Polícia
Operação é deflagrada em Rondônia e outros três estados contra grupo responsável por invasões e comércio ilegal de terras
O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais (Nucam/Gaema), com apoio das Polícias Civil e Militar, da Polícia Técnico-científica (Politec), Força Tarefa Integrada de Combate ao Crime Organizado (Fitcco) e da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), , bem como dos GAECOs dos Ministérios Públicos dos Estados do Paraná e Santa Catarina e da Polícia Civil do Estado do Mato Grosso, deflagrou nesta terça-feira (28/10) a Operação Safe Green.
Ao todo, cerca de 150 (cento e cinquenta) policiais e agentes públicos foram mobilizados para o cumprimento de medidas cautelares deferidas pela 1ª Vara de Garantias de Porto Velho.
A ação tem como foco um suposto grupo criminoso responsável pela invasão e loteamento ilegal da Estação Ecológica de Samuel, unidade de conservação que abrange os municípios de Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste, em Rondônia. Segundo o apurado, o grupo teria promovido ocupação irregular, comercialização clandestina de lotes e exploração ilegal de madeira, com quase 4 mil hectares de desmatamento documentado entre 2020 e 2022, configurando crimes de dano em unidade de conservação, extração e comércio ilegal de madeira, impedimento de regeneração de florestas, desmatamento e exploração econômica ilegal de florestas públicas, invasão de terras públicas (“grilagem”), lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Conforme a investigação, duas associações teriam sido “instrumentos deliberados” para conferir aparência de legalidade ao esquema de invasão e exploração econômica de área pública ambientalmente protegida. Há registros de divisão e venda ilegal de lotes, desmatamento, exploração ilegal de madeira, cobrança de mensalidades e até atuação jurídica em favor da ocupação irregular.
A Justiça autorizou o cumprimento de medidas em diversos municípios de Rondônia, além de cidades nos Estados do Mato Grosso, de Santa Catarina e do Paraná. Entre os locais alvos das buscas estão Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, São Miguel do Guaporé, Itapuã d’Oeste, São Francisco do Guaporé, São Felipe d’Oeste, Candeias do Jamari e Nova Califórnia, em Rondônia. Também há mandados em Colniza e Comodoro, no Mato Grosso, Pouso Redondo, em Santa Catarina, e Colombo, no Paraná.
A decisão estabelece um amplo conjunto de medidas para aprofundar as investigações e impedir a continuidade dos crimes ambientais, invasão e ocupação ilegal, lavagem de dinheiro etc. Entre elas estão 28 (vinte e oito) buscas e apreensões domiciliares, veiculares e pessoais; afastamento de sigilo de dados telefônicos e telemáticos; quebra de sigilo bancário e fiscal; proibição de contato entre investigados; proibição de acesso às áreas da Estação Ecológica Samuel e às sedes das duas associações; bem como o monitoramento eletrônico (tornozeleira) de 5 (cinco) integrantes da diretoria das associações. Ainda, foi determinada a suspensão das atividades sociais, empresariais e econômicas das associações investigadas. Eventual descumprimento das cautelares poderá levar à decretação da prisão preventiva dos investigados.
O material apreendido será analisado pelo Gaeco e pelo Nucam/Gaema para identificação de demais envolvidos, financiadores e fluxos de recursos vinculados ao esquema ilegal, que teria potencial para movimentar mais de R$ 6 milhões, somente com a venda clandestina de lotes na área ambientalmente protegida.
A Operação Safe Green representa um novo esforço institucional para estancar a destruição da Estação Ecológica de Samuel e garantir a responsabilização dos autores pelos graves danos ambientais e pelo desrespeito reiterado a decisões judiciais proferidas em defesa daquela área de especial proteção ambiental.
Fonte: Assessoria do MP/RO
Polícia
Jovem é agredido por integrantes de facção em Porto Velho
Um jovem de 20 anos foi agredido na noite desta segunda-feira (28), nas proximidades do residencial Orgulho do Madeira, em Porto Velho (RO).
De acordo com informações apuradas pela equipe do Notícias Urgentes, a vítima apresentava cortes na canela e nas costas, supostamente causados durante uma chamada “correção”, punição aplicada por integrantes de facções criminosas.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, prestou os primeiros socorros no local e encaminhou o rapaz a uma unidade de saúde. A Polícia Militar também esteve presente, colheu informações e realizou buscas pela região na tentativa de localizar os agressores.
Ainda não há informações sobre a motivação do crime, que será investigado pelas autoridades competentes.

Fonte: Notícias Urgentes
Polícia
Casal fica ferido após atropelar cachorro na zona Leste
Um casal ficou ferido após atropelar um cachorro enquanto seguia em uma motocicleta modelo Honda Pop na noite desta segunda-feira (28), na Rua Paulo Freire, bairro Parque Amazônia, zona Leste de Porto Velho (RO).
De acordo com informações apuradas pela equipe do Notícias Urgentes, o animal teria atravessado repentinamente a via, provocando o acidente. Com o impacto, as vítimas caíram na pista e sofreram ferimentos. O dono do cachorro recolheu o animal logo após a colisão.
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionadas e prestaram os primeiros socorros ao casal, que foi encaminhado para uma unidade de saúde.
A Polícia Militar esteve no local para registrar a ocorrência e adotar as providências cabíveis.

Fonte: Notícias Urgentes
Polícia
Bebê morre após ser jogado pela janela pela irmã de 5 anos
Um bebê recém-nascido morreu depois de cair de um quarto andar de um prédio na cidade de Vasilyevo, na Rússia. O bebê foi jogado da janela do apartamento pela sua irmã de apenas 5 anos.
As duas crianças estavam sozinhas em casa, enquanto os seus pais se ausentaram, conta o Daily Mail.
Testemunhas do incidente dizem ter ouvido uma criança chorando e gritando da janela. Depois viram o corpo do bebê no chão.
Uma equipe de paramédicos foi chamada ao local, onde se acabaria por confirmar o óbito do bebê que tinha apenas 21 dias de vida.
Foi aberta uma investigação ao sucedido, informou o Comitê de Investigação Russo, acrescentando-se que se pretende apurar as circunstâncias do caso e avaliar a responsabilidade dos pais, que deixaram as rianças sem supervisão.
A imprensa russa relatou que o pai estaria ausente, já que estaria no trabalho, enquanto a mãe teria ido encontrar com uma amiga.
A imprensa britânica destaca que as autoridades estão tentando entender se a criança de 5 anos poderia ter agido motiva por ciúmes e estão ainda tentando entender o que levou a mãe a deixar duas crianças sozinhas em casa.
O chefe distrital de Zelenodolsk, Mikhail Afanasyev, expressou condolências à família e lembrou que “nunca se deve deixar crianças sozinhas”.
Fonte: Notícias ao Minuto
-
Polícia13 horas atrásRondoniense é executado a tiros em kitnet no Mato Grosso
-
Polícia14 horas atrásMegaoperação no Complexo do Alemão deixa 64 mortos, incluindo 4 policiais – VEJA O VÍDEO
-
Polícia17 horas atrásHomem de calcinha é flagrado furtando floricultura em Rondônia
-
Polícia18 horas atrásMegaoperação contra o Comando Vermelho no Rio deixa ao menos 22 mortos, entre eles dois policiais
-
Polícia8 horas atrásJovem é agredido por integrantes de facção em Porto Velho
-
Geral18 horas atrásVinicius Júnior e Virginia Fonseca anunciam oficialmente namoro nas redes sociais
-
Geral10 horas atrásMoraes manda PGR se manifestar sobre operação policial no Rio
-
Polícia10 horas atrásBebê morre após ser jogado pela janela pela irmã de 5 anos

