Polícia
PM que matou quatro pessoas da mesma família em pizzaria de Porto Alegre é condenado a mais de 10 anos de prisão
O policial militar Andersen Zanuni Moreira dos Santos, de 29 anos, foi condenado a mais de 10 anos de prisão por matar a tiros quatro pessoas da mesma família em uma pizzaria da Zona Norte de Porto Alegre, em 2021. A sentença prevê pena de 6 anos e 8 meses de reclusão e 4 anos e 2 meses de detenção, em regime inicial fechado. Cabe recurso da decisão.
O julgamento foi concluído no final da noite de sexta-feira (31). Andersen foi condenado 3x por homicídio culposo (quando não há a intenção de matar), 1x por homicídio privilegiado (quando a ação é desencadeada por forte emoção) e violação de domicílio. Ele foi absolvido do crime de vias de fato.
A juiza Eveline Radaelli Buffon determinou ainda a imediata prisão do PM e a perda do cargo público. Andersen chegou a ficar preso preventivamente por 311 dias, mas recebeu liberdade provisória em junho de 2022.
Os advogados David Leal, Jader Santos e Christian Tombini, que representam Andersen Zanuni Moreira dos Santos, informaram que pretendem recorrer da decisão.
Os representantes da família das vítimas disseram que “recebem com alívio” a sentença condenatória. “A pena superior a 10 anos, a prisão e a expulsão da corporação são um alento ao desejo de justiça”, sustentam os advogados Ismael Schmitt Priscila Candal.
Os quatro homens mortos eram os irmãos Cristian e Cristiano Lucena Terra, de 33 e 38 anos, respectivamente; o primo deles, Alisson Correa Lucena, de 28 anos; e o sobrinho, Alexsander Terra Moraes, de 26 anos.
O caso
O caso aconteceu na madrugada de 13 de junho de 2021, em uma pizzaria na Avenida Manoel Elias, em Porto Alegre. Após atirar contra as vítimas, Andersen se apresentou à polícia alegando legítima defesa.
“Todas as vítimas, que possuíam laços de parentesco, encontravam-se em seu lar, desfrutando de um momento de serenidade, em celebração ao aniversário de um membro da família. Tratavam-se de quatro homens trabalhadores, de condição humilde e de caráter íntegro (…) O acusado, munido de armamento da corporação, (…) com treinamento militar e pleno domínio dos protocolos de reação, conscientemente, escolheu não agir de maneira apropriada, mas sim empregar a covardia e a violência desmedida contra essas pessoas indefesas”, afirma o promotor Francisco Saldanha Lauenstein.
Segundo o MP, ele teria ido à casa da família das vítimas, onde ocorria uma festa, em busca da ex-namorada. Ele não estava de serviço. Testemunhas afirmam que o policial teria invadido a residência, agredido uma mulher e que foi retirado do local pelas vítimas.
As quatro vítimas teriam seguido o PM, que se escondeu na pizzaria. De dentro de um banheiro do estabelecimento comercial, o policial atirou contra o grupo, matando todos os homens, aponta a investigação.
Em julho de 2021, o inquérito da Polícia Civil chegou a confirmar a tese de legítima defesa, levantada por Andersen. Segundo a polícia, o PM militar usou “os meios necessários moderadamente para repelir aquela injusta agressão”. Entretanto, a defesa da família dos assassinados e o MP contestaram a versão.
Na denúncia apresentada ao Judiciário, o MP sustentou que Andersen, “sem ter desferido sequer um tiro de aviso, passou a alvejar uma das vítimas de forma letal com sucessivos disparos”.
Em seguida, um segundo homem, que estava à frente do grupo, anunciou que iria socorrer o primo, momento em que foi baleado na cabeça. O MP ainda relata que, “sob o mesmo anúncio e objetivo de socorro, aproximaram-se as demais vítimas que foram, em sucessão, alvejadas”.
Nota dos advogados das família das vítimas
“Nota da família:
A família enlutada e as vítimas sobreviventes, recebem com alívio sentença condenatória do assassino de seus familiares. A pena superior à 10 anos, a prisão e a expulsão da corporação são um alento ao desejo de justiça. Ansiamos para que a pena seja aumentada nas instâncias superiores.
Ismael Schmitt/Priscila Candal
Advogados assistentes da acusação”
Fonte: G1
Polícia
Operação Volta às Aulas reforça segurança e orientação no trânsito
Com o retorno das atividades escolares na rede de ensino municipal a partir desta quarta-feira (4), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), deu início à Operação Volta às Aulas. A iniciativa visa organizar o fluxo de veículos, prevenir acidentes e conscientizar pais, alunos e motoristas sobre a importância do respeito às normas de trânsito nos horários de pico.
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, disse que a presença dos agentes nas ruas é fundamental para instruir a população e que a prioridade é um trânsito mais humano e seguro. “Com a Operação Volta às Aulas, estamos nas ruas para proteger nossas crianças e garantir que o retorno às escolas seja tranquilo. Pedimos a colaboração de todos os condutores para que reduzam a velocidade próximo às escolas e respeitem a faixa de pedestre. Educação no trânsito se faz com a participação de toda a sociedade”.
O fluxo de veículos em Porto Velho chega a dobrar nos horários de entrada e saída das escolas. Para lidar com esse aumento, agentes de trânsito atuam diretamente na orientação de quem circula pelas vias.

A operação ocorre de forma itinerante, abrangendo unidades escolares nas zonas Leste, Sul e Central da capital. Segundo a supervisora da Semtran, Elaine Medeiros, o foco principal é a segurança viária. “O objetivo é garantir a organização do fluxo nos horários de entrada e saída, promovendo o cumprimento das normas e a preservação da integridade física de toda a comunidade escolar”.
Embora o caráter da ação seja educativo, a fiscalização segue ativa. Condutores que desrespeitarem a preferência do pedestre na faixa ou cometerem infrações que coloquem em risco a segurança estão sujeitos a notificações.
Para quem transita pelas áreas escolares de Porto Velho, a presença da prefeitura tem feito a diferença. Carlos Eduardo, um dos condutores que levava o enteado para a aula relatou que a organização facilitou o trajeto: “Essa ação trabalha auxiliando o trânsito na passagem dos pedestres. Eu encostei e passei sem problemas. O fluxo aqui é intenso, mas a ação melhorou muito a fluidez”.
A legislação de trânsito é clara em locais com grande aglomeração de pessoas, como escolas e hospitais, o condutor é obrigado a reduzir a velocidade, independentemente da presença de faixas ou semáforos.
A agente de trânsito Laíz Rodrigues destaca que pequenos gestos fazem a diferença. “Orientamos que o pedestre sempre sinalize a intenção de atravessar, fazendo o sinal com a mão. Muitos acham que, por estar na faixa, podem entrar direto, mas é preciso dar tempo para o condutor visualizar”. Ela também alerta sobre a atenção redobrada com motociclistas que trafegam nos corredores e o perigo de parar em fila dupla. “Deixar o filho no meio da via coloca a vida da criança em risco. A recomendação é que os pais saiam de casa um pouco mais cedo para evitar o horário de pico e estacionamentos lotados”.
Dicas para uma volta às aulas segura:
Aos pais, saiam de casa com antecedência para evitar pressa e manobras arriscadas.
No desembarque, nunca pare em fila dupla, utilize as vagas permitidas para deixar o aluno com segurança.
Aos pedestres, sempre atravesse sempre na faixa e faça de estender com a mão antes de iniciar a travessia.
Aos motoristas, reduza a velocidade ao se aproximar de áreas escolares e tenha paciência com o aumento do fluxo.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Polícia
PRF prende dois foragidos da Justiça durante fiscalizações na BR-364
Polícia Rodoviária Federal em Rondônia prendeu, nesta quinta-feira (05), dois homens com ordens de prisão em aberto durante fiscalizações. As abordagens ocorreram na BR 364 nos municípios de Itapuã do Oeste e Porto Velho.
No caso registrado em Itapuã do Oeste às 09:19, o condutor de uma picape foi abordado no km 620. A prisão ocorreu em razão de um mandado civil por pensão alimentícia expedido pela 3ª Vara de Família de Rio Branco, no Acre.
Na ocorrência de Porto Velho, iniciada às 10:45 no km 760, um passageiro de táxi foi flagrado com mandados em aberto após tentar fornecer um nome falso aos policiais. Ele possuía ordens de prisão pendentes pelos crimes de roubo, receptação e uso de documento falso, expedidas pela Vara de Execuções Penais de Porto Velho.
Ambos os homens foram encaminhados à Central de Flagrantes da Polícia Civil em Porto Velho para o cumprimento das decisões judiciais, conforme os procedimentos legais vigentes.
Fonte: PRF
Polícia
Foragido há dois anos é capturado pela PM durante operação
Por volta das 10h45 da última quarta-feira, 04, uma equipe da PATAMO prendeu um foragido da Justiça durante operação policial Patrulha Rural, para cumprimento de interdito proibitório no Assentamento Renascer, área rural de Vilhena.
No local, onde moradores se reuniam em um ponto utilizado para encontros comunitários, os policiais observaram um homem vestindo camiseta azul se afastar rapidamente do grupo e correr em direção a uma área de mata ao perceber a presença da guarnição. Diante da fundada suspeita e da tentativa de evasão, foi realizada incursão tática, resultando na localização e abordagem do indivíduo.
Durante a abordagem, o homem se identificou inicialmente como E.F.L., porém, posteriormente foi descoberto que ele era conhecido como “Rodrigo”. Após consultas aos sistemas policiais, a equipe confirmou a verdadeira identidade como K.O.S. de 32 anos, constatando ainda a existência de mandado de prisão em aberto, da Comarca de Buritis/RO.
Cientificado do resultado, K.O.S. confirmou espontaneamente estar evadido do sistema prisional, relatando que teria rompido a tornozeleira eletrônica há cerca de dois anos, permanecendo desde então em fuga. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão, com comunicação de seus direitos constitucionais.
O detido foi conduzido à UNISP, onde realizou exame de corpo de delito, sendo posteriormente apresentado na Casa de Detenção de Vilhena.
Fonte: Assessoria da Polícia Militar
-
Polícia5 horas atrásCorpo encontrado em córrego é identificado por tatuagem
-
Polícia23 horas atrásCorpo de homem em avançado estado de decomposição é encontrado em córrego
-
Geral21 horas atrásJustiça condena homem por injúria e ameaça contra deputado e vereador em RO
-
Polícia5 horas atrásRondoniense é encontrado morto após dias desaparecido em Mato Grosso
-
Polícia22 horas atrásMotociclista fica gravemente ferido em acidente na Avenida Rio de Janeiro
-
Polícia23 horas atrásPolícia realiza operação e investiga fraude tributária com prejuízo superior a R$ 2 milhões
-
Empregos23 horas atrásUniversidade Federal de Rondônia abre concurso com salários de até R$ 14 mil
-
Geral6 horas atrásMotoristas da Urbano Norte protestam contra mudanças nas tarifas e taxas

