Conecte-se conosco

Polícia

Brasil tem 17 casos confirmados de intoxicação por metanol

Publicado

em

O Ministério da Saúde anunciou que recebeu 217 notificações de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica. Desse total, 17 casos foram confirmados e 200 estão em investigação.

O boletim mais recente com atualização dos casos foi divulgado pela pasta na noite desta segunda-feira (6). 

São Paulo concentra a maioria dos casos: 82,49% das notificações, com 15 casos confirmados e 164 em investigação. Além de São Paulo, o Paraná teve dois casos confirmados e quatro estão em investigação.

Há outras investigações em 12 estados: Acre (1), Ceará (3), Espírito Santo (1), Goiás (3), Minas Gerais (1), Mato Grosso do Sul (5), Paraíba (1), Pernambuco (10), Piauí (3), Rio de Janeiro (1), Rondônia (1) e Rio Grande do Sul (2). 

Em relação às mortes, duas ocorreram em São Paulo e 12 seguem em investigação (um caso no Mato Grosso do Sul, três em Pernambuco, seis em São Paulo, um na Paraíba e um no Ceará).

Laboratórios

Em entrevista coletiva hoje, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que o governo federal pretende ajudar o estado de São Paulo para que tenha mais celeridade na confirmação dos casos de contaminação por metanol, por ingestão de bebidas alcoólicas. 

Segundo o ministro, dois laboratórios serão referência para os exames: um na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e outro da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O ministro anunciou parceria formal com a Unicamp, que tem a estrutura do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), com capacidade para realizar cerca de 190 exames por dia. 

“Esses exames podem, por exemplo, ajudar a resolver a dúvida sobre casos confirmados no Estado de São Paulo, que é onde se concentra, [onde há] uma brutal concentração dos casos”, disse o ministro.  

A Unicamp pode, segundo o ministro, receber amostras de outros estados que eventualmente queiram usar a estrutura como referência para resolver a situação de caso confirmado ou não. 

Apoio

Além da Unicamp, o ministro anunciou que a Fundação Oswaldo Cruz, do Ministério da Saúde, também vai colocar um laboratório à disposição não só de São Paulo, mas de outros estados “com algum tipo de dificuldade para realizar o exame de detecção do metanol para confirmação ou não”.

Com o intuito de agilizar os diagnósticos, o ministro recomendou que os profissionais de saúde devem fazer a notificação de cada suspeita. “Não tem que esperar a confirmação do caso para começar o tratamento”. 

Antídotos

No sábado (4), o ministério da Saúde anunciou a aquisição de mais 12 mil ampolas de etanol farmacêutico e 2,5 mil unidades de fomepizol para o estoque estratégico do Sistema Único de Saúde (SUS) para os casos de intoxicação por metanol pelo consumo das bebidas alcoólicas adulteradas. 

Em relação ao Fomepizol, o ministro disse que o produto deve chegar nesta semana. O antídoto vai ficar concentrado no centro de referência de cada Estado. “A gente está garantindo um grande estoque estratégico por precaução”. 

Os dois antídotos (etanol e fomepizol), segundo o ministério da Saúde, podem ser utilizados na suspeita de intoxicação. O governo ainda acrescenta que a utilização dos medicamentos deve ser feita exclusivamente sob prescrição e monitoramento médico. 

A aquisição de 2,5 mil tratamentos do fomepizol foi viabilizada em parceria com o Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) junto a um fabricante do Japão, que mantém estoques nos Estados Unidos.

Agência Brasil

Polícia

Empresário rondoniense “Pequeno da Talismã 21” é encontrado morto em chácara

Publicado

em

O empresário rondoniense Gilberto Nunes de Souza, conhecido popularmente como “Pequeno da Talismã 21”, foi encontrado morto na madrugada desta quarta-feira (15), em uma chácara localizada na região de Goiânia (GO), onde residia.

Segundo informações apuradas pela equipe do Notícias Urgentes, o corpo apresentava um ferimento na cabeça, possivelmente causado por disparo de arma de fogo. Uma arma foi encontrada próxima ao corpo. A Polícia Civil de Goiás está conduzindo as investigações para esclarecer as circunstâncias da morte e confirmar se houve crime ou outra motivação.

Natural de Rondônia e muito conhecido na capital, Gilberto Nunes era proprietário da casa de shows Talismã 21, uma das mais tradicionais de Porto Velho, responsável por receber grandes artistas e eventos marcantes ao longo dos anos.

O corpo do empresário será submetido a exame pericial no Instituto Médico Legal (IML) de Goiânia. Familiares e amigos aguardam a liberação para o traslado até Porto Velho, onde deverão ocorrer o velório e o sepultamento.

Continue lendo

Polícia

Proprietário da casa de show Talismã 21 é encontrado morto em chácara no estado de Goiás

Publicado

em

O empresário rondoniense Gilberto Nunes de Souza, conhecido como “Pequeno da Talismã 21”, foi encontrado morto na madrugada desta quarta-feira (15/10), em uma chácara na região de Goiânia, onde morava.

De acordo com informações apuradas pela equipe do Jornal Eletrônico Notícias Urgentes, o corpo do empresário apresentava um ferimento na cabeça, aparentemente causado por disparo de arma de fogo. Uma arma foi encontrada ao lado do corpo, e a Polícia Civil de Goiás investiga as circunstâncias da morte para esclarecer o que realmente aconteceu.

Natural de Rondônia e muito conhecido na capital, Gilberto Nunes era dono da Talismã 21, uma das casas de eventos mais tradicionais de Porto Velho, palco de grandes shows e eventos culturais que marcaram época.

O corpo do empresário passará por exame pericial no Instituto Médico Legal (IML) de Goiânia. Familiares e amigos aguardam informações sobre o traslado para Porto Velho, onde Gilberto deverá ser velado e sepultado.

Fonte: Notícias Urgentes

Continue lendo

Polícia

Grave acidente é registrado na BR-364 entre Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste

Publicado

em

Um grave acidente de trânsito foi registrado na noite desta terça-feira (14), na região conhecida como “Cinquentinha”, entre os municípios de Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste, em Rondônia.

De acordo com as primeiras informações, chovia forte no momento da colisão, que envolveu uma carreta e um carro. Ainda não há dados oficiais sobre o número de vítimas ou o estado de saúde dos ocupantes dos veículos.

Equipes de resgate foram acionadas e realizam os atendimentos no local.

A Polícia Rodoviária Federal também foi chamada para controlar o trânsito e apurar as causas do acidente.

A ocorrência segue em atualização, e novas informações serão divulgadas assim que confirmadas.

Continue lendo

Trending