Conecte-se conosco

Polícia

Ministério Público condena oito pessoa por tráfico de drogas e outros crimes

Publicado

em

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) obteve no Poder Judiciário a condenação de oito pessoas por tráfico de drogas, em Alvorada do Oeste. Somadas, as penas do réus chegaram a 55 anos de reclusão, sendo incluídas sentenças relativas à associação para o tráfico e receptação, para parte do grupo.

As condenações são desdobramento das Operações Zumbi II e III, deflagradas pelo MP e Polícia Civil, nos anos de 2023 e 2024, na comarca de Alvorada. As ações tiveram como objetivo dar cumprimento a mandados de busca, apreensão e prisão de integrantes de grupos distintos que operavam o tráfico de drogas, comprometendo a segurança pública na região.

Conforme denúncia do MP, havia liderança definida no grupo, que abastecia a cidade com substância entorpecente e prestava apoio logístico a seus revendedores. Foragido, o réu ainda não teve a sentença proferida.

Crimes

Segundo o Ministério Público, um dos réus guardava drogas na residência da genitora, também denunciada, dando suporte a ela, bem como a outros quatros coautores, no comércio ilegal.
Em 23 dezembro de 2023, a Polícia Civil, em cumprimento de mandado de busca e apreensão nas residências dos integrantes do grupo, apreendeu porções de drogas nesses locais. Assim, foi constatado que os réus agiam dolosamente, de forma livre e consciente, no preparo, venda e depósito para o comércio de substâncias ilícitas.

Na mesma da data, a Polícia apreendeu com os denunciados aparelhos celulares com conversas evidentes de negociação de quantidade expressiva de entorpecentes, numa conduta que configurava prática de associação para atos de traficância.

Alvo da operação em 2024, o segundo grupo, formado por outros três indivíduos, que foram flagrados pela polícia comercializando drogas em uma residência localizada a poucos metros do Fórum e do Ministério Público. Foi constatado que o local era utilizado como ponto para consumo, uma espécie de fumódromo.

Durante a ação, a Polícia localizou, ainda, produto de furto na residência, configurando o crime de receptação.
Segundo o Promotor de Justiça Alisson Xenofonte de Brito, “o que chamou a atenção nesse caso foi a ousadia dos criminosos em comercializar drogas na mesma via e bastante próximo dos prédios dos três poderes e do Ministério Público”.

Sentenças

De acordo com sentença proferida pelo Juízo da Vara de Alvorada do Oeste, três réus foram condenadas a oito anos de reclusão e 1200 dias-multa por tráfico de drogas e associação para o tráfico em regime semiaberto. Já outros dois foram sentenciados a nove anos e quatro meses de reclusão e 1400 dias-multa em regime fechado.

Já com relação ao segundo grupo, um réu foi sentenciado a sete anos de reclusão, juntamente com 595 dias-multa, em regime fechado. Outro, foi sentenciado a seis anos, seis meses e 22 dias de reclusão e 657 dias-multa.

Polícia

Polícia Federal deflagra operação contra invasores de terras para combater queimadas em Rondônia

Publicado

em

A Polícia Federal, em ação conjunta com o ICMBio, o IBAMA e a Força Nacional, deflagrou a Operação Integração, em Porto Velho, a fim de combater crimes ambientais na região, e a desintrusão de invasores na localidade. A ação foi iniciada na última quarta-feira (11/9).

No decorrer das diligências, foram encontrados e destruídos maquinários, veículos e acampamentos utilizados pelos invasores.

Além disso, foram identificados e verificados os danos decorrentes de desmatamento criminoso, além do aumento das áreas afetadas por essa atividade ilícita.

Continue lendo

Polícia

Carro subtraído no Rio de Janeiro é recuperado na Bolívia

Publicado

em

Em uma ação conjunta entre as forças policiais brasileiras e bolivianas, na tarde de hoje, 16, foi realizada com sucesso a recuperação e repatriação de um veículo objeto de apropriação indébita. A Operação Águas Seguras, composta pelo NIIF/GEI, BPFRON/PM e DENARC/PC, contou com o apoio das autoridades bolivianas, representadas pela DIPROVE, em Guayaramerin, Bolívia.

O veículo, um Jeep Compass, havia sido apropriado indevidamente na cidade do Rio de Janeiro na noite de 09 de maio de 2022. O automóvel, pertencente à empresa Localiza, foi subtraído por um cliente que não o devolveu caracterizando o crime de apropriação indébita, conforme o Art. 168 do Código Penal.

A operação foi deflagrada após o compartilhamento de informações entre as autoridades dos dois países, o que permitiu localizar o veículo em território boliviano. O automóvel, encontrado sem a placa identificadora e em uso irregular, foi apreendido e encaminhado ao pátio do antigo DENARC em Guajará-Mirim, onde permanecerá à disposição da justiça.

 O caso foi comunicado à Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) de Guajará-Mirim, que dará continuidade às investigações e tomará as providências para a restituição do veículo à locadora. A operação reforça a importância da cooperação internacional no combate a crimes transnacionais e demonstra a eficácia das ações integradas entre Brasil e Bolívia.

Continue lendo

Polícia

Polícia Militar prende motorista armado na BR-319

Publicado

em

Durante a “Operação Protetor das Fronteiras e Divisas”, que tem como objetivo combater crimes transfronteiriços na divisa entre Rondônia e Amazonas, a equipe do BPFRON, em conjunto com o CANIL/BPCHOQUE e o BPTAR, realizou, na madrugada desta terça-feira (17), uma abordagem na BR-319, nas proximidades do km 70, a um veículo modelo Palio, conduzido por um homem de 37 anos.

Durante a revista no veículo, foi encontrada uma pistola Taurus calibre 380, modelo 938, escondida dentro de uma bota no assoalho do passageiro. Além da arma, também foram localizados dois carregadores e 25 munições de calibre 380, sendo 20 ogivais e 5 de ponta oca.

O motorista informou que estava se deslocando da comunidade 180, no Amazonas, com destino à cidade de Ariquemes, em Rondônia. No entanto, ele não possuía porte de arma de fogo, apresentando apenas o registro do armamento. Diante disso, foi dada voz de prisão ao condutor por porte ilegal de arma, conforme o Art. 14 da Lei 10.826/2003, que exige, além do registro, uma guia de tráfego específica para o transporte de armas.

O armamento foi apreendido, e o suspeito foi encaminhado às autoridades competentes para as devidas providências.

Continue lendo

Trending