Conecte-se conosco

Polícia

PF deflagra operação em combate ao desmatamento ilegal em Reserva Extrativista de RO

Publicado

em

A Polícia Federal, com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), deflagrou, nos dias 9 e 10/2, a Operação Jacaúna, para combater crimes ambientais, sobretudo o desmatamento ilegal, na Reserva Extrativista Rio Ouro Preto, em Guajará-Mirim/RO.

Na sexta-feira (9/2), a equipe, composta por nove policiais federais e quatro servidores do ICMBio, localizou uma carvoaria clandestina em pleno funcionamento e um acampamento utilizado como ponto de apoio para as ações de desmatamento ilegal e beneficiamento de madeira.

As estruturas foram destruídas e os investigados responderão pelos crimes de dano à Unidade de Conservação e de corte ou transformação de madeira de lei em carvão, com penas que podem chegar a 7 anos de reclusão.

No sábado (10/02), foram realizadas novas ações fiscalizatórias na RESEX Rio Ouro Preto e em suas imediações, a fim de controlar a entrada de pessoas na Reserva, cujo acesso é permitido apenas a moradores extrativistas e a pessoas autorizadas pelo órgão ambiental, bem como impedir a saída clandestina de produtos florestais.

Dois homens foram flagrados transportando cerca de 150 sacos de carvão ilegal, em um caminhão. Eles foram encaminhados à Polícia Federal para lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência pela prática de crime de transporte de carvão ilegal. Se condenados, poderão receber pena de até 1 ano de detenção e multa. O material ilícito e o caminhão utilizado para o transporte clandestino foram apreendidos.

A carvoaria de origem do material foi localizada nas imediações da RESEX e não possuía autorização válida para exploração da atividade.
O nome da Operação “Jacaúna” significa “indivíduo de peito negro” ou “indivíduo de cabeça negra”, em língua indígena, e faz alusão ao rio Ouro Preto, que cruza a Reserva Extrativista de mesmo nome.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Grave colisão entre caminhão e van deixa seis mortos e 11 feridos

Publicado

em

Seis mulheres morreram e outras 11 pessoas ficaram feridas após uma batida frontal entre uma van e um caminhão, na manhã desta quinta-feira (3), próximo ao povoado Tanque Velho, na região do município de São Braz do Piauí, no Sul do estado.

As vítimas eram da cidade de Jurema, também no Piauí. A prefeitura da cidade decretou luto oficial de seis dias. A Prefeitura de Anísio de Abreu também lamentou a tragédia, pois uma das vítimas trabalhava na Secretaria de Saúde do município.

Segundo o Corpo de Bombeiros, populares iniciaram o resgate de quatro corpos, enquanto as equipes se dirigiam até o local.

Outras duas mulheres, que morreram presas às ferragens do veículo, foram resgatadas pelo 8º Grupamento da cidade de São Raimundo Nonato, que isolou a área para evitar possíveis contaminações ou alterações no local do acidente.

Veja quem são as vítimas do acidente:

Rosimeire Rubens da Rocha – 61 anos
Marizete Ferreira Dias – 38 anos
Letícia Soares Ribeiro – 25 anos
Janete Alves de Deus – 35 anos
Dilça Dias Torres Cavalcante – 56 anos
Hilda Ribeiro Dias – 50 anos

Os sobreviventes, incluindo os motoristas dos dois veículos, foram encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Raimundo Nonato, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ao todo, foram 11 sobreviventes feridos.

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou que, das 11 vítimas do acidente, três foram transferidas para o Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato, onde permanecem internadas na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em estado grave.

Uma criança foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), transferida para o mesmo hospital e recebeu alta médica. Outro paciente foi admitido na clínica cirúrgica do hospital.

Além disso, seis pacientes continuam em observação na UPA de São Raimundo Nonato.

Nota de pesar da Prefeitura de Jurema:

É com imensa tristeza que recebemos a notícia do trágico acidente que vitimou fatalmente seis vidas de Jurema-PI. Estamos profundamente devastados pela dor dessa perda irreparável e nos solidarizamos com as famílias e amigos das vítimas neste momento tão difícil. Reafirmamos nosso compromisso em prestar todo o apoio necessário às famílias enlutadas, oferecendo conforto e suporte. Que Deus conceda força e paz a todos os corações atingidos por essa tragédia.

A Prefeitura de Jurema decreta luto oficial de seis dias em respeito às vidas perdidas no trágico acidente que abalou nossa cidade.

Manifestamos nossa solidariedade às famílias e amigos neste momento de profunda dor.

Continue lendo

Polícia

PF expulsa invasores de área na Terra Indígena Igarapé Lage, que estava sendo dividida por criminosos

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (3) a Operação Igarapé Lage para investigar um grupo criminoso acusado de grilagem na Terra Indígena Igarapé Lage, localizada entre nos municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim. Foram cumpridos 5 mandados de busca nessas duas cidades e ainda em Porto Velho.

O grupo é suspeito de dividir uma área de 20 km em 100 lotes para venda ilegal, uma vez que as terras indígenas são área de propriedade da União e de uso exclusivo dos povos indígenas.

Dois dos envolvidos se apresentavam como “engenheiro” e “advogado”, incentivando pessoas a invadir e ocupar a área ilegalmente.

A TI Igarapé Lage foi demarcada em 1981 e abriga cerca de mil habitantes em 6 aldeias. Desde o final de 2022, mais de 800 hectares foram desmatados, e houve queimadas ilegais, além de um ataque a uma família indígena em que a casa foi incendiada.

Policiais federais, com o apoio de agentes da Funai e do Ibama realizaram a desintrusão na área com a expulsão de invasores e destruição de construções clandestinas, como pontes, algumas com mais de 200 metros de extensão.

Em 2024, ocorreram mais de 8 operações da Polícia Federal de desintrusão na TI Igarapé Lage envolvendo centenas de policiais federais e órgãos parceiros, como o Exército Brasileiro, Funai, Ibama, Polícia Militar e Força Nacional.

Continue lendo

Polícia

Delegacia de Furtos e Roubos recupera rolo compactador roubado em Porto Velho

Publicado

em

Em menos de 24 horas, a Delegacia Especializada em Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores, conseguiu recuperar mais uma das máquinas pesadas furtadas no mês de fevereiro deste ano em Porto Velho. O equipamento, um rolo compactador da marca Dynapac, foi localizado em uma área rural de Porto Velho, no Ramal Santa Rita, proximidades da comunidade Morrinhos.

A ação policial foi coordenada pelo delegado titular Alessandro Morey. Segundo ele, após intensas diligências e rastreamento do trajeto do maquinário, os agentes conseguiram localizar e realizar a apreensão durante a madrugada. A máquina foi então transportada para a Delegacia Especializada, onde passará por exames periciais antes de ser devolvida ao seu proprietário.

As investigações seguem em andamento para identificar todos os envolvidos no crime e recuperar outros equipamentos subtraídos.

O delegado Morey destaca a importância do trabalho investigativo e a dedicação da equipe policial na solução do caso. “Nosso compromisso é garantir que os bens subtraídos sejam recuperados e os responsáveis sejam levados à justiça”, afirmou.

Continue lendo

Trending