Polícia
Entenda as novas regras do BC para tentar impedir a lavagem de dinheiro do crime organizado
O Banco Central (BC) anunciou na segunda-feira (3) um novo pacote de medidas para aumentar a segurança e a transparência no sistema financeiro. As novas regras tornam o controle sobre as contas mais rigoroso — especialmente aquelas identificadas em investigações por terem sido usadas por organizações criminosas para movimentar dinheiro de forma irregular.
A iniciativa faz parte de um esforço mais amplo para reduzir brechas exploradas por grupos ligados ao crime organizado em operações via PIX, fintechs e instituições de pagamento.
As novas normas entram em vigor no dia 1º de dezembro e terão impacto direto sobre bancos, fintechs e instituições de pagamento. O principal objetivo, segundo o BC, é garantir a rastreabilidade das operações financeiras e evitar que recursos ilícitos circulem de forma disfarçada dentro do sistema.
O que são as chamadas “contas-bolsão”?
As medidas miram especialmente as chamadas “contas-bolsão”, estruturas criadas por algumas fintechs para centralizar o dinheiro de vários clientes em uma única conta aberta em um banco tradicional.
- 🔎 Na prática, esse modelo funciona como um cofre coletivo: o banco enxerga apenas a fintech como titular, sem identificar individualmente os clientes que movimentam valores dentro dessa conta.
Esse mecanismo dificulta que o sistema financeiro rastreie a origem dos recursos e, segundo investigações, foi utilizado por facções criminosas, como o Primeiro Comando da Capital (PCC), em esquemas de lavagem de dinheiro.
Como as informações dos usuários das contas-bolsão não são comunicadas às autoridades de controle, o sistema se tornou um canal eficiente para ocultar transações de origem ilícita.
Um dos casos mais recentes que chamou a atenção das autoridades foi identificado na Operação Carbono Oculto, deflagrada em agosto deste ano. A investigação revelou que a fintech BK Bank foi usada para movimentar cerca de R$ 46 bilhões em operações suspeitas, ligadas ao setor de combustíveis, ao longo de cinco anos.
O que muda com as novas regras?
A partir de dezembro, as instituições financeiras e de pagamento deverão criar critérios próprios para identificar irregularidades em contas-bolsão. Para isso, poderão utilizar dados disponíveis em bases públicas ou privadas.
- 🔎 Caso seja constatado o uso irregular — como movimentações em nome de terceiros sem respaldo legal —, o relacionamento com o cliente deverá ser encerrado.
Em nota, o BC explicou que a medida “visa acabar com as chamadas contas-bolsão, que ocorrem quando o cliente utiliza os recursos mantidos nas contas para efetuar pagamentos, recebimentos ou compensações em nome de terceiros, com o objetivo de ocultar ou substituir obrigações financeiras desses terceiros”.
Segundo Izabela Correa, diretora de Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central, o órgão vinha observando um aumento no uso indevido desse tipo de conta.
“São normas que já havíamos anunciado que seriam publicadas neste ano. Elas impõem a obrigação de encerrar o relacionamento quando a instituição identificar que a conta é usada para fins de pagamento sem respaldo legal”, afirmou.
Correa destacou ainda que as novas exigências não afetam contas legítimas — como as voltadas a operações de câmbio, conhecidas como Forex —, que continuarão funcionando normalmente. O foco, reforçou, está apenas nas contas usadas para dificultar a identificação dos verdadeiros titulares dos recursos.
Qual será o novo capital mínimo das instituições?
As mudanças também alcançam a estrutura financeira das instituições. O Banco Central e o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovaram um aumento do capital mínimo exigido para que bancos, corretoras e outras instituições possam operar no país.
Segundo as instituições, a medida busca fortalecer a solidez do sistema e dificultar o uso indevido de recursos, inclusive em operações via PIX. (Veja abaixo os novos valores)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/2/t/AZPs43TOWeQai6xpmItA/251104-regras-bc.jpg)
De acordo com Gilneu Vivan, diretor de Regulação do BC, não há uma solução única para os problemas de segurança do sistema financeiro.
“O que existe são várias ações complementares para reforçar diferentes pontos. A ideia é investir em controles mais eficazes e fechar diversas portas que ainda permitem brechas”, explicou.
O BC informou que haverá um período de transição até que as novas exigências estejam completamente implementadas. Veja o cronograma:
- Até 30 de junho de 2026: regra atual;
- De 1º de julho a 31 de dezembro de 2026: 25% do valor exigido;
- De janeiro a junho de 2027: 50%;
- De julho a dezembro de 2027: 75%;
- A partir de 1º de janeiro de 2028: 100% das novas exigências em vigor.
Além disso, a nova regulação determina uma parcela adicional de capital para instituições que utilizem em sua marca a palavra “banco” ou expressões equivalentes, em português ou outros idiomas.
Fonte: G1
Polícia
Servidora pública, filha de ex-vereador, morre vítima de infarto em RO
A tarde de segunda-feira (3) terminou com uma triste notícia para os moradores do interior de Rondônia. A servidora pública Karen Farto, de 34 anos morreu vítima de um infarto fulminante em Pimenta Bueno, deixando familiares, amigos e colegas de trabalho profundamente consternados.
Karen era bastante conhecida em Rolim de Moura, onde atuou na Secretaria Municipal de Assistência Social, no setor do Cadastro Único. Colegas lembram dela como uma profissional dedicada, sempre atenciosa no atendimento às famílias e comprometida com o serviço público.
Filha da ex-vereadora Cícera Vilar e irmã do médico veterinário Alex Farto, servidor do Centro de Controle de Zoonoses do município, Karen deixa uma trajetória marcada pela empatia e pelo compromisso com o bem-estar social.
Nas redes sociais, servidores públicos, lideranças locais e moradores manifestaram pesar e solidariedade à família. O prefeito de Rolim de Moura, Aldo Júlio, também lamentou a perda, destacando o legado deixado por Karen.
“Karen sempre exerceu suas funções com dedicação e amor ao próximo. Sua partida deixa uma grande lacuna no serviço público e em nossos corações”, escreveu o prefeito em nota de pesar.
O velório e o sepultamento devem ocorrer em Rolim de Moura, em horário ainda a ser confirmado pela família.

Polícia
Jornalistas estrangeiros que estão em Belém para COP30 são roubados
Dois jornalistas estrangeiros, uma argentina e um chileno, foram vítimas de um roubo no tradicional Mercado Ver-o-Peso, em Belém (PA), na tarde do último domingo (2). Os profissionais de imprensa viajaram à capital paraense para cobrir os preparativos da COP30, conferência climática que será realizada na cidade neste mês.
De acordo com a Polícia Civil do Pará, os repórteres caminhavam em direção à Estação das Docas quando foram abordados por dois homens armados com uma faca e um facão. Sob ameaça, as vítimas entregaram um colar, um relógio e uma carteira com documentos. Ninguém ficou ferido.
O crime foi presenciado por dois policiais rodoviários federais à paisana, que decidiram intervir. Os agentes perseguiram os suspeitos, que tentaram fugir. Um deles se jogou no rio, mas acabou alcançado e preso. O outro conseguiu escapar e segue sendo procurado. Os pertences foram recuperados e devolvidos aos jornalistas.
Em nota, a Polícia Civil do Pará afirmou que o suspeito preso foi levado à Seccional de São Brás e autuado em flagrante. As vítimas receberam atendimento na Delegacia de Proteção ao Turista (DPTur).
Aliados Brasil
Polícia
Jovem morre esmagado por caminhão em cruzamento no centro
Um grave acidente ocorrido na tarde desta terça-feira (4) resultou na morte de um jovem motociclista identificado como Pedro Henrique, no centro de Alvorada do Oeste (RO).
De acordo com informações apuradas pela equipe do Notícias Urgentes, Pedro trafegava pela Avenida Marechal Rondon quando, ao se aproximar do cruzamento com a Rua Olavo Bilac, acabou colidindo com um caminhão basculante que atravessava a via.
Com o forte impacto, o rapaz foi arremessado ao chão e acabou ficando sob uma das rodas do caminhão, que passou sobre ele.
Equipes médicas e policiais foram rapidamente acionadas, mas, ao chegarem ao local, constataram que o jovem já estava sem vida. A área foi isolada pela Polícia Militar, e a Perícia Técnica realizou os procedimentos de praxe.
Após os trabalhos periciais, o corpo foi liberado para uma funerária de plantão. As causas do acidente serão investigadas.

Fonte: Notícias Urgentes
-
Polícia22 horas atrásFim do mistério: polícia revela se Japinha do CV está entre os mortos
-
Polícia22 horas atrásPolícia Militar prende “Diamante do CV”, condenada por crime de tortura
-
Polícia1 hora atrásJovem morre esmagado por caminhão em cruzamento no centro
-
Polícia5 horas atrásHomem é encontrado morto em rio no Ramal Maravilha
-
Geral4 horas atrásSENAI-RO oferece mais de 2 mil vagas em cursos profissionalizantes
-
Polícia7 horas atrásCorpo é localizado em Rio no Ramal Maravilha, em Porto Velho
-
Esportes6 horas atrásConmebol define data e horário da final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras
-
Empregos8 horas atrásSeduc-RO abre processo seletivo para diretores e chefes pedagógicos da rede estadual

