Polícia
Irmãos planejavam de dentro de penitenciária assassinar Promotora de Justiça em Rondônia

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por intermédio de seu Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública (GAESP) e da 5ª Promotoria de Justiça de Ariquemes, deflagrou, em conjunto com a Polícia Civil do Estado de Rondônia, nesta manhã (19/6/2024), a Operação Fraternum, com a finalidade de cumprir mandados de busca e apreensão em residências de 9 (nove) alvos, deferidos pelo Juízo de Direito Plantonista Criminal da Comarca de Ariquemes/RO.
A investigação visa a instruir Procedimento Investigatório Criminal (PIC) instaurado no âmbito da 5ª Promotoria de Justiça, a partir de notícia-crime enviada ao Ministério Público de Rondônia, tendo como objeto a apuração da suposta prática dos crimes de integrar organização criminosa (art. 2º, caput, da Lei nº 12.850/2013), embaraçar investigações (art. 2º, § 1º, da Lei nº 12.850/2013), além do crime de ameaça a uma Promotora de Justiça (art. 147 do Código Penal).
Segundo apurado, dois irmãos condenados no tribunal do júri estariam arquitetando, de dentro do presídio, ceifar a vida de uma Promotora de Justiça, sendo que usariam o valor adquirido como proveito de um dos crimes praticados por eles para financiar a empreitada criminosa.
O Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública e a 5ª Promotoria de Justiça levantaram as primeiras informações e realizaram diligências iniciais suficientes a fundamentarem o pedido de busca e apreensão domiciliar e pessoal, bem como de autorização de acesso aos dados armazenados em dispositivos eletrônicos eventualmente apreendidos, além da autorização para afastamento do sigilo de dados telemáticos, tudo em relação às pessoas que, segundo as informações coletadas, prestavam auxílio aos criminosos.
A Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO) auxiliou no levantamento de informações sobre qualificações e endereços dos envolvidos, além de ficar encarregada da execução do cumprimento dos mandados, com equipes compostas por integrantes das Delegacias da Regional de Ariquemes e da Comarca de Machadinho do Oeste.
A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e a Direção da Unidade Prisional também contribuíram com atuação rápida e efetiva, através de revista realizada nos pavilhões do presídio, por meio da ação do Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (GAPE), objetivando buscar mais elementos de informação nas celas em que os alvos estão custodiados.
O nome atribuído à operação advém do latim Frater, que significa fraterno e faz referência a irmandade, pois, se de um lado há a irmandade dos criminosos; do outro, está evidente a do sistema de justiça: Ministério Público, Polícia Civil e Polícia Penal.
Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
Polícia
Motorista é preso com grande carga de drogas em carreta na capital – VEJA O VÍDEO

Uma ação conjunta das equipes do Batalhão de Policiamento Tático Ação e Reação (BPTAR), Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) e Batalhão de Choque (BPCHOQUE) resultou na apreensão de uma grande quantidade de drogas na noite desta segunda-feira (30), em Porto Velho.
De acordo com informações apuradas pela equipe do Notícias Urgentes, o flagrante ocorreu na Rua Peroba, no bairro Eldorado, zona sul da capital. Segundo informações preliminares, o motorista da carreta havia estacionado no local com a intenção de descarregar parte da carga ilícita, quando foi surpreendido pelos policiais.
Durante a abordagem, os agentes confirmaram que a carreta transportava entorpecentes. O veículo foi imediatamente encaminhado ao Departamento de Flagrantes da Polícia Civil, onde centenas de caixas estão sendo desembarcadas para contabilização da droga apreendida.
O motorista foi preso em flagrante e está à disposição da Justiça. A operação segue em andamento, e novas informações devem ser divulgadas pelas autoridades nas próximas horas.



Polícia
Mulher é presa por exploração sexual de adolescente em casa de prostituição

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 38ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Itapiranga (a 227 quilômetros de Manaus), em ação conjunta com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), a Guarda Civil Municipal (GCM) e o Conselho Tutelar, prendeu em flagrante, no domingo (29/06), uma mulher de 40 anos por exploração sexual de uma adolescente de 16 anos. A prisão aconteceu no bairro Novo Horizonte, em Itapiranga.
Segundo o delegado Aldiney Nogueira, titular da 38ª DIP, as investigações começaram após denúncias que apontaram a existência de uma casa de prostituição no município, com indícios de exploração sexual de adolescentes.
“Durante a operação, deslocamo-nos até uma residência que funcionava como bar. No local, encontramos jovens que confirmaram a realização de programas sexuais. Uma delas, sem documento de identificação e com aparência de menor de idade, teve sua identidade verificada nos sistemas de segurança, confirmando que tem apenas 16 anos”, explicou o delegado.
Conforme a autoridade policial, a suspeita, que já possui outro estabelecimento semelhante em Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus), foi conduzida à delegacia e autuada pelo crime de exploração sexual de adolescentes. O local foi interditado pela Polícia Civil, com apoio da Prefeitura Municipal, por operar sem alvará e praticar atividades criminosas.
A adolescente foi encaminhada ao Conselho Tutelar, que a entregará à sua família, residente em outro município. O delegado destacou que o aumento de trabalhadores de outros estados em Itapiranga, devido à exploração de gás natural, tem contribuído para o surgimento de estabelecimento voltado à prostituição. “É fundamental reforçar que a exploração sexual é crime, e as penalidades são ainda mais severas quando envolvem adolescentes”, afirmou Nogueira.
A mulher permanecerá à disposição da Justiça, aguardando audiência de custódia.

Polícia
Homem é preso pelo BPTAR com arma e munições na José Amador dos Reis

Policiais do Batalhão de Policiamento Tático Ação e Reação (BPTAR) prenderam um homem de 36 anos por porte ilegal de arma de fogo na tarde desta segunda-feira (30), no cruzamento da Avenida José Amador dos Reis com a Rua Vila Mariana, no bairro Cascalheira, zona leste de Porto Velho.
A prisão ocorreu durante patrulhamento da Operação Máximo. De acordo com informações apuradas pela equipe do Notícias Urgentes, os policiais avistaram o suspeito parado em uma motocicleta em atitude suspeita. Ao ser abordado, durante a revista, os militares encontraram um revólver calibre .38 com cinco munições intactas dentro da bolsa que ele carregava.
Questionado, o homem confessou que havia recebido a arma no bairro Três Marias e que a entregaria em uma residência no próprio bairro Cascalheira. Pelo transporte, disse que receberia R$ 300.
Diante dos fatos, ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado ao Departamento de Flagrantes para as providências cabíveis.


-
Polícia8 horas atrás
Forças de segurança apreendem carregamento de 4 toneladas de drogas em carreta
-
Polícia7 horas atrás
Homem é morto a tiros enquanto andava de bicicleta na Estrada Santo Antônio, em Porto Velho
-
Polícia33 minutos atrás
Motorista é preso com grande carga de drogas em carreta na capital – VEJA O VÍDEO
-
Polícia8 horas atrás
Adolescente de 13 anos mata avó e fere avô após ser proibido de usar celular
-
Polícia21 horas atrás
Homem é morto a tiros no Residencial Orgulho do Madeira
-
Geral11 horas atrás
Inscrições para tirar CNH gratuita em Rondônia terminam nesta segunda-feira (30)
-
Polícia2 horas atrás
Homem é preso pelo BPTAR com arma e munições na José Amador dos Reis
-
Polícia8 horas atrás
PRF realiza apreensões de drogas no final de semana em Rondônia