Geral
Passeio de litorina fará parte das comemorações alusivas aos 110 anos de Porto Velho
A festa de aniversário dos 110 anos de instalação do município de Porto Velho também será marcada pelo retorno dos passeios de litorina. Para tanto, o prefeito Léo Moraes já solicitou autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para fazer o veículo funcionar novamente, já que ele faz parte da história da cidade e até mesmo do estado de Rondônia.

“Esse evento da entrega da litorina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) será às 9h30 da manhã, em frente à estação ferroviária, com a presença de um dos ferroviários mais antigos e ativos, que já foi também presidente da Associação dos Ferroviários, o senhor Paulo Ramos, que está nos auxiliando também no retorno do passeio da litorina”, explicou o secretárioda Secretaria Municipal da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Paulo Moraes Júnior.
Antes, porém, será feita a substituição de alguns dormentes dentro do Complexo da EFMM, que são peças de madeira que sustentam os trilhos por onde passavam as locomotivas, os mesmos que possibilitam a circulação da litorina. Para isso, o prefeito Léo Moraes também já solicitou autorização do Iphan, por se tratar de patrimônio histórico tombado.
“É desejo do prefeito fazer com que, no aniversário da cidade, a litorina volte a funcionar e a população possa também ter esse sentimento de pertencimento, de alegria de ver um equipamento tão antigo e importante voltando a funcionar na cidade de Porto Velho”, informou o adjunto da Semdestur, Aleks Palitot.
.jpeg)
HISTÓRIA
A litorina é um equipamento que chegou em Porto Velho na década de 1950. Segundo Aleks Palitot, que também é historiador, no começo eram quatro dela, mas hoje só existe uma.
Uma das litorinas se chamava América, outra se chamava Brasil, a terceira, Bolívia e a quarta se chamava Administração. Trata-se de um equipamento de transporte da lendária Ferrovia Madeira-Mamoré, movido a diesel. Ela foi revitalizada e entregue ao município de Porto Velho, mas depois disso não teve o seu devido uso estabelecido para população.
Equipamento inventado e fabricado na Itália, numa região chamada Litorânea, a litorina foi adquirida pela direção da EFMM com o intuito de oferecer aos passageiros um trajeto mais célere até Guajará-Mirim, aos que podiam pagar um pouco mais caro.
Movida a diesel e com capacidade para transportar até 12 pessoas, cada litorina atingia cerca de 50km/h e chegava em Guajará-Mirim no mesmo dia. Já uma locomotiva saía de Porto Velho às 7h, chegava em Fortaleza do Abunã por volta das 18h, onde pernoitava, e só por volta das 13h do dia seguinte chegava a Guajará-Mirim.
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Geral
Governo de RO divulga escolas da Rede Estadual que ofertam Educação de Jovens e Adultos
Já está disponível em diversas escolas da Rede Estadual de Ensino em todo o estado, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), garantindo a jovens, adultos e idosos a oportunidade de retornar aos estudos e concluir o ensino fundamental ou médio. A divulgação é promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), informando que as escolas regulares que possuem a modalidade EJA oferecem vagas apenas no período noturno, enquanto os Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (Ceejas) disponibilizam turmas nos três turnos, ampliando o acesso ao serviço educacional em diferentes municípios e regiões do estado.
Entre as unidades que disponibilizam turmas de EJA estão centros (Ceejas), como:
- Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Padre Moretti, em Porto Velho;
- Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Aída Fibiger de Oliveira, em Cacoal;
- Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Tancredo de Almeida Neves, em Colorado do Oeste;
- Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Professora Tereza Mitsuko Tustumi, em Ji-Paraná; e
- Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Luiz Vaz de Camões, em Alta Floresta d’Oeste.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a EJA é uma política pública para assegurar o direito à educação para todos. “O governo trabalha para ampliar o acesso à educação em todas as etapas da vida. A Educação de Jovens e Adultos representa uma nova oportunidade para quem, por diferentes motivos, precisou interromper os estudos e agora pode retomar esse caminho com apoio do estado”, salientou.
ESCOLAS REGULARES
Além dos centros especializados, escolas regulares da Rede Estadual também ofertam a modalidade, como as escolas estaduais:
- Barão do Solimões e Getúlio Vargas, em Porto Velho;
- Nilo Coelho, em Cacoal;
- Laurindo Rabelo, em Alto Paraíso;
- Maria Goretti, em Nova União;
- Tubarão, em Vale do Paraíso;
- Marechal Cândido Rondon, em Novo Horizonte do Oeste.
A relação completa das escolas que ofertam a Educação de Jovens e Adultos em Rondônia pode ser consultada no documento, disponibilizado pela Seduc Relação das Escolas Estaduais e Centros de Eja do Estado de Rondônia
FORMATOS VARIADOS
Os CEEJAs realizam atendimentos em diferentes turnos e disponibilizam formatos variados na oferta, como: curso semestral presencial, curso modular semipresencial, exames gerais (provão), exames de circulação de estudos, além da certificação por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa organização permite que estudantes com diferentes rotinas de trabalho e compromissos familiares encontrem alternativas viáveis para a retomada da vida escolar.
A titular da Seduc, Albaniza Oliveira, ressaltou que a modalidade é estruturada para atender às necessidades específicas desse público. “A Eja é pensada para acolher estudantes que possuem trajetórias diversas, com organização pedagógica adequada e professores preparados. Nosso objetivo é garantir permanência, aprendizagem e a conclusão da educação básica.”
MATRÍCULAS
Para quem deseja se matricular em alguma unidade escolar da Rede Estadual, os estudantes podem realizar o procedimento no período de 19 a 23 de janeiro. A etapa garante a reserva de vagas pela internet, com confirmação presencial na escola escolhida mediante a entrega da documentação exigida.
Fonte: Secom
Geral
Governo federal divulga lista oficial de feriados em 2026
O governo de Rondônia publicou, nesta segunda-feira (19), o Decreto nº 31.210, que estabelece o calendário oficial de feriados e pontos facultativos do ano de 2026 para os órgãos e entidades da administração pública direta e indireta do Poder Executivo estadual. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos serviços públicos ao longo do ano, garantindo previsibilidade aos servidores e à população, sem prejuízo da continuidade dos serviços considerados essenciais.
ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA
Conforme o decreto, nos feriados nacionais, estaduais, municipais e nos pontos facultativos não haverá expediente nos órgãos do Poder Executivo estadual, exceto nas áreas essenciais, que deverão manter funcionamento conforme escala definida pelos gestores de cada órgão. O documento também esclarece que os feriados municipais serão observados pelos órgãos estaduais apenas nos respectivos municípios, respeitando as datas estabelecidas no decreto, mesmo em caso de alterações por legislação municipal posterior.
RECESSO
O decreto estabelece ainda, dois períodos de recesso administrativo no final do ano: de 21 a 25 de dezembro de 2026 ou de 28 de dezembro de 2026 a 1º de janeiro de 2027. Caberá aos titulares dos órgãos definir a escala dos servidores, sendo vedada a acumulação dos dois períodos, sem prejuízo da remuneração.
Outro ponto previsto é a transferência do ponto facultativo do Dia do Servidor Público, tradicionalmente celebrado em 28 de outubro, para o dia 30 de outubro de 2026, uma sexta-feira. Na data original, haverá expediente normal nos órgãos estaduais. A iniciativa reforça o compromisso do governo do estado com o planejamento administrativo, a transparência e a eficiência na prestação dos serviços públicos à sociedade rondoniense.
Lista completa de feriados e pontos facultativos de 2026 em Rondônia:
Janeiro
- 1º (quinta-feira) – Confraternização Universal (feriado nacional)
- 2 (sexta-feira) – Ponto facultativo (estadual)
- 4 (domingo) – Instalação do Estado de Rondônia (feriado estadual)
- 20 (terça-feira) – Padroeiro São Sebastião – Costa Marques (feriado municipal)
- 24 (sábado) – Instalação do município – Porto Velho (feriado municipal)
Fevereiro
- 13 (sexta-feira) – Criação de municípios (feriados municipais em diversos municípios)
- 16 (segunda-feira) – Carnaval (ponto facultativo)
- 17 (terça-feira) – Carnaval (ponto facultativo)
- 18 (quarta-feira) – Quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo integral)
Abril
- 2 (quinta-feira) – Semana Santa (ponto facultativo estadual)
- 3 (sexta-feira) – Paixão de Cristo (feriado nacional)
- 10 (sexta-feira) – Instalação do município – Guajará-Mirim (feriado municipal)
- 20 (segunda-feira) – Ponto facultativo (estadual)
- 21 (terça-feira) – Tiradentes (feriado nacional)
Maio
- 1º (sexta-feira) – Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional)
- 10 (domingo) – Dia do Evangélico – Costa Marques (feriado municipal)
- 11 (segunda-feira) – Criação de municípios – Machadinho d’Oeste e Santa Luzia d’Oeste
- 13 (quarta-feira) – Padroeira Nossa Senhora de Fátima – Pimenta Bueno
- 20 (quarta-feira) – Criação do município – Alvorada d’Oeste
- 24 (domingo) – Padroeira Nossa Senhora Auxiliadora – Porto Velho, Vilhena e Alto Paraíso
Junho
- 4 (quinta-feira) – Corpus Christi (ponto facultativo nacional)
- 5 (sexta-feira) – Ponto facultativo estadual
- 12 (sexta-feira) – Padroeiro Sagrado Coração de Jesus – Vale do Anari
- 16 (terça-feira) – Criação de municípios (diversos municípios)
- 17 (quarta-feira) – Criação do município – Alta Floresta d’Oeste
- 18 (quinta-feira) – Dia do Evangélico – Corumbiara, Theobroma e Castanheiras
- 19 (sexta-feira) – Criação do município – Nova Brasilândia d’Oeste
- 22 (segunda-feira) – Emancipação política de municípios (diversos)
- 24 (quarta-feira) – Padroeiro São João – Jaru, Presidente Médici, Cujubim e Urupá
Julho
- 6 (segunda-feira) – Criação de municípios – São Miguel do Guaporé e Cabixi
- 25 (sábado) – Padroeiro São Cristóvão – Castanheiras, Theobroma e Alvorada d’Oeste
- 29 (quarta-feira) – Padroeira Santa Maria – Buritis
Agosto
- 15 (sábado) – Padroeira Nossa Senhora dos Migrantes – Mirante da Serra
- 16 (domingo) – Padroeiros São João Bosco e São Roque – Ji-Paraná e Nova União
Setembro
- 7 (segunda-feira) – Independência do Brasil (feriado nacional)
- 8 (terça-feira) – Padroeira Nossa Senhora da Penha – Alta Floresta d’Oeste
- 29 (terça-feira) – Padroeiro São Miguel Arcanjo – São Miguel do Guaporé
Outubro
- 2 (sexta-feira) – Criação do município – Porto Velho
- 12 (segunda-feira) – Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)
- 30 (sexta-feira) – Dia do Servidor Público (ponto facultativo estadual – transferido)
Novembro
- 2 (segunda-feira) – Finados (feriado nacional)
- 15 (domingo) – Proclamação da República (feriado nacional)
- 20 (sexta-feira) – Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional)
Dezembro
- 8 (terça-feira) – Nossa Senhora da Conceição – Guajará-Mirim e Candeias do Jamari
- 24 (quinta-feira) – Véspera de Natal (ponto facultativo estadual)
- 25 (sexta-feira) – Natal (feriado nacional)
- 31 (quinta-feira) – Véspera de Ano-Novo (ponto facultativo estadual)
- Fonte: Secom
Geral
Cesta básica cai em todas as capitais do país no 2º semestre de 2025
O preço da cesta básica de alimentos caiu em todas as 27 capitais brasileiras no acumulado do último semestre de 2025. As quedas oscilaram entre -9,08%, em Boa Vista (RR,) e -1,56%, em Belo Horizonte (MG).

Os dados, divulgados nesta terça-feira (20), são do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Desde julho de 2025, a pesquisa engloba todas as 27 capitais do país. Anteriormente, o levantamento era feito apenas em 17.
Campeã em queda de preço entre as capitais, Boa Vista (RR) teve a redução de -9,08% no valor da cesta básica no último semestre do ano passado, com o preço passando de R$ 712,83 em julho de 2025, para R$ 652,1,4 em dezembro – R$ 60,69 menor.
A segunda capital com maior queda no período foi Manaus (AM), com diminuição de -8,12% no preço da cesta, de R$ 674,78 para R$ 620,42, ou seja, custo R$ 54,36 a menos. Fortaleza (CE) ocupa o terceiro lugar em diminuição do preço do conjunto de alimentos essenciais: queda de -7,90%, passando de R$ 738,09, em julho, para R$ 677, em dezembro, R$ 61,09 mais barata.
As capitais que tiveram menores baixas foram Belo Horizonte (MG), Macapá (AP) e Campo Grande (MS) com quedas de -1,56%, -2,10% e -2,16%, respectivamente, no acumulado do período.
Por regiões, Boa Vista (RR) lidera o cenário de baixa de preços não só nacionalmente, mas também no Norte, assim como Fortaleza (CE), ocupa não somente o terceiro lugar geral, mas também é campeã no Nordeste do país.
No Centro-Oeste, Brasília (DF), é a recordista em declínio de preço da cesta no período, com variação de -7,65% nos últimos seis meses de 2025. No Sul, a capital mais bem colocada é Florianópolis (SC), que teve redução de -7,67% no valor do conjunto de produtos. Vitória (ES) é a capital vencedora no Sudeste do país, com redução de -7,05% no preço da cesta básica de alimentos de julho a dezembro do ano passado..
Segundo o presidente da Conab, Edegar Pretto, o resultado dos últimos seis meses de 2025 demonstram que a política agrícola do Brasil está no caminho certo.
“Estamos comemorando porque essa queda generalizada é fruto dos investimentos que o governo federal vem fazendo no setor agropecuário brasileiro, aumentando a produção de alimentos para o consumo interno nacional”.
Ele destacou os planos Safra dos últimos três anos, tanto o empresarial quanto o da Agricultura Familiar.
“Já são três anos que ambos têm valores recordes, não faltando recursos para o financiamento agrícola, e com juros subsidiados”.
Por Agência Brasil
-
Polícia16 horas atrásTécnico de enfermagem aplicou 10 vezes seringa com desinfetante em mulher em UTI
-
Polícia22 horas atrásTécnicos de enfermagem são presos suspeitos de matar pacientes com produto químico em hospital
-
Polícia5 horas atrásSaiba quem são os técnicos de enfermagem suspeitos de matar três pacientes em hospital
-
Geral22 horas atrásFamília procura por vendedor desaparecido após sair de Porto Velho com destino a Nova Mamoré
-
Polícia22 horas atrásHomem é preso após dirigir bêbado, estacionar na porta da Central de Flagrantes e dormir no local – VEJA O VÍDEO
-
Polícia4 horas atrásHomem é morto a tiros dentro de residência no interior de Rondônia
-
Polícia3 horas atrásAcusado de homicídio é caçado pela Polícia Civil
-
Geral22 horas atrásMatrículas da rede estadual para 2026 estão abertas em Rondônia

