Geral
Detran-RO introduz na Central de Serviços, Módulo Pessoa Jurídica para desburocratizar atendimento
Com o objetivo de desburocratizar os serviços prestados pelo Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), a Diretoria Técnica de Veículos (DTV) juntamente à Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI), desenvolveram o Módulo Pessoa Jurídica, na Central de Serviços da Autarquia. Inicialmente, estão sendo cadastrados somente órgãos públicos.
O cadastramento de órgãos públicos é realizado mediante ofício expedido pelo órgão requisitante diretamente ao Detran-RO, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), email, ou protocolização física em uma unidade de atendimento, e deve ser assinado pelo gestor do órgão, o qual, deve indicar o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e designar os servidores que terão acesso à Central de Serviços.

Conforme o diretor da DTV, Tiago Veloso, com esse acesso, os servidores dos órgãos solicitantes não mais necessitam pedir ao Detran-RO, taxas e emissão de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-e), de forma física. “O público poderá acessar os serviços pelo site, com o cadastro de servidores indicados pelos órgãos solicitantes. Dessa forma, o tempo de emissão dos documentos e controle de frota foi otimizado, sendo possível ser realizado integralmente pelo órgão requerente”, explicou.
Já os usuários (pessoas físicas), podem realizar o cadastramento diretamente por meio do site do Detran-RO, no endereço eletrônico https://centralservicos.detran.ro.gov.br/Login. “Em caso de dúvidas, os usuários podem se dirigir até uma das unidades de atendimento para auxílio no cadastramento”, orientou o diretor da DTV.
Segundo o diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes, os serviços online disponíveis no site da Autarquia, estão disponíveis 24 horas, o que permite aos usuários a possibilidade de utilizar no momento mais conveniente, sem a necessidade de deslocamento físico até uma das unidades.
SERVIÇOS
A Central de Serviços é um balcão virtual de atendimento do Detran-RO, pode ser utilizado por órgãos públicos ou pessoas físicas, e possibilita aos usuários a execução dos seguintes serviços:
- Emissão de taxas de veículos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Emissão de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de veículos;
- Realização de intenção de venda;
- Checagem de dados de CNH;
- Emissão de Certidão Negativa de CNH;
- Acompanhamento de processos de CNH;
- Acompanhamento de processos administrativos de suspensão ou cassação do direito de dirigir;
- Indicação de Principal Condutor (consiste na indicação e consulta dos principais condutores de um veículo. O condutor indicado deve possuir categoria compatível com a do veículo selecionado); e,
- Atualização de dados pessoais.
O Detran-RO informa, ainda , que segue atualizando seu balcão de serviços online, com o intuito de desburocratizar e tornar mais célere o atendimento aos usuários do serviço público.
ÓRGÃOS CADASTRADOS
Já utilizam os serviços da Central de Serviços do Detran-RO, os seguintes órgãos públicos:
- Secretaria de Estado da Educação (Seduc);
- Ministério Público de Rondônia (MPRO);
- Departamento Estadual de Estradas de Rodagens e Transportes (DER);
- Departamento de Estradas e Rodagens/Fundo para Infraestrutura de Transporte e Habitação (DER/Fitha);
- Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa);
- Secretaria de Estado da Saúde (Sesau);
- Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa);
- Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec); e
- Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur).
Geral
Exame toxicológico passa a ser exigido na primeira habilitação das categorias A e B
Para concluir o processo de primeira habilitação nas categorias A e B e receber a Permissão para Dirigir (PPD), os candidatos precisam apresentar resultado negativo em exame toxicológico. A medida foi estabelecida pela Lei nº 15.153, de 2025, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Para atender à determinação legal, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) realizou adequações em seus sistemas, criando uma etapa específica para verificação do exame antes da emissão da PPD. A iniciativa garante o cumprimento da legislação e a regularidade dos processos de habilitação.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha a medida fortalece as ações voltadas à preservação da vida e à formação de condutores mais conscientes. “A aplicação da legislação contribui para a formação de condutores mais responsáveis e reforça o compromisso com a proteção da vida,” pontuou.
COMO FUNCIONA A NOVA REGRA
O candidato deverá realizar o exame em laboratório credenciado. Após a coleta e análise, o resultado será vinculado automaticamente ao processo de habilitação, permitindo o andamento das demais etapas até a emissão da Permissão para Dirigir.
Segundo o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha a autarquia adotou as providências necessárias para garantir a aplicação da lei em todo o estado. “Assim que recebemos as orientações técnicas para implementação da medida, nossas equipes iniciaram os ajustes necessários nos sistemas. O objetivo é assegurar que os processos ocorram de forma regular, transparente e em conformidade com a legislação.”
A diretora técnica de habilitação, Aline Lima explicou que o procedimento já está incorporado ao sistema da autarquia. “O Detran-RO já promoveu todas as adequações necessárias. O exame toxicológico passa a ser um requisito obrigatório antes da emissão da Permissão para Dirigir e a verificação do resultado ocorre de forma integrada ao processo de primeira habilitação.”
Além das adequações tecnológicas o Detran-RO também está orientando servidores, centros de formação de condutores e clínicas credenciadas sobre os novos procedimentos. A ação busca ampliar a divulgação da medida e garantir que os candidatos tenham acesso às informações necessárias para cumprir a nova etapa do processo de habilitação.
Fonte: Secom – Governo de Rondônia
Geral
MP cobra contratos de Neymar e Virgínia com bet por suposta prática abusiva
O MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal) cobrou da empresa Blaze, plataforma de apostas, os contratos do jogador Neymar Jr e da influenciadora Virgínia Fonseca para divulgação da marca.
“V — cópia integral dos contratos de publicidade firmados com os influenciadores Neymar Jr. e Virginia Fonseca, detalhando as diretrizes de marketing fornecidas (especialmente o uso do termo “renda extra”)”, diz a peça assinada pelo promotor Paulo Binicheski obtida pela CNN Brasil.
A determinação é no âmbito do inquérito civil público aberto contra a Blaze— Foggo Entertainment LTDA. O craque da Seleção brasileira e a influenciadora não são investigados neste primeiro momento.
A ação aponta, de forma preliminar, retenção indevida de valores e bloqueios arbitrários de contas; imposição de cláusulas contratuais abusivas e rollover desproporcional; falhas nas políticas de Jogo Responsável; tratamento de dados pessoais de usuários; indícios de prática de publicidade enganosa na estratégia de captação de clientela da plataforma, com a utilização de influenciadores digitais; e adequação aos marcos normativos das apostas de quota fixa e às normas de proteção ao consumidor.
Segundo a denúncia apurada, Virgínia e Neymar Jr são pagos com valores de perdas dos apostadores. E isso é vedado pela regulamentação do Ministério da Fazenda.
O Ministério Público detalha em seis páginas que a Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda estabeleceu o Gross Gaming Revenue (GGR) como base de cálculo das receitas do setor e que levantamentos apontam um GGR estimado de R$ 600 milhões para a plataforma investigada no ano de 2025, fundamentando a estipulação do dano moral coletivo no valor de R$ 120 milhões.
O MP também determinou envio de descrição detalhada dos procedimentos de abertura, manutenção, bloqueio e encerramento de contas de usuários, incluindo critérios objetivos utilizados, fluxos internos de análise e mecanismos de comunicação ao consumidor.
A reportagem procurou a empresa Blaze, veja nota abaixo. A CNN Brasil procurou a defesa de Neymar e Virgínia e aguardar retorno.
“A Foggo Entertainment Ltda, detentora da marca e Operação Blaze no Brasil, esclarece que, até o presente momento, não foi formalmente intimada a respeito do referido procedimento do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT). A Foggo se mantém comprometida com a transparência e conformidade com a legislação e as regulamentações em vigor no país. Nossas operações e parcerias são sempre pautadas pelas melhores práticas de mercado, com foco absoluto na segurança de nossos usuários, seguindo princípios legais e normas aplicáveis, assim como com base nas diretrizes de Jogo Responsável. Assim que formalmente notificada, a Foggo prestará todos os esclarecimentos necessários às autoridades competentes e a quem mais se fizer necessário.”
Fonte: CNN Brasil
Geral
Auditoria fortalece cirurgias e procedimentos de alta complexidade no Ipam
A ampla auditoria promovida pela Prefeitura de Porto Velho no Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município (Ipam) trouxe reflexos diretos para a qualidade dos serviços oferecidos aos mais de 21 mil beneficiários da instituição.
Iniciado ainda nas primeiras semanas de 2025, o trabalho de análise dos contratos e procedimentos realizados entre 2021 e 2024 identificou inconsistências que exigiam mudanças profundas nos mecanismos de controle do instituto.
Entre os casos que chamaram a atenção dos auditores estavam registros considerados incompatíveis com a realidade médica, como o de uma paciente que aparecia vinculada a procedimentos de retirada de útero em mais de uma ocasião, situação que reforçou a necessidade de ampliar a fiscalização sobre solicitações, pagamentos e autorizações realizadas pelo instituto.
As constatações permitiram identificar fragilidades nos sistemas de controle e serviram como ponto de partida para a implantação de novos mecanismos de acompanhamento dos procedimentos de maior complexidade e impacto financeiro.
Desde então, solicitações de cirurgias, medicamentos de alto custo, órteses, próteses e materiais especiais passaram a ser submetidas a uma análise mais criteriosa.
O objetivo é garantir que os recursos sejam aplicados de forma eficiente, assegurando rapidez para quem realmente necessita do atendimento e fortalecendo a proteção do patrimônio dos servidores.
“Com os dados apontados pela auditoria, tornou-se possível realizar um trabalho de controle rigoroso para garantir que o recurso chegue onde é realmente necessário, como UTI e Oncologia. Isso melhora o serviço e garante austeridade em nossas contas”, destacou a presidente do Ipam, Claudinéia Bortolete.
De acordo com o prefeito Léo Moraes, a auditoria permitiu não apenas corrigir distorções, mas também modernizar os processos internos do instituto, proporcionando maior transparência, segurança e eficiência administrativa.
“A realidade do Ipam é outra em comparação ao que encontramos no início da gestão. Hoje os beneficiários contam com um instituto moderno, que mantém suas contas em dia e tem no bom atendimento a sua principal missão. Grande parte dessa transformação foi possível graças às informações levantadas durante a auditoria, que apontaram exatamente o que precisava ser corrigido e aperfeiçoado”.
Serviços como UTI, oncologia, cardiologia e outros procedimentos de alta complexidade registraram avanços significativos ao longo do último ano, ampliando a qualidade da cobertura oferecida pelo instituto.
Com mais controle, transparência e responsabilidade na aplicação dos recursos, o Ipam consolida uma nova fase administrativa, focada na sustentabilidade financeira e na excelência do atendimento aos servidores municipais e seus dependentes.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
