Polícia
Foragido há vários anos, ex-deputado estadual Carlão de Oliveira é preso
O ex-deputado Carlão de Oliveira foi preso nesta sexta-feira (28) em uma ação coordenada pelo Ministério Público de Rondônia. Ele estava foragido há vários anos.
A ação, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) teve participação doGrupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Estado de São Paulo e a 1ª Delegacia de Polícia de Capturas do Estado de São Paulo.
Foram cumpridos 8 ordens de prisão, sendo 5 em razão de prisão por condenação transitada em julgado, um de prisão preventiva decorrente de condenação não transitada em julgado, um de prisão preventiva e um de prisão em razão de revogação de benefício pelo Juízo da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas de Porto Velho – VEPEMA.
As ordens de prisão foram emitidas por Juízes e Desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO) contra o ex-deputado estadual e estavam cadastradas junto ao BNMP entre os anos de 2019 e 2024, objeto de ações penais que apuravam a prática de diversos crimes, entre os quais os crimes de associação e organização criminosa, corrupção passiva, peculato, concussão etc.
A soma das condenações já transitada em julgado nos respectivos mandados é de 72 (setenta e dois) anos, 9 (nove) meses e 25 (vinte e cinco) dias, além de outros processos criminais que já se encontravam em execução.
Considerando o estado de saúde do ex-parlamentar, que se encontra internado na cidade de São Paulo, não houve audiência de custódia, mas continuará internado com escolta policial até deliberação pelo Poder Judiciário do Estado de Rondônia.
Entre as condenações impostas ao ex-parlamentar, uma é resultado da “Operação Dominó”, que investigou um esquema de desvio de recursos públicos na ALERO, entre 2004 e 2005.
O esquema, conhecido como “folha paralela”, envolvia a nomeação de servidores fantasmas que não exerciam funções na ALERO.
Segundo apurado, o esquema era liderado pelo ex-parlamentar enquanto Presidente da ALERO e contava com a participação de quase todos os 24 (vinte e quatro) Deputados Estaduais, que, juntos, teriam desviado o total de R$ 11.371.646,83 (onze milhões, trezentos e setenta e um mil, seiscentos e quarenta e seis reais e oitenta e três centavos) no período de junho de 2004 a junho de 2005.
Fonte: Rondoniagora
Polícia
Denarc deflagra Operação Horreum contra tráfico de drogas na zona leste de Porto Velho
O Departamento de Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil de Rondônia deflagrou, na tarde desta sexta-feira (19), a Operação Horreum, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas na zona leste de Porto Velho. A ação foi resultado de um trabalho investigativo que identificou um esquema estruturado de armazenamento, fracionamento e distribuição de entorpecentes.
Segundo informações apuradas pela Equipe Notícias Urgentes, o grupo utilizava residências e estabelecimentos comerciais como fachada para esconder as atividades ilícitas e dificultar a fiscalização das forças de segurança. A estratégia permitia maior mobilidade e redução do risco de flagrantes.
O nome da operação faz referência ao termo latino horreum, que significa “depósito”, aludindo diretamente à logística empregada pela organização criminosa. Além da comercialização em pontos específicos, os suspeitos também atuavam com o sistema de entrega rápida, conhecido como delivery, ampliando o alcance do tráfico na capital.
De acordo com a Polícia Civil, a operação representa um duro golpe na estrutura financeira do crime organizado em Porto Velho. As investigações seguem em andamento e não está descartada a realização de novas fases da ofensiva para identificar e prender outros envolvidos.
Polícia
BPChoque prende motorista de aplicativo e passageiro armados na região central
Uma ação rápida de policiais do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) resultou na prisão de um motorista de aplicativo e de um passageiro armado na noite desta sexta-feira (19), na região central de Porto Velho.
De acordo com informações apuradas pela equipe do Notícias Urgentes, durante patrulhamento de rotina, os policiais avistaram um Ford Ka branco trafegando pela Rua Gonçalves Dias, esquina com a Rua José Camacho, no bairro Olaria, e realizaram a abordagem. Na revista, foi encontrado um revólver calibre .38 com seis munições intactas.
O motorista e o passageiro, com idades entre 19 e 31 anos, foram conduzidos ao Departamento de Flagrantes da Polícia Civil. Durante a checagem da documentação, foi constatado que o passageiro de 19 anos possuía um mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, que foi imediatamente cumprido.
A arma foi apreendida para verificação da procedência, e os envolvidos permaneceram à disposição da Justiça.

Fonte: Notícias Urgentes
Polícia
Forças de segurança desarticulam organização criminosa no interior de RO
A Polícia Civil de Rondônia, em ação integrada com a Polícia Militar e a Polícia Penal, desarticulou uma organização criminosa com atuação nos municípios de Colorado do Oeste e Cerejeiras. A ação é resultado de investigações iniciadas a partir de um flagrante registrado no dia 1º de outubro.
ENTENDA O CASO
O flagrante ocorrido no dia 1º de outubro deu início ao procedimento investigativo que possibilitou a identificação dos envolvidos, bem como o mapeamento da estrutura e do modo de atuação do grupo criminoso. À época, a Polícia Civil divulgou matéria sobre a ação em flagrante e, com o aprofundamento das investigações, foi possível chegar ao atual desdobramento.
No curso das apurações, foi constatada a prática de extorsões contra empresários locais, que eram coagidos a realizar pagamentos ilícitos mediante ameaças. Diante da recusa de uma das vítimas, o grupo determinou e executou incêndio criminoso contra dois estabelecimentos comerciais de uma provedora de internet, sendo um em Colorado do Oeste e outro em Cerejeiras, causando prejuízos patrimoniais e risco à segurança da população.
Como resultado das diligências, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em diversos endereços, com a apreensão de armas de fogo, munições, substâncias entorpecentes, veículos, valores em dinheiro, aparelhos celulares e outros materiais relacionados às práticas criminosas. Também foram expedidos 22 mandados de prisão, entre temporários e preventivos, sendo que dois investigados permanecem foragidos.
Os envolvidos responderão pelos crimes de organização criminosa, extorsão, incêndio criminoso, tráfico de drogas, entre outros delitos apurados no curso da investigação.
A ação contou com a participação de equipes policiais dos municípios de Colorado do Oeste, Cerejeiras, Vilhena, Pimenta Bueno e Cacoal.
A Polícia Civil de Rondônia mantém atuação permanente no enfrentamento às organizações criminosas, dentro dos limites legais e institucionais.
Fonte: Assessoria da Polícia Civil
-
Polícia20 horas atrásPastor é preso acusado de matar jovem e jogar corpo em rio usado para batismo
-
Polícia11 horas atrás“Meu Deus do céu”: pastor mata homem com disparo acidental em clube de tiro – VEJA O VÍDEO
-
Polícia10 horas atrásForças de segurança desarticulam organização criminosa no interior de RO
-
Polícia12 horas atrásMotociclista fica gravemente ferido ao ser atropelado por caminhonete; o motorista fugiu
-
Polícia20 horas atrásBrasileira morre após inalar gás de aquecedor na Alemanha; filhos estão em abrigo
-
Polícia23 horas atrásAção da Polícia Militar resulta na prisão de dupla por roubos na Zona Leste de Porto Velho
-
Geral12 horas atrásEx-editora do Jornal da Globo é presa em flagrante por racismo
-
Política20 horas atrásSóstenes diz que R$ 400 mil apreendidos pela PF são de venda de imóvel

