Conecte-se conosco

Polícia

8 DE JANEIRO: Alexandre de Moraes condena mecânico de Ji-Paraná a 14 anos de prisão

Publicado

em

Acaba de ter acesso ao voto do ministro do STF, Alexandre de Moraes, no qual ele condena mais um morador de Ji-Paraná por participação nos distúrbios em Brasília no dia 08 de janeiro do ano passado. Outros dois homens da mesma cidade (um deles idoso) já haviam sido condenados pelas mesmas circunstâncias.
 
Embora o julgamento, que terminará hoje, ainda esteja pendente, quatro ministros votaram com Moraes, que é o relator do caso no Supremo: dois (Carmem Lúcia e Dias Toffoli) acompanharam Moraes integralmente; outros dois (Cristiano Zanin e Edson Fachin) apoiaram com ressalvas o voto-relatório. Faltam outros 06 votos, que serão dados até a meia-noite desta sexta-feira, 22.

O réu que está sendo julgado é um mecânico de 45 anos, que havia ido de Ji-Paraná até Brasília em um ônibus junto com outras 40 pessoas. Ele disse ter viajado para protestar pacificamente para que o presidente Lula (PT), que tinha vencido a eleição presidencial de 2022, fosse retirado do poder.
 
O minucioso relatório de “Xandão” é recheado de imagens, depoimentos de policiais e laudos da PF. O documento revela, inclusive, que o jiparanaense foi preso dentro do Palácio do Planalto, ajoelhado e cantando o hino nacional. Ele alegou, no entanto, não ter participado da “quebradeira” que resultou na prisão de centenas de pessoas, afirmando ter entrado no prédio para fugir das bombas.
 
Sobre a argumentação do mecânico jiparanaense, Moraes escreve em seu relatório: “não merece credibilidade a versão apresentada em juízo, de que entrou no Palácio do Planalto para se proteger. Isso porque as imagens trazidas no LAUDO nº 2204/2023 – INC/DITEC/PF apontam o réu circulando livremente nas dependências do Palácio do Planalto, em meio aos demais agentes”
 
Ao finalizar sua decisão, o ministro estabelece a pena definitiva do acusado, que só será confirmada se o voto for acompanhado por pelo menos outros seis ministros da Corte: 14 anos de prisão, sendo 12 anos e seis meses em regime fechado.

1 Comment

1 Comment

  1. Simples cidadão democrático

    23/03/2024 às 18:05

    Tá certíssimo.. a própria reportagem informa que o homem “disse ter viajado para protestar pacificamente para que o presidente Lula (PT), que tinha vencido a eleição presidencial de 2022, fosse retirado do poder.”. Tentar ou apoiar ação para retirar alguém do poder sem os meios legais é abolir o Estado Democrático de Direito. E foi o próprio Bolsonaro quem sancionou a lei sob a qual o sujeito foi condenado. E que sejam todos condenados exemplarmente, por óbvio, observado o devido processo legal e o contraditório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Homens são presos com munições no Residencial Orgulho do Madeira

Publicado

em

Na manhã deste domingo (16), por volta das 9h, policiais militares do 5º Batalhão realizaram a prisão de dois homens no Conjunto Habitacional Orgulho do Madeira, na zona Leste de Porto Velho, por posse irregular de munição.

De acordo com informações da Polícia Militar, a guarnição realizava patrulhamento de rotina quando avistou dois indivíduos em atitude considerada suspeita. Diante da situação, foi feita abordagem dentro dos parâmetros legais. Os suspeitos foram identificados como J. C. F. B., conhecido como “Bebel”, e C. R., apelidado de “VG”.

Segundo a ocorrência, C. R. é monitorado por tornozeleira eletrônica, a qual estaria desligada no momento da abordagem. Ele informou aos policiais que o carregador do equipamento estaria em seu apartamento. Durante a revista, ambos teriam declarado integrar uma facção criminosa com atuação local.

Com base nas informações, os militares se deslocaram até o apartamento de um dos abordados. No interior do imóvel, foram encontradas oito munições de calibre .22 escondidas dentro de um tênis, além de duas munições de calibre .38 ocultadas na caixa de disjuntores.

Ainda durante as buscas, os policiais localizaram diversos aparelhos celulares — todos descarregados — cuja procedência não foi esclarecida pelo suspeito. Também foram apreendidos seis cabos de carregamento padrão iPhone, uma caixa de som preta da marca PULSE, com potência de 2300W, além de cartões bancários e outros objetos.

Ataques a provedores

A Polícia Militar informou ainda que C., o “VG”, é apontado por colegas de farda como possível envolvido em ataques recentes a totens instalados no residencial. Há também informações de que, no dia 14 de fevereiro de 2026, ele teria participado de ataques contra provedores de internet na região, quando indivíduos teriam utilizado coquetéis molotovs. Na ocasião, o suspeito estaria usando gandola camuflada semelhante à do Exército Brasileiro.

Durante as buscas no apartamento, foram encontradas duas gandolas camufladas, que podem ter sido utilizadas nos referidos ataques. A polícia destacou que as circunstâncias serão apuradas pela autoridade competente.

Quanto à tornozeleira eletrônica, o conduzido afirmou que o equipamento estaria desligado desde o último sábado (14), fato que será comunicado ao órgão responsável, especialmente por coincidir com a data dos ataques mencionados.

Diante do material apreendido, os dois homens receberam voz de prisão por posse irregular de munição e foram encaminhados à Central de Flagrantes, com apoio do CPA do 9º BPM.

Objetos apreendidos

  • 08 munições calibre .22
  • 02 munições calibre .38
  • 02 gandolas camufladas
  • 01 tênis preto da marca Mizuno
  • 01 caixa de som marca PULSE (2300W)
  • 06 cabos de carregamento padrão iPhone
  • 05 aparelhos celulares (marcas Samsung, Multilaser e Realme, alguns com telas trincadas)

Fonte: PMRO

Continue lendo

Polícia

Homem suspeito de roubo é amarrado e espancado por população

Publicado

em

Por

Um homem suspeito de roubar uma bicicleta e um aparelho celular de uma mulher foi detido por populares e acabou sendo agredido na tarde desta segunda-feira (16), no bairro Agenor Martins de Carvalho, zona leste de Porto Velho (RO).

De acordo com informações apuradas pela equipe do Notícias Urgentes, o suspeito teria abordado a vítima e anunciado o assalto, fugindo em seguida com a bicicleta e o celular. Revoltados com a situação, moradores da região iniciaram buscas e conseguiram localizar o homem nas proximidades do Centro de Especialidades Médicas (CEM), na Rua Eduardo Lima e Silva.

Ainda segundo informações , o suspeito foi amarrado e agredido por populares até a chegada da Polícia Militar.

Continue lendo

Polícia

Adolescente receberia R$ 14 mil para transportar mais de 20 kg de drogas

Publicado

em

Por

Uma adolescente de 16 anos, foi apreendida na tarde desta segunda-feira (16), após ser flagrada com uma grande quantidade de drogas dentro de uma mala de viagem.

De acordo com informações obtidas pela equipe do Notícias Urgentes, ela foi abordada enquanto estava em um táxi, durante uma ação policial de rotina. Ao verificarem a bagagem, os agentes encontraram 20 tabletes de drogas, sendo 3 de skank e 17 de maconha, escondidos na mala.

Ainda de acordo com informações, a adolescente teria buscado a droga na Bolívia e atravessado a fronteira pelo município de Guajará-Mirim. Ela receberia 700 reais por cada tablete transportado, totalizando 14 mil ao final da entrega.

A menor foi levada para a delegacia e ficou à disposição da autoridade policial. Todo o material apreendido será encaminhado para perícia.

Fonte: Notícias Urgentes

Continue lendo

Trending