Geral
Idep abre inscrições para vários cursos presenciais em Porto Velho e Extrema até o dia 20
Estão abertas até a próxima quinta-feira (20), as inscrições para novos cursos profissionalizantes presencias em Porto Velho. As inscrições podem ser realizadas pelo link https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/cursos-presenciais-formacao-inicial-inscricoes-de-13-6-a-20-6/. Neste cronograma são ofertados cursos nas áreas de saúde, gestão, vendas, segurança no trabalho e turismo.
As aulas acontecerão em Porto Velho, na sede do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep), localizada na Avenida Tiradentes, Bairro Industrial; no polo Flora Calheiros, zona Leste; e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jayme Peixoto de Alencar, no distrito de Extrema.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha salientou que, ao priorizar o ensino profissionalizante como uma política pública, o governo do estado amplia as oportunidades de jovens e trabalhadores que já têm uma carreira consolidada se atualizarem, para abraçar novas oportunidades. “Com o avanço da economia rondoniense esses segmentos estão gerando novas oportunidades aos cidadãos. Dessa forma, a oferta de cursos profissionalizantes, em diversas áreas, garantem à população a opção de escolher em que setor quer atuar”, ressaltou.
MERCADO DE TRABALHO
Luciano Vascques Ferreira, que mora no bairro São João Bosco, em Porto Velho, aos 24 anos começou a fazer o curso técnico em administração, para ingressar mais rápido no mercado de trabalho. A formação técnica lhe habilita para atuar em todos os departamentos da gestão de uma empresa. “Minha prioridade é atuar como técnico administrativo, mas o conhecimento que estou adquirindo em sala será muito útil quando resolver fazer um concurso público também”, frisou.
Segundo a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, os cursos profissionalizantes de curta, média ou longa duração sempre fazem a diferença na vida do cidadão, porque estão sempre seguindo as tendências do mercado de trabalho. “Quanto mais o trabalhador se qualifica mais aumentam as chances de se destacar, seja em um posto de trabalho ou abrindo o próprio negócio”, destacou.
PORTO VELHO
Cursos ofertados na sede do Idep:
- Norma Regulamentadora NR 10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade);
- Primeiros Socorros;
- Monitor de Turismo.
Cursos do Polo Flora Calheiros:
- Boas Práticas de Copeira Hospitalar;
- Matemática Financeira;
- Auxiliar administrativo.
EXTREMA
Curso ofertado na escola Jayme Peixoto de Alencar
- Gestão de Vendas.
Geral
Corpos dos Mamonas Assassinas serão exumados após 30 anos; entenda
Quase 30 anos após o acidente aéreo que resultou na morte dos integrantes dos Mamonas Assassinas, os familiares entraram em acordo para exumar os corpos e transformar parte das cinzas em adubo para o plantio de cinco árvores no BioParque Cemitério de Guarulhos, cidade natal dos músicos na Grande São Paulo.
O anúncio foi feito neste sábado (21), por meio das redes sociais do grupo e do cemitério.
Segundo a publicação, a iniciativa é uma homenagem à banda que marcou a história da música brasileira e integra uma ação mais ampla de ressignificação da memória e das homenagens póstumas.
O local será chamado de Jardim BioParque Memorial Mamonas e trará o conceito do BioParque, que une homenagem póstuma, memória afetiva, sustentabilidade e preservação ambiental.
A proposta prevê a utilização das cinzas da cremação junto às sementes de espécies nativas, que serão monitoradas por uma equipe de especialistas, criando um ciclo simbólico em que a vida continua a partir da lembrança.
“Mais do que um memorial, o espaço se propõe a ser um patrimônio afetivo, onde o tempo não apaga as lembranças, apenas as transforma”, informou o cemitério em nota.
Tragédia na Serra da Cantareira
Em março de 1996, após uma apresentação em Brasília, os integrantes da banda embarcaram em um jatinho a caminho de Guarulhos.
Durante o voo, o avião colidiu com a Serra da Cantareira, matando todos a bordo. A morte precoce dos integrantes da banda comoveu o Brasil.
Fonte: CNN Brasil
Geral
Família procura por homem de 59 anos desaparecido desde 15 de janeiro
➡️ ENILDO GOMES DE CARVALHO
A Polícia Civil do Estado de Rondônia informa que está à procura de ENILDO GOMES DE CARVALHO, que se encontra desaparecido desde o dia 15 de janeiro de 2026, após ter sido visto pela última vez saindo de sua residência no bairro Eldorado, em Porto Velho.
De acordo com informações repassadas por familiares, ENILDO GOMES DE CARVALHO, de 59 anos, encontra-se com problemas de saúde e, no momento do desaparecimento, vestia camisa gola polo verde, short azul marinho e sandália havaiana.
A colaboração da população é essencial neste momento. Qualquer informação que possa contribuir para a localização de ENILDO GOMES DE CARVALHO será tratada com absoluto sigilo.
Ajude-nos a encontrá-lo. Sua informação pode fazer a diferença.
📞 Contato:
Disque Denúncia: 197 ou 190
WhatsApp: (69) 3216-8940
Fonte: Assessoria da Polícia Civil
Geral
Anvisa determina apreensão de lotes falsos de Mounjaro e botox
Uma ação de fiscalização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizada nesta sexta-feira (20/2) determinou a apreensão de lotes falsos do medicamento Mounjaro, e de botox, ambos fabricados por empesas desconhecidas.
A Eli Lilly do Brasil, fabricante do Mounjaro, informou ter encontrado, no mercado, unidades do lote D838838 do Mounjaro com diferenças em relação ao produto original. Entre os problemas identificados estão a impressão do nome e de outras informações do rótulo com baixa qualidade (levemente borrada). A Anvisa determinou a apreensão dos produtos e proibiu seu armazenamento, comercialização, distribuição, importação e consumo.
Botox
A ABBVIE Farmacêutica LTDA, responsável pela fabricação de botox, informou desconhecer o lote C7936C3. Segundo a empresa, os produtos do lote possuem informações diferentes das que caracterizam o produto original (datas de fabricação e validade) e provavelmente são unidades adulteradas.
Propaganda irregular
Também foi determinada a suspensão da propaganda de todos os lotes dos produtos de cannabis Canabidiol Prati-Donaduzz; Canabidiol Prati Donaduzzi 20 MG, fabricados pela empresa Prati Donaduzzi & CIA LTDA.
A divulgação está suspensa, pois foi comprovada a publicidade em redes sociais e no site do fabricante, o que está em desacordo com o artigo 12 da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 327/2019 da Anvisa.
Leia a Resolução (RE) 642 no Diário Oficial da União
Fonte: Governo Federal
-
Polícia20 horas atrásHomem é encontrado morto debaixo de carreta em pátio de posto
-
Polícia16 horas atrásSocorrista do Samu mata ex-companheira e tira a própria vida
-
Polícia2 horas atrásColisão entre moto e ônibus deixa um morto e várias pessoas feridas na BR-364
-
Polícia2 horas atrásIdentificado motociclista que morreu em grave acidente na BR-364; micro-ônibus com fiéis capotou
-
Geral15 horas atrásFamília procura por homem de 59 anos desaparecido desde 15 de janeiro
-
Polícia15 horas atrásMulher é presa com quase 29 kg de maconha e diz que receberia R$ 6 mil pelo transporte
-
Empregos2 horas atrásMais Médicos Especialistas: inscrições terminam neste domingo
-
Polícia1 hora atrásTragédia no Rio Grande: seis mortos, entre eles uma criança, após lancha bater em píer

