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Rede Estadual de Ensino de Rondônia inicia ano letivo de 2025 nesta segunda-feira (10)

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A Rede Pública Estadual de Ensino de Rondônia está pronta para receber seus alunos para o ano letivo de 2025, que inicia na próxima segunda-feira (10). Com um total de 408 escolas, sendo 86 localizadas na capital Porto Velho, a Rede se prepara para atender 177.198 estudantes em todo o estado. Em 2024, o governo do estado investiu R$ 203,1 milhões em infraestrutura escolar, aplicados em reformas e construções de novas salas de aula, refeitórios, auditórios e blocos sanitários, além de melhorias em 319 escolas.

De acordo com a titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Lúcia Pacini, os servidores das escolas voltaram à ativa bem antes do início das aulas. “Ainda no começo de janeiro, funcionários das escolas estaduais iniciaram trabalhos de limpeza, roçada, pintura e dedetização. Outros serviços administrativos e pedagógicos, como planejamento e distribuição das aulas, ocorrem desde o ano passado”, destacou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos feitos pelo governo desde 2019, redimensionaram as escolas estaduais para além das melhorias de seus prédios, salas de aula, auditórios, laboratórios, refeitórios e quadras poliesportivas; mobílias, materiais didáticos e tecnológicos. “Os estudantes que fazem parte da Rede, bem como aqueles que chegam, têm também garantidos alimentação saudável, nutritiva e saborosa”, ressaltou.

PROGRAMAS E FORMAÇÃO

Conforme a Seduc, foram implementados programas, como o que contempla a entrega de 23.217 tablets para escolas estaduais e o programa “Intercâmbio Rondônia”, que oferece uma experiência cultural e educacional internacional para estudantes e professores.

A formação continuada de professores foi uma das prioridades, com mais de 14.800 professores capacitados em serviço. Um reflexo do engajamento do governo com a valorização da educação.

CERIMÔNIA OFICIAL

A cerimônia oficial de abertura do ano letivo de 2025 ocorrerá no dia 17 de fevereiro, às 8 horas, no Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM) Unidade V, no município de Vilhena. Com o lema: “Ensinando valores, formando cidadãos”, o Colégio Tiradentes é uma instituição com 34 anos de história, originada da transformação da Escola Estadual Zilda da Frota Uchôa, em 1983, considerada uma das maiores e mais antigas unidades escolares estaduais da região Cone Sul do estado. Com capacidade para atender 1.300 alunos de diferentes bairros e classes sociais, oferece ambiente climatizado, mobiliário adequado e um quadro de servidores civis e militares para atender à comunidade escolar.

A Superintendência Regional de Educação (Super) de Vilhena atende cerca de 9.300 estudantes e conta com um quantitativo de 1.508 servidores. A superintendente, Anandreia Trovó evidenciou que, “a Super atende municípios de Vilhena e Chupinguaia, com abrangência de 19 escolas estaduais, incluindo indígenas, extensões rurais, unidades prisionais, bem como, atendimento in loco na Associação de Reabilitação Trindade Santa. O objetivo do governo é criar ambientes organizados e confortáveis, além de disponibilizar ferramentas fundamentais que contribuam  para um aprendizado mais eficaz e motivador.”

INVESTIMENTOS

Entre os  investimentos realizados pelo governo de Rondônia na educação estão: distribuição de kits escolares, livros didáticos e paradidáticos; laboratório didático móveis e lousas digitais; programa de intercâmbio, programa de Alfabetização (Proalfa), programas de recomposição curricular e nivelamentos de estudos, programas de formação de gestores e professores; Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia (Saero), além da aquisição de mobiliário, insumos e equipamentos como freezers, fogões, bebedouros, poltronas fixas para auditórios, carteiras para alunos e mesas para salas de aula e administrativas, instalação de energia solar, estações de ar-condicionado, bem como a disponibilização de computadores de mesa para administrativos e laboratórios de informática, notebooks para todos os professores e tablets aos alunos.

Secom

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Queimada ilegal em Porto Velho poderá gerar multa de até R$ 10 milhões

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A Prefeitura de Porto Velho protocolou na Câmara de Vereadores um Projeto de Lei que amplia o valor das multas para quem praticar queimada ilegal no município. A proposta, apresentada pelo prefeito Léo Moraes, eleva as sanções para até R$ 10 milhões, dependendo da gravidade da infração.

De acordo com Léo Moraes, a medida visa reduzir os impactos ambientais e a poluição causada todos os anos pelas queimadas, que transformam o ar da capital em fumaça tóxica. “Todo ano é a mesma coisa: queimada, poluição e Porto Velho sufocando. Agora vai doer no bolso”, afirmou o prefeito.

A Prefeitura já vem intensificando a fiscalização de terrenos baldios, autuando proprietários e notificando áreas abandonadas. A meta é responsabilizar quem contribui para o surgimento de focos de fogo, principalmente durante o período seco.

Como denunciar queimada ilegal
A população pode ajudar no combate à queimada ilegal em Porto Velho denunciando práticas criminosas diretamente à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), pelo WhatsApp: (69) 98423-4092.

O projeto de lei deve ser votado nas próximas sessões plenárias da Câmara Municipal.

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Pedágio sem cabine na BR-364: entenda como vai funcionar o novo sistema em RO

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O trecho da BR-364 que foi concedido à iniciativa privada em Rondônia, conhecido como Rota Agro Norte, vai adotar um modelo moderno de pedágio chamado de free flow, que dispensa a instalação de praças com cabines.

O free flow utiliza pórticos com câmeras que identificam os veículos automaticamente, sem necessidade de parar para pagamento. Em vez de parar para fazer o pagamento, os carros serão identificados pelo sistema, e poderão pagar de diferentes formas.

Segundo ele, o objetivo é oferecer uma rodovia moderna e estruturada. Motoristas que usam tags como o “Sem Parar”, que é um serviço de pagamento automático, passarão normalmente pelos pórticos. Quem não tiver o dispositivo será identificado pela placa, e a cobrança será enviada por e-mail ou WhatsApp.

O valor do pedágio na BR-364 será de R$ 0,19 por quilômetro rodado, segundo a empresa responsável pela concessão. Esse valor é multiplicado por um número que varia de acordo com a quantidade de eixos do veículo e a distância percorrida entre os pontos de cobrança eletrônica. O resultado dessa conta é o valor final que o motorista vai pagar pelo pedágio.

De acordo com a empresa, as obras emergenciais já começaram, mesmo antes da assinatura oficial do contrato, que está marcada para o próximo dia 18 de julho.

Além disso, ele adiantou que os próximos passos do projeto prevê a instalação de 14 bases de atendimento médico, com presença de profissionais de saúde, e serviços de guincho que poderão ser acionados por meio de canais digitais que serão disponibilizados à população.

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Pontes sobre o Rio Candeias serão reabilitadas com tecnologia inédita

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O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou os serviços emergenciais de reabilitação das pontes sobre o Rio Candeias e o rio Novo (também conhecido como Rio Jacutinga), ambas localizadas na BR-364/RO, no município de Candeias do Jamari. As intervenções estruturais abrangem três travessias e marcam a aplicação inédita da tecnologia extradossada — semelhante às pontes estaiadas —, reforçando a segurança e prolongando a vida útil das estruturas.

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BR-364/RO

As ações foram definidas após inspeções técnicas constatarem falhas nas duas pontes sobre o Rio Candeias, situadas no km 693 da rodovia. A estrutura mais antiga, construída há cerca de 60 anos, foi interditada integralmente. Desde então, o fluxo foi desviado para a ponte mais recente, inaugurada em 2009, onde foi implantado o sistema de tráfego em meia pista, com operação de “Pare e Siga”, ainda em vigor.

Na fase atual, mais de 20 operários atuam diretamente no interior do caixão da ponte mais nova — no sentido Porto Velho para Vilhena da rodovia. A atividade é considerada estratégica para viabilizar a retomada do tráfego em duas pistas com segurança total aos usuários. Em outras frentes, equipes trabalham em serviços de armação, carpintaria, terraplenagem, montagem do canteiro central e abertura de caminho de serviço para entrada de equipamentos de grande porte.

BR-364/RO

Segundo o superintendente regional do DNIT em Rondônia, André Lima dos Santos, o comprometimento das estruturas é resultado do desgaste ao longo de décadas. “A ponte antiga sofreu perda de rigidez devido à fluência do concreto, um fenômeno comum em estruturas antigas submetidas a cargas repetidas. Já a ponte nova pode ter sido afetada por recalque associado à erosão provocada por dragagens no leito do rio”, explicou.

 Tecnologia inédita e peças sob medida

 O projeto de reabilitação foi desenvolvido por um consultor pós-doutor em estruturas e prevê o uso de cabos externos de aço para reforço das superestruturas — solução inovadora no Brasil. “Vamos reaproveitar os pilares existentes e reconstruir praticamente toda a parte superior das pontes. Essa será a primeira vez que Rondônia contará com uma ponte extradossada”, ressaltou o superintendente.

As obras já foram contratadas e começaram com a montagem de plataformas e a retirada de interferências nos tabuleiros. Componentes específicos, como barras de ancoragem e chapas metálicas anticorrosivas, estão sendo fabricados em São Paulo, devido à indisponibilidade desses insumos no estado. Cerca de 80% dos materiais já chegaram a Rondônia; o restante está em transporte, com prioridade logística.

 Interdições programadas e restrições para veículos pesados

A expectativa é de que a ponte mais recente sobre o Rio Candeias volte a operar com as duas pistas em até 60 dias. A ponte mais antiga deve ser reabilitada em um prazo estimado de quatro a seis meses. Já a entrega completa das três estruturas — incluindo a ponte sobre o Rio Jacutinga (km 669) — está prevista para até um ano.

Durante o período de execução das obras, estão previstas interdições pontuais, inclusive em horários noturnos, especialmente durante etapas críticas como o lançamento de concreto, que exige controle rigoroso de temperatura e umidade para cura adequada. O DNIT informa, ainda, que poderá restringir temporariamente a circulação de veículos pesados, em horários determinados, para preservar a integridade das estruturas em reabilitação e garantir o andamento seguro dos trabalhos.

BR-364/RO

Rodovias mais modernas e com maior controle

O DNIT concluiu o ano de 2024 com serviços de manutenção realizados em 93 pontes no estado de Rondônia. As estruturas localizadas em Candeias do Jamari, por conta da complexidade técnica, ficaram fora do ciclo de manutenção regular. Todas as demais travessias — incluindo as localizadas sobre o Rio Madeira — passaram por inspeções atualizadas e receberam reforços recentes, como a instalação de defensas, os chamados dolphins, para proteção contra o impacto de embarcações.

BR-364/RO

DNIT

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