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Idosos e pessoas com deficiência (PcD) podem solicitar a emissão de credencial para estacionamento em vagas exclusivas

Idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência (PcD) podem solicitar credencial para estacionamento de veículos em vagas exclusivas, fazendo a emissão do documento de forma on-line ou presencial em Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran). O intuito é que esses grupos tenham mais facilidade para se locomover e terem o direito garantido das vagas sinalizadas e exclusivas nos estacionamentos em qualquer lugar.
De acordo com Marla de Souza, assessora do Departamento de Credenciais da Semtran, a secretaria orienta para que aqueles com mais de 60 anos sejam acompanhados por algum representante para esse procedimento, porque atualmente a maior parte da documentação é enviada on-line, através do WhatsApp ou por e-mail, e algumas vezes eles não têm acesso a essas plataformas digitais. Caso não seja possível, a equipe de atendimento da Semtran está preparada para auxiliar todo o procedimento.
“A Semtran como um órgão da Prefeitura, que quer cuidar de todas as áreas que comprometem a mobilidade urbana, de forma muito particular e carinhosa, cuida também dos idosos e pessoas de deficiência para que eles tenham uma vida digna e tranquila. A Semtran realiza ações educativas em relação ao respeito às vagas destinadas a essas pessoas, mas é importante partir do próprio ser humano o respeito às vagas dos idosos e dos PcD”, destaca Marla de Souza.

PASSO A PASSO PARA SOLICITAR A CREDENCIAL
O primeiro passo para solicitar a emissão da credencial é entrar no site da Semtran pelo link https://semtran.portovelho.ro.gov.br/credencial-de-estacionamento, preencher o requerimento com os dados pessoais e anexar as documentações exigidas, além de pagar uma taxa mínima e única de R$ 31,60. Após esse passo, aguardar um prazo de aproximadamente uma semana para retirar a credencial na sede da Semtran.
Outra forma de solicitar a credencial é de forma presencial. No atendimento presencial, a pessoa entrega os documentos necessários, paga a taxa única e a credencial já sai na hora. Os horários de atendimento para a forma presencial é das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, na Semtran, localizada na av. Amazonas, 698, bairro Santa Bárbara.
RENOVAÇÃO
Em caso da renovação on-line, a pessoa precisa apresentar os mesmos documentos apresentados na primeira via e a credencial anterior. A renovação é feita de cinco em cinco anos.
GESTANTES
Outra forma de solicitar a credencial é de forma presencial
Mulheres que estão gestantes também podem solicitar a credencial para estacionar em vagas de PcD. Para adquirir a credencial é necessário apresentar atestado médico, além da mesma documentação exigida para pessoas com deficiência, com a duração da credencial dela valendo por um ano, durante o período da gestação e primeiros cuidados.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Para emissão de credencial de PcD, é preciso formalizar requerimento acompanhado dos seguintes documentos:
1. Atestado médico, legível, emitido há no máximo três meses, comprovando a deficiência do interessado ou dificuldade de locomoção ou comprometimento de mobilidade, bem como, conforme caso, a descrição do seu caráter permanente ou transitório, apresentado em sua via original com cópia simples, contendo necessariamente:
a) descrição da deficiência, indicando, expressamente, que esta implica dificuldade de locomoção ou comprometimento de mobilidade, com indicação do CID, nos termos legais;
b) carimbo com nome, registro do CRM do médico responsável, bem como sua assinatura, local e data;
c) nas hipóteses em que a deficiência ensejadora da solicitação implique a dificuldade de locomoção ou com o comprometimento de mobilidade de forma temporária, indicação do período previsto para necessidade de autorização, que não poderá ser inferior a três meses ou superior a um ano.
2. Cópia simples da Carteira de Identidade ou documento equivalente da pessoa solicitante e, quando for o caso, de seu representante legal;
3. Cópia simples de instrumento comprobatório da representação, quando for o caso, em nome do representante legal da pessoa solicitante;
4. Cópia simples de comprovante de residência no município de Porto Velho, emitido há, no máximo, três meses da data da solicitação;
5. Cópia do comprovante de pagamento da taxa de abertura de processo em caso de primeira emissão;
6. Cópia simples da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do solicitante e, quando for o caso, de seu representante legal.
Documentação necessária para emissão de credencial de pessoa idosa:
1. Cópia simples da Carteira de Identidade ou documento equivalente da pessoa solicitante e,
quando for o caso, de seu representante legal;
2. Cópia simples do comprovante de residência no município de Porto Velho e demais distritos, emitido não há mais do que três meses da data da solicitação.
a) Serão aceitos como comprovante de residência as contas de luz, água, telefone, gás, internet ou TV a cabo, fatura de cartões de crédito, carnê de IPTU e contrato de locação de imóvel com firma reconhecida;
b) Nos casos em que o cidadão declarar não possuir nenhum dos comprovantes mencionados no parágrafo anterior, o mesmo poderá preencher a Declaração de Residência, conforme previsto na Lei Federal 7.115/1983. III – Cópia de comprovação de vínculo familiar entre o beneficiário e o responsável, caso necessário.
3. Cópia do comprovante de pagamento da taxa de abertura de processo, em caso de primeira emissão.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação
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Pagamento do abono salarial começa para nascidos em julho e agosto; veja quem tem direito

Cerca de 3,8 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em julho e agosto que ganham até dois salários mínimos podem sacar, a partir desta segunda-feira (16), o valor do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) em 2025 (ano-base 2023). A quantia está disponível no Portal Gov.br.
Ao todo, a Caixa Econômica Federal liberará pouco mais de R$ 4,5 bilhões neste mês. Aprovado no fim do ano passado, o calendário de liberações segue o mês de nascimento do trabalhador. Os pagamentos começaram em 17 de fevereiro e vão até 15 de agosto. O trabalhador pode conferir a situação do benefício no aplicativo Carteira de Trabalho Digital.
Neste ano, R$ 30,7 bilhões poderão ser sacados. Segundo o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), o abono salarial de 2025 será pago a 25,8 milhões de trabalhadores em todo o país. Desse total, cerca de 22 milhões que trabalham na iniciativa privada receberão o PIS e 3,8 milhões de servidores públicos, empregados de estatais e militares têm direito ao Pasep.
O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal; e o Pasep, pelo Banco do Brasil. Como ocorre tradicionalmente, os pagamentos serão divididos em seis lotes, baseados no mês de nascimento. O saque iniciará nas datas de liberação dos lotes e acabarão em 29 de dezembro de 2025. Após esse prazo, será necessário aguardar convocação especial do Ministério do Trabalho.

Arte abono salarial PIS/Pasep – Arte/Agência Brasil
Quem tem direito
Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos, e que tenha trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
O valor do abono é proporcional ao período em que o empregado trabalhou com carteira assinada em 2023. Cada mês trabalhado equivale a um benefício de R$ 126,50, com períodos iguais ou superiores a 15 dias contados como mês cheio. Quem trabalhou 12 meses com carteira assinada receberá o salário mínimo cheio, de R$ 1.518.
O abono salarial não se confunde com as cotas do antigo Fundo PIS/Pasep, que estão sendo sacadas por meio de outra plataforma, lançada em março deste ano. O antigo fundo abriga cotas de cerca de 10,5 milhões de trabalhadores formais antes da Constituição de 1988. O abono salarial beneficia trabalhadores com carteira assinada após a Constituição de 1988 com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Pagamento
Trabalhadores da iniciativa privada com conta corrente ou poupança na Caixa receberão o crédito automaticamente no banco, de acordo com o mês de seu nascimento.
Os demais beneficiários receberão os valores por meio da poupança social digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, também de acordo com o calendário de pagamento escalonado por mês de nascimento.
O pagamento do abono do Pasep ocorre via crédito em conta para quem é correntista ou tem poupança no Banco do Brasil. O trabalhador que não é correntista do BB pode efetuar a transferência via TED para conta de sua titularidade via terminais de autoatendimento e portal ou no guichê de caixa das agências, mediante apresentação de documento oficial de identidade.
Quem não é correntista da Caixa ou do Banco do Brasil e tem direito ao benefício também pode sacar o valor por meio do Portal Gov.br, no serviço “Receber o abono salarial”, mas é necessário ter conta prata ou ouro.
Até 2020, o abono salarial do ano anterior era pago de julho do ano corrente a junho do ano seguinte. No início de 2021, o Codefat atendeu a recomendação da Controladoria-Geral da União (CGU) e passou a depositar o dinheiro somente dois anos após o trabalho com carteira assinada.

Fonte: Agência Brasil
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Mais de 1.300 veículos conservados estão à venda em cinco leilões do Detran-RO; saiba como participar

Mais de 1.300 veículos conservados estão disponíveis para lances em cinco leilões eletrônicos organizados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), abertos tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Quatro desses leilões já estão em andamento, um novo certame começa nesta segunda-feira (16), e outro será aberto no próximo dia 23 de junho.
Podem participar dos leilões eletrônicos pessoas jurídicas e físicas maiores de 18 anos ou emancipadas, previamente cadastradas junto ao Detran-RO. O cadastro deverá ser realizado no portal leilaoonline.detran.ro.gov.br. A participação nos leilões significa a aceitação das condições de vendas previstas para o certame, de forma que é imprescindível a leitura dos termos do edital.
LEILÃO DE SUCATAS
Também está aberto o leilão eletrônico de veículos automotores classificados como sucatas inservíveis, exclusivamente para empresas legalmente registradas nos setores de reciclagem, siderurgia ou fundição. São 9.960 veículos, totalizando cerca de 2,5 toneladas, abertos para visitação.
CRONOGRAMA
Os editais onde constam todas as informações sobre os veículos disponíveis estão publicados no portal oficial do Detran-RO. Abaixo, consta uma tabela resumida com as principais informações, como o edital de leilões, quantidade de veículos e os prazos de visitação e lances. Os veículos disponíveis nos certames estão disponibilizados em diversas cidades do estado, listadas nos editais.
LEILÃO | TIPO DE VEÍCULO | LOTES | PRAZO VISITAÇÃO | PRAZO LANCES |
N° 107/2025 | CONSERVADOS | 236 | INÍCIO – 2/6, de 8h às 13hFIM – 13/6, 8h às 13h | INÍCIO – 16/6, às 8hFIM – 18/6, a partir das 8h |
N° 108/2025 | CONSERVADOS | 291 | INÍCIO – 2/6, de 8h às 13hFIM – 13/6, de 8h às 13h | INÍCIO – 16/6, às 11h FIM – 18/6, a partir das 11h |
N° 109/2025 | CONSERVADOS | 419 | INÍCIO – 9/6, de 8h às 13h FIM – 18/6, de 8h às 13h | INÍCIO – 23/6, às 8hFIM – 25/6, a partir das 8h |
Nº 110/2025 | CONSERVADOS | 194 | INÍCIO – 16/6, de 8h às 13hFIM – 27/6, de 8h às 13h | INÍCIO – 30/6, às 8hFIM – 2/7, a partir das 8h |
N° 111/2025 | CONSERVADOS | 168 | INÍCIO – 23/6, de 8h às 13hFIM – 4/7, de 8h às 13h | INÍCIO – 7/7, às 8hFIM – 9/7, a partir das 8h |
N° 001/2025 | SUCATAS | 9.960 | INÍCIO – 30/5, de 7h30 às 13hFIM – 23/6, de 7h30 às 13h | INÍCIO – 24/6, às 7h30FIM – 25/6, às 13h30 |
ENDEREÇOS ONLINE
- Cadastro: leilaoonline.detran.ro.gov.br
- Agendamento de Visitação: agendaatendimento.detran.ro.gov.br
- Lance: leilaoonline.detran.ro.gov.br/Arrematante/Cadastro
Fonte: Secom
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Autoridades brasileiras devem deixar Israel rumo à Jordânia nesta segunda; governador de Rondônia está entre os retidos

O grupo de autoridades brasileiras que está retido em Israel por conta da escalada do conflito com o Irã deve deixar o território israelense ainda nesta segunda-feira (16) em direção à Jordânia, por via terrestre. A informação foi confirmada pelos portais UOL e Metrópoles (https://www.metropoles.com/mundo/grupo-de-autoridades-brasileiras-deve-ser-levado-a-jordania-nesta-2a).
Entre os integrantes está a comitiva de Rondônia, liderada pelo governador Marcos Rocha (União Brasil), que tem divulgado vídeos de dentro de um bunker relatando a situação e os momentos de tensão vividos pelos brasileiros durante os ataques com mísseis às principais cidades israelenses.
O senador Carlos Viana (Podemos), que acompanha as tratativas junto ao governo de Israel e ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, informou que a prioridade inicial é retirar prefeitos, vice-prefeitos e secretários que estavam no país a convite do governo israelense para participar de uma feira internacional nas áreas de tecnologia, segurança pública e agricultura.
Ainda não há confirmação oficial se o governador Marcos Rocha e os demais integrantes da comitiva de Rondônia estarão entre os que deixarão Israel nesta primeira operação de retirada. Após a chegada à Jordânia, as autoridades serão embarcadas em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino a Brasília.
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