Polícia
8 DE JANEIRO: Alexandre de Moraes condena mecânico de Ji-Paraná a 14 anos de prisão
Acaba de ter acesso ao voto do ministro do STF, Alexandre de Moraes, no qual ele condena mais um morador de Ji-Paraná por participação nos distúrbios em Brasília no dia 08 de janeiro do ano passado. Outros dois homens da mesma cidade (um deles idoso) já haviam sido condenados pelas mesmas circunstâncias.
Embora o julgamento, que terminará hoje, ainda esteja pendente, quatro ministros votaram com Moraes, que é o relator do caso no Supremo: dois (Carmem Lúcia e Dias Toffoli) acompanharam Moraes integralmente; outros dois (Cristiano Zanin e Edson Fachin) apoiaram com ressalvas o voto-relatório. Faltam outros 06 votos, que serão dados até a meia-noite desta sexta-feira, 22.
O réu que está sendo julgado é um mecânico de 45 anos, que havia ido de Ji-Paraná até Brasília em um ônibus junto com outras 40 pessoas. Ele disse ter viajado para protestar pacificamente para que o presidente Lula (PT), que tinha vencido a eleição presidencial de 2022, fosse retirado do poder.
O minucioso relatório de “Xandão” é recheado de imagens, depoimentos de policiais e laudos da PF. O documento revela, inclusive, que o jiparanaense foi preso dentro do Palácio do Planalto, ajoelhado e cantando o hino nacional. Ele alegou, no entanto, não ter participado da “quebradeira” que resultou na prisão de centenas de pessoas, afirmando ter entrado no prédio para fugir das bombas.
Sobre a argumentação do mecânico jiparanaense, Moraes escreve em seu relatório: “não merece credibilidade a versão apresentada em juízo, de que entrou no Palácio do Planalto para se proteger. Isso porque as imagens trazidas no LAUDO nº 2204/2023 – INC/DITEC/PF apontam o réu circulando livremente nas dependências do Palácio do Planalto, em meio aos demais agentes”
Ao finalizar sua decisão, o ministro estabelece a pena definitiva do acusado, que só será confirmada se o voto for acompanhado por pelo menos outros seis ministros da Corte: 14 anos de prisão, sendo 12 anos e seis meses em regime fechado.
Polícia
Operação Divisa investiga organização criminosa ligada ao tráfico
A Polícia Federal deflagrou nessa sexta-feira (26/6) a Operação Divisa, para aprofundar as investigações sobre um grupo suspeito de atuar no transporte, armazenamento e distribuição de drogas em Rondônia.
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e aplicadas medidas cautelares contra dois investigados em Alta Floresta d’Oeste/RO. As ordens foram expedidas pela Vara de Garantias da Comarca de Porto Velho/RO.
A investigação começou após a apreensão de cerca de 412 quilos de drogas, em agosto de 2025, em uma pista clandestina localizada na zona rural de Rolim de Moura/RO. A carga era composta por cocaína, pasta base de cocaína, maconha e haxixe e estava sendo transportada em um veículo.
Durante a ocorrência, os suspeitos dispararam contra as equipes e fugiram por uma área de mata. No local também foram encontrados um rádio comunicador, aproximadamente 200 litros de combustível de aviação e um equipamento de internet via satélite.
As investigações apontaram que o veículo utilizado no transporte apresentava sinais de adulteração e tinha registro de roubo no Paraná. Também foram encontrados elementos que ligam os investigados ao equipamento de internet via satélite apreendido.
Os investigados poderão responder por tráfico de drogas, associação para o tráfico e receptação de veículo, além de outros crimes que possam ser identificados ao longo das investigações.

Fonte: Polícia Federal
Polícia
Suspeito de furto é agredido com paulada por populares em Porto Velho
Um homem foi agredido com uma paulada na manhã desta sexta-feira (26), na Avenida Amador dos Reis, em Porto Velho, após uma suposta tentativa de furto.
Segundo informações apuradas pela equipe do Notícias Urgentes, o homem teria sido flagrado tentando furtar alguns objetos no local. Populares perceberam a ação e passaram a agredi-lo com uma ripa de madeira.
Após as agressões, a vítima ficou ferida e recebeu atendimento. As circunstâncias do caso deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.
A Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência e registrar os fatos.
Polícia
PRF resgata 17 migrantes venezuelanos e garante atendimento humanitário
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, na última terça-feira (23/06), uma expressiva ação humanitária para acolher e assistir um grupo de 17 migrantes de nacionalidade venezuelana. Os estrangeiros, oriundos do Peru e que tinham como destino final a cidade de São Paulo (SP), foram localizados caminhando às margens do quilômetro 38 da BR-364, no município de Acrelândia (AC), em direção a Porto Velho (RO).
Assistência Médica e Articulação Internacional
Durante a abordagem e identificação do grupo, os policiais constataram que os migrantes se encontravam em forte estado de vulnerabilidade social e que dois deles necessitavam de atendimento médico imediato: um apresentava uma lesão grave por deslocamento no braço e o outro sofria com dores intensas de uma cirurgia prévia de fratura, além de quadros infecciosos nos olhos e ouvidos.
Diante do cenário, equipes da PRF no Acre mantiveram contato com o Escritório de Direitos Humanos da PRF em Rondônia. Em uma mobilização conjunta com organismos internacionais, incluindo a Organização das Nações Unidas (ONU), foram articuladas alternativas para garantir a proteção e a assistência humanitária necessária aos envolvidos.
Acolhimento e Dignidade
Todos os 17 migrantes foram transportados de forma segura em uma van institucional da PRF até um abrigo institucional localizado em Porto Velho (RO). No local, eles receberam acolhimento, assistência social e os devidos encaminhamentos médicos.
Após a completa reabilitação de saúde e o atendimento das necessidades básicas, serão adotadas as medidas cabíveis para viabilizar a continuidade da viagem do grupo até o destino pretendido. A ação integrada reforça o compromisso da PRF com a promoção dos Direitos Humanos, com a preservação da dignidade da pessoa humana e com a segurança nas rodovias federais.
Fonte: PRF

Simples cidadão democrático
23/03/2024 at 18:05
Tá certíssimo.. a própria reportagem informa que o homem “disse ter viajado para protestar pacificamente para que o presidente Lula (PT), que tinha vencido a eleição presidencial de 2022, fosse retirado do poder.”. Tentar ou apoiar ação para retirar alguém do poder sem os meios legais é abolir o Estado Democrático de Direito. E foi o próprio Bolsonaro quem sancionou a lei sob a qual o sujeito foi condenado. E que sejam todos condenados exemplarmente, por óbvio, observado o devido processo legal e o contraditório.