Conecte-se conosco

Polícia

TJRO mantém pena de 18 anos a condenado pela morte de Ari Uru-Eu-Wau-Wau

Publicado

em

A Justiça de Rondônia manteve a pena de João Carlos da Silva em 18 anos de reclusão. condenado pelo assassinato do indígena Ari Uru Eu Wau Wau, por motivo fútil.  O réu foi condenado pelo Tribunal do Júri da Comarca de Jaru, no mês de abril de 2024 e a defesa do réu pedia a anulação do julgamento sob alegação de que a decisão dos jurados foi contrária às provas colhidas no processo.

Porém, para o relator do processo na 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador José Jorge Ribeiro da Luz, os argumentos da defesa do réu não prosperam, uma vez que as provas testemunhas, periciais e a dinâmica dos fatos, não deixam dúvidas de que o crime foi cometido por motivo fútil, mediante recurso que dificultou a defesa da vítima.

O voto do relator explica que a soberania da decisão dos jurados é constitucional, que “só pode ser anulada se manifestamente contrária às provas dos autos, ou seja, quando a tese acolhida pelos jurados for completamente dissociada do acervo probatório”, o que não é o caso.

O caso

O crime contra o indígena teve grande repercussão no Estado de Rondônia, no Brasil e no exterior.

Consta que Ari, no dia do fato, passou em um bar, onde o réu, antes de matar a vítima, ofereceu bebida para deixá-lo inconsciente. Após isso, o réu matou a vítima a facadas e pauladas. Em seguida, arrastou o corpo do professor e ambientalista Ari Uru-Eu-Wau-Wau com uma corrente até um veículo e depois levou para outro local, com ajuda de um terceiro, não identificado pela investigação realizada pela Polícia Federal.

Consta no voto do relator que o crime aconteceu, na madrugada do dia 17 de abril de 2020, no distrito de Tarilândia, pertencente ao Município de Jaru.

O julgamento do recurso de apelação criminal ocorreu durante a realização da sessão eletrônica de julgamento entre os dias 24 e 28 de fevereiro de 2025.

Acompanharam o voto do relator, os desembargadores Francisco Borges e Álvaro Kalix.

Apelação Criminal n.  7004383-35.2022.8.22.0003. 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Polícias Militar e Civil deflagram operação contra o crime organizado em Rondônia

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira (28/04), a Polícia Militar, em ação conjunta com a Polícia Civil, deflagrou uma grande operação de combate ao crime organizado em sete municípios do estado de Rondônia.

A operação mobiliza mais de 120 policiais, contando com equipes especializadas do Batalhão de Policiamento Tático de Ação e Reação (BPTAR), do Pelotão de Patrulhamento Tático Móvel (PATAMO) e da Força Tática.

Além do efetivo terrestre, a operação também conta com o apoio aéreo do helicóptero da Gerência de Aviação de Estado (GAVE), proporcionando suporte estratégico às equipes em solo.

A ação visa desarticular organizações criminosas que atuam na região, reforçando a segurança e a ordem pública.

Novas informações serão divulgadas em breve.

Continue lendo

Polícia

Homem é morto a tiros próximo do Cemitério Municipal

Publicado

em

Na noite desta sexta-feira (25), um homicídio foi registrado em Presidente Médici (RO), nas proximidades do Cemitério Municipal. A vítima foi identificada como Bruno Allisson Alves Vieira, de 37 anos.

De acordo com informações, a Polícia Militar foi acionada após denúncias de disparos de arma de fogo na região. Durante o patrulhamento, os policiais localizaram Bruno caído no chão, já sem sinais vitais. A perícia constatou que o corpo apresentava múltiplas perfurações provocadas por tiros.

Ao todo, foram identificadas quatro perfurações nas costas da vítima, sendo duas delas com transfixação. No momento do crime, Bruno fazia uso de tornozeleira eletrônica.

Após a realização dos procedimentos periciais, o corpo foi liberado para a funerária de plantão. A Polícia Civil investiga as circunstâncias e autoria do crime.

Continue lendo

Polícia

Carreta tomba em mais um grave acidente na BR-364 – VEJA O VÍDEO

Publicado

em

Mais um grave acidente foi registrado na BR-364. Desta vez, uma carreta tombou na rodovia, nas proximidades do município de Ariquemes, neste domingo (27).

De acordo com informações preliminares, o motorista atingiu o guard rail de proteção e, em seguida, o veículo tombou. Felizmente, não há registro de feridos.

A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para registrar a ocorrência e controlar o trânsito na região.

Continue lendo

Trending