Geral
Governo de Rondônia anuncia renegociação de dívidas para ajudar população a limpar nome
Manter o nome limpo é uma das principais preocupações de quem busca conquistar uma vida financeira saudável e aproveitar oportunidades em 2025, inclusive, esse é um dos requisitos para ser beneficiado pelo programa Meu Sonho, no qual o governo de Rondônia oferece até 30 mil reais para ajudar famílias a darem entrada na compra da casa própria. E para apoiar os rondonienses na renegociação de dívidas, uma ação itinerante será realizada nos dias 26 e 27 de fevereiro, em Guajará-Mirim, das 8h30 às 16h, no auditório da Câmara de Vereadores do município.
Ao longo de 2024, o Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-RO) percorreu diversos municípios, ajudando as pessoas a limparem o nome por meio do Feirão Limpa Nome, contribuindo para a redução da inadimplência no estado. De acordo com dados de uma empresa brasileira de análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios, houve uma queda de 4,36% na inadimplência em Rondônia, com 33.369 mil pessoas saindo da lista de negativados entre novembro e dezembro de 2024. Em 2025, o programa volta à estrada, desta vez em parceria com o Sistema Nacional de Emprego (Sine), executado no estado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que o governo tem trabalhado em ações para auxiliar os cidadãos a superarem o ciclo de endividamento e conquistarem uma vida mais digna e com qualidade. “As dívidas tiram a paz e as oportunidades. O governo busca as melhores maneiras de dar o suporte à população e o estado a terem um ambiente de consumo mais justo e equilibrado.”
AÇÃO ITINERANTE
A primeira edição do Sine e Procon Itinerante, em Guajará-Mirim, vai acontecer no auditório da Câmara de Vereadores, com atendimento das 8h30 às 16h. Além da renegociação de dívidas, o Procon-RO também oferecerá serviços de atendimento ao consumidor e mediação de conflitos. O Sine, por sua vez, disponibilizará a emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital, do Programa de Integração Social (PIS), e do Número de Identificação Social (NIS); além de gerar senhas para o GOV. BR, solicitar Seguro-Desemprego, realizar o cadastro em programas de emprego e cursos profissionalizantes, e intermediar vagas de emprego.
ATENDIMENTO
O suporte do governo de Rondônia para a renegociação de dívidas é contínuo e abrange todo o estado. Além das ações itinerantes, como a de Guajará-Mirim, o Procon-RO oferece atendimento em suas unidades e também facilita o atendimento por WhatsApp para ajudar os consumidores a superarem o endividamento.
Para receber essa assistência, é necessário apresentar os seguintes documentos:
- RG;
- CPF;
- CNH ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Comprovante de residência; e
- Comprovante da dívida. Caso não possua o comprovante, será feita uma consulta no Serasa Box.
De acordo com o coordenador estadual do Procon-RO, Márisson Melo, o órgão pode mediar acordos entre consumidores e empresas, facilitando a negociação de dívidas com condições mais favoráveis de pagamento. “É um auxílio técnico para negociar dívidas e obter condições vantajosas, com o objetivo de aliviar o impacto do endividamento e promover a recuperação financeira dos consumidores”, explicou.
Fonte: Secom
Geral
Inscrições no ProUni começam na segunda; confira as vagas disponíveis
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 foram divulgados na última sexta-feira (15) e agora os candidatos miram nas oportunidades de acesso ao ensino superior a partir da nota obtida na prova. Além do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições já estão abertas, quem quiser disputar uma bolsa de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni) poderá se candidatas a partir da próxima segunda-feira, 26 de janeiro. 

De acordo com o edital, o Prouni vai oferecer 594 mil bolsas nesta edição. Segundo o Ministério da Educação (MEC), é a maior oferta da história do programa.
Bolsas
Do total, 274.819 bolsas são integrais, que custeiam 100% da mensalidade, e 319.700 custeiam 50% da mensalidade. Administração (63.978) e ciências contábeis (41.864) somam o maior número de bolsas.
A maior parte da oferta é para cursos de bacharelado: 328.175 bolsas. Há ainda 253.597 para cursos tecnológicos e 12.747 para licenciatura.
Como se candidatar?
As inscrições no programa estarão abertas de 26 a 29 de janeiro pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Na página, os candidatos já podem consultar as vagas ofertadas por curso, turno, instituição e local de oferta.
A seleção é feita por meio da nota do Enem. Para participar, o estudante deve ter completado o ensino médio ou participado das edições de 2024 ou 2025 do exame. É necessário ainda ter nota mínima de 450 pontos na média das provas e não ter zerado a redação.
Quem pode participar do ProUni?
Podem concorrer, estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada na condição de bolsistas. Quem cursou o ensino médio integralmente na rede privada também pode disputar o benefício, desde que se encaixe nos critérios de renda. Também têm acesso à política pública pessoas com deficiência e professores da rede pública. Os critérios para a candidatura estão detalhados no edital.
No caso das bolsas integrais, é necessário que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de 1,5 salário mínimo. Já para bolsas parciais, é preciso que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de três salários mínimos.
Cronograma ProUni 1/2026
Inscrições – 26 a 29 de janeiro
Resultado da 1ª chamada – 3 de fevereiro
Resultado da 2ª chamada – 2 de março
Manifestação de interesse na lista de espera – 25 e 26 de março
Resultado da lista de espera – 31 de março
Agência Brasil
Geral
Semed divulga o resultado preliminar do Processo Seletivo de professores
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Administração (Semad), informa que será divulgado nesta terça-feira (20) o resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado 2025 para contratação temporária de profissionais que irão atuar na Rede Municipal de Ensino.
O processo tem como objetivo suprir necessidades temporárias de excepcional interesse público, garantindo o funcionamento regular das unidades escolares da zona urbana e das demais localidades contempladas no edital, conforme as áreas e cargos previstos.
O cronograma do certame foi retificado para ampliar o período de avaliação dos títulos, assegurando uma análise mais criteriosa, técnica e transparente da documentação apresentada pelos candidatos. A alteração não modificou critérios de avaliação, requisitos, cargos, carga horária ou demais regras do processo seletivo.
Com a atualização do edital, o período de avaliação de títulos foi estendido até 18 de janeiro de 2026, impactando as etapas seguintes do certame. As mudanças abrangem todas as modalidades: Ampla Concorrência, Cotas para Pessoas com Deficiência (PcD) e Cota Pretos/Pardos (PPP), incluindo, quando aplicável, a avaliação pela Banca de Heteroidentificação.
Após a divulgação do resultado preliminar nesta terça-feira, os candidatos poderão interpor recursos nos dias 21 e 22 de janeiro. A análise dos recursos ocorrerá nos dias 23 e 26, com resposta prevista para o dia 28. A divulgação e homologação do resultado final estão programadas para 30 de janeiro de 2026.
A Semed orienta que os candidatos acompanhem atentamente as publicações oficiais no site da Prefeitura de Porto Velho para obter todas as informações atualizadas sobre o Processo Seletivo Simplificado 2025.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Geral
Governo de RO divulga escolas da Rede Estadual que ofertam Educação de Jovens e Adultos
Já está disponível em diversas escolas da Rede Estadual de Ensino em todo o estado, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), garantindo a jovens, adultos e idosos a oportunidade de retornar aos estudos e concluir o ensino fundamental ou médio. A divulgação é promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), informando que as escolas regulares que possuem a modalidade EJA oferecem vagas apenas no período noturno, enquanto os Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (Ceejas) disponibilizam turmas nos três turnos, ampliando o acesso ao serviço educacional em diferentes municípios e regiões do estado.
Entre as unidades que disponibilizam turmas de EJA estão centros (Ceejas), como:
- Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Padre Moretti, em Porto Velho;
- Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Aída Fibiger de Oliveira, em Cacoal;
- Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Tancredo de Almeida Neves, em Colorado do Oeste;
- Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Professora Tereza Mitsuko Tustumi, em Ji-Paraná; e
- Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Luiz Vaz de Camões, em Alta Floresta d’Oeste.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a EJA é uma política pública para assegurar o direito à educação para todos. “O governo trabalha para ampliar o acesso à educação em todas as etapas da vida. A Educação de Jovens e Adultos representa uma nova oportunidade para quem, por diferentes motivos, precisou interromper os estudos e agora pode retomar esse caminho com apoio do estado”, salientou.
ESCOLAS REGULARES
Além dos centros especializados, escolas regulares da Rede Estadual também ofertam a modalidade, como as escolas estaduais:
- Barão do Solimões e Getúlio Vargas, em Porto Velho;
- Nilo Coelho, em Cacoal;
- Laurindo Rabelo, em Alto Paraíso;
- Maria Goretti, em Nova União;
- Tubarão, em Vale do Paraíso;
- Marechal Cândido Rondon, em Novo Horizonte do Oeste.
A relação completa das escolas que ofertam a Educação de Jovens e Adultos em Rondônia pode ser consultada no documento, disponibilizado pela Seduc Relação das Escolas Estaduais e Centros de Eja do Estado de Rondônia
FORMATOS VARIADOS
Os CEEJAs realizam atendimentos em diferentes turnos e disponibilizam formatos variados na oferta, como: curso semestral presencial, curso modular semipresencial, exames gerais (provão), exames de circulação de estudos, além da certificação por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa organização permite que estudantes com diferentes rotinas de trabalho e compromissos familiares encontrem alternativas viáveis para a retomada da vida escolar.
A titular da Seduc, Albaniza Oliveira, ressaltou que a modalidade é estruturada para atender às necessidades específicas desse público. “A Eja é pensada para acolher estudantes que possuem trajetórias diversas, com organização pedagógica adequada e professores preparados. Nosso objetivo é garantir permanência, aprendizagem e a conclusão da educação básica.”
MATRÍCULAS
Para quem deseja se matricular em alguma unidade escolar da Rede Estadual, os estudantes podem realizar o procedimento no período de 19 a 23 de janeiro. A etapa garante a reserva de vagas pela internet, com confirmação presencial na escola escolhida mediante a entrega da documentação exigida.
Fonte: Secom
-
Polícia7 horas atrásVendedor desaparecido é encontrado morto dentro de caminhonete em rio
-
Polícia24 horas atrásTécnico de enfermagem aplicou 10 vezes seringa com desinfetante em mulher em UTI
-
Polícia9 horas atrásPolícia e família desmentem informação que vendedor tenha sido encontrado morto
-
Polícia6 horas atrásHomem acusado de matar o irmão em discussão por litros de leite é preso em Rondônia
-
Polícia12 horas atrásSaiba quem são os técnicos de enfermagem suspeitos de matar três pacientes em hospital
-
Polícia4 horas atrásMotociclista morre após bater em árvore na Avenida Guaporé
-
Polícia10 horas atrásSuspeito de executar homem é preso, e irmão é procurado por ajudar no crime
-
Polícia4 horas atrásMotociclista morre após bater em árvore na Avenida Guaporé

