Política
Mosquini avança para tomar o Republicanos de Aparício e sacode cenário político de RO
O deputado federal Lúcio Mosquini (MDB-RO) está prestes a provocar uma reviravolta no tabuleiro político de Rondônia. Após três mandatos consecutivos pelo MDB, o parlamentar comunicou ao senador Confúcio Moura e ao ex-senador Valdir Raupp sua intenção de deixar o partido. A decisão vem após o MDB amargar um desempenho apagado nas últimas eleições municipais sob a presidência de Mosquini.
O próximo passo do deputado é filiar-se ao Republicanos, atualmente sob o comando da família Carvalho no estado. Segundo Mosquini, o presidente nacional da legenda, Marcos Pereira, já teria acertado sua filiação durante a próxima janela partidária, além de garantir a ele a presidência regional do partido.
Se essa movimentação se concretizar, a troca de comando poderá forçar o Dr. Aparício Carvalho, patriarca da família Carvalho e atual presidente estadual do Republicanos, a buscar refúgio no PSDB. O partido tucano, historicamente alinhado à família Carvalho, seria a alternativa mais provável diante da perda de controle do Republicanos em Rondônia.
A decisão de Mosquini não é apenas uma troca de legenda; ela representa um posicionamento estratégico com vistas às eleições estaduais de 2026. A possível candidatura ao governo do estado já é vista nos bastidores como uma das principais motivações para o movimento.
Essa reconfiguração também reflete um momento de fragilidade do MDB no estado. Após anos de protagonismo, o partido vê sua influência política se dissipar, agravada pelo desempenho tímido nas últimas eleições. A saída de Mosquini, uma de suas principais lideranças, pode representar um golpe ainda mais duro para a legenda.
Com a disputa pelo controle do Republicanos, Mosquini sinaliza que está disposto a jogar alto para se consolidar como uma força política no estado. A mudança no comando do partido promete acirrar os ânimos e redesenhar alianças, transformando o Republicanos no epicentro das movimentações políticas em Rondônia.
Política
Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanças no Poder Judiciário do estado: o Projeto de Lei Complementar (PLC) 102/2024 que versa sobre o Plano de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS) e o PCL 101/2024, que trata da reestruturação do quadro de pessoal, ambos de autoria do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
O primeiro, instituído por meio do Plano de Carreiras, Cargos e Salários, tem como objetivo a valorização dos servidores e a profissionalização dos serviços prestados pelos órgãos judiciários. De acordo com o texto aprovado, o plano adota como princípios norteadores a qualidade e produtividade do serviço público, o crescimento funcional baseado no mérito, a implantação de políticas de desenvolvimento profissional e a adequação dos vencimentos às funções desempenhadas.
Já o Projeto de Lei Complementar 101/2024 promoveu uma reestruturação no quadro de pessoal do Judiciário, com a criação de 567 novos cargos comissionados e 13 novos cargos efetivos, totalizando 580 novas vagas. Entre as funções criadas, destacam-se secretário chefe do gabinete da presidência, assessor-coordenador e assessor de juiz. Em contrapartida, 556 cargos de assessor de juiz foram extintos, com o objetivo de reorganizar e otimizar a gestão do Judiciário.
A reestruturação, segundo o TJRO, reflete a necessidade de modernização do sistema judiciário, garantindo maior eficiência no atendimento às demandas judiciais e valorização do corpo técnico. O novo quadro passa a contar com 2.887 cargos efetivos, sendo 766 de analista judiciário e 2.121 de técnico judiciário, além de 1.172 cargos comissionados distribuídos em diferentes níveis.
A população pode acompanhar as sessões presencialmente, ou pelo canal da TV Assembleia, 7.2, ou ainda pelo canal no YouTube. As sessões ordinárias acontecem às terças-feiras, às 15h, e às quartas-feiras, às 9h.
Mais informações acerca dos projetos podem ser encontradas no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (Sapl). Além disso, as pessoas podem verificar todos os projetos aprovados durante as sessões, no site oficial da Alero.
Política
JAIME BAGATTOLI: Escavadeira hidráulica, fruto de emenda do senador, é entregue ao município de Nova União (RO)
Equipamento deve auxiliar nos serviços de manutenção de estradas vicinais
Buscando aprimorar os serviços prestados à população de Nova União (RO), o senador Jaime Bagattoli (PL) destinou, recentemente, uma escavadeira hidráulica ao município. O equipamento, no valor de R$ 619 mil, foi entregue à Prefeitura no último fim de semana.
“Um município como Nova União, com grande vocação para a agricultura precisa de todo o maquinário possível para diversos serviços, como a recuperação e manutenção de estradas vicinais. Por isso, busquei atender a população neste ponto, garantindo o escoamento da produção. Agradeço aqui ao prefeito Levi e ao secretário de Obras, Manassés, por fazerem esse equipamento chegar a quem mais precisa”, afirma o senador.
Para o prefeito de Nova União, João Levi (PSD), o equipamento chega para somar no desenvolvimento do município.
“Agradecemos imensamente ao senador Jaime Bagattoli pelo envio desse importante maquinário, fruto do compromisso com o progresso do nosso município. Nova União segue no rumo certo, avançando em prol do desenvolvimento e do bem-estar de todos os cidadãos”, declarou o prefeito pelas redes sociais da prefeitura.
Fonte: Assessoria
Política
Cid afirma que Bolsonaro pediu regulamentação do artigo 142 da Constituição
Em depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF), o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, confirmou que o ex-presidente solicitou aos então comandantes do Exército e da Aeronáutica, general Freire Gomes e brigadeiro Carlos Batista, a alteração de um decreto para regulamentar o artigo 142 da Constituição. Segundo Cid, o pedido não foi feito diretamente a ele, mas o esboço do decreto foi encaminhado para apreciação dos ex-comandantes das Forças Armadas.
Durante a audiência, que durou cerca de três horas, Mauro Cid respondeu a todos os questionamentos feitos pelo ministro Alexandre de Moraes. Antes do depoimento, Cid teria sido alertado por familiares e sua defesa de que essa seria a última oportunidade para esclarecer pontos apontados pela Polícia Federal como controversos ou omissos, incluindo a suposta participação de Walter Braga Netto em tramas golpistas e reuniões que mencionavam possíveis atentados contra o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o próprio ministro Moraes.
Cid confirmou a existência de uma reunião na casa do ex-ministro Braga Netto, mas declarou que apenas passou rapidamente pelo encontro. Ele afirmou que, no tempo em que esteve presente, não houve discussão sobre qualquer plano de assassinato.
O depoimento de Mauro Cid é considerado um elemento central nas investigações sobre supostas ações antidemocráticas que teriam ocorrido nos últimos meses de 2022, envolvendo militares e aliados do ex-presidente. O caso segue em análise no STF.
-
Polícia21 horas atrás
Grave Colisão Entre Duas Motocicletas Resulta em Morte no Interior de RO
-
Polícia6 horas atrás
Homem é morto a tiros na zona leste de Porto Velho
-
Polícia23 horas atrás
URGENTE: Polícia Militar apreende cerca de 100 kg de drogas em Porto Velho
-
Geral11 horas atrás
Ifro abre processo seletivo com mais de 4 mil para o ano letivo de 2025
-
Polícia3 horas atrás
Policial que ficou famoso por formar “trisal” e postar nas redes sociais é condenado a oito anos por morte de adolescente
-
Polícia3 horas atrás
Mandado de prisão é expedido contra acusado de assassinar mulher a tiros e balear sua ex-esposa
-
Polícia21 horas atrás
Homem coloca fogo na casa da ex-esposa grávida e acaba incendiando o proprio corpo
-
Geral2 horas atrás
Prefeitura alerta para chamada escolar que começa nesta terça-feira (26)