Conecte-se conosco

Polícia

8 DE JANEIRO: Alexandre de Moraes condena mecânico de Ji-Paraná a 14 anos de prisão

Publicado

em

Acaba de ter acesso ao voto do ministro do STF, Alexandre de Moraes, no qual ele condena mais um morador de Ji-Paraná por participação nos distúrbios em Brasília no dia 08 de janeiro do ano passado. Outros dois homens da mesma cidade (um deles idoso) já haviam sido condenados pelas mesmas circunstâncias.
 
Embora o julgamento, que terminará hoje, ainda esteja pendente, quatro ministros votaram com Moraes, que é o relator do caso no Supremo: dois (Carmem Lúcia e Dias Toffoli) acompanharam Moraes integralmente; outros dois (Cristiano Zanin e Edson Fachin) apoiaram com ressalvas o voto-relatório. Faltam outros 06 votos, que serão dados até a meia-noite desta sexta-feira, 22.

O réu que está sendo julgado é um mecânico de 45 anos, que havia ido de Ji-Paraná até Brasília em um ônibus junto com outras 40 pessoas. Ele disse ter viajado para protestar pacificamente para que o presidente Lula (PT), que tinha vencido a eleição presidencial de 2022, fosse retirado do poder.
 
O minucioso relatório de “Xandão” é recheado de imagens, depoimentos de policiais e laudos da PF. O documento revela, inclusive, que o jiparanaense foi preso dentro do Palácio do Planalto, ajoelhado e cantando o hino nacional. Ele alegou, no entanto, não ter participado da “quebradeira” que resultou na prisão de centenas de pessoas, afirmando ter entrado no prédio para fugir das bombas.
 
Sobre a argumentação do mecânico jiparanaense, Moraes escreve em seu relatório: “não merece credibilidade a versão apresentada em juízo, de que entrou no Palácio do Planalto para se proteger. Isso porque as imagens trazidas no LAUDO nº 2204/2023 – INC/DITEC/PF apontam o réu circulando livremente nas dependências do Palácio do Planalto, em meio aos demais agentes”
 
Ao finalizar sua decisão, o ministro estabelece a pena definitiva do acusado, que só será confirmada se o voto for acompanhado por pelo menos outros seis ministros da Corte: 14 anos de prisão, sendo 12 anos e seis meses em regime fechado.

1 Comment

1 Comment

  1. Simples cidadão democrático

    23/03/2024 at 18:05

    Tá certíssimo.. a própria reportagem informa que o homem “disse ter viajado para protestar pacificamente para que o presidente Lula (PT), que tinha vencido a eleição presidencial de 2022, fosse retirado do poder.”. Tentar ou apoiar ação para retirar alguém do poder sem os meios legais é abolir o Estado Democrático de Direito. E foi o próprio Bolsonaro quem sancionou a lei sob a qual o sujeito foi condenado. E que sejam todos condenados exemplarmente, por óbvio, observado o devido processo legal e o contraditório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Mulher é morta com tiro na cabeça dentro de casa

Publicado

em

Por

Uma mulher de 37 anos foi morta com um tiro na cabeça dentro da própria casa na última terça-feira (23), em Guarantã do Norte (MT), município localizado na divisa com a região da Amazônia Legal. O crime causou forte comoção também em cidades de Rondônia. O principal suspeito é o marido da vítima, de 33 anos, que fugiu após o ataque e segue sendo procurado pela polícia.

A vítima foi identificada como Gleici Fátima Machado Ritter. De acordo com a Polícia Civil, moradores acionaram as autoridades após perceberem a movimentação suspeita no imóvel. Quando os agentes chegaram ao local, encontraram a mulher já sem vida. Durante a perícia, foi localizado um cartucho de espingarda deflagrado próximo ao corpo.

As investigações iniciais apontam o caso como feminicídio, considerando o histórico de violência doméstica registrado anteriormente entre o casal. Conforme informações apuradas, a vítima já havia relatado episódios de agressões, ameaças e outros crimes cometidos pelo companheiro ao longo dos últimos anos.

Registros policiais indicam que as primeiras ocorrências foram feitas ainda em 2023. No ano seguinte, novos boletins de ocorrência reforçaram denúncias de agressões físicas, injúrias e posse irregular de arma de fogo. Em 2025, o suspeito chegou a ser preso em flagrante por lesão corporal, ocasião em que foram determinadas medidas protetivas de urgência.

Apesar das restrições judiciais, a vítima posteriormente solicitou a retirada das medidas protetivas, o que permitiu que o investigado respondesse aos processos em liberdade.

Após o crime, equipes de segurança iniciaram buscas na região para tentar localizar o suspeito. A Polícia Civil segue à frente das investigações e pede que a população colabore com informações que possam ajudar na captura do foragido.

Fonte: Notícias Urgentes com Informações do Rondônia Direto

Continue lendo

Polícia

Detento acusado de matar o filho é encontrado morto em presídio

Publicado

em

Por

O detento Fernando Batista de Melo, de 48 anos, foi encontrado morto nesta quarta-feira (24) dentro de uma cela no Centro de Detenção Provisória Masculino 2 (CDPM 2), em Manaus. Ele estava preso de forma preventiva desde janeiro, acusado de envolvimento na morte do próprio filho, de apenas três anos. As causas da morte no presídio ainda estão sendo apuradas.

Fernando havia sido preso após uma grande operação das forças de segurança do Amazonas, que durou cerca de 30 horas. Ele foi localizado em uma área de mata na avenida Esther Lanna, no bairro Tarumã, zona oeste da capital.

O caso teve grande repercussão e mobilizou equipes das polícias Civil e Militar, além de unidades especializadas, que atuaram em conjunto nas buscas pelo suspeito em regiões de difícil acesso.

Conforme as investigações, o crime ocorreu no dia 22 de janeiro de 2026, no bairro Cidade de Deus, zona norte de Manaus. O homem não aceitava o fim do relacionamento com a mãe da criança e teria cometido o ato após conflitos familiares.

No dia do crime, ele teria ido até a casa da ex-companheira armado com uma faca e feito ameaças. Horas depois, foi até a residência do pai, onde o filho estava, e disse que daria banho na criança. Em seguida, o menino foi encontrado morto no banheiro da casa.

Inicialmente, havia suspeita de morte por golpes de faca, mas o laudo pericial apontou asfixia mecânica como causa do óbito.

Após o crime, o suspeito fugiu para uma área de mata, onde permaneceu escondido até ser capturado pelas forças de segurança.

O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil, tanto sobre o homicídio quanto sobre a morte registrada dentro da unidade prisional.

Continue lendo

Polícia

Homem é preso por ameaçar e agredir ex e filhos

Publicado

em

Por

Um homem de 31 anos foi preso nesta quarta-feira (24), em Manaus, após a Justiça expedir um mandado de prisão preventiva pelos crimes de descumprimento de medida protetiva, injúria, ameaça e violência psicológica contra a ex-companheira, de 29 anos. O caso ocorreu no bairro Betânia, zona sul da capital.

A ação integra a Operação Mulher Segura, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que tem como objetivo reforçar o combate à violência doméstica e a crimes praticados contra mulheres em todo o país.

Segundo informações da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM) Sul-Oeste, a vítima procurou a unidade policial para denunciar que o ex-companheiro teria descumprido uma medida protetiva vigente, ao invadir sua residência e agredir os filhos do casal.

Durante o relato, a mulher informou ainda que vinha sendo constantemente ameaçada pelo suspeito, que também utilizava os filhos para pressioná-la a retirar a medida judicial. Em uma das situações, ao tentar intervir, a vítima acabou sendo alvo de novas ameaças e ofensas.

Após diligências, as equipes policiais localizaram e prenderam o homem em via pública, no bairro Educandos, também na zona sul de Manaus.

O suspeito foi conduzido à unidade policial para os procedimentos cabíveis e permanece à disposição da Justiça.

Continue lendo

Trending