Geral
Prefeitura de Porto Velho participa do II Seminário sobre Transtorno do Espectro Autista

A Prefeitura de Porto Velho participou, na quarta-feira (17), das 8h às 17h30, do II Seminário sobre o Transtorno do Espectro Autista, realizado pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.
Cerca de 30 servidores municipais da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e de outras secretarias, participaram do importante momento de aprendizado.
O objetivo do seminário foi ampliar a formação contínua e oferecer subsídios práticos aos servidores e demais públicos da Emeron, considerando a necessidade de atualização sobre os avanços no conhecimento e nas práticas de apoio a pessoas com TEA.
Evento orientou ainda que os participantes possam, a partir de evidências científicas, aprimorar suas habilidades de acolhimento e apoio a pessoas com TEA, atuando com mais segurança em situações desafiadoras e contribuindo para a criação de um ambiente mais humano e funcional, tanto no sistema judiciário quanto na sociedade em geral.

A programação do evento incluiu palestras que abordaram desafios para acessibilidade e inclusão, efetivação de políticas públicas, talentos e esperança de pessoas com TEA, além de um workshop sobre a construção de uma sociedade acolhedora.
“Sinto-me honrado de estar presente nesse seminário de tanto significado. Esse II Seminário sobre Transtorno de Aspecto Autista é mais do que um espaço de discussão, é uma expressão concreta de compromisso institucional com a inclusão, a escuta qualificada e a construção de uma justiça mais humana, acessível e empática. Que esse seminário seja fértil em aprendizado e nos ensine a continuar construindo uma Justiça que compreende, respeita e acolhe a todos”, disse o desembargador Roosevelt Queiroz Costa, decano do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, representando o presidente do TJRO, desembargador Raduan Miguel Filho, na abertura do evento.
“Realizar a segunda edição desse evento aqui em Porto Velho, e também em Cacoal, como fizemos no primeiro seminário, é motivo de grande satisfação, mas também de enorme responsabilidade. Satisfação porque demonstrou o êxito da edição anterior que despertou grande interesse e mobilização da sociedade civil, e responsabilidade porque reafirma a necessidade de manter vivo esse diálogo tão sensível e necessário para a nossa sociedade. Registro a minha mais profunda admiração aos pais e familiares aqui presente, pela abnegação, dedicação incansável, e luta diária por um mundo mais compreensível e acolhedor. Vocês são os verdadeiros protagonistas na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, disse o diretor da Escola da Magistratura, desembargador Alexandre Miguel.

“É essencial reconhecer que não basta nós termos leis, termos diagnósticos; nós precisamos preparar os nossos servidores e gestores, toda estrutura da Prefeitura de Porto Velho, para que haja uma forma educada, respeitosa, de tratar a pessoa com deficiência. Que esse seminário, seja muito mais que aprendizagem, que seja um marco na afirmação de uma cidade mais justa, inclusiva e humana. Manifestar o meu profundo respeito e nossa profunda gratidão, em nome do prefeito Léo Moraes e nossa secretária de Inclusão e Assistência Social, Lucília Muniz de Queiroz, a Emeron e a todos que se dedicam a fazer essa parceria em prol da inclusão”, disse a secretária-adjunta da Semias, Tércia Marília, na abertura do seminário.
“Nosso objetivo é garantir que profissionais que atuam nos Cras, escolas, UBS, UPAs e demais equipamentos públicos possam oferecer um atendimento cada vez mais qualificado às pessoas autistas e suas famílias. Com capacitação, conhecimento e cooperação, estamos construindo uma Porto Velho mais inclusiva e comprometida com os direitos das pessoas com deficiência”, completou Tércia Marília.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Geral
Jovem é chamada de ‘pobre’ e viraliza com vídeo mostrando ‘a verdadeira riqueza’ de morar na roça em RO

Uma jovem de Costa Marques (RO) conquistou as redes sociais ao compartilhar a vida simples no campo. Estéfane da Silva Gonçalves, conhecida como “menina da pecuária”, já acumula mais de oito milhões de visualizações em um único vídeo.
O sucesso, no entanto, também trouxe o lado negativo da internet. A jovem passou a receber comentários maldosos sobre sua vida simples e a casa onde mora com o marido.
”Veio uma pessoa e falou: ‘nossa, sua casa é de madeira, bem simples, você é pobre e tal’. Eu não tive reação na hora e ainda bem que não respondi. Depois, peguei esse tema e fiz do limão, uma limonada”, disse.
A gravação em resposta virou um dos maiores sucessos da blogueira. No vídeo ela mostra “a verdadeira riqueza” da vida no campo: carne dos animais criados na roça, frutas retiradas direto do pé e tudo mais que ela define como “fartura”.
”A gente não tem essa riqueza de ostentar carro de luxo ou casa bonita. A gente tem fartura: bastante carne, criação, horta”, destacou.
Mesmo com as críticas, Estéfane disse que mantém o foco no que realmente importa: o apoio do público que acompanha seu trabalho.
“No começo, quando aparecem os haters, a gente pensa em desistir. Mas agora voltei a olhar os comentários, responder o pessoal, porque gosto disso. Não é pelos haters que eu vou parar. Hoje em dia são poucos comentários maldosos que eu vejo”, revelou.
Como tudo começou
Ela contou que começou a criar os conteúdos na pandemia, quando se casou e decidiu se mudar para um sítio com o marido. Foi nesse cenário que nasceu a ideia de mostrar o dia a dia na roça.
“Tinha vezes quando a gente ia fazer um trabalho na roça, cavar um buraco, mesmo não sabendo cavar, fazer cerca, eu ia junto com ele e pedia pra me gravar. No começo eu não sabia tirar leite também, ele foi me ensinando e eu fui aprendendo e postando. Alguns vídeos foram viralizando”, explicou.
O alcance dos vídeos surpreendeu até a própria influenciadora, que passou a ganhar milhares de seguidores rapidamente. A visibilidade aumentou ainda mais quando artistas começaram a compartilhar seus conteúdos.
Fonte: G1
Geral
CNU 2025: 760 mil fazem a prova no domingo; saiba o que levar

Neste domingo (5), 760 mil candidatos deverão comparecer aos locais de prova para participarem da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU). O chamado “Enem dos Concursos” oferece, nesta edição, 3.652 vagas, em 32 órgãos da administração pública federal.
Os participantes devem ficar atentos ao horário de início do certame e fechamento dos portões, aos locais de prova e trajetos para acessá-los, além dos itens obrigatórios e proibidos pela organização do CNU. A prova será aplicada em 1.294 locais em 228 cidades.
O certame é organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Fundação Getulio Vargas (FGV).
Locais de prova
Para evitar atrasos no dia da prova, o MGI e a FGV recomendam que os inscritos consultem com antecedência o cartão de confirmação, que está disponível no site do CNU 2025. É necessário também calcular o tempo de deslocamento e sair de casa com antecedência, considerando que o trânsito próximo aos locais de prova costuma ficar intenso em razão do grande número de participantes.
O cartão traz endereço completo do local de aplicação das provas, horário de apresentação, número de inscrição e informações adicionais, como atendimento especializado ou uso de nome social, quando solicitado.
Horários
Neste domingo, as provas terão início às 13h, tanto para quem concorre a cargos de nível superior, quanto para os de nível intermediário (médio e técnico).
No entanto, os portões de todos os locais de aplicação serão fechados 30 minutos antes do início das provas, ou seja, às 12h30, observado o horário oficial de Brasília (DF).
Documentos
Para realização da prova, é obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto. Também serão aceitos documentos em formato digital, desde que apresentados nos aplicativos oficiais com login GOV.BR, como e-Título, CNH Digital e Carteira de Identidade Digital (quando disponível pelo estado emissor). Não serão aceitos prints, PDFs, fotos ou cópias.
São considerados documentos oficiais:
- carteiras expedidas pelos Comandos Militares, Secretarias de Segurança Pública, Institutos de Identificação e Corpos de Bombeiros Militares;
- carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.);
- passaporte brasileiro;
- certificado de reservista;
- carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade;
- carteira de trabalho;
- carteira nacional de habilitação.
O que levar:
- Documento oficial com foto;
- Caneta esferográfica de tinta azul ou preta, em material transparente;
- Cartão de confirmação. Não é obrigatório levar impresso, mas recomenda-se para facilitar a localização;
- É permitido levar água e alimentos de consumo rápido, desde que em embalagens transparentes e sem rótulo.
O que não levar:
- aparelhos eletrônicos (celulares, relógios, fones, tablets). Esses itens devem ser entregues aos fiscais para lacre em envelope individual;
- óculos escuros, chapéus, lápis, borracha, corretivo e demais objetos não previstos em edital;
- alimentos em embalagens que não sejam transparentes e bebidas em recipientes que não permitam a visualização do conteúdo.
Cronograma
Data da prova objetiva: domingo, 5 de outubro
- Nível superior – das 13h às 18h
- Nível intermediário – das 13h às 16h30
Os portões de todos os locais de aplicação serão fechados 30 minutos antes do início das provas, ou seja, às 12h30, observado o horário oficial de Brasília.
Divulgação do resultado das provas objetivas e convocação para a discursiva: 12 de novembro.
Prova discursiva: 7 de dezembro.
Verificação de cotas: de 30 de novembro a 8 de dezembro
Resultado final previsto: 30 de janeiro de 2026.
Fonte: Agência Brasil
Geral
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 12 milhões

As seis dezenas do concurso 2.923 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.
O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 12 milhões.
O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.
>>Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.
O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6.
Fonte: Agência Brasil
-
Geral9 horas atrás
Jovem é chamada de ‘pobre’ e viraliza com vídeo mostrando ‘a verdadeira riqueza’ de morar na roça em RO
-
Polícia9 horas atrás
Homem é amarrado, torturado e executado a tiros em Rondônia
-
Polícia10 horas atrás
Polícia apreende quase uma tonelada de cocaína em operação na fronteira de Rondônia – VEJA O VÍDEO
-
Polícia7 horas atrás
Polícia Civil prende quadrilha com drogas e armas no interior de RO
-
Polícia19 horas atrás
DENARC prende quadrilha com 70 kg de drogas em operação
-
Polícia3 horas atrás
Mulher é presa tentando entrar em presídio com drogas escondidas nas partes íntimas
-
Polícia3 horas atrás
Motorista é preso transportando 300 kg de drogas na BR-364
-
Empregos7 horas atrás
Suspeito de estuprar criança é preso pela Polícia Civil