Conecte-se conosco

Polícia

8 DE JANEIRO: Alexandre de Moraes condena mecânico de Ji-Paraná a 14 anos de prisão

Publicado

em

Acaba de ter acesso ao voto do ministro do STF, Alexandre de Moraes, no qual ele condena mais um morador de Ji-Paraná por participação nos distúrbios em Brasília no dia 08 de janeiro do ano passado. Outros dois homens da mesma cidade (um deles idoso) já haviam sido condenados pelas mesmas circunstâncias.
 
Embora o julgamento, que terminará hoje, ainda esteja pendente, quatro ministros votaram com Moraes, que é o relator do caso no Supremo: dois (Carmem Lúcia e Dias Toffoli) acompanharam Moraes integralmente; outros dois (Cristiano Zanin e Edson Fachin) apoiaram com ressalvas o voto-relatório. Faltam outros 06 votos, que serão dados até a meia-noite desta sexta-feira, 22.

O réu que está sendo julgado é um mecânico de 45 anos, que havia ido de Ji-Paraná até Brasília em um ônibus junto com outras 40 pessoas. Ele disse ter viajado para protestar pacificamente para que o presidente Lula (PT), que tinha vencido a eleição presidencial de 2022, fosse retirado do poder.
 
O minucioso relatório de “Xandão” é recheado de imagens, depoimentos de policiais e laudos da PF. O documento revela, inclusive, que o jiparanaense foi preso dentro do Palácio do Planalto, ajoelhado e cantando o hino nacional. Ele alegou, no entanto, não ter participado da “quebradeira” que resultou na prisão de centenas de pessoas, afirmando ter entrado no prédio para fugir das bombas.
 
Sobre a argumentação do mecânico jiparanaense, Moraes escreve em seu relatório: “não merece credibilidade a versão apresentada em juízo, de que entrou no Palácio do Planalto para se proteger. Isso porque as imagens trazidas no LAUDO nº 2204/2023 – INC/DITEC/PF apontam o réu circulando livremente nas dependências do Palácio do Planalto, em meio aos demais agentes”
 
Ao finalizar sua decisão, o ministro estabelece a pena definitiva do acusado, que só será confirmada se o voto for acompanhado por pelo menos outros seis ministros da Corte: 14 anos de prisão, sendo 12 anos e seis meses em regime fechado.

1 Comment

1 Comment

  1. Simples cidadão democrático

    23/03/2024 at 18:05

    Tá certíssimo.. a própria reportagem informa que o homem “disse ter viajado para protestar pacificamente para que o presidente Lula (PT), que tinha vencido a eleição presidencial de 2022, fosse retirado do poder.”. Tentar ou apoiar ação para retirar alguém do poder sem os meios legais é abolir o Estado Democrático de Direito. E foi o próprio Bolsonaro quem sancionou a lei sob a qual o sujeito foi condenado. E que sejam todos condenados exemplarmente, por óbvio, observado o devido processo legal e o contraditório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Homem é preso após PRF encontrar arma de uso restrito na BR-364

Publicado

em

Por

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia apreendeu, no início da noite de ontem (23), uma pistola calibre 9mm carregada com 10 munições. A ação ocorreu no KM 198 da BR-364, município de Pimenta Bueno.

Após análise de risco, uma equipe policial realizou abordagem a um veículo utilitário com dois ocupantes. Durante o início dos procedimentos de fiscalização, os homens foram questionados sobre a existência de ilícitos no automóvel, momento em que o motorista relatou haver um armamento no banco traseiro. Após buscas no local indicado por ele, os policiais encontraram uma arma de fogo, calibre 9mm, de uso restrito, carregada com dez munições e outro carregador vazio. Os materiais estavam acondicionados em uma maleta.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao indivíduo pela prática, em tese, do crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, previsto no art. 16 da Lei nº 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento). A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de  Pimenta Bueno/RO  para os procedimentos cabíveis.

Fonte: PRF

Continue lendo

Polícia

Adolescente de 15 anos está desaparecida em Rondônia

Publicado

em

Por

Familiares e amigos seguem mobilizados em busca de informações que ajudem a localizar a adolescente Mariany Eduarda Pereira da Rocha, de 15 anos, desaparecida no município de Rolim de Moura, na região da Zona da Mata de Rondônia. O caso tem gerado grande repercussão e mobilização nas redes sociais.

De acordo com relatos da família, a jovem foi vista pela última vez no dia 12 de junho de 2026, por volta das 16h, no bairro Beira Rio. Desde então, não houve mais qualquer contato ou informação confirmada sobre seu paradeiro, o que motivou o acionamento das autoridades e o início das buscas.

Diante da falta de pistas, parentes reforçam o pedido de colaboração da população, solicitando que qualquer informação que possa ajudar na localização da adolescente seja repassada às autoridades ou diretamente aos familiares.

As denúncias podem ser feitas de forma sigilosa à Polícia Militar, pelo telefone 190, ou à Polícia Civil do município. A família também disponibilizou contatos para receber informações que possam contribuir com as investigações.

Enquanto isso, a mobilização continua na região, com expectativa de que novas informações possam ajudar a esclarecer o caso e levar ao reencontro da adolescente com a família.

Fonte: Notícias Urgentes com informações do Ronônia Direto

Continue lendo

Polícia

Operação da PM recupera celulares roubados e prende homem por receptação

Publicado

em

Por

A ocorrência foi atendida por policiais do Setor 5 Alpha, após uma vítima informar que um aparelho celular subtraído durante um roubo estava sendo rastreado em tempo real. Com base nas informações repassadas, a guarnição iniciou o acompanhamento da localização do dispositivo, dando início à ação policial.

A ocorrência teve início na zona sul da capital e se estendeu até o Residencial Orgulho do Madeira, na zona leste, onde as equipes localizaram o imóvel apontado pelo sistema de rastreamento. No local, os policiais encontraram grande quantidade de aparelhos eletrônicos, entre celulares e tablets, além de materiais utilizados para manutenção, desbloqueio e desmontagem de dispositivos.

Durante a averiguação, foram apreendidos diversos aparelhos de procedência suspeita, alguns deles identificados como produtos de crimes patrimoniais. Diante dos indícios constatados no local, o suspeito recebeu voz de prisão pelo crime de receptação e foi conduzido à Central de Flagrantes, juntamente com os objetos apreendidos, para as providências legais cabíveis.

A ação resultou na recuperação de bens subtraídos e na apreensão de materiais relacionados à receptação de produtos oriundos de furto e roubo, reforçando a atuação do 9º BPM no enfrentamento aos crimes patrimoniais e na preservação da ordem pública.

O 9º BPM orienta que pessoas que tenham sido vítimas de furto ou roubo de aparelhos celulares procurem a Central de Polícia para verificar a possibilidade de localização e reconhecimento de objetos recuperados durante a ocorrência.

Fonte: Polícia Militar

Continue lendo

Trending