Conecte-se conosco

Geral

Brasil ultrapassa meio milhão de casos prováveis de dengue e 75 mortes

Publicado

em

O Brasil já registra 512.353 casos prováveis de dengue desde o início de 2024. Foram contabilizados ainda 75 óbitos pela doença, enquanto 340 mortes estão sendo investigadas.

O coeficiente de incidência da dengue no país, neste momento, é 252,3 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Os dados constam no painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde.

Entre os casos prováveis, 54,9% são em mulheres e 45,1% em homens. A faixa etária dos 30 aos 39 anos segue respondendo pelo maior número de casos, seguida pelo grupo de 40 a 49 anos e de 50 a 59 anos.

Já no ranking dos estados, Minas Gerais lidera em número absoluto de casos prováveis (171.769). Em seguida aparecem São Paulo (83.651), Distrito Federal (64.403) e Paraná (55.532).

Quando se considera o coeficiente de incidência, o Distrito Federal aparece em primeiro lugar (2.286,2 casos por 100 mil habitantes), seguido por Minas Gerais (836,3), Acre (582,2) e Paraná (485,3).

Vacinação

Neste momento, somente o Distrito Federal iniciou a vacinação de crianças e adolescentes com idade entre 10 e 11 anos contra a dengue. No primeiro dia da campanha, 3.633 doses foram aplicadas em todos os 15 pontos disponíveis.

Goiás já recebeu as doses distribuídas pelo Ministério da Saúde e deve iniciar a imunização dessa mesma faixa etária na próxima quinta-feira (15) em 51 municípios selecionados pela pasta.

Agência Brasil

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Comunidade aprova novas rotas de ônibus e considera eficiência no serviço

Publicado

em

Reconhecendo que o transporte coletivo é um serviço público essencial que precisa de constante acompanhamento e adaptação às reais necessidades da sociedade, a Prefeitura de Porto Velho iniciou a implementação de novas rotas de ônibus, apresentadas à população na última semana.

As mudanças realizadas nos itinerários das Linhas 114, 120 e 310 ampliaram o atendimento a moradores de regiões da zona Leste e de áreas rurais, como é o caso da linha que passa a atender a comunidade Terra Santa.

As alterações foram bem recebidas pela população, que elogiou o trabalho dinâmico da Prefeitura ao ouvir as demandas da comunidade e colocá-las rapidamente em prática.

Segundo Kátia Queiroz, usuária diária do transporte coletivo, as novas rotas trouxeram mais conforto e praticidade.

“Tem muita gente que, depois dessa alteração, vai ter o ponto de ônibus bem mais próximo de casa. Isso traz mais conforto, além de economia. Agradeço ao prefeito Léo Moraes por estar sempre atento à comunidade”, declarou Kátia.

Já Clenilson Quadros, também usuário do sistema, destacou o impacto positivo da nova linha que atende o bairro Lagoa, conectando-o ao Orgulho do Madeira.

“Essa nova linha veio em boa hora, porque oferece mais uma opção de transporte e aproxima famílias que vivem em regiões distantes. Foi uma medida muito acertada”, afirmou Clenilson.

“Nosso objetivo é sempre trabalhar com foco em medidas que, na prática, facilitem a vida do cidadão. Por isso, seguimos atentos às demandas da população, construindo uma cidade mais justa e acessível a todos”, finalizou Iremar Lima, secretario da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran).

A Semtran segue acompanhando de perto o desempenho e a aceitação das novas rotas, garantindo que o sistema continue atendendo com eficiência e qualidade.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Continue lendo

Geral

Equipamento transforma restos de poda em recurso sustentável em Porto Velho

Publicado

em

A transformação ambiental já é uma realidade em Porto Velho. Cada vez mais, ações simples estão gerando grandes resultados para o meio ambiente. Um exemplo disso é o sistema de aproveitamento dos resíduos de poda, que está mudando a forma como a cidade lida com seus materiais orgânicos.

O que antes era considerado lixo agora ganha uma nova função. Com o uso de um triturador de galhos Scorpion PTU 500, os restos das podas de árvores passam a ser transformados em adubo natural. O resultado é duplamente positivo: menos resíduos indo para o lixo e mais recursos retornando à natureza.

O equipamento tem capacidade para processar árvores inteiras, troncos, galhos, arbustos e massa verde, transformando esse material em compostagem.

Segundo o secretário executivo da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Giovanni Marini, o equipamento representa um avanço importante na política de sustentabilidade do município. “Estamos dando um destino inteligente e ecológico aos resíduos verdes. É uma solução que une economia, limpeza urbana e cuidado com o meio ambiente”, concluiu o secretário.

SUSTENTABILIDADE

O material triturado será encaminhando para a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric) que realizará a destinação necessária para as famílias beneficiadas. Além disso, a redução no volume de resíduos ajuda a otimizar o transporte e diminuir custos operacionais.

“A Sema e a Emdur, por exemplo, realizam as podas e trazem o material para ser triturado aqui na Seinfra. São materiais de árvores que caem, de podas e de outros trabalhos que precisam de um descarte necessário e que a gente começou a realizar aqui na secretaria”, disse Raimundo Araújo, que trabalha com a trituração na Seinfra.

O triturador de galhos é uma máquina de alto custo que estava há anos sem uso devido à falta de manutenção. O adubo produzido pela compostagem também será utilizado em ações de paisagismo, viveiros e hortas municipais, ampliando o alcance dos benefícios da máquina, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Continue lendo

Geral

Joelma revela nova luta contra a Covid-19 e relembra internação

Publicado

em

Cantora relembrou período em que chegou a ficar no hospital por sequelas da doença; ‘Deus me deu mais uma chance’; paraense explica que novo susto serviu como alerta, mas também como motivo de gratidão

Aconteceu de novo. Joelma, 50, se emocionou ao falar sobre sua saúde e o impacto que a Covid-19 teve em sua vida nos últimos anos. A cantora contou que precisou interromper por alguns dias a agenda da turnê Isso é Calypso Tour após receber, pela décima vez, o diagnóstico da doença.

A paraense explicou que o novo susto serviu como um alerta, mas também como um motivo de gratidão. “Peguei Covid dez vezes. No mês passado, acabei de pegar outra, mas agora já sei lidar e estou bem”, afirmou ao Gshow.

Segundo Joelma, ela já está bem e retomou sua rotina. “Voltei a treinar, estou com a energia no topo de novo. Deus me deu mais uma chance de vida. Só tenho a agradecer”.

A artista também aproveitou o momento para relembrar um período mais delicado de sua trajetória recente. Em 2023, ela precisou ser internada três vezes devido às sequelas deixadas pelas infecções anteriores.

“Quando veio o Covid, eu estava na minha melhor forma física. Pensei que ia ser leve… De leve? Quase que eu vou! Foi sério. Fiquei internada três vezes, foi bem difícil. Achei que não voltaria a cantar, mas a chave virou”, desabafou.

Apesar dos sustos, Joelma garantiu que o episódio a fez repensar prioridades e valorizar ainda mais a saúde e o público que a acompanha há décadas. “Aprendi a respeitar meu corpo, a ouvir os sinais e a não parar de agradecer. Tudo o que vivi me tornou mais forte”, disse a cantora, que segue firme com a agenda de apresentações e o sucesso da nova fase de sua carreira.

Fonte: Notícias ao Minuto

Continue lendo

Trending