Geral
Idep abre inscrições para vários cursos presenciais em Porto Velho e Extrema até o dia 20
Estão abertas até a próxima quinta-feira (20), as inscrições para novos cursos profissionalizantes presencias em Porto Velho. As inscrições podem ser realizadas pelo link https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/cursos-presenciais-formacao-inicial-inscricoes-de-13-6-a-20-6/. Neste cronograma são ofertados cursos nas áreas de saúde, gestão, vendas, segurança no trabalho e turismo.
As aulas acontecerão em Porto Velho, na sede do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep), localizada na Avenida Tiradentes, Bairro Industrial; no polo Flora Calheiros, zona Leste; e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jayme Peixoto de Alencar, no distrito de Extrema.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha salientou que, ao priorizar o ensino profissionalizante como uma política pública, o governo do estado amplia as oportunidades de jovens e trabalhadores que já têm uma carreira consolidada se atualizarem, para abraçar novas oportunidades. “Com o avanço da economia rondoniense esses segmentos estão gerando novas oportunidades aos cidadãos. Dessa forma, a oferta de cursos profissionalizantes, em diversas áreas, garantem à população a opção de escolher em que setor quer atuar”, ressaltou.
MERCADO DE TRABALHO
Luciano Vascques Ferreira, que mora no bairro São João Bosco, em Porto Velho, aos 24 anos começou a fazer o curso técnico em administração, para ingressar mais rápido no mercado de trabalho. A formação técnica lhe habilita para atuar em todos os departamentos da gestão de uma empresa. “Minha prioridade é atuar como técnico administrativo, mas o conhecimento que estou adquirindo em sala será muito útil quando resolver fazer um concurso público também”, frisou.
Segundo a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, os cursos profissionalizantes de curta, média ou longa duração sempre fazem a diferença na vida do cidadão, porque estão sempre seguindo as tendências do mercado de trabalho. “Quanto mais o trabalhador se qualifica mais aumentam as chances de se destacar, seja em um posto de trabalho ou abrindo o próprio negócio”, destacou.
PORTO VELHO
Cursos ofertados na sede do Idep:
- Norma Regulamentadora NR 10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade);
- Primeiros Socorros;
- Monitor de Turismo.
Cursos do Polo Flora Calheiros:
- Boas Práticas de Copeira Hospitalar;
- Matemática Financeira;
- Auxiliar administrativo.
EXTREMA
Curso ofertado na escola Jayme Peixoto de Alencar
- Gestão de Vendas.
Geral
Decreto municipal proíbe paredões de som automotivo durante o carnaval em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho está implementando medidas mais rigorosas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), com objetivo de melhorar ainda mais a organização, segurança e bem-estar dos brincantes durante o Carnaval 2026 na capital rondoniense.
De acordo com o Decreto nº 21.693, de 30 de dezembro de 2025, fica proibido o uso de paredões de som (veículos equipados com som automotivo de alta potência) durante os desfiles dos blocos carnavalescos e nas vias adjacentes aos eventos.
A medida tem como objetivos respeitar a programação oficial dos blocos, garantindo que as apresentações musicais e atividades não sejam interrompidas, além de prevenir aglomerações que possam comprometer a segurança dos foliões.
Com o intuito de coibir possíveis infrações, a fiscalização será realizada de forma integrada por equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra/SESB), Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran) e pela própria Sema, com o apoio da Polícia Militar, caso seja necessário.
O decreto também estabelece que os desfiles dos blocos carnavalescos sejam encerrados às 4h da manhã. As agremiações participantes são responsáveis por cumprir os horários definidos pela Prefeitura e contribuir para a boa organização do evento, de forma que não haja transtornos à comunidade.
SANÇÕES
Vinícius Miguel, secretário titular da Sema, ressalta que o descumprimento das regras previstas no decreto pode resultar em penalidades aplicadas com base em legislações municipais já vigentes.
É o caso de alguém realizar eventos sem licenças ou autorizações, uso de paredões de som proibidos, desrespeito ao horário máximo dos desfiles, alterações de itinerários não autorizadas, bloqueios de vias públicas, danos ao patrimônio público, infrações ambientais, irregularidades sanitárias na comercialização de alimentos e no uso de banheiros químicos, entre outras.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Geral
Abertas as inscrições para 21ª Olimpíada Brasileira de Matemática
O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) abriu nesta quarta-feira (4/2) inscrições para a 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), a maior olimpíada científica do país, voltada a alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio de escolas públicas e privadas.
Promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a edição de 2026 distribuirá 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelas escolas, na página da Obmep, até 16 de março. Podem participar da olimpíada instituições públicas municipais, estaduais e federais, bem como privadas. A competição reúne anualmente mais de 18,5 milhões de estudantes de todas as regiões do Brasil.
Os estudantes premiados nacionalmente são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que incentiva o desenvolvimento acadêmico e oferece uma bolsa de R$ 300, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), aos alunos de escolas públicas participantes do programa.
Além da premiação nacional, a Obmep também reconhece os estudantes com melhor desempenho em cada estado. Serão distribuídas pelo menos 20,5 mil medalhas estaduais – mas que não dão acesso ao PIC.
Medalhista de ouro na 20ª edição, em 2025, a estudante Úrsula Romão, de Coruripe, no interior de Alagoas, destaca a importância de participar da competição científica. “Acho que essa prova foi uma das mais importantes que eu já fiz na minha vida. Ela realmente me deu muitas oportunidades e me abriu muitas portas.”
Como se inscrever
A inscrição é feita exclusivamente pelas escolas, que devem preencher a ficha disponível no site da Obmep, informar o código MEC/Inep e criar uma senha. No regulamento, os representantes das instituições encontram todas as informações sobre condições, prazos, datas e regras de participação.
Provas
A olimpíada ocorre em duas fases. A 1ª fase é composta por uma prova objetiva com 20 questões, aplicada pela própria escola em 9 de junho. Os estudantes mais bem colocados serão classificados para 2ª fase, que acontece em 17 de outubro.
Aplicada nos centros definidos pela organização da olimpíada, a prova é composta por seis questões discursivas, elaboradas de acordo com o grau de escolaridade dos alunos:
- Nível 1: 6º e 7º anos do ensino fundamental
- Nível 2: 8º e 9º anos do ensino fundamental
- Nível 3: ensino médio
Resultado – A divulgação dos aprovados para a segunda fase será feita em 3 de agosto, e a divulgação dos premiados nacionais, em 15 de dezembro.
Obmep – Criada pelo Impa em 2005, a Obmep é promovida com recursos do MEC e do MCTI. A olimpíada contribui para estimular o estudo da matemática, identificar jovens talentos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento, além de apoiar a melhoria da qualidade da educação básica no Brasil.
Fonte: Governo Federal
Geral
Curto-circuito em ar-condicionado é registrado em escola municipal de Porto Velho
Ocorrência aconteceu fora do horário de aulas e não afetou alunos ou servidores
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que a Unidade Municipal de Educação Marise e Castiel registrou um curto-circuito provocado por falha em uma central de ar-condicionado.
No momento da ocorrência, a escola estava fechada e contava apenas com a presença de guardas patrimoniais. Não havia alunos, professores ou outros servidores no local. A ação imediata da equipe de vigilância evitou que o problema se ampliasse e limitou o dano à perda do equipamento.
“Foi uma situação pontual, controlada com rapidez, sem qualquer impacto na estrutura da escola ou risco às pessoas. Todas as unidades passam por acompanhamento e, quando ocorre um registro como esse, a orientação é revisar a parte elétrica para garantir tranquilidade à comunidade escolar”, afirmou Giordani Lima, secretário municipal de Educação.
A Semed esclarece que não houve dano estrutural ao prédio nem prejuízo ao funcionamento da unidade. Como medida preventiva, será realizada uma inspeção completa na rede elétrica da escola, com foco na segurança das instalações e no uso adequado dos equipamentos.
As aulas na Unidade Municipal de Educação Marise e Castiel serão retomadas normalmente na segunda-feira, dia 9 de fevereiro de 2026.
A Secretaria Municipal de Educação reforça que mantém protocolos de segurança e prevenção em todas as escolas da rede municipal, com atenção permanente às condições de funcionamento dos prédios e equipamentos.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
-
Polícia23 horas atrásJovem é torturado, queimado com ferro e chapinha de cabelo por mulher
-
Polícia24 horas atrásGrave acidente entre ônibus e carreta deixam ao menos 6 feridos
-
Polícia19 horas atrásSuspeito de homicídio é preso durante Operação e ouvido pela Polícia Civil
-
Geral20 horas atrásCorpo de Bombeiros Militar de Rondônia localiza jovem desaparecido
-
Polícia17 horas atrásCriança desaparecida é encontrada em segurança no Cai N’Água
-
Polícia14 horas atrásHomem é executado a tiros na BR-319, em Porto Velho
-
Polícia14 horas atrásHomem é encontrado morto em apartamento na zona leste
-
Polícia18 horas atrásCaminhoneiro de Porto Velho é preso com mais de 1,6 tonelada de maconha escondida em carga de soja no Paraná

