Polícia
8 DE JANEIRO: Alexandre de Moraes condena mecânico de Ji-Paraná a 14 anos de prisão
Acaba de ter acesso ao voto do ministro do STF, Alexandre de Moraes, no qual ele condena mais um morador de Ji-Paraná por participação nos distúrbios em Brasília no dia 08 de janeiro do ano passado. Outros dois homens da mesma cidade (um deles idoso) já haviam sido condenados pelas mesmas circunstâncias.
Embora o julgamento, que terminará hoje, ainda esteja pendente, quatro ministros votaram com Moraes, que é o relator do caso no Supremo: dois (Carmem Lúcia e Dias Toffoli) acompanharam Moraes integralmente; outros dois (Cristiano Zanin e Edson Fachin) apoiaram com ressalvas o voto-relatório. Faltam outros 06 votos, que serão dados até a meia-noite desta sexta-feira, 22.
O réu que está sendo julgado é um mecânico de 45 anos, que havia ido de Ji-Paraná até Brasília em um ônibus junto com outras 40 pessoas. Ele disse ter viajado para protestar pacificamente para que o presidente Lula (PT), que tinha vencido a eleição presidencial de 2022, fosse retirado do poder.
O minucioso relatório de “Xandão” é recheado de imagens, depoimentos de policiais e laudos da PF. O documento revela, inclusive, que o jiparanaense foi preso dentro do Palácio do Planalto, ajoelhado e cantando o hino nacional. Ele alegou, no entanto, não ter participado da “quebradeira” que resultou na prisão de centenas de pessoas, afirmando ter entrado no prédio para fugir das bombas.
Sobre a argumentação do mecânico jiparanaense, Moraes escreve em seu relatório: “não merece credibilidade a versão apresentada em juízo, de que entrou no Palácio do Planalto para se proteger. Isso porque as imagens trazidas no LAUDO nº 2204/2023 – INC/DITEC/PF apontam o réu circulando livremente nas dependências do Palácio do Planalto, em meio aos demais agentes”
Ao finalizar sua decisão, o ministro estabelece a pena definitiva do acusado, que só será confirmada se o voto for acompanhado por pelo menos outros seis ministros da Corte: 14 anos de prisão, sendo 12 anos e seis meses em regime fechado.
Polícia
Polícia Federal apreende 26 kg de skunk em bagagens no aeroporto de Porto Velho
A Polícia Federal apreendeu, nos dias 20 e 21/6, mais de 26 kg de entorpecentes no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira de Oliveira, em Porto Velho. As prisões decorrem da intensificação das ações de fiscalização aeroportuárias.
O primeiro caso aconteceu no sábado, quando os policiais federais localizaram, aproximadamente, 12 kg de maconha tipo skunk em uma bagagem despachada em um voo doméstico. O passageiro foi preso em flagrante.
No segundo caso, registrado no domingo, 14 kg de maconha tipo skunk foram localizados pela PF na bagagem de um passageiro de outro voo doméstico. O indivíduo apresentou documento de identificação falso na tentativa de se esquivar da aplicação da lei e ofereceu resistência à prisão.
Os investigados responderão pelo crime de tráfico interestadual de drogas. No segundo caso, também ficaram constados os crimes de uso de documento falso e de resistência.


Fonte: Polícia Federal
Polícia
Homem é perseguido e atacado por dupla em plena via pública na capital
Um episódio de agressão registrado em Porto Velho ganhou repercussão nas redes sociais após a divulgação de um vídeo que mostra um homem sendo atacado por dois indivíduos em via pública. A cena ocorreu na Rua Afonso Pena e foi gravada por pessoas que estavam próximas ao local.
Nas imagens, a vítima aparece caída no chão enquanto recebe socos e chutes dos agressores. Os envolvidos usavam vestimentas que lembram uniformes de profissionais de segurança privada.
Informações obtidas por testemunhas apontam que a confusão teria começado após o homem deixar uma distribuidora situada na Avenida Dom Pedro II sem quitar o consumo de bebidas. A partir daí, os suspeitos teriam saído em seu encalço, localizando-o pouco tempo depois e iniciando as agressões.
Ainda conforme relatos, um relógio que estava com a vítima não foi mais encontrado após a briga. A ação só terminou quando populares decidiram intervir para conter os agressores.
Até o momento, não há confirmação sobre eventual registro policial relacionado ao caso. Também não foram divulgadas informações oficiais sobre o estado de saúde da vítima. As imagens continuam circulando nas redes sociais e poderão auxiliar as autoridades caso seja instaurada investigação para apurar o ocorrido.
Polícia
Quadrilha invade casa, faz família de coronel aposentado refém e rouba R$ 8 mil
Momentos de tensão foram vividos por um coronel aposentado da Polícia Militar e seus familiares durante um assalto, em Porto Velho. Cinco criminosos armados invadiram a residência da família, renderam os moradores e mantiveram todos sob ameaça enquanto realizavam o roubo.
De acordo com informações policiais, a ação teve início quando o filho do militar chegava ao imóvel e foi surpreendido pelos assaltantes. Após dominarem a vítima, os suspeitos entraram na casa e obrigaram todos os presentes a permanecerem deitados no chão, sob constante intimidação.
Durante o crime, os invasores exigiram transferências bancárias e chegaram a ameaçar mutilar as vítimas caso não recebessem dinheiro. Sob pressão, uma das pessoas foi forçada a contratar um empréstimo no valor de R$ 7 mil, enquanto outra realizou uma transferência instantânea de R$ 1 mil.
Ainda segundo o registro da ocorrência, o filho do coronel sofreu agressões físicas. Ele teria sido atingido na cabeça com uma arma de fogo e obrigado a permanecer ajoelhado e rastejar pelo interior da residência.
Além do dinheiro obtido por meio das transações, os criminosos levaram diversos objetos de valor, entre eles videogames, um drone, notebook, tablet, bebidas e outros pertences da família.
Na fuga, o grupo também roubou a caminhonete dos moradores e as chaves de outros veículos que estavam na propriedade. Horas depois, o automóvel levado pelos assaltantes foi encontrado abandonado na Zona Norte da capital. O veículo, que possuía sistema de rastreamento, estava com as portas abertas.
A Polícia Civil deverá investigar o caso para identificar os autores do crime. Até o momento, nenhum suspeito foi preso.

Simples cidadão democrático
23/03/2024 at 18:05
Tá certíssimo.. a própria reportagem informa que o homem “disse ter viajado para protestar pacificamente para que o presidente Lula (PT), que tinha vencido a eleição presidencial de 2022, fosse retirado do poder.”. Tentar ou apoiar ação para retirar alguém do poder sem os meios legais é abolir o Estado Democrático de Direito. E foi o próprio Bolsonaro quem sancionou a lei sob a qual o sujeito foi condenado. E que sejam todos condenados exemplarmente, por óbvio, observado o devido processo legal e o contraditório.