Conecte-se conosco

Geral

Ações da Prefeitura no sistema de drenagem preparam Porto Velho para o período chuvoso

Publicado

em

Determinada a sanar de uma vez por todas os problemas crônicos de alagamentos, que há anos causam prejuízos e transtornos para a população, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), intensifica os trabalhos de melhorias na infraestrutura da cidade com o objetivo de proporcionar tranquilidade aos moradores.

Seguindo o planejamento estratégico idealizado pela equipe técnica do prefeito Léo Moraes, homens e máquinas trabalham na desobstrução de bocas de lobo, limpeza de ruas e de canais, construção, reconstrução e ampliação da rede de drenagem para dar maior vazão às águas pluviais e evitar que elas fiquem represadas no período chuvoso.

“Esse é um compromisso que fizemos com a população da nossa cidade e já estamos cumprindo. Estamos trabalhando nesse propósito desde os primeiros dias da nossa gestão. É inadmissível que problemas crônicos, como é o caso dos alagamentos, entre outros, se arrastem por décadas sem que haja uma solução. Com muito trabalho e respeito pelos recursos públicos, nós já estamos vencendo”, disse o prefeito Léo Moraes.

INTERVENÇÕES

No bairro Esperança da comunidade, por exemplo, ações da Prefeitura visam eliminar os constantes alagamentos e transtornos que afetam o entorno da Escola Darcy Ribeiro e a Unidade de Saúde da Família Hernandes Índio, nas confluências da av. Mamoré com rua José Vieira Caúla.

“Realizamos serviços de limpeza das bocas de lobo, construção e desobstrução da rede de drenagem. Nosso objetivo é eliminar esse grave problema ocasionado pela precária infraestrutura de longos anos”, ressaltou Thiago Cantanhede, titular da Seinfra.

Ele acrescentou que foi preciso construir uma rede de drenagem auxiliar no local e instalar novas manilhas, além de realizar a limpeza em toda a região. Com isso, a água da chuva vai escoar rapidamente e as casas não serão afetadas.

RECURSOS DO PAC

O secretário também anunciou que, em breve, o município contará com um investimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Esse recurso será aplicado na construção de drenagem profunda no perímetro urbano da cidade.

“Porto Velho sempre alagou porque a cidade cresceu, mas esqueceram da drenagem. Já melhoramos muito, com limpeza, novas manilhas, ecobueiros e outras soluções. Mas sabe o que resolve de verdade? A macrodrenagem. Pela primeira vez, Porto Velho vai ter. Conseguimos R$ 200 milhões do PAC para reforçar o trabalho contra os alagamentos. Um passo gigante para enfrentar um problema histórico”, firmou o prefeito Léo Moraes.

AMADOR DOS REIS

Outro ponto que sofreu intervenção da Prefeitura para evitar alagamentos, também na zona Leste, foi a rua José Amador dos Reis, entre Alexandre Guimarães e Raimundo Cantuária. “Ali, além dos transtornos à população, a água represada vinha causando sérios prejuízos para os comerciantes, com a constante perda de mercadorias”, comentou o secretário da Seinfra.

Foi necessário a troca de 12 manilhas que estavam danificadas e represavam a água, substituindo-as por manilhas de diâmetro maior (400 milímetros). A equipe também desobstruiu quatro bocas de lobo, com o auxílio do caminhão “tatuzão” e executou serviços de limpeza em todo trecho. Com isso, o sistema de drenagem vai comportar o volume de água e evitar que residências e comércios sejam novamente afetados.

A Prefeitura também vem trabalhando na limpeza e desobstrução dos canais que cortam a capital de Rondônia, como forma de garantir que as águas sigam o seu curso normal e não representem perigo para a população.

O secretário Thiago Cantanhede solicita que as pessoas não joguem lixo na rua e muito menos carcaças de moveis, eletrodomésticos e peças de veículos nos canais, entre outros. Esse material entope o sistema de drenagem e causa grandes transtornos e prejuízos para a população em geral.

Ele também pede que os munícipes denunciem quem faz descarte irregular de lixos e entulhos. Basta ligar ou enviar mensagens para o número (69) 98473-2922 ou pelo e-mail dpu.semusb@portovelho.ro.gov.br.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Geral

Semtran organiza interdições temporárias para garantir segurança no Carnaval

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran), iniciou a interdição temporária de trechos do circuito carnavalesco, como parte do planejamento para a realização segura dos eventos de Carnaval na capital. A medida integra um conjunto de ações voltadas à segurança viária, à organização do fluxo de veículos e pedestres e à garantia de que a população possa participar da programação com tranquilidade.

No local, equipes da Semtran atuam com interdição controlada das vias, instalação de grades, cones, banners e faixas informativas, além da orientação direta aos condutores e foliões. Agentes de trânsito acompanham toda a operação, organizando o fluxo e indicando rotas alternativas para minimizar impactos na mobilidade urbana durante o período festivo.

De acordo com Antônio Carlos, gerente de Operação de Trânsito da Semtran, todo o trabalho foi definido de forma integrada. “A Semtran vem realizando reuniões com as forças de segurança, a Prefeitura e os blocos carnavalescos, e ficou acordado que o fechamento das vias ocorre bem antes do início dos eventos, com a interdição começando cerca de três horas antes da concentração dos blocos”, explicou.

Antônio Carlos também destacou que a operação envolve diferentes frentes de atuação no percurso do Carnaval. “Nesse período anterior ao evento, a Semtran faz a desobstrução do trajeto, retirada de veículos estacionados irregularmente e remoção de sucatas ou entulhos abandonados. Quem permanecer no percurso interditado será autuado ou removido, cada órgão dentro da sua competência, com apoio da Polícia Militar e do Detran, inclusive com uso de guinchos quando necessário”, afirmou.

A Semtran orienta os foliões e motoristas a respeitarem a sinalização viária, seguirem as instruções dos agentes de trânsito e utilizarem caminhos alternativos durante as interdições. As ações fazem parte do planejamento da Prefeitura de Porto Velho para assegurar um Carnaval organizado, seguro e que valorize as manifestações culturais do município.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Continue lendo

Geral

Prefeitura exonera funcionário após agressão a morador de rua

Publicado

em

Por

Um vídeo que circulou nas redes sociais entre a noite de quinta-feira e a manhã desta sexta-feira mostrou um funcionário de empresa terceirizada agredindo física e verbalmente um homem em situação de rua em frente ao Hospital Municipal Claudionor Couto Roriz, em Ji-Paraná. Nas imagens, registradas por uma testemunha, o trabalhador despeja água sobre a vítima, que acorda assustada e tenta se proteger. Mesmo após se levantar, o homem continua sendo alvo de palavras ríspidas e atitudes agressivas.

Após a repercussão do caso, a Prefeitura de Ji-Paraná determinou a exoneração do funcionário envolvido. O secretário municipal de Saúde, Cristiano Ramos, e a diretora do hospital, Renata Fuverki, confirmaram a decisão, tomada após análise das imagens e informações sobre o episódio.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito Affonso Cândido repudiou o ocorrido e afirmou:

“O episódio registrado em frente ao hospital municipal é inadmissível e profundamente desumano. Uma pessoa em situação de vulnerabilidade foi constrangida enquanto dormia, o que fere diretamente a dignidade humana.
Faço questão de deixar claro que nenhum prestador de serviço da Prefeitura está autorizado a agir com crueldade. O responsável já foi retirado das escalas e não integra mais os plantões. Determinei a apuração imediata dos fatos e a empresa contratada será responsabilizada com o rigor necessário.
Em Ji-Paraná, respeito não é opção, é dever. Nosso compromisso é proteger quem mais precisa e agir com firmeza sempre que a dignidade de alguém for desrespeitada.”

Até o momento, não há informações sobre registro de boletim de ocorrência ou outras medidas administrativas além da exoneração. A Prefeitura informou que seguirá acompanhando o caso.

Continue lendo

Geral

Mulher declarada morta pelo Samu deixa hospital após 19 dias e comove equipe médica

Publicado

em

Por

A mulher de 29 anos atropelada em Bauru (SP) e que chegou a ser dada como morta pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu alta hospitalar após 19 dias internada, sendo nove deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Fernanda Cristina Policarpo deixou o Hospital de Base na tarde desta quinta-feira (5), ainda em maca e com dificuldades para andar e falar.

O atropelamento ocorreu no dia 18 de janeiro, na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros. Na ocasião, uma médica do Samu chegou a declarar o óbito da vítima, mas Fernanda foi reanimada posteriormente por um médico da concessionária responsável pela administração da via.

Segundo o médico intensivista Bruno Rosa, que acompanhou o tratamento, Fernanda deu entrada no hospital em estado gravíssimo, mas apresentou evolução significativa ao longo da internação. Ela recebeu alta consciente, orientada e sem a necessidade de alimentação por sonda. No entanto, o especialista ressaltou que a recuperação completa ainda exige acompanhamento contínuo.

“Ela sai um pouco fraca. Os próximos passos envolvem acompanhamento na Unidade Básica de Saúde e, principalmente, apoio multidisciplinar, com fisioterapia e outros cuidados necessários para a recuperação dos movimentos”, explicou o médico.

No dia 24 de janeiro, Fernanda apresentou os primeiros sinais de melhora ao responder a estímulos após uma semana internada. Dois dias depois, recebeu alta da UTI e foi transferida para um leito de enfermaria, onde permaneceu até a liberação médica.

A alta foi marcada por uma homenagem organizada por funcionários do hospital e familiares. No corredor da unidade, eles celebraram o momento com bexigas e músicas. Mesmo com dificuldade para falar, Fernanda afirmou que estava bem. Ela foi levada para casa em uma ambulância do próprio hospital.

Continue lendo

Trending