Polícia
Quem é o ex-PM de Rondônia que fugiu de prisão militar no Amazonas

O ex-policial militar de Rondônia Silvio Sanddi Lazari Pinto fugiu das instalações do Núcleo Prisional da Polícia Militar do Amazonas (NPPM), nessa terça-feira, 25. A unidade militar fica localizada no bairro Monte das Oliveiras, na Zona Norte de Manaus. Silvio é reincidente na prática de fuga e foi transferido para Manaus após fugir do presídio militar de Santo Antônio de Leverger, em Cuiabá (MT).
O ex-militar estava preso após ser condenado pelos crimes de homicídio e porte ilegal de arma de fogo. Além desses crimes, ele também responde a outros processos. Silvio ingressou na Polícia Militar de Rondônia (PM-RO) em 2006 e foi desligado em 2015 depois de várias apurações contra as condutas dele na corporação.
A CENARIUM entrou em contato com a assessoria de comunicação da PM-AM, por meio do e-mail disponibilizado para atendimento à imprensa, para pedir um posicionamento sobre o caso. A reportagem também questionou a corporação sobre a prisão, em flagrante, da Guarda Militar que estava no local da fuga. Até o momento não houve retorno
A primeira fuga do ex-policial de uma unidade militar ocorreu em 28 de junho de 2021, no presídio militar de Santo Antônio de Leverger, na capital de Mato Grosso, onde ele estava preso desde de maio do mesmo ano. Na época que ele fugiu, a Secretaria de Segurança Pública informou que ele cumpria a pena de dez anos e seis meses com progressão de pena prevista para 4 de agosto de 2022.
O ex-militar serrou a grade da cadeia no momento da fuga, que ocorreu por volta de 4 horas da madrugada de 28 de junho de 2024. “O recuperando Silvio Sanddi Lazari Pinto, ex-policial militar do Estado de Rondônia, serrou a grade e fugiu da Cadeia Pública de Santo Antônio de Leverger“, declarou a pasta.
Além de responder por homicídio e porte ilegal de arma, Silvio Sanddi foi condenado em um processo a 54 anos de prisão por vários crimes, como roubo qualificado, extorsão com restrição de liberdade da vítima e ameaça. Ele foi preso por ter dois mandados de prisão em aberto, expedidos pela Vara de Execuções Penais de Porto Velho e pela 1ª Vara Criminal de Ariquemes (RO).
O ex-militar foi preso na cidade de Pontes de Lacerda (MT), distante 349 quilômetros de Cuiabá. No momento da prisão, ele resistiu e tentou tomar uma das armas de fogo dos policiais empregados na abordagem. Após a prisão, ele ficou preso no presídio da capital do Estado, de onde fugiu cerca de um mês depois.

Polícia
Mãe de 26 anos é presa após morte por asfixia de bebê em Porto Velho

Uma tragédia marcou a manhã desta sexta-feira (09) na zona leste de Porto Velho (RO), quando uma bebê de apenas um mês e meio foi encontrada morta por asfixia em uma residência localizada na Estrada dos Periquitos. A mãe da criança, identificada como Tainara M. A., de 26 anos, foi presa em flagrante.
Segundo informações apuradas pela equipe do Notícias Urgentes, Tainara teria dormido sob efeito de entorpecentes e, inadvertidamente, deitou sobre a filha durante o sono. Ao acordar, percebeu que a bebê apresentava coloração roxa e não respirava. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou o óbito da criança no local.
A Polícia Militar, ao chegar no imóvel, encontrou um ambiente insalubre com vestígios de consumo de drogas. A perícia técnica e o rabecão também foram acionados para os procedimentos de praxe.
Tainara recebeu voz de prisão pelo crime de homicídio e foi encaminhada para a Central de Flagrantes. O caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada em Crimes Contra a Vida (DECCV), que deve apurar as circunstâncias da morte da bebê, incluindo possíveis indícios de negligência ou uso abusivo de substâncias ilícitas.
Polícia
Polícia Federal combate desmatamento em terras indígena em Rondônia

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (8/5), a Operação Perseverare, com o objetivo de combater crimes ambientais na região oeste de Rondônia. A ação foi realizada em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI).
O foco foi repressão ao desmatamento na área da Terra Indígena Igarapé Lage, localizada entre os municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim/RO.
Durante a ação, foram apreendidos um trator e duas motocicletas. Também foram encontrados cerca de 10 metros cúbicos de madeira de lei extraída ilegalmente. Os bens foram destruídos no local, conforme previsto em legislação ambiental vigente.
Fonte: Assessoria da Polícia Federal
Polícia
PF, PM/RO e Exército Brasileiro prendem casal com grande quantidade de drogas em ação conjunta em Rondônia

Porto Velho/RO– Na manhã desta quarta-feira, (08/05), a Polícia Federal, a Polícia Militar e o Exército Brasileiro, realizaram a abordagem de um veículo suspeito, em Nova Brasilândia D’Oeste/RO. A ação foi motivada por denúncia anônima recebida pelas forças de segurança, indicando que um veículo branco estaria transitando pela região com destino a Alta Floresta D’Oeste/RO, transportando grande quantidade de drogas.
Após diligências para confirmação da informação, os policiais localizaram o veículo e procederam com a abordagem. No interior estavam dois ocupantes, um casal. Durante a entrevista, o motorista demonstrou nervosismo e se negou a informar o conteúdo transportado na carroceria do veículo.
Os policiais solicitaram a abertura da carroceria, onde foi constatada a presença de aproximadamente 150 quilos de substâncias análogas à maconha e pasta base de cocaína. De imediato, foi dada voz de prisão em flagrante delito aos ocupantes do veículo por tráfico de drogas. Além disso, os policiais encontraram um documento com anotações das vendas de drogas realizadas, que estava na posse do casal.
Os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal de Ji-Paraná/RO para os procedimentos cabíveis, permanecendo à disposição da Justiça.
A ação integra os esforços contínuos das forças de segurança pública no combate ao tráfico de drogas em Rondônia, especialmente na região de fronteira. A Polícia Federal reforça que denúncias anônimas são fundamentais para o sucesso das operações e garante o absoluto sigilo da identidade dos denunciantes.


Fonte: Comunicação da Polícia Federal em Rondônia
-
Polícia15 horas atrás
Homem passa mal e morre em calçada no bairro Agenor de Carvalho
-
Polícia1 hora atrás
Mãe de 26 anos é presa após morte por asfixia de bebê em Porto Velho
-
Polícia24 horas atrás
Suspeitos de torturar vítima em assalto rural são presos pela PM
-
Geral23 horas atrás
Fumaça branca anuncia que novo papa foi escolhido
-
Polícia2 horas atrás
Bebê de dois meses morre asfixiado enquanto dormia com a mãe
-
Polícia24 horas atrás
Operação nacional fiscaliza empresas de formação de vigilantes em Porto Velho
-
Política19 horas atrás
Prefeito Léo Moraes combate o comércio ilegal de fiação elétrica em Porto Velho
-
Geral20 horas atrás
Rondônia Rural Show Internacional: governo de RO garante transporte gratuito para agricultores dos 52 municípios