Polícia
8 DE JANEIRO: Alexandre de Moraes condena mecânico de Ji-Paraná a 14 anos de prisão
Acaba de ter acesso ao voto do ministro do STF, Alexandre de Moraes, no qual ele condena mais um morador de Ji-Paraná por participação nos distúrbios em Brasília no dia 08 de janeiro do ano passado. Outros dois homens da mesma cidade (um deles idoso) já haviam sido condenados pelas mesmas circunstâncias.
Embora o julgamento, que terminará hoje, ainda esteja pendente, quatro ministros votaram com Moraes, que é o relator do caso no Supremo: dois (Carmem Lúcia e Dias Toffoli) acompanharam Moraes integralmente; outros dois (Cristiano Zanin e Edson Fachin) apoiaram com ressalvas o voto-relatório. Faltam outros 06 votos, que serão dados até a meia-noite desta sexta-feira, 22.
O réu que está sendo julgado é um mecânico de 45 anos, que havia ido de Ji-Paraná até Brasília em um ônibus junto com outras 40 pessoas. Ele disse ter viajado para protestar pacificamente para que o presidente Lula (PT), que tinha vencido a eleição presidencial de 2022, fosse retirado do poder.
O minucioso relatório de “Xandão” é recheado de imagens, depoimentos de policiais e laudos da PF. O documento revela, inclusive, que o jiparanaense foi preso dentro do Palácio do Planalto, ajoelhado e cantando o hino nacional. Ele alegou, no entanto, não ter participado da “quebradeira” que resultou na prisão de centenas de pessoas, afirmando ter entrado no prédio para fugir das bombas.
Sobre a argumentação do mecânico jiparanaense, Moraes escreve em seu relatório: “não merece credibilidade a versão apresentada em juízo, de que entrou no Palácio do Planalto para se proteger. Isso porque as imagens trazidas no LAUDO nº 2204/2023 – INC/DITEC/PF apontam o réu circulando livremente nas dependências do Palácio do Planalto, em meio aos demais agentes”
Ao finalizar sua decisão, o ministro estabelece a pena definitiva do acusado, que só será confirmada se o voto for acompanhado por pelo menos outros seis ministros da Corte: 14 anos de prisão, sendo 12 anos e seis meses em regime fechado.
Polícia
Jovem é preso após tentar roubar bicicleta de mulher em Porto Velho
Um jovem de 24 anos foi preso em flagrante na manhã desta terça-feira (23) após uma tentativa de roubo registrada no bairro Socialista, na zona Leste de Porto Velho. O suspeito teria agido com a ajuda de um comparsa, que conseguiu fugir antes da chegada da polícia.
De acordo com informações apuradas pela a equipe do Notícias Urgentes, a vítima, uma mulher que havia acabado de retornar do mercado, chegava à residência com sua bicicleta quando foi abordada pela dupla. Os criminosos anunciaram o assalto e tentaram levar o veículo.
A ação, no entanto, foi interrompida por moradores da região, que conseguiram deter um dos suspeitos até a chegada da Polícia Militar. O segundo envolvido aproveitou a confusão para fugir e não foi localizado.
Os policiais realizaram a prisão do jovem e o encaminharam para a Central de Flagrantes, onde a ocorrência foi registrada. As autoridades também deverão verificar se ele possui antecedentes criminais.
A Polícia Militar segue realizando diligências para identificar e localizar o comparsa que fugiu após a tentativa de roubo.

Polícia
Homem mata amigo a facadas após suposto estupro da companheira
Um homem de 57 anos foi morto a facadas, em Tangará da Serra, município localizado a cerca de 242 quilômetros de Cuiabá. O principal suspeito do crime é um homem de 33 anos, que foi detido pela Polícia Militar juntamente com a companheira, de 32 anos.
De acordo com informações, os policiais foram acionados após denúncias de uma possível agressão em uma residência. Quando chegaram ao endereço, encontraram o casal tentando deixar o local. Durante a averiguação, os militares localizaram a vítima caída dentro da casa, com diversas perfurações provocadas por arma branca e já sem sinais de vida.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamada e confirmou o óbito. Em seguida, a área foi isolada para os trabalhos da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
Durante os procedimentos, a mulher relatou aos policiais que ela, o companheiro e a vítima passaram parte do dia consumindo bebidas alcoólicas. Segundo sua versão, enquanto o marido saiu para comprar mais bebida, ela teria sido vítima de abuso sexual cometido pelo homem que posteriormente foi morto.
Ainda conforme o relato, ao retornar para a residência e tomar conhecimento da situação, o suspeito teria se armado com uma faca e atacado a vítima. Após o crime, ele teria tentado esconder a arma, jogando-a no quintal de uma casa vizinha.
Uma testemunha informou ter ouvido gritos vindos do imóvel momentos antes do homicídio, mas disse não ter presenciado a agressão.
Após os trabalhos periciais, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). O casal foi levado para a delegacia, onde o caso foi registrado. A Polícia Civil segue investigando as circunstâncias do crime e as alegações apresentadas pelos envolvidos.
Polícia
Adolescente de 16 anos morre após ser medicado em hospital
A morte do adolescente Vitor Rafael Vieira Fernandes, de 16 anos, ocorrida na madrugada de domingo (21), no Hospital Municipal de Colorado do Oeste, tem gerado questionamentos por parte da família. O jovem procurou atendimento médico após relatar fortes dores de cabeça, mas acabou falecendo poucas horas depois.
De acordo com uma familiar, Vitor recebeu medicação logo após dar entrada na unidade de saúde. Segundo o relato, ele estava acompanhado por um irmão no momento em que seu estado de saúde se agravou. A família afirma que, em menos de uma hora após o atendimento, o adolescente apresentou reações inesperadas, passou mal e morreu.
Diante da situação, parentes levantam a hipótese de que possa ter ocorrido algum equívoco durante o procedimento médico. Uma denúncia sobre o caso foi encaminhada ao Disque 100, canal do Ministério dos Direitos Humanos.
Outra reclamação apresentada pela família é a suposta dificuldade para obter acesso ao prontuário médico do adolescente. Além disso, os familiares afirmam que o corpo não teria sido submetido a exame de necropsia, procedimento que poderia auxiliar na identificação da causa da morte.
Os parentes também informaram que pretendem registrar ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Colorado do Oeste para solicitar a apuração do caso. Entre os pontos que deverão ser relatados às autoridades estão circunstâncias observadas nos momentos que antecederam a confirmação do óbito.
Até o momento, não houve manifestação pública do Hospital Municipal de Colorado do Oeste sobre as alegações apresentadas pela família. O espaço permanece aberto para o posicionamento da unidade de saúde.

Simples cidadão democrático
23/03/2024 at 18:05
Tá certíssimo.. a própria reportagem informa que o homem “disse ter viajado para protestar pacificamente para que o presidente Lula (PT), que tinha vencido a eleição presidencial de 2022, fosse retirado do poder.”. Tentar ou apoiar ação para retirar alguém do poder sem os meios legais é abolir o Estado Democrático de Direito. E foi o próprio Bolsonaro quem sancionou a lei sob a qual o sujeito foi condenado. E que sejam todos condenados exemplarmente, por óbvio, observado o devido processo legal e o contraditório.