Conecte-se conosco

Geral

Idep abre inscrições para vários cursos presenciais em Porto Velho e Extrema até o dia 20

Publicado

em

Estão abertas até a próxima quinta-feira (20), as inscrições para novos cursos profissionalizantes presencias em Porto Velho. As inscrições podem ser realizadas pelo link https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/cursos-presenciais-formacao-inicial-inscricoes-de-13-6-a-20-6/. Neste cronograma são ofertados cursos nas áreas de saúde, gestão, vendas, segurança no trabalho e turismo.

As aulas acontecerão em Porto Velho, na sede do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep), localizada na Avenida Tiradentes, Bairro Industrial; no polo Flora Calheiros, zona Leste; e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jayme Peixoto de Alencar, no distrito de Extrema.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha salientou que, ao priorizar o ensino profissionalizante como uma política pública, o governo do estado amplia as oportunidades de jovens e trabalhadores que já têm uma carreira consolidada se atualizarem, para abraçar novas oportunidades. “Com o avanço da economia rondoniense esses segmentos estão gerando novas oportunidades aos cidadãos. Dessa forma, a oferta de cursos profissionalizantes, em diversas áreas, garantem à população a opção de escolher em que setor quer atuar”, ressaltou.

MERCADO DE TRABALHO                                           

Luciano Vascques Ferreira, que mora no bairro São João Bosco, em Porto Velho, aos 24 anos começou a fazer o curso técnico em administração, para ingressar mais rápido no mercado de trabalho. A formação técnica lhe habilita para atuar em todos os departamentos da gestão de uma empresa. “Minha prioridade é atuar como técnico administrativo, mas o conhecimento que estou adquirindo em sala será muito útil quando resolver fazer um concurso público também”, frisou.

Segundo a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, os cursos profissionalizantes de curta, média ou longa duração sempre fazem a diferença na vida do cidadão, porque estão sempre seguindo as tendências do mercado de trabalho. “Quanto mais o trabalhador se qualifica mais aumentam as chances de se destacar, seja em um posto de trabalho ou abrindo o próprio negócio”, destacou.

PORTO VELHO 

Cursos ofertados na sede do Idep:

  • Norma Regulamentadora NR 10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade);
  • Primeiros Socorros;
  • Monitor de Turismo.

Cursos do Polo Flora Calheiros:

  • Boas Práticas de Copeira Hospitalar;
  • Matemática Financeira;
  • Auxiliar administrativo.

EXTREMA 

Curso ofertado na escola Jayme Peixoto de Alencar

  • Gestão de Vendas.
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lei do Gás do Povo é sancionada e garante botijão gratuito para 15 milhões de famílias

Publicado

em

Por

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (13) a Lei nº 15.348, que institui o programa Gás do Povo. A iniciativa assegura gratuidade na recarga do botijão de gás de cozinha de 13 quilos (kg) para famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que tenham renda per capita de até meio salário mínimo.

Em nota, a Presidência da República informou que o programa busca enfrentar a pobreza energética de famílias de baixa renda, sobretudo a dificuldade de acesso ao gás liquefeito de petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha. A previsão do governo é que o programa esteja em pleno funcionamento em março, quando 15 milhões de famílias (cerca de 50 milhões de pessoas) serão contempladas.

A iniciativa envolve os ministérios de Minas e Energia e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, além da Caixa.

“Com o marco de 10 mil pontos de comercialização credenciados em menos de dois meses, uma em cada seis revendas de GLP do país está conectada à iniciativa”, destacou o Planalto.

Entenda

Para se candidatar ao programa, a família deve ser beneficiária do Bolsa Família com pelo menos duas pessoas, ter renda per capita de até meio salário mínimo e manter o CadÚnico atualizado nos últimos 24 meses. Também é preciso que o CPF do responsável familiar esteja regular e que o cadastro não apresente pendências como averiguação cadastral ou indício de óbito.

Aplicativo

No app Meu Social – Gás do Povo, as famílias podem verificar se estão elegíveis, conferir a situação do vale recarga e encontrar revendas credenciadas, além de telefones e endereços de pontos credenciados.

Para pessoas sem acesso à internet ou celular, também é possível usar o vale recarga por meio das opções: cartão do Programa Bolsa Família (com chip); cartão de débito da Caixa; informando o CPF do responsável familiar na máquina do cartão.

Canais

Beneficiários do CadÚnico podem consultar o direito ao vale recarga Gás do Povo pelos seguintes canais:

– aplicativo Meu Social – Gás do Povo

– consulta do CPF do responsável familiar na página do programa 

– Portal Cidadão Caixa 

– Atendimento Caixa Cidadão – 0800 726 0207

Fonte: Agência Brasil

Continue lendo

Geral

Pix apresenta instabilidade em transações neste sábado 

Publicado

em

Por

Usuários do Pix reclamam, na manhã deste sábado (14/2), de instabilidade na ferramenta Pix. O pico de reclamações foi registrado às 9h51.

Mensagens em aplicativos de bancos, como o Banco do Brasil, informaram que houve uma “Falha na Autenticação Inicial”.

Segundo o site DownDetector, mais de 80 reclamações a respeito da ferramenta de pagamento instantâneo foram registradas.

Na rede social X (antigo Twitter), usuários relataram mensagens de erro na transação em pleno sábado de carnaval.

Entre os comentários, estavam: “Alguém está com o Pix do Banese fora do ar??”, “Pix caiu”, “Alguém com problema em fazer pix no Banco do Brasil? Que ódio”.

Fonte: Metrópoles

Continue lendo

Geral

Confira os horários do transporte coletivo em Porto Velho

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Porto Velho informa à população que o funcionamento do transporte coletivo urbano terá alterações pontuais durante o período de Carnaval, conforme a programação oficial dos blocos na capital.

Nos dias 16 e 18 de fevereiro, o serviço de ônibus funcionará normalmente, seguindo a programação habitual de dias úteis. Já na terça-feira, (17), a operação ocorrerá no horário de domingo. Os horários serão os seguintes: Início das operações: 04h40 e última saída: 01h20.

A organização das informações tem como objetivo facilitar o planejamento dos foliões que irão participar dos blocos e eventos carnavalescos em diferentes pontos da cidade.

A orientação é que os usuários consultem previamente os horários das linhas, por meio do aplicativo oficial do transporte coletivo CittaMobi , e programem o deslocamento com antecedência, observando as mudanças específicas de cada dia para evitar transtornos.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Continue lendo

Trending