Conecte-se conosco

Polícia

8 DE JANEIRO: Alexandre de Moraes condena mecânico de Ji-Paraná a 14 anos de prisão

Publicado

em

Acaba de ter acesso ao voto do ministro do STF, Alexandre de Moraes, no qual ele condena mais um morador de Ji-Paraná por participação nos distúrbios em Brasília no dia 08 de janeiro do ano passado. Outros dois homens da mesma cidade (um deles idoso) já haviam sido condenados pelas mesmas circunstâncias.
 
Embora o julgamento, que terminará hoje, ainda esteja pendente, quatro ministros votaram com Moraes, que é o relator do caso no Supremo: dois (Carmem Lúcia e Dias Toffoli) acompanharam Moraes integralmente; outros dois (Cristiano Zanin e Edson Fachin) apoiaram com ressalvas o voto-relatório. Faltam outros 06 votos, que serão dados até a meia-noite desta sexta-feira, 22.

O réu que está sendo julgado é um mecânico de 45 anos, que havia ido de Ji-Paraná até Brasília em um ônibus junto com outras 40 pessoas. Ele disse ter viajado para protestar pacificamente para que o presidente Lula (PT), que tinha vencido a eleição presidencial de 2022, fosse retirado do poder.
 
O minucioso relatório de “Xandão” é recheado de imagens, depoimentos de policiais e laudos da PF. O documento revela, inclusive, que o jiparanaense foi preso dentro do Palácio do Planalto, ajoelhado e cantando o hino nacional. Ele alegou, no entanto, não ter participado da “quebradeira” que resultou na prisão de centenas de pessoas, afirmando ter entrado no prédio para fugir das bombas.
 
Sobre a argumentação do mecânico jiparanaense, Moraes escreve em seu relatório: “não merece credibilidade a versão apresentada em juízo, de que entrou no Palácio do Planalto para se proteger. Isso porque as imagens trazidas no LAUDO nº 2204/2023 – INC/DITEC/PF apontam o réu circulando livremente nas dependências do Palácio do Planalto, em meio aos demais agentes”
 
Ao finalizar sua decisão, o ministro estabelece a pena definitiva do acusado, que só será confirmada se o voto for acompanhado por pelo menos outros seis ministros da Corte: 14 anos de prisão, sendo 12 anos e seis meses em regime fechado.

1 Comment

1 Comment

  1. Simples cidadão democrático

    23/03/2024 at 18:05

    Tá certíssimo.. a própria reportagem informa que o homem “disse ter viajado para protestar pacificamente para que o presidente Lula (PT), que tinha vencido a eleição presidencial de 2022, fosse retirado do poder.”. Tentar ou apoiar ação para retirar alguém do poder sem os meios legais é abolir o Estado Democrático de Direito. E foi o próprio Bolsonaro quem sancionou a lei sob a qual o sujeito foi condenado. E que sejam todos condenados exemplarmente, por óbvio, observado o devido processo legal e o contraditório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Casal é preso com mais de 320 kg de drogas durante operação

Publicado

em

Por

A Polícia Militar de Rondônia apreendeu, nesta segunda-feira (22), cerca de 328 quilos de entorpecentes durante uma operação realizada no bairro Novo Horizonte, em Cacoal. A ação resultou na prisão de um casal suspeito de armazenar drogas para uma organização criminosa.

Após denúncia, policiais do 4º BPM passaram a monitorar uma residência na Avenida Malaquita. Durante a vigilância, abordaram W. de S., que portava uma pequena porção de maconha e admitiu guardar drogas no imóvel em troca de R$ 8 mil.

Nas buscas, os militares localizaram grande quantidade de entorpecentes distribuída em vários cômodos da casa, além de balança de precisão, embalagens e porções prontas para comercialização. Após conferência e pesagem, foram apreendidos 294 tabletes de maconha, totalizando aproximadamente 304,4 kg, e 23 tabletes de crack, com peso de cerca de 24,15 kg.

Segundo a ocorrência, I. C., companheira do suspeito, também foi presa por haver indícios de conhecimento e participação na atividade ilícita. Durante os procedimentos, surgiram informações que apontam possível ligação da carga apreendida com integrantes de facção criminosa, fato que será investigado pela Polícia Civil.

A ocorrência integra a Operação “Brasil Contra o Crime Organizado”, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A ação reforça o compromisso da Polícia Militar de Rondônia no combate ao tráfico de drogas e à criminalidade organizada.

Fonte: Polícia Militar

Continue lendo

Polícia

Governo de RO intensifica ações e realiza 261 operações integradas em 2026

Publicado

em

Por

As ações integradas de segurança pública tem sido ampliadas em todas as regiões do estado em um trabalho realizado pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). Entre janeiro e junho de 2026, foram realizadas 261 operações integradas, resultado de uma estratégia baseada na atuação conjunta das forças de segurança, inteligência policial e presença operacional, fortalecendo o enfrentamento à criminalidade e contribuindo para a melhoria dos indicadores de segurança.

As operações são desenvolvidas de forma coordenada pelas instituições que compõem o sistema estadual de segurança pública, com foco na prevenção e repressão qualificada aos crimes, ampliando a presença do estado em áreas urbanas, rurais e de fronteira. Em Porto Velho, as unidades operacionais realizaram 64 operações no período, reforçando o policiamento preventivo, ampliando a sensação de segurança da população e aumentando a capacidade de resposta das forças policiais.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que os resultados obtidos são fruto do trabalho conjunto das forças de segurança e dos investimentos realizados para aprimorar a atuação no estado. “A integração entre os órgãos, aliada ao uso de tecnologia e inteligência, tem contribuído para fortalecer as ações de segurança pública. O objetivo é garantir melhores condições de trabalho aos profissionais e ampliar a proteção da população em todas as regiões.”

Entre as principais iniciativas está a Operação “Dominus Divisa e Fronteira”, voltada ao combate ao crime organizado em áreas rurais, regiões de fronteira e invasões de terras. A Operação “Máximus” atua na repressão qualificada aos crimes praticados em áreas urbanas, enquanto a Operação “Iléia” concentra esforços no combate aos crimes ambientais por meio da atuação integrada de diversos órgãos estaduais.

A estratégia operacional também contempla a Operação “Visibilidade”, responsável por ampliar a presença das forças de segurança em locais de grande circulação de pessoas e veículos; a Operação “Reforço”, que fortalece o atendimento das ocorrências acionadas pelo telefone 190; e a Operação “Comércio Seguro”, destinada à prevenção de furtos, roubos e atos de vandalismo em áreas comerciais.

Outras ações importantes incluem a Operação “Sonus Off”, que intensifica a fiscalização contra a perturbação do sossego público, e a Operação “Fio Desencapado”, voltada ao combate ao furto de fios elétricos, cabos de telecomunicações e registros de água.

O secretário da Sesdec, Hélio Pachá, salientou que a integração entre os órgãos de segurança tem sido um dos pilares para os resultados obtidos no estado. “Cada operação é planejada com base em dados de inteligência e executada de forma integrada pelas forças de segurança. Essa atuação coordenada permite maior eficiência no combate à criminalidade, amplia a presença do estado nas áreas mais sensíveis e fortalece a proteção da população. O trabalho conjunto continua sendo uma das principais estratégias para manter os avanços conquistados em Rondônia.”

Além das operações regulares, Rondônia mantém forças-tarefas permanentes de combate ao crime organizado, como a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), a Força-Tarefa Integrada de Combate ao Crime Organizado (FTICCO) e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Vale do Jamari (FICCOVJ), estruturas que reúnem instituições estaduais e federais em ações coordenadas de inteligência, investigação e repressão qualificada.

As operações integram a política estadual de segurança pública, que prioriza a atuação preventiva, a integração institucional e o uso de tecnologia para ampliar a eficiência das ações e garantir mais segurança para a população rondoniense.

Fonte: Secom – Governo de Rondônia

Continue lendo

Polícia

Casal é preso por matar, esquartejar e jogar corpo de mulher no Rio Madeira

Publicado

em

Por

Nesta segunda-feira (22), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), apresentou os investigados J. G. R. e A. C.da S., apontados como responsáveis pelo homicídio de K. de O. G., crime ocorrido em 14 de setembro de 2025, em Porto Velho.

A apresentação foi realizada na sede da 1ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa, unidade responsável pela condução das investigações que resultaram na identificação dos envolvidos e no esclarecimento das circunstâncias do crime.

Conforme apurado pela equipe policial, após a morte da vítima, os investigados teriam contado com o auxílio de outros dois comparsas para ocultar o cadáver. O corpo foi desmembrado e lançado nas águas do Rio Madeira, em uma tentativa de dificultar a localização dos restos mortais, bem como impedir a elucidação dos fatos pelas autoridades.

As investigações apontam que a motivação do crime está relacionada a disputas por domínio territorial e influência criminosa na região do Cai N’Água, envolvendo grupos criminosos rivais que buscavam ampliar sua atuação e controle sobre atividades ilícitas na localidade.

Ao longo das investigações, foram realizadas diversas diligências, oitivas e análises de informações que permitiram reconstituir a dinâmica do crime, identificar os envolvidos e reunir os elementos probatórios necessários para a responsabilização dos autores.

A Polícia Civil reafirma seu compromisso com a sociedade rondoniense, atuando de forma técnica, estratégica e incansável na apuração dos crimes contra a vida, garantindo que seus autores sejam identificados e responsabilizados na forma da lei.

Fonte: Polícia Civil

Continue lendo

Trending