Conecte-se conosco

Polícia

Irmãos planejavam de dentro de penitenciária assassinar Promotora de Justiça em Rondônia

Publicado

em

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por intermédio de seu Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública (GAESP) e da 5ª Promotoria de Justiça de Ariquemes, deflagrou, em conjunto com a Polícia Civil do Estado de Rondônia, nesta manhã (19/6/2024), a Operação Fraternum, com a finalidade de cumprir mandados de busca e apreensão em residências de 9 (nove) alvos, deferidos pelo Juízo de Direito Plantonista Criminal da Comarca de Ariquemes/RO.

A investigação visa a instruir Procedimento Investigatório Criminal (PIC) instaurado no âmbito da 5ª Promotoria de Justiça, a partir de notícia-crime enviada ao Ministério Público de Rondônia, tendo como objeto a apuração da suposta prática dos crimes de integrar organização criminosa (art. 2º, caput, da Lei nº 12.850/2013), embaraçar investigações (art. 2º, § 1º, da Lei nº 12.850/2013), além do crime de ameaça a uma Promotora de Justiça (art. 147 do Código Penal).

Segundo apurado, dois irmãos condenados no tribunal do júri estariam arquitetando, de dentro do presídio, ceifar a vida de uma Promotora de Justiça, sendo que usariam o valor adquirido como proveito de um dos crimes praticados por eles para financiar a empreitada criminosa.

O Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública e a 5ª Promotoria de Justiça levantaram as primeiras informações e realizaram diligências iniciais suficientes a fundamentarem o pedido de busca e apreensão domiciliar e pessoal, bem como de autorização de acesso aos dados armazenados em dispositivos eletrônicos eventualmente apreendidos, além da autorização para afastamento do sigilo de dados telemáticos, tudo em relação às pessoas que, segundo as informações coletadas, prestavam auxílio aos criminosos.

A Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO) auxiliou no levantamento de informações sobre qualificações e endereços dos envolvidos, além de ficar encarregada da execução do cumprimento dos mandados, com equipes compostas por integrantes das Delegacias da Regional de Ariquemes e da Comarca de Machadinho do Oeste.

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e a Direção da Unidade Prisional também contribuíram com atuação rápida e efetiva, através de revista realizada nos pavilhões do presídio, por meio da ação do Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (GAPE), objetivando buscar mais elementos de informação nas celas em que os alvos estão custodiados.

O nome atribuído à operação advém do latim Frater, que significa fraterno e faz referência a irmandade, pois, se de um lado há a irmandade dos criminosos; do outro, está evidente a do sistema de justiça: Ministério Público, Polícia Civil e Polícia Penal.

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)

Polícia

URGENTE: Mulher fica em estado grave após receber mata-leão durante briga na zona sul

Publicado

em

Moradoras que vivem em situação de rua entraram em luta corporal e uma acabou ficando em estado grave após levar um mata-leão na noite deste domingo (30/06). O fato aconteceu na rua Geraldo Siqueira com rua bom Jesus, bairro cidade do lobo, região sul de Porto Velho (RO).

De acordo com informações de testemunhas que presenciaram a confusão, a vítima estava sendo acusada de furto pela outra mulher, foi quando então iniciou a briga. Testemunhas ainda relataram que as mulheres estavam ingerindo bebida alcoólica.

Populares interviram na confusão para separar as mulheres, e acionaram a Polícia Militar. A vítima foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ainda desacordada, foi encaminhada a uma unidade de pronto atendimento na zona sul, já a outra mulher fugiu do local.

Continue lendo

Polícia

URGENTE: Polícia Civil prende acusado de matar vereador em Rondônia

Publicado

em

Agentes da Polícia Civil de Rondônia prenderam na noite deste domingo (30) José Ferreira Martins, conhecido como “Zezinho”, principal acusado de assassinar a facadas o vereador Daniel de Souza Lopes, de Novo Horizonte d’Oeste.

José Ferreira foi detido na zona rural de Mirante da Serra, município localizado na macrorregião de Ouro Preto do Oeste. A prisão foi realizada por agentes da Draco e um policial da Polícia Civil de Buritis que estavam em diligência para capturar o foragido.

O crime ocorreu no último sábado, 22, na Linha 160, km 8.5 Sul, em Novo Horizonte D’Oeste. O vereador Daniel de Souza Lopes foi encontrado morto em sua propriedade, com múltiplas perfurações pelo corpo, um corte no pescoço, a orelha esquerda arrancada e um corte que se estendia da boca até a orelha. Testemunhas relataram que a vítima chegou à propriedade no banco do carona de uma motocicleta Honda FAN preta. José Ferreira Martins foi identificado como o autor do esfaqueamento.

O homicídio foi cometido com extrema crueldade. Após o crime, Zezinho fugiu do local. Ele estava escondido na região de Mirante da Serra, onde foi encontrado e preso. O foragido foi levado para a UNISP em Ouro Preto do Oeste por volta das 20h30 do domingo e, após passar por exame de corpo de delito, será transferido para a Casa de Detenção da cidade, com posterior transferência para o município de Rolim de Moura.

O motivo do crime estaria relacionado a uma dívida, que culminou em uma discussão acalorada e, por fim, com Zezinho atacando Daniel com uma faca de cabo preto, desferindo vários golpes fatais na vítima.

Continue lendo

Polícia

Mulher pega moto escondida do marido e morre em grave acidente

Publicado

em

Identificada como Cleidiane Nascimento, a mulher de 38 anos morreu após colidir violentamente contra uma cerca de arame. A fatalidade aconteceu distrito de Vitória da União, em Rondônia.
 
De acordo com informações a vítima, que seria ex-moradora de Cerejeiras, pegou o veículo sem autorização do marido, que estava dormindo, e saiu com um sobrinho na garupa. Quando passava pela curva da avenida JK, a principal da localidade, bateu na cerca e sofreu um profundo corte no pescoço.
 
O adolescente que a acompanhava sofreu ferimentos na boca e foi levado para o Hospital Municipal após receber os primeiros atendimentos médicos de uma equipe de resgate do corpo de bombeiros.

Segundo informações da polícia militar, Cleidiane não possuía habilitação e deixa quatro filhas.

Continue lendo

Trending