Geral
Jovem atleta porto-velhense conquista prata no Torneio Nacional de Ginástica Aeróbica
Porto Velho celebra mais uma vez a vitória de atletas do projeto Construindo Campeões, idealizado pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer (Semtel). Agora, a conquista foi em cenário nacional, no Torneio de Ginástica Aeróbica, em Brasília, no último fim de semana. A ginasta July Maciel, de 18 anos, brilhou durante a apresentação, na categoria adulta nível II, garantindo a medalha de prata no pódio.
A conquista é fruto de muito esforço e dedicação, somados ao apoio de professores e da Semtel, que garantiu passagens, hospedagem e suporte técnico. Para July, representar a capital de Rondônia em cenário nacional é motivo de muita honra e responsabilidade.

Conquista é fruto de muito esforço e dedicação, somados ao apoio de professores e da Semtel “Essa competição foi muito importante, porque também estive ao lado de minha parceira, a Kawany Sophie, de 11 anos, que conquistou o 4º lugar na categoria infanto juvenil nível II. Foi um momento maravilhoso, onde pude apresentar o melhor da minha série, que foi muito elogiada. E tudo isso é resultado de muito treino, foco e das orientações dos professores e técnicos e, também, do incentivo da Semtel, a quem agradeço de coração. Meus planos é trazer mais medalhas para o estado e fazer parte do campeonato brasileiro”, afirmou.
SUPORTE
A delegação foi composta pelas servidoras da Semtel, Francimeire Lavareda – técnica, e Juliana Nunes – chefe de delegação, além das alunas que representaram brilhantemente a capital de Rondônia. De acordo com a professora Francimeire, o suporte da Semtel foi fundamental no processo para que as ginastas participassem do torneio.
“Conseguimos as passagens aéreas, além da ida de um professor e um fisioterapeuta. Levamos duas atletas, com desempenho promissor, trazendo resultados positivos para nós. Essa conquista só reafirma o que temos vivido nesta nova gestão, que tem voltado os olhos para o esporte em modalidades como essa, dando oportunidades para as meninas, fornecendo uma boa quadra, bons materiais e horários específicos para os treinos, contribuindo para a performance das atletas, com alto rendimento e mantendo a segurança. Além disso, a vitória incentiva os sonhos das outras. Ou seja, estamos deixando legado e isso é gratificante, tanto para mim como professora, quanto para a secretaria”, enfatizou.

Para o secretário da Semtel, Paulo Moraes Júnior, a conquista da ginasta do projeto Construindo Campeões reafirma o compromisso da gestão com o esporte porto-velhense. “É mais uma medalha que nossas atletas trazem e isso nos enche de orgulho. É isso que move o nosso trabalho na Semtel, e em todos os projetos. A vitória é das ginastas e de toda família do esporte de Porto Velho”, salientou.
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Semtel, fomenta o esporte através do Projeto Construindo Campeões, que oferta diversas modalidades a comunidade, e já beneficiou aproximadamente 2 mil alunos, em dez meses de gestão. As aulas de ginástica aeróbica e rítmica acontecem de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30, na quadra do Ginásio Vinícius Danin.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Geral
Expositores da Agroindústria têm até 15 de novembro para se inscrever na Agrotec via formulário on-line
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), informa que foram retificadas as datas do Edital nº 02/2025/SEMAGRIC, que trata do credenciamento de expositores para a Agrotec – 1ª Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar.
De acordo com a retificação publicada no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia em 31 de outubro de 2025, foram feitas duas alterações principais:
-A Feira será realizada agora no período de 27 a 30 de novembro de 2025 (antes prevista para os dias 24 a 27 de novembro);
-O período de inscrições foi prorrogado até o dia 15 de novembro de 2025 (anteriormente encerrava em 30 de outubro).
As inscrições podem ser feitas de forma totalmente on-line, por meio do formulário disponível aqui neste link.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdu0_T7eXGcuvZ1YezZqcpVgIrxuvYeD9yxrh3Tl-gzcqHrwQ/viewform

As demais regras e condições do edital original permanecem inalteradas. O secretário da Semagric, Rodrigo Ribeiro, reforça que todos os interessados em participar da Agrotec 2025 devem ler com atenção os anexos do edital e da retificação, que contêm os requisitos e documentos necessários para habilitação.
“A Agrotec é uma vitrine para a agroindústria e a agricultura familiar de Porto Velho e de toda a região. Essa prorrogação permite que mais empreendedores possam se inscrever e participar deste grande evento”, destacou o secretário.
A retificação do edital pode ser acessada no portal da Semagric e também no site do Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia utilizando o código identificador 78D1426F.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Geral
Inep divulga lista de espera para vagas remanescentes do Fies 2025
Os candidatos a vagas remanescentes do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao segundo semestre de 2025, já podem conferir o resultado com a ordem de classificação divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), nesta terça-feira (4).

A lista dos pré-selecionados está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na parte do Fies.
As vagas remanescentes do Fies referem-se às oportunidades de financiamento que não foram preenchidas durante as etapas regulares de seleção do programa. Nesta edição, ao todo, o MEC ofertou mais de 58 mil vagas para 10.319 cursos/turnos de graduação, em 690 instituições privadas de educação superior.
Classificação
De acordo com o MEC, a classificação dos pré-selecionados seguiu a ordem decrescente das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com prioridade para os seguintes candidatos:
- sem ensino superior que nunca foram beneficiados pelo Fies
- sem ensino superior que quitaram financiamentos anteriores
- com ensino superior que nunca foram beneficiados pelo Fies
- com ensino superior que quitaram financiamentos anteriores
O financiamento para quem for selecionado para as vagas remanescentes cobrirá as mensalidades a partir deste segundo semestre letivo de 2025.
Para isso, os inscritos deverão ter condições de atingir a frequência mínima exigida neste período no curso, turno na instituição de ensino superior para o qual se inscreveram.
Próximos passos
O estudante pré-selecionado a uma das vagas remanescentes do processo seletivo do Fies deverá comprovar as informações declaradas no momento da inscrição à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino superior em que foi pré-selecionado.
O prazo para este procedimento é de dois dias: quarta-feira (5) e quinta-feira (6).
De acordo com o edital com as regras do Processo Seletivo (nº 21/2025, a entrega dos documentos comprobatórios pode ser realizada por meio físico ou digital, nos horários definidos pela instituição.
Se a documentação for aprovada, o próximo passo é a validação das informações em um agente financeiro em até dez dias, contados a partir do terceiro dia após a validação da inscrição pela comissão da faculdade.
Somente após a aprovação do banco poderá ser formalizada a contratação do financiamento.
Se o candidato pré-selecionado não apresentar todos os documentos ou não seguir as etapas exigidas dentro do prazo estabelecido, ele perde a vaga. Essa vaga perdida é imediatamente transferida para o próximo candidato classificado na lista de espera.
Complementação
O candidato que se inscreveu para vagas destinadas às pessoas com deficiência (PCD) deverá comprovar sua situação com laudo médico atestando a espécie e o grau de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença (CID).
Caso a comissão da faculdade privada identifique erros ou inconsistências referentes às informações prestadas, a instituição de ensino superior poderá exigir a apresentação de documentação complementar.
Fies Social
Metade das vagas é reservada ao Fies Social, ocupada por candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 759,00 em 2025), inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).
Este candidato pré-selecionado à vaga do Fies Social está dispensado da comprovação de renda familiar. No entanto, ele deve comparecer à comissão da faculdade privada para validar as demais informações.
Lista de espera
Os estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única serão incluídos automaticamente na lista de espera, e poderão ser convocados de 13 às até às 23 horas e 59 minutos de 28 de novembro.
Financiamento Estudantil
O Fies é o programa federal que concede financiamento a estudantes de baixa renda de cursos de graduação, em instituições de educação superior privadas.
Fonte: Agência Brasil
Geral
Câncer de próstata: atendimento aumenta 32% em homens com até 49 anos
O número de atendimentos entre homens com até 49 anos para tratar câncer de próstata aumentou em 32% no Brasil, entre 2020 e 2024. Foram realizadas 2,5 mil assistências, em 2020, e 3,3 mil em 2024, segundo dados do Ministério da Saúde.

O câncer de próstata preocupa principalmente homens com 65 anos, porém os mais jovens, com menos de 49 anos, também sofrem com o problema. Entre os atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a maioria dos procedimentos correspondeu a quimioterapia (em torno de 84% a 85%), seguida por cirurgias oncológicas (10% a 12%) e radioterapia (3% a 4%).
Segundo o urologista especializado no cuidado com a saúde sexual e reprodutiva masculina, Rafael Ambar, o aumento no número de tratamentos está relacionado à procura por atendimento e não necessariamente ao crescimento da quantidade de casos. Associado a isso está a ampliação da rede de assistência de saúde pelo país e da conscientização sobre a doença.
“Os homens mais jovens têm se mostrado mais interessados em cuidar da saúde e realizar acompanhamento urológico. Essa mudança de comportamento é influenciada pela facilidade atual do acesso à informação, aumento da expectativa de vida e desejo de um envelhecimento saudável. Também existe um movimento interessante, apesar de discreto, de diminuição do preconceito relacionado às visitas ao urologista. Apesar disso, o trabalho de conscientização ainda continua necessário”, afirmou Ambar.
Quando diagnosticada precocemente, a doença tem 90% de chance de cura. Nas fases iniciais o câncer de próstata é assintomático, mas em estágios mais avançados, a doença pode causar dificuldade e necessidade de urinar muitas vezes ao dia, jato de urina fraco, presença de sangue na urina e ou no sêmen, podendo causar também dores na pelve, quadris e nas costas.
“O surgimento do problema está associado ao envelhecimento do corpo, à predisposição genética, à obesidade e a comportamentos nocivos à saúde como o tabagismo e sedentarismo. O problema é identificado a partir de exame de rastreio da doença (exame de sangue para identificar o Antígeno Prostático Específico (PSA) e o exame de toque retal)”, explicou o urologista.
De acordo com o médico, é necessário que os homens façam o acompanhamento anualmente a partir dos 40 anos, para aqueles com casos do problema na família e, dos 50, para a população geral. O câncer de próstata é segundo câncer mais comum entre os homens, sendo o primeiro o de pele (não-melanoma), segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Fonte: Agência Brasil
-
Polícia17 horas atrásFim do mistério: polícia revela se Japinha do CV está entre os mortos
-
Polícia21 horas atrásRepresentante comercial morre afogado durante momento de lazer com amigos
-
Polícia17 horas atrásPolícia Militar prende “Diamante do CV”, condenada por crime de tortura
-
Empregos21 horas atrásInscrições abertas para concurso da Assembleia Legislativa de Rondônia com salários de até R$ 24 mil
-
Polícia21 horas atrásMP-RO denuncia três por esquema de cargos fantasmas na Assembleia de Rondônia
-
Polícia21 horas atrásPRF em Rondônia apreende 34 kg de cocaína em Porto Velho
-
Empregos20 horas atrásTribunal de Contas da União lança concurso com 20 vagas e remuneração de R$ 26,1 mil
-
Política23 horas atrásDeputada Cristiane Lopes defende produtores rurais de Rondônia em audiência pública sobre embargos do Ibama

