Polícia
8 DE JANEIRO: Alexandre de Moraes condena mecânico de Ji-Paraná a 14 anos de prisão
Acaba de ter acesso ao voto do ministro do STF, Alexandre de Moraes, no qual ele condena mais um morador de Ji-Paraná por participação nos distúrbios em Brasília no dia 08 de janeiro do ano passado. Outros dois homens da mesma cidade (um deles idoso) já haviam sido condenados pelas mesmas circunstâncias.
Embora o julgamento, que terminará hoje, ainda esteja pendente, quatro ministros votaram com Moraes, que é o relator do caso no Supremo: dois (Carmem Lúcia e Dias Toffoli) acompanharam Moraes integralmente; outros dois (Cristiano Zanin e Edson Fachin) apoiaram com ressalvas o voto-relatório. Faltam outros 06 votos, que serão dados até a meia-noite desta sexta-feira, 22.
O réu que está sendo julgado é um mecânico de 45 anos, que havia ido de Ji-Paraná até Brasília em um ônibus junto com outras 40 pessoas. Ele disse ter viajado para protestar pacificamente para que o presidente Lula (PT), que tinha vencido a eleição presidencial de 2022, fosse retirado do poder.
O minucioso relatório de “Xandão” é recheado de imagens, depoimentos de policiais e laudos da PF. O documento revela, inclusive, que o jiparanaense foi preso dentro do Palácio do Planalto, ajoelhado e cantando o hino nacional. Ele alegou, no entanto, não ter participado da “quebradeira” que resultou na prisão de centenas de pessoas, afirmando ter entrado no prédio para fugir das bombas.
Sobre a argumentação do mecânico jiparanaense, Moraes escreve em seu relatório: “não merece credibilidade a versão apresentada em juízo, de que entrou no Palácio do Planalto para se proteger. Isso porque as imagens trazidas no LAUDO nº 2204/2023 – INC/DITEC/PF apontam o réu circulando livremente nas dependências do Palácio do Planalto, em meio aos demais agentes”
Ao finalizar sua decisão, o ministro estabelece a pena definitiva do acusado, que só será confirmada se o voto for acompanhado por pelo menos outros seis ministros da Corte: 14 anos de prisão, sendo 12 anos e seis meses em regime fechado.
Polícia
Grave acidente deixa homem e criança mortos na BR-364 – VEJA VÍDEO
Um grave acidente de trânsito registrado na manhã desta terça-feira (23) na entrada da Linha 630, sentido distrito de Tarilândia, próximo à BR-364, resultou na morte de duas pessoas, sendo um homem e uma criança.
Até o momento, as vítimas não haviam sido oficialmente identificadas pelas autoridades. Informações preliminares apontam apenas que se trata de um homem e uma menina.
De acordo com informações obtidas pela a equipe do Notícias Urgentes, a ocorrência teria começado após uma colisão envolvendo duas motocicletas na via. Com o impacto, as vítimas acabaram caindo sobre a pista.

Ainda segundo os relatos, no momento em que as vítimas estavam na via, um caminhão baú de cor preta, com cabine azul, teria passado pelo local e atingido os dois. Há também a informação de que o veículo teria arrastado as vítimas por alguns metros e, em seguida, deixado o local sem prestar socorro.
Populares que chegaram logo após o acidente relataram uma cena de grande violência, com ferimentos graves e destruição corporal devido ao impacto.
Equipes da Polícia Militar e da Perícia Técnica foram acionadas para isolar a área, realizar os levantamentos iniciais e coletar informações que possam ajudar a esclarecer a dinâmica do acidente.
As investigações seguem em andamento para identificar as vítimas e localizar o caminhão envolvido na ocorrência. A Polícia Civil ficará responsável pela apuração do caso; veja vídeo
Polícia
Operação mobiliza mais de 100 agentes contra o crime organizado em Rondônia
Nesta terça-feira (23/6), o Ministério Público de Rondônia (MPRO), em conjunto com as forças de segurança pública, deflagrou a Operação Audácia X, fruto de mais uma ação integrada de combate ao crime organizado no Estado de Rondônia, com atuação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do MPRO (Gaeco), da Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), da Polícia Militar (PMRO), da Polícia Civil (PCRO), da Polícia Técnico-Científica (Politec) e da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus).
A ação contou com a participação de equipes do Gaeco do MPRO, dos Gaecos do MPAC e do MPMS, da Força-Tarefa Integrada de Combate ao Crime Organizado da Sesdec (FTICCO), do Centro de Inteligência da PMRO (CI), da Gerência Especializada em Operações Penais da Polícia Penal (Geop), do Grupo de Ações Penitenciárias Especiais da Sejus (Gape) e da Polícia Técnico-Científica (Politec), além do Centro de Inteligência da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CIPM-SP) e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul (Sejus-MS), totalizando um efetivo superior a 100 (cem) agentes.
O objetivo principal da operação é cumprir 21 (vinte e um) mandados de busca e apreensão e 20 (vinte) mandados de prisão, nas cidades de Porto Velho/RO, Ji-Paraná/RO, Rio Branco/AC, Campo Grande/MS e São Paulo/SP.
Os mandados foram deferidos pela 2ª Vara de Garantias da Comarca de Porto Velho/RO, visando instruir Procedimento Investigatório Criminal (PIC) instaurado no MPRO com o fim de apurar a suposta prática do crime de constituição ou integração de organização criminosa (art. 2º, da Lei nº 15.358/2026 – Lei Antifacção) atuante em Rondônia e outros estados da federação, bem como de eventuais delitos diversos detectados no curso da operação.
A ação também tem por finalidade a recaptura de foragidos da justiça, o cumprimento de mandados de prisão em aberto no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), além de eventuais flagrantes constatados durante as buscas ou durante o patrulhamento que será realizado pelas forças de segurança em toda a região, como, por exemplo, posse ou porte ilegal de arma de fogo e/ou munição, receptação, tráfico de drogas, dentre outros.
O nome atribuído à operação é uma referência ao comportamento de alguns dos investigados, que ostentam abertamente em redes sociais o porte e a posse de armas de fogo, inclusive de uso restrito, grandes quantidades de dinheiro, droga e referências expressas à facção criminosa da qual se dizem integrantes, desprezando claramente as repercussões e riscos decorrentes desse tipo de postagem, desafiando e afrontando as forças de segurança pública, demonstrando certeza da impunidade e manifestando claramente a intenção de dominar as regiões nas quais se instalam.
Fonte: MPRO
Polícia
Operação termina com quatro presos e apreensão de drogas na zona Leste
Uma ação da Polícia Militar, terminou com a prisão de três homens e uma mulher suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas na noite desta segunda-feira (22), no bairro Planalto, zona Leste de Porto Velho.
Conforme informações, a operação foi deflagrada após denúncias indicarem que um ponto comercial estaria sendo utilizado como fachada para a venda de entorpecentes. Durante o monitoramento, os policiais abordaram um homem que deixava o local. Com ele, foram encontradas porções de cocaína, e ele teria informado ter adquirido a substância no imóvel investigado.

A partir da abordagem, as equipes avançaram na ação dentro do estabelecimento. No momento da entrada, um dos suspeitos teria tentado resistir e apagar informações de um notebook, sendo necessário o uso de munição de impacto controlado para contê-lo. Ainda durante a ocorrência, um cão da raça pitbull avançou contra os policiais, mas a situação foi controlada sem registro de feridos.
Outro suspeito tentou escapar pelos fundos do imóvel, mas acabou sendo detido por equipes do BOPE após descartar uma sacola com drogas durante a fuga.

No interior do local, os policiais encontraram uma mulher apontada como responsável pelo preparo e fracionamento dos entorpecentes.
Durante as buscas, foram apreendidas porções de crack, cocaína e maconha, além de materiais usados na embalagem e comercialização das drogas. Também foram localizados 41 maços de cigarros, uma máquina de cartão e registros que indicariam movimentação financeira superior a R$ 60 mil, além de objetos de origem não comprovada.
Os quatro suspeitos foram encaminhados à Central de Flagrantes para os procedimentos cabíveis. A Polícia Civil segue com as investigações do caso.


Simples cidadão democrático
23/03/2024 at 18:05
Tá certíssimo.. a própria reportagem informa que o homem “disse ter viajado para protestar pacificamente para que o presidente Lula (PT), que tinha vencido a eleição presidencial de 2022, fosse retirado do poder.”. Tentar ou apoiar ação para retirar alguém do poder sem os meios legais é abolir o Estado Democrático de Direito. E foi o próprio Bolsonaro quem sancionou a lei sob a qual o sujeito foi condenado. E que sejam todos condenados exemplarmente, por óbvio, observado o devido processo legal e o contraditório.