Geral
Governo de RO contrata agentes temporários para reforçar combate a incêndios florestais na estiagem de 2025

A população civil teve a oportunidade de ser treinada gratuitamente pelo governo de Rondônia, entre fevereiro e maio, através do planejamento antecipado de prevenção e combate a incêndios florestais na estiagem de 2025, e nesta semana, na temporada mais quente do ano, 183 foram contratados como agentes temporários ambientais para fortalecer o trabalho combativo do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) nos municípios, conforme publicação no Diário Oficial do Estado (página 53).
O trabalho de combate a eventos de fogo no estado acontece por meio da “Operação Verde Rondônia”, coordenada pelo CBMRO. Ela teve a primeira etapa marcada por intensificação das ações preventivas no primeiro semestre e está na fase combativa nos 52 municípios, com a atuação de um efetivo de 255 profissionais, sendo 189 bombeiros militares, 16 policiais militares, 15 integrantes da Força Nacional e 35 do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) em campo, uso de tecnologia de ponta, 15 bases descentralizadas e 17 integradas. Desde o início da operação, no dia 2 de junho, até a quarta-feira (3), já foram combatidos 2.041 eventos de fogo.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a antecipação das ações estratégicas e recursos está permitindo a Rondônia passar pela estiagem de 2025 de forma mais branda, com menos ocorrências de incêndios florestais que em 2024 e com um trabalho ainda mais eficiente, tanto na prevenção quanto no combate a incêndios florestais. “O governo de Rondônia investe na contratação de agentes temporários ambientais para dar ainda mais velocidade e qualidade ao enfrentamento das adversidades da estiagem de 2025”, enfatizou.
O comandante-geral do CBMRO, coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, destacou que os resultados mostram que as ações estratégicas adotadas para o enfrentamento à estiagem de 2025 em Rondônia estão dando certo, e integra o trabalho realizado em conjunto com outras instituições como Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO) e outros órgãos.

”Conquistamos no estado redução de mais de 86% de focos de calor em 2025 em comparação a 2024, e ao mesmo tempo mantemos uma forte atuação combativa. Com a formação e, agora, contratação de agentes temporários ambientais, haverá um reforço da missão de proteger a população e o meio ambiente, e com isso o estado destaca-se como um dos mais preparados do Brasil no combate a eventos de fogo neste período”, frisou o comandante-geral do CBMRO.
CONTRATAÇÃO
Os agentes temporários terão direito à seguinte remuneração bruta: um salário mínimo e meio, mais auxílio saúde e auxílio transporte, 13° salário proporcional aos meses trabalhados, férias proporcionais aos meses trabalhados e 1/3 de férias proporcional aos meses trabalhados. E devem cumprir jornada de trabalho de 44 horas semanais; regime de plantão de 12h, seguido de 36 horas de descanso.
Distribuição dos agentes temporários ambientais por municípios:
- Porto Velho – 18
- Guajará-Mirim -18
- Vilhena – 11
- Rolim de Moura – 15
- Machadinho d’Oeste – 13
- Jaru – 9
- Cacoal – 16
- Candeias do Jamari – 8
- São Miguel do Guaporé – 13
- Colorado do Oeste – 4
- Pimenta Bueno – 11
- Ji-Paraná – 8
- Cerejeiras – 5
- Buritis -7
- Ariquemes – 16
- Espigão do Oeste – 6
- Ouro Preto do Oeste – 5
Fonte: Secom
Geral
Prefeitura e CBF firmam parceria para fortalecer o futebol em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho anunciou nesta quinta-feira (4) uma parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para fortalecer o futebol na cidade, promovendo peneiras oficiais e ampliando oportunidades para crianças e jovens atletas.
O acordo foi firmado durante encontro no Rio de Janeiro, com a presença do prefeito Léo Moraes e do diretor da CBF e vice-presidente da Federação de Futebol de Rondônia, Bruno Costa, porto-velhense. Segundo o prefeito, a iniciativa permite que crianças e jovens mostrem seu talento sem precisar viajar, diminuindo custos e barreiras que antes limitavam o acesso ao esporte.
“Antes, quem sonhava em ser jogador de futebol precisava gastar muito em viagens e passagens para tentar a sorte em peneiras longe da capital. Muitas famílias não tinham como bancar essa despesa, e o sonho acabava ficando só no papel. Agora, nossas crianças terão chance de mostrar o talento sem sair da cidade”, destacou Léo Moraes.
A parceria também prevê a utilização do recém-inaugurado Centro de Desenvolvimento do Futebol da CBF, em Porto Velho, oferecendo infraestrutura adequada para treinamento e formação de novos talentos.
O diretor da CBF, Bruno Costa, ressaltou a importância do apoio da Prefeitura para revelar talentos e gerar oportunidades no cenário nacional e internacional. “Receber o prefeito aqui na casa do futebol brasileiro engrandece nosso estado. A partir de agora, essa parceria trará grandes benefícios para a população de Porto Velho”, afirmou.
Além do desenvolvimento esportivo, a parceria deve atrair investimentos para a cidade e promover disciplina, saúde e inclusão social, incentivando crianças e jovens a se manterem longe do crime. “O esporte não é só bola no pé, é disciplina, saúde e esperança para as famílias”, concluiu o prefeito.
Geral
Prefeitura alerta condutores sobre rotas alternativas e reforço de sinalização durante Semana da Pátria

Visando proporcionar mais segurança e organização aos eventos alusivos às comemorações da Independência do Brasil, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran), informa que durante a Semana da Pátria realizará interdições em vias importantes da capital rondoniense.
Para evitar ou minimizar possíveis transtornos, como congestionamentos ou até acidentes, os condutores deverão ficar atentos às rotas alternativas divulgadas pela Prefeitura e também ao reforço da sinalização no entorno das áreas interditadas.
“Nossa orientação é que condutores planejem seus deslocamentos com antecedência e priorizem circular pelas vias de acesso fora da área central durante os dias de eventos”, disse o secretário Iremar Lima (Semtran).

O desfile oficial do dia 7 de setembro, por exemplo, será na av. Santos Dumont, entre Jorge Teixeira e Décio Bueno, na zona Norte da cidade. A montagem da estrutura para o evento começou e permanecerá no local até o dia 8.
Por conta disso, o trecho sofrerá interdição parcial durante o trabalho dos operários que montarão toda estrutura. No dia do desfile, porém, a interdição será total, no horário das 4h30 às 13h.
O secretário Iremar Lima acrescentou que a av. Jorge Teixeira (lado direito sentido centro), no trecho entre a passarela e a rua Aparício de Moraes será transformada em mão dupla durante o desfile oficial, também como forma de minimizar os impactos no trânsito, devido ao grande fluxo de pessoas e veículos no horário.
“Queremos destacar que essas medidas são necessárias, especialmente para proteger vidas, além de garantir maior segurança e fluidez do trânsito, como determinou o prefeito Léo Moraes. Estamos felizes por colaborar com a organização dessa grande festa popular e convidamos a todos para participar”, destacou o titular da Semtran.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Geral
Campanha “Setembro Verde” reforça doação de órgãos como gesto de solidariedade e amor ao próximo

Em meio à dor da perda, o gesto de doar órgãos pode representar esperança para muitas pessoas. É isso que propõe a campanha “Setembro Verde”, que reforça a importância da conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos em Rondônia. Um único doador pode salvar até oito vidas e beneficiar mais de dez pessoas, tornando esse ato um dos maiores gestos de solidariedade e amor ao próximo.
A campanha Setembro Verde é um convite ao diálogo. Para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, somente comunicar o desejo à família. É a autorização familiar que torna possível esse gesto de amor, capaz de salvar vidas todos os dias no país.
A decisão de doar não apenas oferece uma nova chance para quem espera por um transplante, mas também ajuda a transformar o luto em um ato de esperança. Os órgãos são destinados a uma lista única de espera do Ministério da Saúde (MS).
A paciente Chrislane Batista Ferreira, que recebeu um transplante de rim em Rondônia, contou que ganhou uma nova vida. “Foi uma fase muito importante para mim. Quando tive a notícia de que receberia um rim, nem acreditei, parecia um sonho. Sou muito grata, porque hoje eu tenho uma vida nova”, relatou.
DOAÇÃO
Atualmente, um doador falecido pode doar fígado, rins, córneas, pâncreas, intestino, veias, ossos e tendões. O diálogo dos profissionais de saúde acontece com a família quando há a confirmação de morte encefálica ou parada cardiorrespiratória.
Segundo o titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, o envolvimento da população é essencial para que o sistema funcione. “Conversar com a família sobre o desejo de ser doador é o primeiro passo para fazer a diferença. É com a solidariedade da população que conseguiremos salvar ainda mais vidas”, destacou.
PROGRAMAÇÃO SETEMBRO VERDE
Porto Velho
11/9/2025 – Encontro sobre doação de órgãos
- Local: Conselho Regional de Enfermagem (Coren/RO)
- Horário: 9h
- Atividade voltada para a conscientização da importância da doação de órgãos
12/9/2025 – Evento alusivo a doação de órgãos
- Local: Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO)
- Horário: 10h
- Evento alusivo à doação de órgãos, com foco na responsabilidade cidadã e institucional
22/9/2025 – Evento “Pit Stop pela Vida”
- Local: Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro
- Horário: 9h
- Atividade interativa e educativa sobre doação de órgãos
23/9/2025 – Evento “Pit Stop pela Vida”
- Local: Policlínica Oswaldo Cruz (POC)
- Horário: 9h
- Atividade interativa e educativa sobre doação de órgãos
24/9/2025 – Campanha de sensibilização a doação de órgãos
- Local: Hospital e Pronto Socorro João Paulo II
- Horário: 9h
- Atividade voltada para a conscientização da importância da doação de órgãos
27/9/2025 – Campanha de sensibilização a doação de órgãos
- Local: Parque da Cidade
- Horário: 16h
- Ação voltada para informação rápida e sensibilização do público
Cacoal
10/9/2025 – Campanha de sensibilização a doação de órgãos
- Local: Hospital dos Acidentados de Cacoal
- Horário: 16h
- Ação voltada para capacitação e sensibilização dos profissionais de saúde
27/9/2025 – Apresentação do serviço da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT)
- Local: Conselho Municipal da Saúde de Cacoal (CMS)
- Horário: 17h
- Atividade voltada para a conscientização da importância da doação de órgãos
Fonte: Secom
-
Polícia19 horas atrás
Motociclista é perseguido e morto a tiros no interior de Rondônia
-
Polícia23 horas atrás
Acusado de matar mãe de duas crianças com tiro na cabeça é preso
-
Polícia17 horas atrás
Foragido de alta periculosidade é capturado pelo Bope
-
Polícia24 horas atrás
Polícia prende suspeito de decapitação ligado ao Comando Vermelho
-
Política20 horas atrás
Veja como votaram os senadores de RO na mudança da Lei da Ficha Limpa que pode beneficiar políticos
-
Polícia6 horas atrás
Polícia Civil divulga imagem de foragido e pede ajuda da população
-
Polícia23 horas atrás
Polícia Civil esclarece tiroteio que deixou criança ferida em Porto Velho
-
Empregos7 horas atrás
Veja os concursos e processos seletivos com vagas em Rondônia