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TCE-RO dá prazo de 90 dias para Sesau solucionar falhas no Hospital de Base

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O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Wilber Coimbra, determinou ao Secretário de Estado da Saúde a adoção de providências imediatas, no prazo máximo de 90 dias, para corrigir irregularidades constatadas no Hospital de Base (HB).

A exigência veio, nesta quinta-feira (13.02), durante uma reunião, na sede do TCE. Nesta semana, em uma fiscalização, a equipe de auditoria do Tribunal de Contas revelou condições precárias na infraestrutura do HB, comprometendo a qualidade do atendimento aos pacientes e as condições de trabalho dos profissionais de saúde.

Durante o encontro, foi lavrada uma Ata registrando os compromissos assumidos pelo titular da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU). Caso as determinações do Tribunal não sejam cumpridas, o secretário poderá ser responsabilizado por sua omissão. Isso pode impactar diretamente na reprovação das contas de gestão da Secretaria de Saúde e, em última instância, na emissão de um Parecer Prévio pela reprovação das contas de governo, o que traria repercussões para o Chefe do Executivo Estadual.

A reunião teve a presença de representantes da SESAU, da Controladoria Geral do Estado (CGE) e da direção do hospital. Ainda participaram o conselheiro relator da saúde, Jailson Viana, do procurador do Ministério Público de Contas (MPC), William Pessoa, e a equipe de auditoria do TCE-RO.

A medida reforça o compromisso do TCE-RO com a fiscalização rigorosa da aplicação dos recursos públicos e a defesa do direito da população a um atendimento digno e eficiente na rede hospitalar estadual.

COMPROMISSO DOS GESTORES

O diretor-geral do Hospital de Base, Flori Menezes, reconheceu os problemas e enfatizou a necessidade de melhorias imediatas.

“Estamos alinhando estratégias para melhorar a infraestrutura do hospital, proporcionando melhores condições tanto para os pacientes quanto para os servidores”, afirmou Menezes.

O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, comprometeu-se a mobilizar a equipe para solucionar os problemas, de forma emergencial.

“Nós queremos em 90 dias dar essa melhoria dentro da unidade”, garantiu. Ao final desse período, o Tribunal de Contas realizará nova inspeção para verificar se os problemas foram resolvidos.

TCE-RO: PARCEIRO DA BOA GESTÃO

Após a reunião, o controlador-geral do Estado, José Abrantes Alves de Aquino, destacou a atuação preventiva e de orientação do Tribunal de Contas.

“O Tribunal de Contas tem sido o maior parceiro do Estado na solução dos problemas. O Tribunal faz o trabalho prévio de identificar as situações, que muitas vezes nossos gestores não conseguem perceber, e traz a possibilidade de uma solução mais imediata. Essa parceria entre o Poder Executivo e o Tribunal de Contas tem trazido resultados efetivos para a população de Rondônia”, afirmou.

O secretário de Estado da Saúde também agradeceu a parceira com o Tribunal de Contas.

“Agradecemos o apoio do TCE-RO, que tem sido fundamental para aprimorarmos a gestão da saúde pública”, declarou Jefferson Rocha.

COMPROMISSO DO TCE-RO

O presidente do TCE-RO, Wilber Coimbra, reforçou o compromisso do Tribunal com a melhoria dos serviços de saúde prestados à população.

“Nosso papel é garantir que os recursos públicos sejam aplicados de forma eficiente e transparente, sempre em benefício da sociedade. Não mediremos esforços para assegurar que o Hospital de Base ofereça um atendimento digno e de qualidade a todos que necessitam”, afirmou Coimbra.

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Programa CNH Social bate recorde de cadastros em Rondônia; saiba como se inscrever

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O programa “CNH da Oportunidade” bateu recorde em Rondônia, com 14 mil visitas por segundo no site do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) no momento da abertura das inscrições. A iniciativa oferece a primeira habilitação gratuita para pessoas de baixa renda.

O projeto é voltado exclusivamente para quem vai tirar a primeira habilitação e garante gratuidade em todas as etapas do processo, como aulas teóricas, práticas, exames e taxas. A proposta é oferecer oportunidade para pessoas em situação de vulnerabilidade social conquistarem a carteira de motorista de forma gratuita.

As inscrições estão abertas até o dia 30 de junho e devem ser feitas exclusivamente pelo site do Detran-RO

Quem pode participar?

Para se inscrever, é necessário atender aos seguintes critérios:

  • Estar cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal);
  • Ter 18 anos ou mais na data da inscrição;
  • Morar em Rondônia há pelo menos dois anos;
  • Ter renda familiar de até dois salários mínimos, ou renda por pessoa de até meio salário mínimo.

Ao todo, serão oferecidas 1.500 vagas em todo o estado, sendo uma parte destinada à ampla concorrência e outra reservada para pessoas com deficiência (PcDs). A distribuição das vagas será proporcional ao número de habitantes de cada município. Segundo o Detran, o investimento total no programa é de R$ 5,5 milhões.

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CORPUS CHRISTI: órgãos públicos não funcionam quinta e sexta em Rondônia

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Em virtude do feriado de Corpus Christi, celebrado na quinta-feira, dia 19 de junho, diversos órgãos públicos em Rondônia não funcionarão durante dois dias consecutivos. A sexta-feira (20) foi decretada como ponto facultativo estadual, o que amplia o recesso.

A suspensão do expediente atinge instituições estaduais e municipais, além de tribunais e a Assembleia Legislativa. A decisão foi oficializada por meio de decretos e portarias que normatizam os feriados e pontos facultativos no estado.

Confira como fica o atendimento ao público em cada instituição:

Governo do Estado de Rondônia

  • Quinta-feira (19/06): Feriado nacional – Corpus Christi
  • Sexta-feira (20/06): Ponto facultativo estadual

Prefeitura de Porto Velho

  • Quinta-feira (19/06): Feriado nacional
  • Sexta-feira (20/06): Ponto facultativo municipal

Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT14)

  • Quinta-feira (19/06): Feriado nacional
  • Sexta-feira (20/06): Ponto facultativo

Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) e Ministério Público do Estado (MPRO)

  • Sexta-feira (20/06): Suspensão do expediente

Assembleia Legislativa de Rondônia

  • Quinta-feira (19/06): Feriado nacional
  • Sexta-feira (20/06): Ponto facultativo

A recomendação é que a população se antecipe para resolver pendências ou buscar atendimentos que envolvam esses órgãos antes do feriado prolongado.

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Pagamento do abono salarial começa para nascidos em julho e agosto; veja quem tem direito

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Cerca de 3,8 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em julho e agosto que ganham até dois salários mínimos podem sacar, a partir desta segunda-feira (16), o valor do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) em 2025 (ano-base 2023). A quantia está disponível no Portal Gov.br.

Ao todo, a Caixa Econômica Federal liberará pouco mais de R$ 4,5 bilhões neste mês. Aprovado no fim do ano passado, o calendário de liberações segue o mês de nascimento do trabalhador. Os pagamentos começaram em 17 de fevereiro e vão até 15 de agosto. O trabalhador pode conferir a situação do benefício no aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

Neste ano, R$ 30,7 bilhões poderão ser sacados. Segundo o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), o abono salarial de 2025 será pago a 25,8 milhões de trabalhadores em todo o país. Desse total, cerca de 22 milhões que trabalham na iniciativa privada receberão o PIS e 3,8 milhões de servidores públicos, empregados de estatais e militares têm direito ao Pasep.

O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal; e o Pasep, pelo Banco do Brasil. Como ocorre tradicionalmente, os pagamentos serão divididos em seis lotes, baseados no mês de nascimento. O saque iniciará nas datas de liberação dos lotes e acabarão em 29 de dezembro de 2025. Após esse prazo, será necessário aguardar convocação especial do Ministério do Trabalho.

Arte abono salarial PIS/Pasep

Arte abono salarial PIS/Pasep – Arte/Agência Brasil

Quem tem direito

Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos, e que tenha trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O valor do abono é proporcional ao período em que o empregado trabalhou com carteira assinada em 2023. Cada mês trabalhado equivale a um benefício de R$ 126,50, com períodos iguais ou superiores a 15 dias contados como mês cheio. Quem trabalhou 12 meses com carteira assinada receberá o salário mínimo cheio, de R$ 1.518.

O abono salarial não se confunde com as cotas do antigo Fundo PIS/Pasep, que estão sendo sacadas por meio de outra plataforma, lançada em março deste ano. O antigo fundo abriga cotas de cerca de 10,5 milhões de trabalhadores formais antes da Constituição de 1988. O abono salarial beneficia trabalhadores com carteira assinada após a Constituição de 1988 com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Pagamento

Trabalhadores da iniciativa privada com conta corrente ou poupança na Caixa receberão o crédito automaticamente no banco, de acordo com o mês de seu nascimento.

Os demais beneficiários receberão os valores por meio da poupança social digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, também de acordo com o calendário de pagamento escalonado por mês de nascimento.

O pagamento do abono do Pasep ocorre via crédito em conta para quem é correntista ou tem poupança no Banco do Brasil. O trabalhador que não é correntista do BB pode efetuar a transferência via TED para conta de sua titularidade via terminais de autoatendimento e portal ou no guichê de caixa das agências, mediante apresentação de documento oficial de identidade.

Quem não é correntista da Caixa ou do Banco do Brasil e tem direito ao benefício também pode sacar o valor por meio do Portal Gov.br, no serviço “Receber o abono salarial”, mas é necessário ter conta prata ou ouro.

Até 2020, o abono salarial do ano anterior era pago de julho do ano corrente a junho do ano seguinte. No início de 2021, o Codefat atendeu a recomendação da Controladoria-Geral da União (CGU) e passou a depositar o dinheiro somente dois anos após o trabalho com carteira assinada.

arte abono salarial

Fonte: Agência Brasil

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