Conecte-se conosco

Geral

Professora da rede estadual de educação de Rondônia tem artigo publicado em revista internacional

Publicado

em

A professora Danielle Constantino, da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia, doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), teve seu artigo “Inteligência Artificial no Ensino de Língua Portuguesa: análise de planos de aula da plataforma Nova Escola na perspectiva do letramento digital”, publicado na Revista Cuadernos de Educación y Desarrollo. 

A Cuadernos de Educación y Desarrollo (CED) é uma revista de divulgação científica e acadêmica da Editora EUMED (Servicios Académicos Intercontinentales S.L), na Espanha, considerada revista com alto impacto de citações no Google Acadêmico. Os artigos publicados já foram citados mais de 6.642 vezes nesta plataforma, foi avaliada e classificada pelo sistema de rankeamento de revistas brasileiras Qualis CAPES como A4.

A proposta do estudo foi analisar a integração da Inteligência Artificial (IA) no ensino de Língua Portuguesa, os recursos disponíveis e como vem sendo incorporada no ensino, à luz do conceito de letramento digital e das diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O artigo foi produzido em coautoria entre a Professora Drª  Maria Alzira e a doutoranda Danielle Constantino, ambas integrantes do Programa de Doutorado Acadêmico em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), na linha de pesquisa: Práticas Docentes e Formação Profissional. A professora é bolsista pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) no programa. Disponível no volume. 17, n. 4 (2025) da revista por meio do link: https://ojs.cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/issue/view/118.

O estudo abordou uma análise de planos de aula disponibilizados na plataforma Nova Escola. Os resultados evidenciaram que os planos de aula oferecem abordagens inovadoras para o ensino de Língua Portuguesa, como atividades mediadas por IA que estimulam a leitura, a escrita e a interpretação. As autoras pontuaram o potencial pedagógico, que demandam maior suporte para ampliar sua aplicabilidade e os desafios identificados, como a necessidade de formação docente com maior ênfase no letramento digital. 

A professora Danielle destaca a relevância em preparar alunos e professores para os desafios do mundo digital e a necessidade de explorar estratégias pedagógicas inovadoras e acessíveis, no intuito de enriquecer e diversificar as experiências de ensino e aprendizagem. 

“Pesquisas sobre o assunto e práticas pedagógicas mais alinhadas às demandas contemporâneas podem proporcionar aos alunos e docentes mais possibilidades de ensino, com ferramentas adaptáveis e inovadoras, preparando-os para os desafios desse cenário de um mundo em constante evolução tecnológica, destacou Constantino.

Geral

Rio Mdeira osila e atinge 16,77 metros neste domingo em Porto Velho

Publicado

em

O nível do rio Madeira continua em tendência de cheia, mantendo-se estável nas últimas 24 horas, segundo monitoramento da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Serviço Geológico do Brasil. Às 9h15 deste sábado (6), a régua de medição marcava 16,77 metros na capital rondoniense — apenas 23 centímetros abaixo da cota de inundação, estabelecida em 17 metros.

Diante da situação, a Prefeitura de Porto Velho ativou a Sala do Sistema de Comando de Incidentes (SCI), coordenada pela Defesa Civil Municipal. O espaço conta com a atuação de diversas instituições, incluindo o Tribunal de Justiça de Rondônia, que declarou apoio às ações emergenciais para minimizar os impactos da cheia, especialmente nas áreas mais vulneráveis.

As comunidades de Ressaca, Maravilha I e II, Vila Nova, Calama e outras regiões ribeirinhas já enfrentam sérias dificuldades de acesso. Muitas famílias perderam bens e moradias. Segundo estimativas da prefeitura, mais de 10 mil pessoas foram afetadas até o momento.

A Defesa Civil segue monitorando o nível do rio e intensificando as ações de assistência humanitária, com foco na remoção de famílias em áreas de risco, distribuição de mantimentos e abrigo provisório para os desalojados.

Continue lendo

Geral

PM de Rondônia conclui curso de especialização profissional na ROTA, 1° Batalhão de choque da Polícia Militar de São Paulo

Publicado

em

O 3º sargento da Polícia Militar de Rondônia, Dayllon dos Santos Dantas, DO Batalhão de Ação e Reação contra o Crime Organizado (BPTAR) da Polícia Militar de Rondônia, participou na Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar – ROTA, da Policia Militar de São Paulo, durante um mês, do Curso de Especialização Profissional, Atirador Designado, turma I/ 25, juntamente com dez policiais militares. Um da PM de Rondônia, um da Polícia Civil de Santa Catarina, seis da ROTA, dois da Polícia Rodoviária Estadual da PM de São Paulo. Uma iniciativa fundamental para o aperfeiçoamento dos policiais nas áreas de combate ao crime e proteção da sociedade.

  Os participantes aprenderam técnicas avançadas de tiro, controle emocional e estratégias de abordagem, sempre com foco na segurança pública. Além disso, o curso promoveu o desenvolvimento de habilidades interpessoais, essenciais para a interação com a comunidade. Este treinamento visa capacitar os policiais a atuar com precisão e eficácia em situações de alto estresse, onde a tomada de decisão rápida e assertiva é fundamental.

“A formação contínua dos policiais militares de Rondônia, fortalece a confiança da população nas instituições e contribui para a redução da criminalidade no estado”, disse o comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Regis Braguin. Para ele, o investimento do governo do coronel Marcos Rocha, em treinamento especializado reflete o compromisso da PM em oferecer um serviço de qualidade e garantir a segurança dos cidadãos.

Fonte: PMRO

Continue lendo

Geral

Prefeitura de Porto Velho lidera articulação com instituições para enfrentar impactos da cheia Rio Madeira

Publicado

em

Na manhã deste sábado (5), a Prefeitura de Porto Velho realizou uma reunião estratégica Sala do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) da Defesa Civil Municipal, que contou com representantes de diversas instituições públicas para alinhar ações que diminuam os impactos causados pela cheia do Rio Madeira, que já ultrapassa os 16,73 metros e afeta mais de 10 mil pessoas na capital, principalmente na região do baixo Madeira.

O encontro foi conduzido pelo prefeito Léo, que destacou a importância da cooperação interinstitucional nesse momento crítico. “Esse não é um problema só da Prefeitura, é de todos nós. E a união das forças é a única forma de enfrentarmos isso com humanidade e eficácia”, afirmou.

Todos os representantes dos órgãos presentes à reunião se colocaram à disposição para colaborar com as ações da Prefeitura, reforçando o compromisso institucional de trabalhar juntos pelas comunidades atingidas. O tom foi de solidariedade, prontidão e respeito ao sofrimento das famílias ribeirinhas.

Representantes dos órgãos se colocaram à disposição da prefeitura

O desembargador Roosevelt Queiroz Costa, representante do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, participou do encontro e reforçou o apoio do Judiciário às medidas emergenciais. Ele também destacou a postura humana e sensível do presidente do TJRO, desembargador Raduan Miguel Filho. “O Tribunal está pronto para contribuir com o que for necessário. Esse é um momento que exige empatia e ação. Estamos aqui para somar esforços”, afirmou.

Um dos pontos mais destacados durante o encontro foi a criação, por parte da Prefeitura, da Sala de Situação, que integra o SCI. A iniciativa inédita foi amplamente elogiada pelos participantes, sobretudo pelos representantes do Corpo de Bombeiros Militar, que destacaram o impacto positivo da estrutura na coordenação das ações emergenciais. “É a primeira vez que vemos uma Sala de Situação funcionando com esse nível de organização. Isso faz a diferença na velocidade e na eficácia das respostas,” disseram os militares.

SOS Ribeiro disponibilza canais de atendimento para receber doação para as famílias

SOS RIBEIRINHOS

As comunidades de Ressaca, Maravilha I e II, Vila Nova, Calama e outras áreas ribeirinhas enfrentam grandes dificuldades de acesso, além da perda de bens e moradias. Diante do cenário, o prefeito Léo também reforçou a importância da participação da sociedade civil e a criação da operação SOS Ribeirinhos, que dispinibiliza um canal oficial de doações via WhatsApp: (69) 98473-2112.

“Cada doação que chega é um gesto de amor e cuidado. A Prefeitura está fazendo a sua parte, mas todos podem contribuir de alguma forma. Com espírito de união e um planejamento estratégico inédito, Porto Velho mostra que, mesmo em tempos difíceis, é possível responder com agilidade, empatia e compromisso coletivo”, completou Léo.

Também estiveram presentes representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas, Defensoria Pública, Tribunal Regional Eleitoral, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Exército e Aeronáutica.

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Continue lendo

Trending