Conecte-se conosco

Geral

Caminhoneiros anunciam greve nacional e prometem parar o Brasil nesta quinta (4)

Publicado

em

Caminhoneiros de várias regiões do Brasil ensaiam uma greve geral da categoria em todo o país, com início nesta quinta-feira (4/12). Organizadores do evento projetam adesão nas cinco regiões do país, com maior foco na região sudeste, no estado de São Paulo. O tamanho do movimento é incerto porque há divergências entre entidades que representam os transportadores de cargas.

Segundo um dos representantes do movimento, Francisco Burgardt, membro do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens de Ourinhos (Sindicam-SP), o ato acontece seguindo todas as medidas impostas pela lei. Na última segunda-feira (1/12), um ofício foi protocolado junto ao Palácio do Planalto informando o governo sobre a greve.

Ao Metrópoles, Burgardt informou que espera que o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ofereça alternativas de melhorias ao setor.

Entre as reivindicações do setor estão a estabilidade contratual do caminhoneiro, a garantia do cumprimento das leis, a reestruturação do Marco Regulatório do Transporte de Cargas e a aposentadoria especial de 25 anos de trabalho comprovada com recolhimento ou documento fiscal emitido.

A convocação acontece principalmente pelas redes sociais, com o apoio de figuras políticas, como o ex-desembargador Sebastião Coelho, que ajuda a puxar a convocação. Veja:

Ainda segundo os organizadores, o movimento deve começar com um pequeno número de caminhões parados e a expectativa é de que vá crescendo gradualmente. A intenção é parar em mais de 40 pontos do país.

Caminhoneiros divergem sobre greve

Ainda não se sabe ao certo qual deve ser o tamanho da adesão à greve. A Cooperativa dos Caminhoneiros Autônomos do Porto de Santos (CCAPS), por exemplo, afirmou ao Metrópoles que não deve aderir ao movimento. Eles justificam dizendo que não houve assembleia ou qualquer reunião para decidir a paralisação entre os representantes dos caminhoneiros.

Já a Associação Catarinense dos Transportadores Rodoviários de Cargas (ACTRC) e outras associações e cooperativas apoiam a greve. O sindicato nacional da categoria afirmou que apoiará qualquer decisão tomada pelos caminhoneiros.

Diante do impasse, é esperado que o movimento tenha uma adesão baixa, apesar do engajamento de parte da categoria.

Zé Trovão se manifesta contra

O deputado federal Zé Trovão (PL-SC), um representante da categoria na Câmara dos Deputados, se manifestou contra a greve. Em um vídeo publicado nesta quarta, o parlamentar justificou porque é contra o ato.

“Vocês não estão querendo defender quem está preso, vocês não estão querendo defender o presidente Bolsonaro, vocês estão querendo defender interesses próprios, porque até a pauta que vocês trazem não resolve os problemas do transporte […] Querem fazer? Façam. Se der certo, ótimo, mas eu não vou apoiar”, declarou Zé Trovão.

Greve dos caminhoneiros em 2018

Em 2018, durante o governo de Michel Temer (MDB), caminhoneiros de todo o país fizeram greve, durante 10 dias, contra os reajustes frequentes nos preços dos combustíveis, especialmente do óleo diesel. Além disso, eles também reividicavam melhorias para a categoria.

A greve causou grandes impactos no país, em especial na economia, devido ao desabastecimento de combustíveis e alimentos. A paralisação só chegou ao fim após o governo topar um acordo com a classe.

Fonte: Metrópoles

Geral

Em meio à crise com Rayane, Belo fala sobre confusão em restaurante

Publicado

em

Uma confusão em um restaurante japonês em São Paulo acabou expondo Belo e Rayane Figliuzzi em um episódio que começou como jantar entre amigos e terminou com choro, bate-boca e briga com assessoras. No meio do turbilhão, surgiram versões sobre crise no relacionamento do cantor com a influenciadora, assunto que ele tratou de encerrar rapidamente.

Procurado por este colunista do Metrópoles, Belo reagiu à história, em declaração exclusiva, e resumiu seu sentimento sobre a suposta treta.

“Ah, pelo amor de Deus, né? Isso não é nada comigo e nem com a Rayane.”

Segundo detalhes revelados pela coluna de Fábia Oliveira, do Metrópoles, a discussão no restaurante começou quando Rayane comentou na mesa que pretendia retomar os compromissos ligados ao Carnaval depois de deixar A Fazenda 17. Belo teria sugerido que ela fizesse algumas aulas de samba antes de pisar na quadra da Vila Isabel, para evitar críticas. Uma das assessoras que estava presente concordou.

Com o clima esquentando, Rayane teria interpretado as falas como pressão e deixou claro seu incômodo. A cena escalou, ela chorou e saiu da mesa acompanhada por dois amigos. O cantor ficou no local com as duas assessoras e foi aí que, justamente, a confusão ganhou outra camada.

Discussão e ofensas

Foi então que a situação piorou, de acordo com as fontes ouvidas pela coluna de Fábia Oliveira. Os três teriam iniciado uma discussão, e Belo afirmou estar envergonhado com o bate-boca em público. Nesse momento, ainda segundo os relatos, a assessora que havia apoiado Rayane acusou a segunda assessora de pressionar a influenciadora e, durante o desentendimento, teria a insultado chamando-a de “macaca”.

Revoltada, a vítima se levantou, mas acabou atingida por bebida jogada pela mesma assessora que, segundo as fontes, teria proferido a ofensa. As informações apontam ainda que Rayane não presenciou essa parte da briga, pois já havia saído da mesa. A assessora ofendida deixou o restaurante abalada e, no dia seguinte, precisou ser hospitalizada após uma crise de ansiedade.

Ruído na relação

A confusão teria exposto um ruído no relacionamento de Belo e Rayane. A briga não aconteceu entre eles, mas começou por causa do casal, que, segundo pessoas próximas ouvidas pelo Extra, estaria por um triz.

E não é de agora. Antes de entrar no reality show, Rayane teria desabafado com um amigo sobre o namoro e uma possível “esfriada” na relação. Belo, inclusive, foi um dos que mais incentivaram a ida da namorada para o confinamento, que terminou há poucos dias após sua eliminação.

Enquanto Rayane enfrentava rejeição fora do programa, Belo surfava em outra fase. Com sua participação em Três Graças no horário nobre da Globo, a equipe do cantor temia que os episódios envolvendo a influenciadora acabassem respingando na imagem do agora ator.

Fonte: Metrópoles

Continue lendo

Geral

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

Publicado

em

O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemorado oficialmente no último dia 2 de dezembro. A programação reuniu moradores, famílias e amantes da cultura que se conectaram ao som marcante do samba, em um ambiente leve e alegre.

Entre as atrações, Beto Cézar foi quem comandou o início da festa. O artista porto-velhense, conhecido por tocar, cantar e compor, levou ao palco a energia que o acompanha desde a juventude. Em meio à apresentação, ele falou sobre o significado pessoal e social do samba.

“A gente está fazendo o Dia do Samba, queria agradecer o apoio do prefeito Léo Moraes, também à Fundação Cultural. É agradecer realmente, porque o samba precisa disso. O samba é samba. O samba a gente não perde o prazer de cantar, e o samba agoniza mas não morre. Então, pra mim, o samba é a minha vida”, afirmou Beto Cézar.

Após a apresentação do sambista, o Mercado Cultural seguiu tomado pela celebração. A data, que integra a programação cultural da cidade, transformou o espaço em um ponto de encontro de artistas, visitantes e moradores que buscam vivenciar a cultura local de forma acessível e participativa.

O presidente da Funcultural, Antônio Ferreira, também comentou sobre a importância de manter viva essa tradição.

“Pela orientação do nosso prefeito, nós temos essa responsabilidade de levar a cultura e a arte de todas as formas, em todos os cantos da cidade. E aqui no Mercado Cultural hoje, como já fizemos em outras datas, não podemos deixar o samba. O samba é a história viva, é uma homenagem, é uma tradição. E a música e o samba têm tudo a ver com o povo brasileiro e com o povo de Porto Velho.”

A programação continuou com o clima descontraído que marcou toda a noite. Após o show de Beto Cézar, dois telões exibiram a partida entre Flamengo e Ceará, que consagrou o Flamengo como campeão brasileiro. Em seguida, o grupo Samba + encerrou a celebração, mantendo o público envolvido no ritmo até o fim.

Para completar a noite comemorativa, o prefeito Léo Moraes destacou a relevância de ações que valorizam a cultura local.

“O samba faz parte da alma do nosso povo, e fortalecer espaços como este é fortalecer nossa identidade”, disse o prefeito.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Continue lendo

Geral

Justiça condena jornalista Barbara Gancia em 1ª instância por injúria contra Laura Bolsonaro

Publicado

em

A Justiça de São Paulo condenou em primeira instância, nesta segunda-feira (1º), a jornalista Barbara Gancia por injúria contra Laura Bolsonaro devido a um comentário nas redes sociais a respeito da filha do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Cabe recurso à decisão. O caso tramita em segredo de Justiça.

“Pra bolsonarista imbrochável feito o nosso presidente, quando a filha do Bolsonaro se arruma, ela parece uma puta”, escreveu a jornalista em 2022. A publicação recebeu milhares de críticas de apoiadores do ex-presidente.

A mensagem fazia referência a uma declaração de Bolsonaro em que ele usou a expressão “pintou um clima” ao se referir a encontro com adolescentes venezuelanas em São Sebastião, na periferia do Distrito Federal.

Em nota, a defesa da jornalista disse lamentar a condenação e anunciou que vai recorrer. “[A decisão] condena uma manifestação jornalística, sem qualquer caráter ofensivo, sobre episódio lastimável de falas grosseiras do ex-presidente da República com relação a jovens venezuelanas, em processo contaminado por uma série de nulidades.”

A juíza Nathalie Anchieta Alba Ferrer condenou Barbara ao pagamento de indenização no valor de R$ 10 mil e multa de 10 salários mínimos, em substituição a uma pena de 3 meses e 30 dias de detenção.

O resultado do processo foi divulgado nas redes sociais pelo advogado João Henrique Nascimento de Freitas, ex-assessor especial de Bolsonaro na Presidência.

“Alertei à época e reafirmo agora: agressões como aquela à filha de D. Michelle e do Pr @jairbolsonaro não ficarão impunes. Criança é sagrada, e não instrumento político”, afirmou.

A defesa confirmou a condenação à reportagem e disse que “Barbara sempre se pautou pela ética e respeito na sua atuação como jornalista e seguirá defendendo a liberdade de expressão e crítica”.

Fonte: Notícias ao Minuto

Continue lendo

Trending