 07h às 19h e está localizado na Avenida Capitão Silvio, 3578 – Apoio Rodoviário Sul, Ariquemes.

Assessoria
Geral
Nova diretoria da FEERO garante participação de representantes de RO no JEB’s Sub-18 de Futsal

O futsal feminino de RO será representado pela Escola Aluizio Pinheiro Ferreira, do município de Rolim de Moura.
O JEB’s é o maior e mais importante evento esportivo de cunho esportivo do país.
“O resultado destas campeãs já mostra o quanto temos potenciais representantes escolares para as competições nacionais. É claro que a Federação de Esporte Escolar está atuando para trazer mais competições e assim promover muitas experiências aos nossos alunos e filiados.” – Disse Evangelista Araújo, 1º vice presidente da FEERO.
O Campeonato Brasileiro de Futsal Sub-18 de 2025, é organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), terá suas etapas estaduais como seletivas para o campeonato nacional, que por sua vez, definirá os representantes brasileiros no Campeonato Mundial que acontecerá em Brasília-DF nos dias 11 a 19 de novembro de 2025.
O campeonato feminino será realizado em Aracaju, Sergipe, entre os dias 28 de julho e 4 de agosto conforme CBDE.

Geral
Moraes proíbe Bolsonaro de dar entrevistas e ameaça com prisão em caso de descumprimento

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (21) novas restrições ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que agora está proibido de conceder entrevistas que possam ser transmitidas ou transcritas em redes sociais de terceiros.
De acordo com a decisão, caso a ordem seja descumprida, Bolsonaro poderá ter sua prisão decretada de forma imediata.
A medida se soma a outras determinações recentes impostas pelo ministro, como o uso obrigatório de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar entre 19h e 6h, proibição de acesso às redes sociais e restrições de contato com determinadas pessoas, incluindo seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), diplomatas e representantes de embaixadas.
As medidas foram solicitadas pela Polícia Federal e contam com parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Acusações
Bolsonaro é investigado por coação, obstrução de justiça e atentado à soberania nacional. As suspeitas se intensificaram após o ex-presidente norte-americano Donald Trump anunciar a imposição de uma tarifa de 50% contra o Brasil, alegando que a medida seria uma forma de proteger Bolsonaro. O próprio ex-presidente brasileiro confirmou a informação.
Na decisão, Moraes afirmou que as condutas de Bolsonaro indicam uma atuação dolosa e consciente, em conjunto com seu filho, para tentar submeter o funcionamento do Supremo Tribunal Federal à influência de um Estado estrangeiro, por meio de ações que classificou como hostis.
“A ousadia criminosa parece não ter limites, com diversas postagens em redes sociais e declarações à imprensa atentatórias à soberania nacional e à independência do Poder Judiciário”, afirmou o ministro.
Moraes ainda destacou que não há dúvidas quanto à materialidade e autoria dos crimes atribuídos a Bolsonaro, no contexto da investigação sobre tentativa de golpe de Estado. Segundo ele, o ex-presidente teria atuado de forma deliberada, por meio de declarações públicas e financiamento, para interferir na apuração de sua responsabilidade penal.
Geral
Anvisa proíbe comercialização de medicamentos e complemento alimentar

Os medicamentos Colágeno + Vitamina C; L-Treonato de Magnésio; Espinheira Santa e também o Xarope da Vovó Isabel ou apenas Xarope da Vovó foram retirados da comercialização pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Além desses produtos, a Agência proibiu também a venda do ingrediente alimentar Curcumyn Long e do lote L42158 do insumo farmacêutico “Dysport® (Toxina Botulínica A), 150 U”.
As resoluções de apreensão e recolhimento desses produtos são assinadas pelo gerente-geral de Inspeção e Fiscalização, Marcus Aurélio Miranda de Araújo, e publicadas no Diário Oficial da União, edição de sexta-feira, 18 de julho.
De acordo com a Resolução 2.703 da Anvisa, os medicamentos Xarope da Vovó Isabel e Xarope da Vovó são fabricados “por empresa desconhecida” e a comprovação da propaganda e comercialização do produto não possuem registro, notificação ou cadastro na Anvisa.
Já o fabricante do Colágeno + Vitamina C, L-Treonato de Magnésio e da Espinheira Santa – Grupo Nutra Nutri Ltda – “não possui autorização de funcionamento” da Anvisa. Os três produtos também não têm registro, notificação ou cadastro na agência.
No caso do lote L42158 do Dysport®, o problema é que a empresa fabricante Beaufour Ipsen Farmacêutica Ltda “não reconhece o lote como original, se tratando, portanto, de falsificação.”
Por fim, a Anvisa considerou que o suplemento alimentar Curcumyn Long “não atende às especificações referenciadas na legislação quanto à forma de obtenção”, conforme descreve Resolução 2.705.
Para mais esclarecimentos, acesse os canais de atendimento da Anvisa disponíveis no portal da Agência.
-
Polícia12 horas atrás
Jovem é morto a facadas após discussão em posto de combustível no interior de RO
-
Polícia7 horas atrás
Corpo é encontrado boiando no Rio Candeias
-
Polícia2 horas atrás
Jovem morre em acidente enquanto seguia para velório de amigo assassinado
-
Polícia4 horas atrás
Policial e suspeito são baleados em troca de tiros na capital
-
Polícia5 horas atrás
Corpo de homem é encontrado em balneário de Candeias do Jamari – VEJA VÍDEO
-
Polícia3 horas atrás
Sargento do BPTAR e suspeito ficam feridos após troca de tiros na zona sul da capital – VEJA O VÍDEO
-
Polícia9 horas atrás
Três pessoas são baleadas em ataques na zona leste de Porto Velho
-
Polícia8 horas atrás
Caminhoneiro é preso com quase meia tonelada de drogas na BR-364