Conecte-se conosco

Esportes

JUBs 2025 encerram competição com nova modalidade e recorde nacional

Publicado

em

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2025 chegaram ao fim nessa sexta-feira (18/10), em Natal (RN), após quase duas semanas de intensas competições e celebração do esporte universitário.

O evento marcou o retorno dos Jogos ao Rio Grande do Norte depois de 26 anos e reuniu cerca de 7 mil atletas de todos os estados brasileiros, disputando 22 modalidades em 11 locais diferentes.

Ao todo, foram entregues 2.086 medalhas, sendo 860 no primeiro bloco (266 de ouro, 266 de prata e 328 de bronze) e 1.226 no segundo bloco (436 ouros, 390 pratas e 400 bronzes).

A etapa realizada no Rio Grande do Norte consolidou-se como uma das maiores competições da entidade. No ranking geral, São Paulo, Santa Catarina e Ceará lideraram em número de medalhas.

Recorde nacional

Um dos momentos marcantes desta edição foi a inclusão do Tiro com Arco no programa oficial dos Jogos Universitários, estreando como modalidade olímpica da competição.

A estreia não poderia ter sido melhor: a atleta Gabrielle Mansueto Constantino alcançou um feito histórico, ao quebrar o recorde nacional na categoria Composto Sub-21 Feminino, com 566 pontos no Round Qualificatório de 60 flechas.

Por seguir os mesmos critérios e normas técnicas das disputas oficiais, com arbitragem reconhecida pela Confederação Brasileira de Tiro com Arco, o resultado foi validado como novo recorde nacional. O antigo recorde, de 563 pontos, também era de Gabrielle.

Na prova, as competidoras disparam a 18 metros de distância em direção a alvos de 40 centímetros de diâmetro, cujo centro de pontuação máxima (10 pontos) mede apenas 2 centímetros.

Em 2024, Brasília foi a sede dos JUbs. E em 2026, a competição retorna ao centro-oeste. A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) divulgou que o Estado do Goiás será a casa dos jogos em 2026.

Fonte: Metrópoles

Esportes

Corinthians e Deportivo Cali decidem hoje Libertadores Feminina

Publicado

em

Muita emoção na final da Copa Libertadores Feminina, entre Corinthians e Deportivo Cali, da Colômbia. A bola rola a partir das 16h30 deste sábado (18), no estádio no Florencio Sola, em Banfield, na Argentina.

As Brabas do Timão garantiram a vaga na final, na última quarta-feira (15), ao vencer a Ferroviária por 6 a 5 na disputa de pênaltis, após empate por 1 a 1. O jogo foi realizado no estádio Francisco Urbano, em Buenos Aires.

Jogo

Em uma partida na qual a tônica foi o equilíbrio, o Corinthians abriu o placar aos 40 minutos do primeiro tempo com gol de cabeça da zagueira Mariza. Mas na etapa final, as Guerreiras Grenás igualaram aos 36 minutos com a zagueira Andressa.

Como o empate perdurou até o fim do tempo normal do jogo, a classificação para a final foi decidida nos pênaltis. Foi aí que as Brabas do Timão mostraram mais sangue frio e venceram a disputa.

Atual campeão da Copa Libertadores de futebol feminino, o Corinthians coleciona cinco títulos na competição latino-americana (2017, 2019, 2021, 2023 e 2024). Os times brasileiros do São José, Santos, Ferroviária e Palmeiras também já levantaram a taça das Libertadores Feminina em anos anteriores.

Fonte: Agência Brasil

Continue lendo

Esportes

Atleta rondoniense conquista duas medalhas de bronze na série ouro do ciclismo nos Jogos Escolares Brasileiros 2025

Publicado

em

A atleta rondoniense Alícia de Paula Martins, de 14 anos, estudante do Colégio Tiradentes da Polícia Militar X (CTPM-10), de Guajará-Mirim, conquistou duas medalhas de bronze na série Ouro do ciclismo feminino nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025, realizados de 5 a 13 de outubro, em Uberlândia (MG). A primeira medalha veio no dia 15, na prova de velocidade (contra-relógio individual), e a segunda, no dia 16, na prova de resistência, confirmando o nome da atleta entre os principais talentos do ciclismo escolar brasileiro.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou o papel do esporte escolar como política pública. “O governo do estado tem investido no esporte escolar porque acredita no poder que ele tem de transformar vidas e revelar talentos que orgulham o nosso estado”.

A atleta é treinada pelo pai, professor Fredson Martins, que também integrou a delegação rondoniense como técnico da equipe de ciclismo. Fredson é chefe de seção pedagógica do CTPM, professor de educação física, treinador e instrutor de banda.

“Estar aqui é uma realização pessoal e profissional. Como pai, é um orgulho imenso ver a Alícia representar Rondônia e conquistar duas medalhas em nível nacional. Como técnico, acredito que o esporte é uma ferramenta poderosa de transformação e disciplina, capaz de abrir caminhos para o futuro dos nossos jovens”, destacou Fredson Martins, emocionado com o desempenho da filha.

O professor Fredson carrega uma história inspiradora. Filho do saudoso Martins, um dos mais reconhecidos instrutores de banda do Exército e de escolas em Guajará-Mirim, ele cresceu em meio à música, à educação e ao esporte — valores que hoje transmite à filha e aos alunos do CTPM.

Equipe de ciclismo ao lado dos técnicos Fredson Martins e João Ricardo

Na segunda conquista, Alícia protagonizou uma prova marcada pela superação. Logo após a largada, a atleta sofreu uma queda e chegou a ficar em último lugar. Mesmo assim, demonstrando garra e determinação, fez uma prova de recuperação impressionante, ultrapassando adversárias até garantir a medalha de bronze. A conquista emocionou a delegação rondoniense e destacou o espírito competitivo e resiliente da jovem ciclista.

Segundo a titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Albaniza Oliveira, esses resultados mostram o quanto o esporte escolar é essencial para formar cidadãos disciplinados, responsáveis e determinados. “A história da Alícia é um exemplo do que a parceria entre família, escola e governo pode alcançar”, ressaltou.

Também compôs a equipe técnica o professor João Ricardo, que acompanhou as provas e reforçou o apoio aos atletas durante toda a competição. O chefe da delegação rondoniense, Alex Polenis, destacou o desempenho da equipe estadual e o trabalho conjunto da Coordenadoria de Educação Física, Arte, Cultura, Esporte e Educação Escolar (Cefacee). “Cada medalha representa o esforço de técnicos, gestores e atletas que se dedicam para que Rondônia esteja entre os melhores do país. O desempenho dos atletas mostra que estamos no caminho certo, fortalecendo o esporte como parte essencial da educação”, afirmou.

Fonte: Secom

Continue lendo

Esportes

Duas goleadas marcaram os primeiros jogos da Copa Madeirão de Futsal Baterias Heliar 2025

Publicado

em

A bola segue rolando muito na Copa Madeirão de Futsal Baterias Heliar 2025, realizada pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel). Os jogos acontecem no Ginásio Eduardo Lima e Silva (Dudu) – zona Sul da cidade, e nas quadras esportivas dos bairros Três Marias e Esperança da Comunidade, na região Leste da capital rondoniense.

Os atletas estão dando o seu melhor e o clima durante as disputas está ficando cada vez mais eletrizante, para delírio do público que tem comparecido para prestigiar a competição. Para se ter uma ideia, em uma das primeiras partidas o vencedor aplicou uma goleada de 9×1.

As disputas iniciaram no último dia 8, após a abertura oficial do evento no Ginásio Dudu, com a presença do prefeito Léo Moraes e do secretário da Semtel, Paulo Moraes Júnior. E o torneio já começou em grande estilo. Nos jogos de abertura, as equipes foram premiadas com R$ 500,00 cada vencedor da categoria feminino, masculino e master masculino.

A competição conta com a participação de 90 equipes, num total de 1.300 atletas que vão disputar 123 jogos nas categorias adulto masculino, adulto feminino e máster masculino. O encerramento está previsto para a segunda quinzena de novembro.

O prefeito Léo Moraes voltou a ressaltar a importância da competição esportiva como parte da sua política de gestão em apoio, fomento e fortalecimento das diversas modalidades. “O esporte não é apenas uma política efetiva para gerar economia para a cidade. Ele é uma ferramenta de promoção da saúde, integração das pessoas e resgate social, entre outros benefícios para a administração pública e para a nossa sociedade”, disse.

O secretário Paulo Moraes Júnior agradece ao patrocinador máster Baterias Heliar e aos demais patrocinadores do evento: Lindágua, Tavares Refrigeração Automotiva, Grupo HO, Ollá Telecom e CFA Serviços Automotivos. “É graças ao apoio dessas empresas parceiras que está sendo possível a realização desse grande evento de futsal na nossa cidade”, acrescentou. Ele também informou que haverá premiação em dinheiro para os primeiros colocados de cada categoria.

JOGOS

Na quinta-feira (16), conforme a tabela de jogos adultos masculino, da 1ª fase (eliminatória), mais três partidas serão realizadas no Ginásio Dudu, todos pelo Grupo U. São eles:

Às 20h se enfrentaram as equipes Força Jovem x FC Macacos;
Às 21h foi a vez do jogo entre Ifro x Amigos do J. Vitor;
Às 22h, na última partida da noite, jogaram Juventude do Castanheira x Bagres FC.

Os próximos jogos do grupo acontecerão na próxima segunda-feira (20), no mesmo local. Pela categoria máster masculino, também da 1ª fase, as últimas partidas aconteceram na segunda-feira (13) e teve os seguintes resultados:

Grupo A – Amigos da Bola 01 x 03 Volta Redonda;
Grupo A – Brothers 1 x 9 HO
Grupo B – Real Porto 3 x 5 SC Solimões

Nesta sexta-feira (17), às 20h, 21h e 22h no Ginásio Dudu, acontecem as próximas partidas do máster masculino.

Pela categoria adulto feminino, 1ª fase (eliminatória) haverá jogos no sábado (18):

Grupo B – às 15h – CE Mojuca x Meninas do Norte;
Grupo C – às 16h – Orlando Freire x EFGC
Grupo D – às 17h – HB x UPB.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Continue lendo

Trending