Conecte-se conosco

Geral

Evento Uma Noite no Museu atrai o público com cultura, história e emoção na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Publicado

em

A magia da história tomou conta da noite de sexta-feira (27), em Porto Velho, durante a edição extra do evento “Uma Noite no Museu”, realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur). A programação movimentou o Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré com atrações culturais e educativas que encantaram moradores e turistas. O sucesso da primeira edição levou à realização do novo encontro, com entrada gratuita, ampliando o acesso da população a um dos espaços mais simbólicos da capital.

Evento Uma Noite no Museu atrai o público com cultura, história e emoção na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré - News Rondônia

Quem esteve no local pôde vivenciar uma verdadeira imersão na história da lendária ferrovia Madeira-Mamoré. A programação incluiu apresentações teatrais com personagens caracterizados que reviveram marcos da história local, além de atividades como o Tacacá Musical, a participação do Planetário do Astro Ifro, exposição de carros antigos e feirinha de artesanato regional, integrando lazer e conhecimento em uma proposta familiar e acolhedora.

A servidora pública Kely Cavalcante participou do evento e se emocionou com a experiência. “Estou achando importante, conhecendo a nossa história de Porto Velho, as pessoas aprendendo e sabendo como tudo começou, e o quanto foi sofrido para chegar até onde chegou”, relatou.

O professor e historiador Daniel Corrêa interpretou o personagem Joe Karipuna, em uma narrativa emocionante sobre a resistência dos povos originários da região. “Porto Velho está sendo agraciada com esse sucesso que é ‘Uma Noite no Museu’, de tal forma que foi necessário fazer uma edição extra. É uma forma lúdica e muito humana de contar nossa história, olhando nos olhos das crianças, vendo o brilho da descoberta”, disse.

Em sua apresentação, Daniel destacou a trajetória do povo indígena Karipuna, que sofreu quase a extinção durante o período de construção da ferrovia, mas que permanece como símbolo de luta e resistência.

Para Núbia Sussuarana, que interpretou a personagem de uma enfermeira do Hospital da Candelária, a ação tem um papel essencial no fortalecimento da identidade regional. “Nossa história não é melhor e nem pior do que nenhuma outra. Ela é nossa, e precisa ser conhecida, compreendida e valorizada. Esse fôlego que o projeto está dando para que a comunidade volte ao museu é perfeito. Faz parte da construção da nossa identidade cultural”, afirmou.

A estudante Gabrielly de Souza, de 15 anos, participou pela primeira vez e também ficou impressionada com a experiência. “Eu achei muito bom, achei espetacular. Conheci histórias que eu não sabia e sempre tive curiosidade. Gostei muito, foi um aprendizado”.

O secretário adjunto da Semdestur, Aleks Palitot, também se apresentou no evento, incorporando o personagem coronel George Church, figura histórica fundamental na idealização da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Ele destacou o compromisso da Prefeitura com a valorização do espaço histórico e a expansão da proposta.

“O prefeito Léo Moraes e o secretário Paulo Moraes Júnior entenderam a força desse evento. Só na primeira edição, tivemos mil visitantes no museu e mais de 8 mil pessoas em todo o complexo. Essa edição extra veio justamente para atender essa demanda, com novos personagens e o objetivo de fazer do nosso museu um dos pontos turísticos mais vivos da Amazônia”, explicou.

Segundo o secretário da Semdestur, Paulo Moraes Júnior, a iniciativa reforça o papel da cultura como instrumento de desenvolvimento turístico e preservação da memória. “A preparação desta edição foi feita com muito carinho. O sucesso das edições anteriores nos mostrou o quanto a população deseja conhecer mais da própria história. Trouxemos uma programação rica e acessível, com o objetivo de manter viva a memória da nossa cidade e fortalecer o turismo cultural,” concluiu.

A programação da edição extra de “Uma Noite no Museu” continua neste sábado (28), a partir das 18h, no Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. A entrada é gratuita, e os interessados devem confirmar presença pelo link oficial disponibilizado pela organização.

Com mais de um século de história, o Museu da EFMM segue sendo palco de novas descobertas, emoções e encontros com as raízes de Porto Velho. Uma noite que revive o passado para iluminar o presente.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Final de semana terá calor, alta umidade e pancadas de chuva em Rondônia

Publicado

em

O tempo segue instável em Rondônia neste final de semana, dias 17 e 18 de janeiro, com previsão de calor, elevada umidade do ar e ocorrência de chuvas, principalmente nos períodos da tarde e da noite, conforme dados meteorológicos para Porto Velho.

No sábado (17), a previsão é de sol com algumas nuvens ao longo do dia. Há possibilidade de chuva rápida durante o dia e também à noite. As temperaturas devem variar entre 23°C, mínima, e 28°C, máxima. O volume de chuva estimado é de 18,1 milímetros, com 86% de chance de precipitação. A umidade relativa do ar permanece alta, variando entre 79% e 100%. Os ventos sopram de nordeste (NNE), com velocidade média de 4 km/h.

No domingo (18), o calor se intensifica na capital. A temperatura mínima prevista é de 24°C, enquanto a máxima pode atingir 32°C. O dia começa com sol e aumento de nuvens, com pancadas de chuva a partir do fim da manhã e durante a tarde. À noite, há previsão de temporal. O volume de chuva previsto é de 10,2 milímetros, com 71% de chance de ocorrência. A umidade do ar varia entre 64% e 100%, e os ventos sopram de noroeste (NW), com intensidade média de 2 km/h.

A população deve ficar atenta às mudanças rápidas nas condições do tempo, típicas deste período do ano, e redobrar os cuidados durante chuvas mais intensas.

Fonte: Clima tempo

Continue lendo

Geral

IFRO abre inscrições para 12 vagas de estágio remunerado na Reitoria

Publicado

em

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) abriu Processo Seletivo para contratação de estagiários que atuarão na Reitoria, em Porto Velho. São ofertadas 12 vagas para estudantes de cursos de graduação em diferentes áreas, com inscrições abertas até o dia 27 de janeiro. As oportunidades são voltadas a estudantes de graduação em áreas como Administração, Engenharias, Tecnologia da Informação, Comunicação, Pedagogia e Direito, entre outras.

O estágio é caracterizado como ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, com o objetivo de contribuir para a formação acadêmica e a preparação do estudante para o exercício profissional. As atividades serão realizadas na Reitoria do IFRO, localizada na Avenida Lauro Sodré, nº 6.500, Censipam, Bairro Aeroporto, em Porto Velho.

A experiência de estágio na Reitoria é destacada por quem já passou pela instituição. Gislaine de Oliveira, que atuou por quase dois anos na Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e finalizou seu estágio em dezembro, relata a vivência profissional adquirida no período. “Falar sobre o meu estágio na Pró-Reitoria de Ensino (Proen) deixa um sentimento de saudade, pois foi uma jornada de aprendizado imensurável. Durante esse período, atuei na Diretoria de Desenvolvimento de Ensino (DDE), auxiliando na reformulação de resoluções e compreendendo a dimensão dos processos educacionais de todo o IFRO.”

Ela também destaca o trabalho em equipe e o acompanhamento recebido. “Tive a honra de ser guiada pela minha chefe, Márcia Jovani, e totalmente integrada pelas equipes da CENTEC e CGRAD, com o apoio essencial de Lindelaine Santos, Jamile Macedo e Anderson Telles. Além disso, pude acompanhar a sincronia da equipe da Diretoria de Assistência Estudantil (DAE), coordenada pela Sônia Gravena.”

Ao concluir o estágio, Gislaine avalia o impacto da experiência em sua formação. “Após quatro anos cursando Pedagogia no IFRO Zona Norte, saio deste estágio uma profissional mais humana, ética e qualificada. Percebi que vivenciar a Reitoria vai além do trabalho operacional, é uma oportunidade que impulsiona a carreira e abre portas. Assim como indicamos um bom livro ou filme, eu recomendo o estágio no IFRO: é uma experiência que surpreende e enriquece.”

Seleção

As vagas são destinadas a estudantes dos cursos de Administração ou Gestão Pública; Engenharia Civil ou Arquitetura; Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Bacharelado em Sistemas de Informação; Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão da Qualidade, Gestão Pública ou Processos Gerenciais, além de Bacharelado em Administração; Comunicação Social com habilitação em Jornalismo; Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, Design Gráfico, Design de Jogos ou Marketing; Pedagogia; e Direito. O quantitativo de vagas por área, os setores de atuação e os requisitos específicos constam no item 3.2 do Edital nº 01/2026/REIT-DGP/IFRO, disponível no site institucional.

Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino superior que possuam convênio de estágio com o IFRO ou que se comprometam a firmá-lo em até 30 dias após a homologação do resultado final. A seleção será realizada em duas etapas: análise da ficha de rendimento acadêmico, de caráter classificatório e eliminatório, e entrevista, de caráter classificatório, prevista para ocorrer entre os dias 4 e 6 de fevereiro de 2026.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente por e-mail, pelo endereço selecaoestagio.reitoria@ifro.edu.br, com o envio dos documentos exigidos em formato PDF. Candidatos que desejarem concorrer às vagas reservadas a Pessoas com Deficiência (PcD) ou a candidatos negros devem anexar a documentação específica prevista no edital.

A bolsa-estágio para jornada de 20 horas semanais é de R$ 787,98 para estudantes de nível superior, acrescida de auxílio-transporte no valor de R$ 220,00. O estágio terá duração inicial de sete meses, podendo ser prorrogado por até 24 meses, conforme a legislação vigente. O cronograma completo do processo seletivo, com datas de divulgação de resultados, recursos e entrevistas, está disponível no edital publicado no site do IFRO.

O processo é conduzido pela Comissão responsável pela contratação de estagiários remunerados, por meio de estágio não obrigatório, conforme a Portaria nº 4491/REIT–CGAB/IFRO.

Para ler o Edital nº 1/2026/REIT-DGP/IFRO completo, clique aqui.

Fonte: IFRO RO

Continue lendo

Geral

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 41 milhões neste sábado

Publicado

em

As seis dezenas do concurso 2.961 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 41 milhões.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.

As apostas podem ser feitas até as 20h30 (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6.

Continue lendo

Trending