Polícia
8 DE JANEIRO: Alexandre de Moraes condena mecânico de Ji-Paraná a 14 anos de prisão
Acaba de ter acesso ao voto do ministro do STF, Alexandre de Moraes, no qual ele condena mais um morador de Ji-Paraná por participação nos distúrbios em Brasília no dia 08 de janeiro do ano passado. Outros dois homens da mesma cidade (um deles idoso) já haviam sido condenados pelas mesmas circunstâncias.
Embora o julgamento, que terminará hoje, ainda esteja pendente, quatro ministros votaram com Moraes, que é o relator do caso no Supremo: dois (Carmem Lúcia e Dias Toffoli) acompanharam Moraes integralmente; outros dois (Cristiano Zanin e Edson Fachin) apoiaram com ressalvas o voto-relatório. Faltam outros 06 votos, que serão dados até a meia-noite desta sexta-feira, 22.
O réu que está sendo julgado é um mecânico de 45 anos, que havia ido de Ji-Paraná até Brasília em um ônibus junto com outras 40 pessoas. Ele disse ter viajado para protestar pacificamente para que o presidente Lula (PT), que tinha vencido a eleição presidencial de 2022, fosse retirado do poder.
O minucioso relatório de “Xandão” é recheado de imagens, depoimentos de policiais e laudos da PF. O documento revela, inclusive, que o jiparanaense foi preso dentro do Palácio do Planalto, ajoelhado e cantando o hino nacional. Ele alegou, no entanto, não ter participado da “quebradeira” que resultou na prisão de centenas de pessoas, afirmando ter entrado no prédio para fugir das bombas.
Sobre a argumentação do mecânico jiparanaense, Moraes escreve em seu relatório: “não merece credibilidade a versão apresentada em juízo, de que entrou no Palácio do Planalto para se proteger. Isso porque as imagens trazidas no LAUDO nº 2204/2023 – INC/DITEC/PF apontam o réu circulando livremente nas dependências do Palácio do Planalto, em meio aos demais agentes”
Ao finalizar sua decisão, o ministro estabelece a pena definitiva do acusado, que só será confirmada se o voto for acompanhado por pelo menos outros seis ministros da Corte: 14 anos de prisão, sendo 12 anos e seis meses em regime fechado.
Polícia
Homem em situação de rua é agredido com pauladas no centro
Um homem em situação de rua ficou ferido após ser agredido na manhã desta quinta-feira (25), em frente à feira livre localizada no cruzamento da Rua Hebert de Azevedo com a Avenida Rafael Vaz e Silva, no centro de Porto Velho.
De acordo com informações obtidas pela a equipe do Notícias Urgentes, o casal consumia bebidas alcoólicas quando iniciou uma discussão. Durante o desentendimento, a mulher teria arremessado uma pedra contra a vítima e, em seguida, o atingido na cabeça com um pedaço de madeira.
A Polícia Militar foi acionada e esteve no local, onde realizou a detenção da suspeita. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também foi chamado para prestar socorro ao homem ferido.
Apesar da agressão, a vítima informou às autoridades que não tinha interesse em representar criminalmente contra a autora. O caso foi registrado e deve seguir os procedimentos legais cabíveis.

Polícia
Motociclista morre após acidente em trecho de pare e siga na BR-364
Um motociclista morreu após se envolver em um acidente de trânsito, em um trecho da BR-364 que opera no sistema de pare e siga, nas proximidades da Vila Jirau, em Porto Velho.
Segundo informações obtidas pela a equipe do Notícias Urgentes, a vítima teria sido atingida por um veículo que fazia transporte clandestino de passageiros, conhecido popularmente como “táxi pirata”, que seguia em direção ao distrito de Extrema.
Com a força do impacto, o motociclista não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Testemunhas relataram que o motorista do veículo deixou a cena do acidente sem prestar socorro à vítima.
As circunstâncias da colisão deverão ser apuradas pelas autoridades competentes. A identidade da vítima e do condutor envolvido não havia sido divulgada até o momento.

Polícia
Mais de 320 kg de drogas são incinerados pela Polícia Civil
Em alusão à Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, a Polícia Civil de Rondônia realizou, nesta quinta-feira (25), a incineração de grande quantidade de substâncias entorpecentes apreendidas em operações de combate ao tráfico de drogas em todo o Estado.
Durante o procedimento foram incinerados 26 kg de cocaína e 295 kg de maconha, totalizando 321 kg de entorpecentes retirados definitivamente de circulação.
A incineração foi realizada em conformidade com os protocolos legais e contou com a presença de representantes do Ministério Público, da AGEVISA, do CONEPOD e da Secretaria Executiva, instituições responsáveis pelo acompanhamento e fiscalização do procedimento, assegurando a transparência e a regularidade do ato.
A ação integra a programação da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, reforçando o compromisso da Polícia Civil de Rondônia e dos órgãos parceiros com o enfrentamento ao tráfico de drogas, a preservação da saúde pública e a promoção de políticas públicas voltadas à prevenção e repressão ao crime.
Fonte: Polícia Civil

Simples cidadão democrático
23/03/2024 at 18:05
Tá certíssimo.. a própria reportagem informa que o homem “disse ter viajado para protestar pacificamente para que o presidente Lula (PT), que tinha vencido a eleição presidencial de 2022, fosse retirado do poder.”. Tentar ou apoiar ação para retirar alguém do poder sem os meios legais é abolir o Estado Democrático de Direito. E foi o próprio Bolsonaro quem sancionou a lei sob a qual o sujeito foi condenado. E que sejam todos condenados exemplarmente, por óbvio, observado o devido processo legal e o contraditório.