Geral
Justiça determina arquivamento de investigação contra Gusttavo Lima
A juíza Andréa Calado da Cruz, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), determinou nesta quinta-feira (9/1) o arquivamento da investigação contra o cantor Gusttavo Lima. Ele era suspeito de envolvimento em uma organização criminosa responsável por lavar dinheiro proveniente de jogos ilegais. A decisão também beneficiou os empresários José André da Rocha Neto e Aislla Sabrina Rocha, donos da empresa de apostas Vaidebet.
Além do arquivamento, a magistrada ordenou que a Polícia Civil devolva os bens apreendidos durante as diligências da Operação Integration, deflagrada em setembro de 2024. A juíza acolheu o parecer do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que concluiu não haver elementos suficientes para oferecer denúncia.
Determino o arquivamento do presente Inquérito Policial, ressalvando-se, porém, o disposto no art. 18 do Código de Processo Penal, que prevê a possibilidade de reabertura do procedimento caso surjam novas provas”, afirmou Andréa em seu despacho.
Determino o arquivamento do presente Inquérito Policial, ressalvando-se, porém, o disposto no art. 18 do Código de Processo Penal, que prevê a possibilidade de reabertura do procedimento caso surjam novas provas”, afirmou Andréa em seu despacho.
Geral
Teto de juros do consignado do INSS subirá para 1,8% ao mês
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagarão mais nas futuras operações de crédito consignado. Por 13 votos a 1, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou nesta quinta-feira (8), em Brasília, o novo limite de juros de 1,8% ao mês para essas operações.
O novo teto é 0,14 ponto percentual maior que o limite atual, de 1,66% ao mês, nível que vigorava desde abril. O teto dos juros para o cartão de crédito consignado foi mantido em 2,46% ao mês.
Propostas pelo governo, as medidas entram em vigor cinco dias após a instrução normativa ser publicada no Diário Oficial da União, o que ocorrerá nos próximos dias. Os bancos haviam pedido a elevação imediata do teto.
As altas recentes na Taxa Selic (juros básicos da economia) foram a justificativa para o aumento. Em dezembro, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou os juros básicos de 11,25% para 12,25% ao ano. Por causa dos juros maiores, os principais bancos pararam de conceder crédito consignado, alegando inviabilidade das operações com o teto atual.
Descompasso
Apenas o representante dos bancos votou contra a medida, alegando descompasso entre os juros do consignado e a realidade do mercado financeiro. As instituições financeiras pediam teto de 1,99% ao ano para permitir a retomada parcial das concessões, excluindo aposentados por invalidez com mais de 70 anos. Uma resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) de 2021 determina a viabilidade econômica da concessão de crédito consignado ao INSS.
Com o novo teto, os bancos oficiais poderão voltar a emprestar pela modalidade. Segundo os dados mais recentes do Banco Central (BC), referentes à terceira semana de dezembro, o Banco do Nordeste cobrava 1,73% ao mês; o Banco da Amazônia, 1,71% ao mês; a Caixa Econômica Federal, 1,7% ao mês; e o Banco do Brasil, 1,69% ao mês.
Como todas as taxas estavam acima do teto atual de 1,66% ao mês, essas taxas na prática significam que as instituições suspenderam a oferta desse tipo de crédito. O levantamento do BC já considerava a alta mais recente da Taxa Selic.
Impasse
Em agosto de 2023, quando o Banco Central começou a cortar a Selic, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, havia dito que a pasta havia decidido acompanhar o movimento e propor reduções no teto do consignado à medida que os juros baixarem. Durante o ciclo de baixa dos juros básicos, o CNPS reduzia o teto do crédito consignado aos segurados do INSS.
Apesar do início do ciclo de alta da Selic, em setembro do ano passado o aumento do teto dos juros do consignado não acompanhou a evolução da taxa básica. O limite estava inalterado desde junho.
No fim do ano passado, instituições como Banco do Brasil, Itaú, Santander, Pan, BMG, Mercantil e Banrisul suspenderam a oferta do consignado do INSS nos correspondentes bancários porque o teto de 1,66% de juros ao mês não cobria mais os custos da modalidade.
Geral
Natureza Gigante chega ao Porto Velho Shopping com insetos animatrônicos
O Porto Velho Shopping inicia o ano com a exposição gratuita Natureza Gigante. De 10 de janeiro a 10 de fevereiro, os visitantes poderão explorar o universo dos insetos por meio de 10 réplicas animatrônicas, com som, movimento e informações curiosas. O evento busca mostrar de forma lúdica a importância desses pequenos habitantes para o equilíbrio ambiental.
“O diferencial da exposição é o gigantismo dos insetos, que nos transporta para uma realidade em que as pessoas parecem encolher e os animais se tornam gigantes”, explica o superintendente do shopping, Cassio Mendonça. “Além de ser divertido, é uma excelente oportunidade de aprendizado para crianças e adultos.”
As atrações estarão espalhadas por diversos pontos do shopping, proporcionando uma experiência interativa com possibilidade de tirar fotos e conhecer curiosidades sobre cada espécie.
Oficinas Colorindo a Natureza
Para as crianças, o shopping também oferece oficinas gratuitas de pintura aos sábados e domingos, das 14h às 20h, na Praça de Eventos Calama. As atividades, voltadas para o público de 3 a 12 anos, têm duração de 30 minutos e exigem o resgate de um cupom no aplicativo do Porto Velho Shopping.
Geral
Lei garante obrigatoriedade do Teste do Pezinho em todos os recém-nascidos em Rondônia
Com o objetivo de garantir o cuidado e a prevenção de doenças nos nascidos no estado, o governo de Rondônia alterou e acrescentou a obrigatoriedade da realização de exames diagnósticos por meio do Teste do Pezinho em recém-nascidos, pela Lei n° 5.960, sancionada na quarta-feira (8).
Para o vice-governador em exercício, Sergio Gonçalves, a obrigatoriedade na lei fortalece a equidade no acesso ao exame, garantindo que todas as crianças, independente de sua condição socioeconômica ou local de nascimento, tenham acesso a esse direito básico.
TESTE DO PEZINHO
Em Rondônia, o teste do pezinho é disponibilizado em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), com cobertura nas unidades de coleta presentes nos 52 municípios do estado, podendo ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Para os recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIneo), há equipes qualificadas e insumos adequados para garantir a realização do exame dentro do prazo necessário.
DOENÇAS DETECTADAS
O Teste do Pezinho, também conhecido como triagem neonatal, é realizado a partir da coleta de gotas de sangue do calcanhar do bebê, entre o 3º e o 5º dia de vida. O teste permite identificar doenças, ainda nos primeiros dias de vida, o que é fundamental para iniciar tratamentos precoces e prevenir complicações graves.
No estado, as doenças que são triadas pelo exame são:
- Fenilcetonúria (PKU)
- Hipotireoidismo congênito
- Doença falciforme e outras hemoglobinopatias
- Fibrose cística
- Hiperplasia adrenal congênita
- Deficiência de biotinidase
- Toxoplasmose congênita
- Aminoacidopatias
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou que, o teste é uma ferramenta essencial de saúde pública, permitindo que os bebês, caso diagnosticados, recebam tratamento adequado logo nos primeiros dias de vida, aumentando significativamente sua qualidade de vida.
-
Polícia18 horas atrás
Mulher é morta a facadas em balneário; marido é suspeito
-
Geral17 horas atrás
Rondonienses com renda de até R$ 8 mil podem realizar sonho da casa própria
-
Polícia16 horas atrás
Professor rondoniense morre em grave acidente na BR-163 em MS
-
Polícia19 horas atrás
Ex-presidiário se entrega após ser acusado de estupro e roubo em residência na zona sul
-
Geral13 horas atrás
Mais de 2 mil presos não retornam para cadeias após saidinha de Natal
-
Geral18 horas atrás
Avião de pequeno porte cai no litoral de São Paulo – VEJA O VÍDEO
-
Polícia17 horas atrás
Identificado o piloto que morreu em queda de avião
-
Geral13 horas atrás
Governo de Rondônia anuncia calendário de pagamento para 2025