Polícia
PF deflagra operação em combate ao desmatamento ilegal em Reserva Extrativista de RO
A Polícia Federal, com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), deflagrou, nos dias 9 e 10/2, a Operação Jacaúna, para combater crimes ambientais, sobretudo o desmatamento ilegal, na Reserva Extrativista Rio Ouro Preto, em Guajará-Mirim/RO.
Na sexta-feira (9/2), a equipe, composta por nove policiais federais e quatro servidores do ICMBio, localizou uma carvoaria clandestina em pleno funcionamento e um acampamento utilizado como ponto de apoio para as ações de desmatamento ilegal e beneficiamento de madeira.
As estruturas foram destruídas e os investigados responderão pelos crimes de dano à Unidade de Conservação e de corte ou transformação de madeira de lei em carvão, com penas que podem chegar a 7 anos de reclusão.
No sábado (10/02), foram realizadas novas ações fiscalizatórias na RESEX Rio Ouro Preto e em suas imediações, a fim de controlar a entrada de pessoas na Reserva, cujo acesso é permitido apenas a moradores extrativistas e a pessoas autorizadas pelo órgão ambiental, bem como impedir a saída clandestina de produtos florestais.
Dois homens foram flagrados transportando cerca de 150 sacos de carvão ilegal, em um caminhão. Eles foram encaminhados à Polícia Federal para lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência pela prática de crime de transporte de carvão ilegal. Se condenados, poderão receber pena de até 1 ano de detenção e multa. O material ilícito e o caminhão utilizado para o transporte clandestino foram apreendidos.
A carvoaria de origem do material foi localizada nas imediações da RESEX e não possuía autorização válida para exploração da atividade.
O nome da Operação “Jacaúna” significa “indivíduo de peito negro” ou “indivíduo de cabeça negra”, em língua indígena, e faz alusão ao rio Ouro Preto, que cruza a Reserva Extrativista de mesmo nome.

Polícia
Mãe e filhas morrem em acidente envolvendo carro e carreta
Uma mulher morreu e duas filhas dela perderam a vida em um grave acidente registrado na manhã desta segunda-feira (22), na BR-285, em Colorado, no norte do Rio Grande do Sul.
As vítimas foram identificadas como Elizangela Bauermann, de 44 anos, Daiane Bauermann, de 25 anos, e Gisele Bauermann, de 17 anos, conforme confirmação de familiares.
Segundo informações repassadas por parentes, Elizangela estava levando a filha mais velha de volta para o município de Não-Me-Toque, onde a jovem residia e trabalhava. As três costumavam se encontrar nos fins de semana.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão envolveu o veículo em que as três estavam e uma carreta. O acidente ocorreu por volta das 6h45, no km 365 da rodovia. Duas das vítimas chegaram a ficar presas às ferragens.
O condutor da carreta, de 49 anos, não sofreu ferimentos.
Equipes do Corpo de Bombeiros e da PRF atenderam a ocorrência, enquanto o Instituto-Geral de Perícias (IGP) foi acionado para realizar os levantamentos no local. Os corpos foram posteriormente removidos.
Polícia
Seis pessoas ficam feridas em grave acidente em Rondônia
Um grave acidente de trânsito entre uma caminhonete Toyota Hilux e um Fiat Palio deixou seis pessoas feridas na RO-383 (rodovia Everaldo Góes), nas proximidades do balneário Bola de Ouro, em Cacoal.
A batida frontal provocou grande impacto e causou danos consideráveis aos veículos, principalmente ao Palio, que teve a parte dianteira bastante destruída.
No carro de passeio estavam cinco ocupantes, todos com ferimentos graves. As vítimas foram socorridas e encaminhadas para atendimento médico na região. Uma das passageiras ficou presa às ferragens e precisou ser retirada com auxílio das equipes de resgate.
Na caminhonete, estavam o motorista e a esposa, que sofreram apenas ferimentos leves e receberam atendimento ainda no local.
O Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Perícia Técnica atuaram na ocorrência, realizando o resgate das vítimas, o controle do tráfego e os primeiros levantamentos.
As causas do acidente ainda serão apuradas pelas autoridades competentes.
Polícia
Operação Terminus cumpre mandados contra organização criminosa em Rondônia
A Polícia Civil de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de São Miguel do Guaporé, com apoio de policiais civis das Delegacias de Costa Marques, Alvorada do Oeste, Urupá, Seringueiras, Ji-Paraná e Rolim de Moura, deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Terminus, com o objetivo de desarticular a atuação de integrantes de organização criminosa envolvidos com tráfico de drogas, ameaças, intimidações e imposição de domínio territorial na região.
As investigações tiveram início após a obtenção de elementos informativos que indicaram a atuação de indivíduos responsáveis por ameaçar moradores, restringir a liberdade de locomoção de vítimas e utilizar o temor coletivo como instrumento de controle social e manutenção de atividades criminosas.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, sendo cinco na cidade de São Miguel do Guaporé e um no município de Rolim de Moura.
No decorrer das diligências, uma pessoa foi presa em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Foram apreendidos entorpecentes, uma arma de fogo, aparelhos celulares e outros materiais de interesse para o prosseguimento das investigações.
O nome da operação faz referência ao termo latino “Terminus”, que significa limite ou fronteira, simbolizando a atuação do Estado na contenção da expansão das atividades criminosas investigadas, reafirmando a presença do poder público e a proteção da população.
A Polícia Civil de Rondônia reafirma seu compromisso com o combate à criminalidade organizada, a proteção da população e a promoção da segurança pública, atuando de forma integrada, estratégica e permanente na repressão às atividades ilícitas em todo o Estado.
Fonte: Polícia Civil
