Geral
Detran-RO alerta sobre prazo de prorrogação de processos ativos de CNH
Candidatos com processos de primeira habilitação ativos, no período de 1º de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2023, têm até 31 de dezembro de 2024 para conclusão, conforme determina a Deliberação 271/2023, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) alerta que em Rondônia, mais de 29 mil candidatos encontram-se nesta situação. Para dar continuidade ao processo, o candidato deve procurar o Centro de Formação de Condutores (CFC), que iniciou o processo. Para os processos abertos em 2024, mantém o prazo normal para conclusão, que é de 12 meses a partir da inscrição.
PRIMEIRA HABILITAÇÃO
Para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) são necessários alguns requisitos, como:
- Ter 18 anos completos, saber ler e escrever, ter documento de identidade e comprovar residência.
- Ser aprovado em avaliação psicológica, exame de aptidão física e mental, e nos exames teórico e prático de direção.
Fonte: Secom
Geral
Porto Alegre confirma primeiro caso de mpox e liga alerta no carnaval
A prefeitura de Porto Alegre confirmou um novo caso de Mpox na capital gaúcha em 2026, levando a um reforço nas orientações preventivas para o Carnaval. Segundo a Vigilância Epidemiológica, a infecção foi contraída fora do município.
A doença é causada por um vírus do mesmo grupo da varíola, e a transmissão ocorre, principalmente, por contato direto com lesões na pele, saliva ou secreções respiratórias de uma pessoa infectada.
Como medida de prevenção, a administração municipal orienta que os foliões verifiquem a pele em busca de bolhas ou feridas e evitem contato físico prolongado com pessoas que apresentem lesões suspeitas. Higienizar as mãos e não compartilhar objetos também são recomendações.
Em 2025, a cidade havia registrado 11 casos. As autoridades alertam para sintomas como febre, dores de cabeça e muscular, fraqueza e ínguas, que podem preceder o aparecimento das lesões na pele.
Geral
Motorista de aplicativo é banido após recusar mais de 4 mil corridas
A Justiça decidiu manter o bloqueio de um motorista de aplicativo que recusou 4.421 corridas em apenas 30 dias. Além disso, ele também cancelou 769 viagens que já haviam sido aceitas na plataforma. O caso ocorreu da cidade de Mongaguá, no Litoral Sul de São Paulo.
De acordo com o processo, após ser bloqueado, o motorista entrou com uma ação judicial pedindo para ser reintegrado ao aplicativo. Ele também solicitou uma indenização de R$ 28 mil por danos morais e lucros cessantes (valores que ele teria deixado de ganhar).
A defesa do condutor afirmou que o desligamento foi feito de forma genérica, com a justificativa de excesso na taxa de cancelamento. Segundo os advogados, o motorista teria o direito de aceitar ou recusar corridas.
Por outro lado, a empresa responsável pela plataforma apresentou dados mostrando que o profissional descumpriu os termos de uso e as regras da comunidade, ao registrar um número considerado muito alto de recusas e cancelamentos.
Na decisão, a juíza Lígia Dal Colletto Bueno destacou que, embora os motoristas tenham autonomia para aceitar ou recusar corridas, o volume elevado de cancelamentos configurou abuso de direito.
A magistrada também afirmou que houve violação do princípio da boa-fé objetiva, que exige honestidade e equilíbrio nas relações contratuais. Com base nas provas apresentadas, a Justiça negou o pedido do motorista. O bloqueio na plataforma foi mantido, e ele não receberá a indenização solicitada.
Por Metrópoles
Geral
Moradores se assustam ao encontrar jiboia escondida entre telhas em casa
Na noite de domingo (15), uma jiboia foi encontrada em uma residência na área urbana de Ji-Paraná (RO), escondida entre pilhas de telhas, e acabou causando susto aos moradores.
O Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia informou que foi acionado pelo proprietário da casa. A jiboia foi capturada com segurança e posteriormente devolvida ao seu habitat natural. Os bombeiros reforçam que não se deve tentar capturar animais silvestres por conta própria. A recomendação é ligar para o 193 e aguardar a equipe especializada para evitar acidentes.
Por que cobras surgem em áreas urbanas
Especialistas explicam que a presença de cobras em cidades está diretamente ligada à destruição do habitat natural, agravada durante o período do chamado “inverno amazônico”.
Ao buscar locais secos para abrigo, esses animais podem invadir residências, especialmente se sentirem cheiro de presas. Esse comportamento explica o aumento de registros de cobras, como a jiboia, em áreas urbanas.
-
Geral7 horas atrásPorto Alegre confirma primeiro caso de mpox e liga alerta no carnaval
-
Empregos9 horas atrásInscrições para concursos da Seduc com 4.392 vagas e salários de R$ 5.118,41 encerram hoje
-
Geral10 horas atrásMoradores se assustam ao encontrar jiboia escondida entre telhas em casa
-
Geral8 horas atrásMotorista de aplicativo é banido após recusar mais de 4 mil corridas
-
Polícia7 horas atrásHomem fica gravemente ferido após ataque a golpes de facão na Zona Leste
-
Polícia9 horas atrásPRF prende homem com 3 kg de maconha em ônibus na BR-364
-
Polícia28 minutos atrásRondoniense de 24 anos morre após sofrer mal súbito durante a madrugada no Mato Grosso do Sul
-
Polícia7 horas atrásMotociclista sobrevive após grave colisão com caminhão na BR-364

