Conecte-se conosco

Geral

Laboratório de Informática comunitário é instalado com apoio da Santo Antônio Energia

Publicado

em

O projeto da Fundação “Lar de Eurípedes” de instalar um Laboratório de Informática comunitário no bairro Ronaldo Aragão acaba de se tornar realidade. A Santo Antônio Energia, empresa controlada por Eletrobras Furnas, doou todos os equipamentos necessários e as três primeiras turmas do curso profissionalizante de Informática gratuito para jovens e adultos da comunidade começaram esta semana.

As 13 estações de trabalho profissionais, compostas por computador desktop já instalado sistema operacional Windows 7, monitor Led de 23 polegadas, mouse óptico USB e teclado já estão instaladas e funcionando.

“O curso de informática é fundamental não só como uma oportunidade de profissionalização, mas no tempo que os jovens passam aqui, buscamos mostrar a eles novas perspectivas de vida. Há mais de três anos sonhávamos com esse projeto. E com o apoio da Santo Antônio Energia conseguimos o mais difícil, os equipamentos, e nosso sonho se tornou realidade”, comemora Dulcineia Capelasso, presidente da Fundação Espírita Eurípedes Barsanulfo – FUNEEB (“Lar de Eurípedes”) que desde 1989 realiza ações filantrópicas para moradores em situação de vulnerabilidade social do bairro Ronaldo Aragão.

Os alunos do projeto também comemoram a conquista da comunidade. As adolescentes Tainá Silva e Ezali Feliciano, ambas de 12 anos, estão empolgadas para iniciar o novo aprendizado. “Hoje em dia para tudo é necessário saber usar o computador e eu nunca usei um. Além de aprender coisas novas que sejam úteis para o meu futuro, espero que essa novidade me ajude a ter mais disciplina e dedicação aos estudos”, contou Ezali.


Para Caio Pompeu, presidente da Santo Antônio Energia, esta é mais uma oportunidade para a companhia realizar ações concretas, que proporcionem desenvolvimento para a comunidade onde a Hidrelétrica está instalada.

“O valor do quanto esses equipamentos irão beneficiar a comunidade vai muito além da doação que pudemos realizar neste momento. Serão centenas de jovens e adultos que poderão usufruir dessa oportunidade, agregar conhecimento e valor para competirem por vagas no mercado de trabalho. E os cursos contemplam uma carga horário de 80 horas com aulas práticas e teóricas, além de emissão de certificado”, destacou Pompeu.

A Fundação Lar Eurípedes atua a mais de 30 anos na comunidade e é auditada pelo Ministério Público de Rondônia. O trabalho realizado pelos cerca de 40 sócios mantenedores atende aproximadamente 250 famílias com doação de cestas básicas, encontros semanais de acolhimento terapêutico e atendimento em saúde básica, atividades pedagógicas, aulas de dança e reforço escolar.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

INSS: pagamento de benefícios de janeiro começa nesta segunda-feira

Publicado

em

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar nesta segunda-feira (26) benefícios e auxílios referentes ao mês de janeiro. As datas seguem o calendário de pagamento divulgado no fim do ano passado. 

Para se certificar da data de pagamento, é preciso verificar o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador que aparece depois do traço. Um exemplo: se o número do benefício for 0102-4, o dígito final a ser considerado é o 2.

De acordo com o INSS, os pagamentos de um salário mínimo começam nesta segunda-feira e terminam no dia 6 de fevereiro. Já os benefícios acima de um salário mínimo começarão a ser pagos no dia 2 de fevereiro e devem ser encerrados no dia 6.

O número do cartão do benefício pode ser acessado pelo site ou aplicativo Meu INSS, clicando no serviço “extrato de pagamento”. Também é possível obter a informação pelo telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Fonte: Agência Brasil

Continue lendo

Geral

Termina hoje o prazo para matrícula da 2ª chamada do Processo Seletivo Unificado do IFRO

Publicado

em

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) publicou, nessa segunda-feira (19), a 2ª chamada do Processo Seletivo Unificado (PSU) 2026/1. Os candidatos convocados devem realizar a matrícula dentro dos prazos e conforme as etapas previstas no edital. Para quem ainda aguarda vaga, haverá uma terceira chamada, precedida da manifestação de interesse nas vagas remanescentes.

O PSU 2026/1 ofertou, ao todo, 3.704 vagas gratuitas para ingresso no primeiro semestre de 2026, distribuídas entre cursos técnicos integrados ao ensino médio, cursos técnicos subsequentes e cursos de graduação, nos dez campi do IFRO. O processo seletivo é público e gratuito, sem cobrança de taxa de inscrição, matrícula ou mensalidade.

De acordo com o cronograma, a primeira etapa consiste no envio da documentação para matrícula, que deve ser feito entre 19 e 26 de janeiro de 2026, até, precisamente, às 18h. Os documentos podem ser enviados inclusive durante finais de semana e feriados compreendidos nesse período.

A análise documental será realizada pelas Coordenações de Registros Acadêmicos (CRAs) do IFRO entre os dias 19 e 27 de janeiro. Caso haja necessidade de ajustes, o período de retificação da documentação segue até as 18h do dia 29 de janeiro. A confirmação da matrícula ocorrerá após a análise dos documentos, e os candidatos devem acompanhar atentamente o sistema até o encerramento do processo, previsto para 30 de janeiro de 2026, data limite para finalização das matrículas da segunda chamada.

Para as vagas que não forem preenchidas, o IFRO realizará a etapa de manifestação de interesse antes da convocação em terceira chamada. A manifestação ocorrerá no dia 2 de fevereiro, com prazo para os candidatos interessados nas vagas remanescentes nos dias 3 e 4 de fevereiro. A terceira chamada está prevista para o dia 5 de fevereiro, com publicação após as 18h.

As orientações completas, bem como o cronograma detalhado e os procedimentos para matrícula, estão disponíveis no edital do PSU 2026/1, publicado no portal de seleção do IFRO.

Listas de convocação e mais informações conforme a modalidade de ensino:

Fonte: IFRO

Continue lendo

Geral

Prouni 2026: inscrições para o 1º semestre começam nesta segunda

Publicado

em

Começam nesta segunda-feira (26) as inscrições do processo seletivo para o primeiro semestre de 2026 do Programa Universidade para Todos (Prouni). O processo é gratuito e deve ser feito exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, até a próxima quinta-feira (29). 

Para se inscrever no processo seletivo é necessário que o estudante tenha completado o ensino médio; participado de edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e/ou 2025; obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do exame; e não tenha zerado a prova da redação do Enem.

edital do Prouni também veda a inscrição para quem declarou ter participado do Enem na condição de treineiro ou para autoavaliação, antes de concluir o ensino médio. Para fins de classificação e eventual pré-seleção no processo seletivo, será utilizada a edição do Enem em que o estudante obteve a melhor média.

Ainda de acordo com o Ministério da Educação, os candidatos precisam atender a pelo menos uma das seguintes condições:

– ter feito o ensino médio integralmente em escola da rede pública;

– ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

– ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

– ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição;

– ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

– ser uma pessoa com deficiência na forma prevista na legislação;

– ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para concorrer aos cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Nesse último caso, não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.

No momento da inscrição, o candidato deve optar por concorrer às bolsas destinadas à ampla concorrência ou àquelas destinadas à implementação de políticas afirmativas referentes a pessoas com deficiência e autodeclaradas indígenas, pardas ou pretas.

“No caso da escolha das bolsas integrais, é necessário que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de 1,5 salário mínimo. Já para escolher bolsas parciais, é preciso que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de 3 salários mínimos”, destacou a pasta.

Agência Brasil

Continue lendo

Trending