Conecte-se conosco

Geral

Governo de RO publica decreto que garante mais voos comerciais pelas companhias para o Estado

Publicado

em

O Governo de Rondônia garantiu mais um importante avanço para possibilitar mais voos comerciais para o Estado, com a publicação do Decreto n° 28.989, de 21 de março de 2024, no Diário Oficial (Diof) de 26 de março, que altera o dispositivo no regulamento do ICMS para facilitar a operacionalidade das companhias aéreas. Com isso, as companhias devem oferecer voos diretos e regulares, com frequência mínima de 14 voos semanais, saindo de Porto Velho, visando o direito ao desconto de ICMS na compra de combustível de aviação, fato que atende as expectativas das companhias, que sinalizaram interesse ao cumprimento da medida a partir do segundo semestre deste ano.

As empresas estão oferecendo cerca de dez voos semanais e o novo posicionamento do Governo do Estado resolve a problemática, tendo em vista que o Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira passaria a receber cerca de dois voos diários (em média) das companhias, resultando em disponibilidade de oferta todos os dias da semana. Outro compromisso feito pelas companhias, é manter conexão entre Porto Velho com aeroportos considerados hubs, ou seja, pontos estratégicos de conexões com outros aeroportos. 

O governador de Rondônia, Marcos Rocha comentou a importância deste avanço no desenvolvimento do Estado. “Estamos há meses tratando com as empresas em busca de um consenso para melhorar o serviço. Com essa readequação, esperamos que os voos sejam estabilizados de modo que colaborem com a política de desenvolvimento, que está em curso em Rondônia. Queremos mais turistas, e visita de investidores”, salientou. 

Governo do Estado assina decreto para garantir aumento de voos

O titular da Secretaria de Estado das Finanças (Sefin), Luiz Fernando explicou que, a medida é resultado de uma rodada de cálculos feitos pelas empresas. “Os 14 voos semanais são interessantes para as empresas e ao Governo, garantindo aos usuários oferta diária. Para que as empresas tenham o benefício fiscal, elas precisam seguir à risca o que exige a legislação, logo, temos segurança em torno da oferta do serviço”, evidenciou.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Barack Obama faz revelação sobre extraterrestres: “Eles são reais”

Publicado

em

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama deu uma entrevista ao podcast do youtuber norte-americano Brian Tyler Cohen, neste sábado (14/2), e não negou quando perguntado diretamente sobre a veracidade de um dos maiores mistérios para a humanidade: a existência de vida extraterrestre.

“Os extraterrestres existem de verdade?”, perguntou Cohen, que foi prontamente respondido por Obama: “Eles são reais, mas eu não os vi”.

O ex-presidente também negou que o governo dos EUA mantenha ETs numa instalação militar secreta conhecida como “Área 51”.

“Área 51. Não existe nenhuma instalação subterrânea, a menos que haja uma enorme conspiração e que a tenham escondido do presidente dos Estados Unidos”, finalizou Obama.

O ex-presidente continuou no assunto na próxima pergunta feita pelo apresentador: “Qual foi a primeira pergunta que você quis que fosse respondida quando se tornou presidente?”

“Onde estão os alienígenas?”, disse Barack em tom de brincadeira, arrancando risos do youtuber.

Racismo

Na mesma entrevista, Obama se manifestou pela primeira vez sobre o vídeo postado por Trump que retratou ele e sua esposa, Michelle, como macacos.

Obama afirmou que a maioria dos americanos “considera esse comportamento profundamente perturbador. Há uma espécie de espetáculo circense nas redes sociais e na televisão, e a verdade é que não parece haver nenhuma vergonha nisso entre as pessoas que antes acreditavam que deveria haver um certo decoro, um senso de propriedade e respeito pelo cargo, certo? Isso se perdeu”.

Por Metrópoles

Continue lendo

Geral

Rondônia retira obrigatoriedade da baliza no exame prático da CNH

Publicado

em

A baliza não será mais item obrigatório no exame prático para candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B em Rondônia. A mudança entra em vigor no próximo dia 19 de fevereiro e segue as atualizações estabelecidas no Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular.

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) informou que outras alterações também serão implementadas no estado, mas os detalhes ainda não foram divulgados oficialmente.

O novo Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular foi publicado no início de fevereiro pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e estabelece a padronização das etapas da prova prática em todo o país. O documento atualiza os critérios de avaliação dos candidatos e muda a forma como o desempenho é analisado.

Com as novas regras, o foco deixa de ser a execução de manobras técnicas isoladas e passa a priorizar a capacidade do futuro condutor de interagir com o trânsito em situações reais. Outra mudança significativa é que não haverá mais uma única infração que resulte em reprovação automática.

Além de Rondônia, outros estados já haviam retirado a obrigatoriedade da baliza antes mesmo da oficialização nacional das novas diretrizes. O Distrito Federal, por exemplo, deixou de aplicar o teste desde 2004.

As atualizações serão válidas para todos os candidatos, inclusive aqueles que já estão em processo de obtenção da CNH.

Continue lendo

Geral

Lei do Gás do Povo é sancionada e garante botijão gratuito para 15 milhões de famílias

Publicado

em

Por

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (13) a Lei nº 15.348, que institui o programa Gás do Povo. A iniciativa assegura gratuidade na recarga do botijão de gás de cozinha de 13 quilos (kg) para famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que tenham renda per capita de até meio salário mínimo.

Em nota, a Presidência da República informou que o programa busca enfrentar a pobreza energética de famílias de baixa renda, sobretudo a dificuldade de acesso ao gás liquefeito de petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha. A previsão do governo é que o programa esteja em pleno funcionamento em março, quando 15 milhões de famílias (cerca de 50 milhões de pessoas) serão contempladas.

A iniciativa envolve os ministérios de Minas e Energia e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, além da Caixa.

“Com o marco de 10 mil pontos de comercialização credenciados em menos de dois meses, uma em cada seis revendas de GLP do país está conectada à iniciativa”, destacou o Planalto.

Entenda

Para se candidatar ao programa, a família deve ser beneficiária do Bolsa Família com pelo menos duas pessoas, ter renda per capita de até meio salário mínimo e manter o CadÚnico atualizado nos últimos 24 meses. Também é preciso que o CPF do responsável familiar esteja regular e que o cadastro não apresente pendências como averiguação cadastral ou indício de óbito.

Aplicativo

No app Meu Social – Gás do Povo, as famílias podem verificar se estão elegíveis, conferir a situação do vale recarga e encontrar revendas credenciadas, além de telefones e endereços de pontos credenciados.

Para pessoas sem acesso à internet ou celular, também é possível usar o vale recarga por meio das opções: cartão do Programa Bolsa Família (com chip); cartão de débito da Caixa; informando o CPF do responsável familiar na máquina do cartão.

Canais

Beneficiários do CadÚnico podem consultar o direito ao vale recarga Gás do Povo pelos seguintes canais:

– aplicativo Meu Social – Gás do Povo

– consulta do CPF do responsável familiar na página do programa 

– Portal Cidadão Caixa 

– Atendimento Caixa Cidadão – 0800 726 0207

Fonte: Agência Brasil

Continue lendo

Trending