Conecte-se conosco

Polícia

Polícia prende homem que fingia ser pastor e aplicava golpes na compra de gado em RO

Publicado

em

A Polícia Militar de Rondônia (PMRO) prendeu em flagrante um famoso estelionatário conhecido por aplicar golpes na compra de gado enquanto tentava fazer mais uma vítima na cidade de Buritis na última sexta-feira, 3. O criminoso, de 55 anos, tem um vasto histórico de golpes aplicados no município, que somam um prejuízo de mais de 500 mil reais aos produtores rurais da região do Vale do Jamari. 

Conforme as informações oficiais do boletim de ocorrência registrado pela guarnição de serviço, o filho de um produtor rural procurou o quartel da PM para denunciar que o pai estaria sendo vítima do crime de estelionato praticado por um um homem identificado como J. S. da S., já conhecido das autoridades policiais justamente por ser especialista em negociar a compra de bovinos na região e enganar os negociantes, que entregavam o gado no negócio, mas jamais recebiam pela venda. 

O filho da vítima informou aos policiais que o pai havia negociado a venda de 19 bovinos, sendo 16 garrotes e 03 novilhas, totalizando o valor de 44 mil reais a receber. Desconfiados da índole do negociador, a família pediu informações de conhecidos e descobriu que o homem na verdade é um criminoso já acostumado a fazer vítimas nesta mesma condição. 

Diante das informações, a PMRO teve êxito em interceptar um caminho que estava transportando os animais na Linha Saracura e impediu que o golpe foi concluído. O motorista informou que a carga viva seria levada para uma propriedade localizada no distrito de Jacinópolis (Nova Mamoré), onde seria repassada para outra pessoa para quitar parte de uma dívida do criminoso no valor de 250 mil reais. 

A guarnição deu ordem para que o motorista retornasse ao local de origem do gado. Durante o trajeto, o estelionatário foi encontrado e abordado. Ao ser questionado, o infrator confessou que fez o negócio, mas tentou enganar os policiais apresentando outra versão dos fatos, que foi confrontada com a que o motorista afirmou, caracterizando a fraude. 

Ao realizarem a pesquisa nominal, os militares constataram que o estelionatário já tinha feito várias vítima no município e também nas cidades de Campo Novo de Rondônia, Alto Paraíso e Machadinho D’Oeste.

O estelionatário recebeu voz de prisão e foi conduzido à Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) para o registro da ocorrência. Todos os animais foram restituídos ao verdadeiro proprietário. A Polícia Civil investiga o caso envolvendo outras possíveis vítimas. 

cloudinary

Entenda como funciona o golpe do criminoso

Conforme apurado pela PMRO, o bandido se apresentava como pastor de congregações evangélicas para ganhar a confiança das vítimas, que ele julgava ser de fácil persuasão. Ao se aproximar dos sitiantes, tentava negociar a compra de gado com a promessa de pagamento à prazo.

Como parte do negócio, as vítimas deveriam dar uma nota da venda e transferir a Guia de Trânsito Animal (GTA), porém após receber a documentação exigida o golpista desaparecia e deixava os vendedores com prejuízos acima de 100 mil reais, causando grande frustração e desespero nos produtores rurais. 

Ao saberem da prisão do falso comprador, outras vítimas dele foram até a Unisp neste sábado, 4, para registrarem outros boletins de ocorrência de golpes já aplicados por ele. 

PMRO

Polícia

Grave acidente na curva da morte envolve duas carretas e um veículo de passeio

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira (05), um grave acidente foi registrado no quilômetro 411 da BR-364, no trecho conhecido como “Curva da Morte”, próximo a Jaru. O incidente envolveu duas carretas e um veículo de passeio, causando grandes danos materiais, mas felizmente sem vítimas graves.

De acordo com informações de testemunhas, um caminhão teria quebrado sobre a lombada na descida da curva em direção a Ouro Preto do Oeste. Logo em seguida, uma carreta graneleira que vinha na mesma direção precisou desviar bruscamente para o acostamento a fim de evitar a colisão com o caminhão parado. Atrás dela, um caminhão boiadeiro carregado de gado se viu em uma situação crítica, para evitar colidir na traseira da carreta graneleira e também não se chocar frontalmente com os veículos que vinham na direção contrária, o condutor tentou passar entre a carreta graneleira e os demais veículos.

O impacto foi significativo, causando grandes estragos na carroceria e na parte frontal do caminhão boiadeiro, chegando a arrancar pneus. Além disso, um Renault Sandero, que seguia na mesma direção, também se envolveu na colisão e ficou bastante danificado.

Apesar da gravidade do acidente e dos prejuízos materiais, felizmente ninguém sofreu ferimentos graves. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local para controlar o trânsito e garantir a segurança na rodovia.

A “Curva da Morte” é conhecida pelo alto índice de acidentes, e o ocorrido reforça a necessidade de atenção redobrada por parte dos motoristas ao trafegarem pelo trecho. As causas exatas do acidente ainda serão investigadas.

Continue lendo

Polícia

Mulher é condenada a pagar indenização por compartilhamento de vídeo íntimo sem consentimento

Publicado

em

Um vídeo íntimo publicado acidentalmente em maio de 2023 e replicado por uma seguidora foi a causa de uma ação judicial que gerou indenização por dano moral em Rondônia. A vítima teria gravado o vídeo para seu namorado e o publicou sem querer em seu perfil privado no Instagram. O conteúdo, segundo o processo, ficou disponível por cerca de 11 horas, até ser alertada por seus amigos e removê-lo. Durante esse período, uma seguidora teria capturado a postagem, por meio de uma gravação de tela, e compartilhou com uma amiga. O conteúdo se espalhou e acabou viralizando no aplicativo de mensagens WhatsApp. A vítima, então, entrou com uma ação judicial e a acusada foi condenada a pagar 20 mil reais de indenização por danos morais.

Em sua defesa, a ré alegou que o vídeo foi postado pela própria autora e não era possível determinar quem visualizou durante o período que ficou publicado. Porém, a vítima apresentou provas que demonstram, ao final da gravação de tela do conteúdo viralizado, uma foto do banheiro da ré que estava em seus destaques do Instagram. 

A autora da ação informou no processo que trancou a faculdade e sofreu consequências emocionais graves, que resultaram em problemas como ansiedade e depressão, e que a ação da ré colocou em descrédito toda a sua vida pessoal. Após o julgamento em primeiro grau, a ré recorreu da decisão e o caso foi analisado pela 2ª Câmara Cível do TJRO, que manteve os valores da indenização, alegando que a vítima teve violado seu direito à imagem, à privacidade e à intimidade, direitos assegurados na constituição.

O relator do processo, desembargador Alexandre Miguel, apontou que a gravação e o compartilhamento de vídeos íntimos sem consentimento do autor são ilícitos, independentemente de onde o conteúdo tenha sido originalmente postado, portanto violam os direitos à privacidade e à intimidade.

Continue lendo

Polícia

Motociclista morre após batida em poste na avenida Guaporé em Porto Velho

Publicado

em

O motociclista, identificado como Paulo Felix de Oliveira, de 49 anos, morreu na noite desta terça-feira (04/02), horas depois de sofrer um grave acidente, no cruzamento das avenidas Guaporé com Pinheiro Machado, bairro Igarapé em Porto Velho.

Uma câmera de segurança registrou quando o motociclista bate forte contra o poste do semáforo, depois de perder o controle do veículo.

É possível ver quando a vítima segue em direção à avenida Calama, quando a moto derrapa e só para depois da colisão. Paulo chegou a ser entubado e socorrido ao Hospital João Paulo II, mas não resistiu e morreu.

Continue lendo

Trending