Polícia
Preso por decapitar mãe diz que “voz” ordenou crime e revela detalhes
O crime que chocou a população da capital mineira, principalmente familiares e amigos da vítima Jussara Maria Rodrigues, de 54 anos, decapitada pelo próprio filho, aos poucos ganha novas revelações. Em depoimento às autoridades policiais, o suspeito alegou que ouviu uma “voz” ordenando que ele matasse a própria mãe e que, após cometer o crime, resolveu tomar banho e dormir.
A descrição do crime é chocante e brutal, motivos que reforçaram a decisão da Justiça de converter a prisão em flagrante de Ritchie Glaycon Rodrigues Viana, de 27 anos, em preventiva. De acordo com o documento de sentença, “houve brutalidade no ataque que incluiu estrangulamento e decapitação, motivado por um suposto sentimento de vingança e vozes alucinatórias”.
O réu deu detalhes sobre o crime e sobre o seu histórico pessoal durante o interrogatório policial e em conversas preliminares com as autoridades.
Ele contou que a mãe estava dormindo quando foi ao quarto e a estrangulou. Em seguida, se dirigiu à cozinha e pegou uma faca, com a qual desferiu vários golpes na própria mãe, e depois decapitou o corpo. Tudo teria ocorrido por volta das 4h da madrugada de segunda-feira (22/6) e que teve uma duração de cinco minutos.
Uma vizinha relatou ao sargento Gleidson Wellys, que atendeu a ocorrência, ter ouvido Jussara Maria implorando ao filho para que ele não cometesse o crime. “Não faça isso, meu filho. Eu te amo”, teria dito Jussara antes de morrer.
Suspeito foi dormir após o crime
Após o crime, o filho cogitou acionar a polícia, mas depois desistiu e então foi tomar banho e dormir. Ele contou que permaneceu deitado até a chegada dos militares, que precisaram arrombar a porta para entrar, pois ele não abriu a porta.
O suspeito também afirmou aos policiais ter matado a mãe e não resistiu à voz de prisão. Ele indicou aos policiais o quarto onde se encontrava o corpo e disse que a faca estava no mesmo local.
Por fim, afirmou que agiu por vontade própria, sem auxílio de ninguém, e disse estar arrependido, ressaltando que o arrependimento decorre mais do ato de ter matado a mãe do que da possibilidade de ser preso.
O próprio réu disse que tem diagnóstico de esquizofrenia realizado em Portugal. Relatou que já teve surtos psicóticos, mas que não tomava os remédios como recomendado e afirmou, também, que não fazia tratamentos psiquiátricos. Ele também relatou que usava drogas quando morava fora do Brasil, mas disse que não havia consumido entorpecentes nas semanas anteriores ao crime.
Relacionamento conturbado
O réu afirmou que mantinha um relacionamento “difícil” com a mãe e que ele decidiu matá-la por um sentimento de vingança atribuído a uma suposta negligência materna, mas reconheceu que ela arcava com todas as despesas da casa e nunca deixou faltar nada para ele.
Vizinhos relataram aos policiais que havia brigas entre filho e mãe por causa do apartamento. Ele não queria que ela morasse lá e já tinha deixado a mãe para fora do apartamento.
Detalhes da investigação
A perícia técnica, ao realizar os trabalhos de praxe no local do crime, constatou as seguintes evidências e lesões no corpo da vítima: diversas feridas compatíveis com o uso de faca na face, tórax, abdômen e membros.
Além dessas constatações sobre a vítima, a perícia observou que o réu apresentava escoriações nos membros superiores, o que levou ao seu encaminhamento para atendimento médico antes de ser liberado para os procedimentos policiais.
Audiência de custódia
Durante audiência de custódia, realizada nesta quarta-feira (24/6), o juiz Antônio Francisco Gonçalves, da Secretaria de Audiências de Custódia de Belo Horizonte, ordenou a expedição de ofício urgente à unidade prisional para que forneça ao autuado atendimento médico e medicamentoso, com suporte psiquiátrico, devido ao relato de esquizofrenia e à necessidade de uso de medicação contínua.
O juiz também determinou que o Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário (PAI-PJ) que faça o acompanhamento do caso. Outra decisão foi deixar o custodiado em ala separada, pois ele se identificou como homossexual.
Além disso, pediu o encaminhado do suspeito ao Centro de Apoio Médico e Pericial (Camp) de Ribeirão das Neves até que seja realizada uma nova análise sobre a sua saúde mental.
Na decisão, o juiz determinou que o mandado de prisão preventiva fosse registrado com um prazo prescricional de 20 anos.
Fonte: Metrópoles
Polícia
Homem é preso após PRF encontrar arma de uso restrito na BR-364
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia apreendeu, no início da noite de ontem (23), uma pistola calibre 9mm carregada com 10 munições. A ação ocorreu no KM 198 da BR-364, município de Pimenta Bueno.
Após análise de risco, uma equipe policial realizou abordagem a um veículo utilitário com dois ocupantes. Durante o início dos procedimentos de fiscalização, os homens foram questionados sobre a existência de ilícitos no automóvel, momento em que o motorista relatou haver um armamento no banco traseiro. Após buscas no local indicado por ele, os policiais encontraram uma arma de fogo, calibre 9mm, de uso restrito, carregada com dez munições e outro carregador vazio. Os materiais estavam acondicionados em uma maleta.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao indivíduo pela prática, em tese, do crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, previsto no art. 16 da Lei nº 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento). A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Pimenta Bueno/RO para os procedimentos cabíveis.
Fonte: PRF
Polícia
Adolescente de 15 anos está desaparecida em Rondônia
Familiares e amigos seguem mobilizados em busca de informações que ajudem a localizar a adolescente Mariany Eduarda Pereira da Rocha, de 15 anos, desaparecida no município de Rolim de Moura, na região da Zona da Mata de Rondônia. O caso tem gerado grande repercussão e mobilização nas redes sociais.
De acordo com relatos da família, a jovem foi vista pela última vez no dia 12 de junho de 2026, por volta das 16h, no bairro Beira Rio. Desde então, não houve mais qualquer contato ou informação confirmada sobre seu paradeiro, o que motivou o acionamento das autoridades e o início das buscas.
Diante da falta de pistas, parentes reforçam o pedido de colaboração da população, solicitando que qualquer informação que possa ajudar na localização da adolescente seja repassada às autoridades ou diretamente aos familiares.
As denúncias podem ser feitas de forma sigilosa à Polícia Militar, pelo telefone 190, ou à Polícia Civil do município. A família também disponibilizou contatos para receber informações que possam contribuir com as investigações.
Enquanto isso, a mobilização continua na região, com expectativa de que novas informações possam ajudar a esclarecer o caso e levar ao reencontro da adolescente com a família.
Fonte: Notícias Urgentes com informações do Ronônia Direto
Polícia
Operação da PM recupera celulares roubados e prende homem por receptação
A ocorrência foi atendida por policiais do Setor 5 Alpha, após uma vítima informar que um aparelho celular subtraído durante um roubo estava sendo rastreado em tempo real. Com base nas informações repassadas, a guarnição iniciou o acompanhamento da localização do dispositivo, dando início à ação policial.
A ocorrência teve início na zona sul da capital e se estendeu até o Residencial Orgulho do Madeira, na zona leste, onde as equipes localizaram o imóvel apontado pelo sistema de rastreamento. No local, os policiais encontraram grande quantidade de aparelhos eletrônicos, entre celulares e tablets, além de materiais utilizados para manutenção, desbloqueio e desmontagem de dispositivos.
Durante a averiguação, foram apreendidos diversos aparelhos de procedência suspeita, alguns deles identificados como produtos de crimes patrimoniais. Diante dos indícios constatados no local, o suspeito recebeu voz de prisão pelo crime de receptação e foi conduzido à Central de Flagrantes, juntamente com os objetos apreendidos, para as providências legais cabíveis.
A ação resultou na recuperação de bens subtraídos e na apreensão de materiais relacionados à receptação de produtos oriundos de furto e roubo, reforçando a atuação do 9º BPM no enfrentamento aos crimes patrimoniais e na preservação da ordem pública.
O 9º BPM orienta que pessoas que tenham sido vítimas de furto ou roubo de aparelhos celulares procurem a Central de Polícia para verificar a possibilidade de localização e reconhecimento de objetos recuperados durante a ocorrência.

Fonte: Polícia Militar
