Conecte-se conosco

Política

Deputada Cristiane Lopes prestigia os 49 anos da Polícia Militar de Rondônia

A parlamentar informa que destinou 1,5 milhões para reforçar a segurança pública em Rondônia, aplicados na aquisição de materiais permanentes e em melhorias tecnológicas, como a instalação de Totens na região da Ponta do Abunã

Publicado

em

A Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) celebrou na última segunda-feira de novembro (25) seu 49º aniversário, em uma solenidade realizada na sede do Comando-Geral da corporação, em Porto Velho e a deputada federal Cristiane Lopes marcou presença, reforçando seu apoio à corporação e destacando as ações concretas já realizadas para fortalecer a segurança pública no estado.

“Hoje é um dia especial para homenagear e reconhecer o trabalho dos homens e mulheres da nossa Polícia Militar. Cada recurso que destinamos é um investimento na segurança e na qualidade de vida das famílias rondonienses. Com a aquisição de novos equipamentos e tecnologias, como os Totens de segurança, contribuímos para um policiamento mais ágil e eficaz, especialmente em regiões estratégicas como Ponta do Abunã”, comentou.

O evento contou também com a presença de autoridades, oficiais, praças e cidadãos que se reuniram para homenagear a trajetória da instituição e prestigiar a programação especial, que incluiu outorgas de medalhas, desfiles militares e a entrega de novos equipamentos.

Durante a cerimônia, diversas personalidades civis e militares foram condecoradas com honrarias, incluindo a Medalha Mérito Forte Príncipe da Beira, a mais alta comenda da corporação. As homenagens destacaram a importância de parcerias e colaborações no fortalecimento da PMRO.

O comandante-geral da PMRO, coronel Régis Wellington Braguin, agradeceu à deputada federal Cristiane Lopes pela destinação de recursos e enfatizou os avanços proporcionados pelos investimentos. “Essas ferramentas tecnológicas vêm agregar ao trabalho da corporação, que a cada dia é reconhecida pela eficiência no atendimento à comunidade. Os recursos são fundamentais para que possamos avançar ainda mais”, frisou.

Ao final do evento, Cristiane Lopes destacou a relevância da Polícia Militar na vida da população. “A PMRO é um pilar da segurança pública em Rondônia. Seu trabalho vai além da proteção; é um exemplo de dedicação, disciplina e amor pelo estado. Parabéns a todos os policiais militares que, com honra e determinação, protegem nossas famílias e garantem a paz em nossas comunidades. Contem comigo na luta por mais investimentos e melhorias”, concluiu.

SOBRE a PMRO

Fundada em 26 de novembro de 1975, a PMRO celebra quase cinco décadas de história, com um efetivo de cerca de 5 mil policiais distribuídos em 52 municípios e 87 localidades. A instituição tem como missão o policiamento preventivo e ostensivo, garantindo a manutenção da ordem e a proteção da sociedade rondoniense.

Assessoria Parlamentar

Política

TCE pode impedir Hildon Chaves de “cortar o laço” da nova Rodoviária

Tribunal recomendou à prefeitura que elabore um novo processo de concessão para o terminal

Publicado

em

A inauguração do novo terminal rodoviário de Porto Velho, prevista para o dia 20 de dezembro, pode enfrentar um possível bloqueio após o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia apontar ilegalidades na prorrogação do contrato de concessão. O prefeito Hildon Chaves, que planejava cortar a fita da obra, poderá ser impedido de realizar a cerimônia caso a situação não seja regularizada.

Em parecer técnico, o Tribunal identificou falhas graves de gestão e omissões por parte da Prefeitura e da Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados do Estado de Rondônia. Relatórios da Secretaria Geral de Controle Externo indicam que o ato municipal violou princípios de legalidade e eficiência, além de desconsiderar regras constitucionais.

O prefeito Hildon Chaves tem 30 dias para apresentar medidas corretivas ao Tribunal. Caso não cumpra as exigências, poderá enfrentar sanções administrativas. O impasse pode adiar a inauguração da obra e representar mais um capítulo nos embates entre o Executivo municipal e os órgãos de controle no estado.

Continue lendo

Política

TENTATIVA DE GOLPE: PGR analisa relatório para denunciar ou arquiuvar caso

Paulo Gonet pode pedir mais investigações sobre plano golpista

Publicado

em

A Procuradoria-Geral da República (PGR) iniciou a análise do inquérito da Polícia Federal que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas por suposto envolvimento em um plano de golpe de Estado. O documento, com 884 páginas e diversos anexos, está sendo examinado por uma equipe de nove pessoas altamente qualificadas e experientes em investigações complexas.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, sinalizou que não há pressa para a conclusão do trabalho, citando a enorme complexidade do caso. Há expectativas de que o inquérito sobre o suposto plano de golpe seja unificado com outras investigações envolvendo Bolsonaro, como o caso das joias recebidas da Arábia Saudita e a falsificação de cartões de vacinação contra a Covid-19.

A unificação desses inquéritos em uma só peça poderia facilitar o julgamento no Supremo Tribunal Federal, considerando o grande número de pessoas envolvidas. Embora não haja expectativa de arquivamento total do caso, é possível que nem todas as 37 pessoas investigadas sejam denunciadas. A PGR pode optar por denunciar parte dos envolvidos, solicitar novas diligências ou, menos provavelmente, arquivar o processo.

Continue lendo

Política

Dino libera pagamentos de emendas parlamentares, mas impõe regras de transparência

Publicado

em

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino decidiu nesta segunda-feira (2) liberar o retorno do pagamento das emendas parlamentares.

A decisão, no entanto, define ressalvas para cada modalidade de emendas — e deixa claro que os repasses deverão obedecer a regras de transparência e rastreabilidade, tanto da origem da indicação quanto do destino do recurso.

No despacho, Flávio Dino também envia a decisão individual para ser analisada pelo plenário do STF. Os ministros podem confirmar a determinação de Dino ou propor mudanças – ainda não há data para essa análise.

  • As emendas parlamentares são um reserva dentro do Orçamento usadas conforme indicação de deputados e senadores. É esse o dinheiro enviado pelos parlamentares às suas bases eleitorais.

  • Os repasses tinham sido suspensos por Dino em agosto deste ano, após entidades questionarem em ações no STF a baixa transparência na destinação e na aplicação desses recursos.

Continue lendo

Trending