Polícia
PM que matou quatro pessoas da mesma família em pizzaria de Porto Alegre é condenado a mais de 10 anos de prisão
O policial militar Andersen Zanuni Moreira dos Santos, de 29 anos, foi condenado a mais de 10 anos de prisão por matar a tiros quatro pessoas da mesma família em uma pizzaria da Zona Norte de Porto Alegre, em 2021. A sentença prevê pena de 6 anos e 8 meses de reclusão e 4 anos e 2 meses de detenção, em regime inicial fechado. Cabe recurso da decisão.
O julgamento foi concluído no final da noite de sexta-feira (31). Andersen foi condenado 3x por homicídio culposo (quando não há a intenção de matar), 1x por homicídio privilegiado (quando a ação é desencadeada por forte emoção) e violação de domicílio. Ele foi absolvido do crime de vias de fato.
A juiza Eveline Radaelli Buffon determinou ainda a imediata prisão do PM e a perda do cargo público. Andersen chegou a ficar preso preventivamente por 311 dias, mas recebeu liberdade provisória em junho de 2022.
Os advogados David Leal, Jader Santos e Christian Tombini, que representam Andersen Zanuni Moreira dos Santos, informaram que pretendem recorrer da decisão.
Os representantes da família das vítimas disseram que “recebem com alívio” a sentença condenatória. “A pena superior a 10 anos, a prisão e a expulsão da corporação são um alento ao desejo de justiça”, sustentam os advogados Ismael Schmitt Priscila Candal.
Os quatro homens mortos eram os irmãos Cristian e Cristiano Lucena Terra, de 33 e 38 anos, respectivamente; o primo deles, Alisson Correa Lucena, de 28 anos; e o sobrinho, Alexsander Terra Moraes, de 26 anos.
O caso
O caso aconteceu na madrugada de 13 de junho de 2021, em uma pizzaria na Avenida Manoel Elias, em Porto Alegre. Após atirar contra as vítimas, Andersen se apresentou à polícia alegando legítima defesa.
“Todas as vítimas, que possuíam laços de parentesco, encontravam-se em seu lar, desfrutando de um momento de serenidade, em celebração ao aniversário de um membro da família. Tratavam-se de quatro homens trabalhadores, de condição humilde e de caráter íntegro (…) O acusado, munido de armamento da corporação, (…) com treinamento militar e pleno domínio dos protocolos de reação, conscientemente, escolheu não agir de maneira apropriada, mas sim empregar a covardia e a violência desmedida contra essas pessoas indefesas”, afirma o promotor Francisco Saldanha Lauenstein.
Segundo o MP, ele teria ido à casa da família das vítimas, onde ocorria uma festa, em busca da ex-namorada. Ele não estava de serviço. Testemunhas afirmam que o policial teria invadido a residência, agredido uma mulher e que foi retirado do local pelas vítimas.
As quatro vítimas teriam seguido o PM, que se escondeu na pizzaria. De dentro de um banheiro do estabelecimento comercial, o policial atirou contra o grupo, matando todos os homens, aponta a investigação.
Em julho de 2021, o inquérito da Polícia Civil chegou a confirmar a tese de legítima defesa, levantada por Andersen. Segundo a polícia, o PM militar usou “os meios necessários moderadamente para repelir aquela injusta agressão”. Entretanto, a defesa da família dos assassinados e o MP contestaram a versão.
Na denúncia apresentada ao Judiciário, o MP sustentou que Andersen, “sem ter desferido sequer um tiro de aviso, passou a alvejar uma das vítimas de forma letal com sucessivos disparos”.
Em seguida, um segundo homem, que estava à frente do grupo, anunciou que iria socorrer o primo, momento em que foi baleado na cabeça. O MP ainda relata que, “sob o mesmo anúncio e objetivo de socorro, aproximaram-se as demais vítimas que foram, em sucessão, alvejadas”.
Nota dos advogados das família das vítimas
“Nota da família:
A família enlutada e as vítimas sobreviventes, recebem com alívio sentença condenatória do assassino de seus familiares. A pena superior à 10 anos, a prisão e a expulsão da corporação são um alento ao desejo de justiça. Ansiamos para que a pena seja aumentada nas instâncias superiores.
Ismael Schmitt/Priscila Candal
Advogados assistentes da acusação”
Fonte: G1
Polícia
Adolescente de 17 anos é abordado pela PM dirigindo veículo sem habilitação
A Polícia Militar, em ação conjunta com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), realizou na tarde de 05 de fevereiro de 2026, por volta das 17horas, a Operação “Duas Rodas”, na avenida Nações Unidas, bairro Princesa Isabel, no município de Cacoal (RO). A operação teve como objetivo coibir infrações de trânsito e reforçar a segurança viária.
Durante a fiscalização, foi abordado um adolescente de 17 anos que conduzia uma motoneta Honda Biz. Questionado, o menor informou não possuir Carteira Nacional de Habilitação, em razão da idade, relatando ainda que a condução do veículo ocorria de forma habitual, com ciência dos responsáveis legais. O veículo encontrava-se registrado em nome de um familiar.
No local, compareceu o responsável legal, ao qual foram esclarecidas as circunstâncias da ocorrência. O responsável confirmou as informações prestadas pelo adolescente e foi devidamente orientado quanto às implicações legais da conduta. Considerando a situação, foi solicitado que o veículo fosse retirado do local por condutor devidamente habilitado, o que foi prontamente atendido.
Diante dos fatos, a guarnição policial adotou as medidas legais cabíveis, procedendo à lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência, em razão da condução de veículo automotor por menor não habilitado, além dos autos de infração de trânsito confeccionados pelo DETRAN.
A Polícia Militar destaca que a condução de veículo automotor por pessoa menor de idade e sem habilitação representa risco à segurança no trânsito e à integridade de todos os usuários da via. A atuação integrada reforça o compromisso das forças de segurança com a preservação da vida, a ordem pública e a prevenção de acidentes.
Fonte: Assessoria da Polícia Militar
Polícia
Foragido da Justiça é capturado pela Polícia Militar em Rondônia
Na quinta-feira (05/02), as guarnições policiais do 6º BPM realizaram a recaptura de um foragido da Justiça durante ação integrada no município de Guajará-Mirim.
A ocorrência foi registrada por volta das 18h50, resultando na abordagem de um indivíduo com mandado de prisão em aberto, expedido pela 1ª Vara Criminal do município.
A abordagem ocorreu de forma técnica, segura e dentro da legalidade. Após a confirmação da ordem judicial, foi dada voz de prisão, com a garantia dos direitos constitucionais, e o indivíduo foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis, permanecendo à disposição da Justiça.
A atuação reforça o compromisso da PMRO com a segurança da população, o cumprimento das decisões judiciais e a manutenção da ordem pública.
Fonte: Assessoria da Polícia Militar
Polícia
Idoso morre e duas pessoas ficam feridas após grave acidente
Um grave acidente de trânsito foi registrado por volta das 17h16 desta quarta-feira (4) na BR-Engenheiro Isaac Bennesby, nas proximidades do perímetro urbano de Guajará-Mirim, próximo a um laticínio às margens da rodovia. A ocorrência envolveu uma colisão frontal entre dois veículos de passeio.
O Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia foi acionado para atender a ocorrência. Em um dos veículos, o condutor ficou preso no interior do automóvel, inconsciente e em estado gravíssimo. Durante o atendimento e o transporte ao hospital, a vítima evoluiu para parada cardiorrespiratória.
O motorista foi identificado como Edmilson Sales Torres, de 74 anos, conhecido como “Dólar”. Apesar das manobras de reanimação realizadas pela equipe de resgate e pela equipe médica do Hospital Regional Dr. Júlio Pérez Antelo, o óbito foi confirmado após a chegada à unidade hospitalar.
No outro veículo, duas pessoas ficaram feridas, conscientes e orientadas, e foram encaminhadas ao hospital com queixas de dores no tórax e na cabeça.
Até o momento do atendimento no local, não havia informações sobre a presença de equipes da Polícia Militar ou da Polícia Rodoviária Federal para o controle do tráfego e realização dos procedimentos periciais.
-
Polícia7 horas atrásCorpo encontrado em córrego é identificado por tatuagem
-
Geral22 horas atrásJustiça condena homem por injúria e ameaça contra deputado e vereador em RO
-
Polícia7 horas atrásRondoniense é encontrado morto após dias desaparecido em Mato Grosso
-
Geral8 horas atrásMotoristas da Urbano Norte protestam contra mudanças nas tarifas e taxas
-
Polícia7 horas atrásJovem passa mal após engolir dezenas de porções de droga
-
Polícia7 horas atrásPolícia Militar prende traficante e apreende mais de 2 kg de drogas
-
Geral3 horas atrásJustiça revoga liberdade condicional do ex-goleiro Bruno após ida a jogo do Flamengo
-
Geral1 hora atrásPrefeitura exonera funcionário após agressão a morador de rua

