Geral
Inscrições do processo seletivo de bolsistas do Pronatec para atuar no Idep encerram nesta sexta-feira (27)
Encerram nesta sexta-feira (27), as inscrições do processo de seleção de bolsistas do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) para desenvolver atribuições de apoio às atividades pedagógicas, administrativas, orientação pedagógica, psicológico e supervisão de cursos do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep). Todas as orientações do certame estão disponibilizadas no edital, acessando o link https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/edital-no-10-2024-processo-seletivo-publico-simplificado-pronatec-bolsa-formacao-inscricoes-presenciais-26-e-27-9/
A data prevista para divulgação do resultado final do processo seletivo é 10 de outubro de 2024, no Diário Oficial do Estado de Rondônia (Diof) e no site do Idep. A convocação dos candidatos observará a ordem de classificação para cada vaga.
O processo seletivo será realizado em apenas uma etapa, por meio da análise de currículo (eliminatória e classificatória). A análise do currículo será realizada por uma comissão de seleção de bolsistas do Pronatec.
Criado pelo governo federal em 2011, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego tem como finalidade ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica, por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O processo seletivo visa convocar bolsistas do Pronatec para atuarem em cursos profissionalizantes, que fortalece a atuação do governo de Rondônia em ampliar a qualificação da mão de obra em todas as regiões do estado.
Segundo a presidente do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional, Adir Josefa de Oliveira, a missão pedagógica da Instituição é descentralizar o ensino. “Um dos diferenciais da educação profissional de Rondônia é a interiorização, porque está sendo ofertado cursos até em comunidades, onde antes não chegavam cursos profissionalizantes”, destacou.
Localidades contemplados com vagas:
- Porto Velho
- Guajará-Mirim
- Nova Mamoré
- Calama
- Extrema
Geral
Auditoria fortalece cirurgias e procedimentos de alta complexidade no Ipam
A ampla auditoria promovida pela Prefeitura de Porto Velho no Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município (Ipam) trouxe reflexos diretos para a qualidade dos serviços oferecidos aos mais de 21 mil beneficiários da instituição.
Iniciado ainda nas primeiras semanas de 2025, o trabalho de análise dos contratos e procedimentos realizados entre 2021 e 2024 identificou inconsistências que exigiam mudanças profundas nos mecanismos de controle do instituto.
Entre os casos que chamaram a atenção dos auditores estavam registros considerados incompatíveis com a realidade médica, como o de uma paciente que aparecia vinculada a procedimentos de retirada de útero em mais de uma ocasião, situação que reforçou a necessidade de ampliar a fiscalização sobre solicitações, pagamentos e autorizações realizadas pelo instituto.
As constatações permitiram identificar fragilidades nos sistemas de controle e serviram como ponto de partida para a implantação de novos mecanismos de acompanhamento dos procedimentos de maior complexidade e impacto financeiro.
Desde então, solicitações de cirurgias, medicamentos de alto custo, órteses, próteses e materiais especiais passaram a ser submetidas a uma análise mais criteriosa.
O objetivo é garantir que os recursos sejam aplicados de forma eficiente, assegurando rapidez para quem realmente necessita do atendimento e fortalecendo a proteção do patrimônio dos servidores.
“Com os dados apontados pela auditoria, tornou-se possível realizar um trabalho de controle rigoroso para garantir que o recurso chegue onde é realmente necessário, como UTI e Oncologia. Isso melhora o serviço e garante austeridade em nossas contas”, destacou a presidente do Ipam, Claudinéia Bortolete.
De acordo com o prefeito Léo Moraes, a auditoria permitiu não apenas corrigir distorções, mas também modernizar os processos internos do instituto, proporcionando maior transparência, segurança e eficiência administrativa.
“A realidade do Ipam é outra em comparação ao que encontramos no início da gestão. Hoje os beneficiários contam com um instituto moderno, que mantém suas contas em dia e tem no bom atendimento a sua principal missão. Grande parte dessa transformação foi possível graças às informações levantadas durante a auditoria, que apontaram exatamente o que precisava ser corrigido e aperfeiçoado”.
Serviços como UTI, oncologia, cardiologia e outros procedimentos de alta complexidade registraram avanços significativos ao longo do último ano, ampliando a qualidade da cobertura oferecida pelo instituto.
Com mais controle, transparência e responsabilidade na aplicação dos recursos, o Ipam consolida uma nova fase administrativa, focada na sustentabilidade financeira e na excelência do atendimento aos servidores municipais e seus dependentes.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Geral
Nova vacina contra pneumonia chega ao SUS e amplia proteção infantil
Uma doença que ainda provoca internações e pode ter consequências graves, principalmente entre crianças pequenas e idosos, agora ganha um importante reforço na rede pública de saúde. Porto Velho inicia a implantação da Pneumo 20, nova vacina que amplia a proteção contra bactérias responsáveis por pneumonias, meningites e infecções graves, protegendo contra 20 sorotipos diferentes da bactéria pneumococo.
A novidade foi apresentada durante o Seminário Municipal de Imunização, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que reuniu profissionais da rede para atualização sobre as mudanças no calendário vacinal.
“A implantação da Pneumo 20 é um ganho para o SUS e para o calendário vacinal. É uma vacina bastante cara no serviço privado e agora estará disponível gratuitamente para a população. Ela ajuda a prevenir diversas formas graves de pneumonia, algo muito importante porque ainda registramos muitos casos, principalmente entre as crianças”, explicou a gerente de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes.
A secretária municipal de Saúde, Sandra Cardoso, destacou que a chegada da Pneumo 20 representa um avanço importante para a saúde pública e para a proteção das crianças.
“Estamos falando de uma vacina moderna, que amplia a proteção contra doenças graves e passa a ser ofertada gratuitamente pelo SUS. Isso demonstra a força do Programa Nacional de Imunizações e reforça nosso compromisso de garantir acesso à prevenção para todas as famílias. Vacinar continua sendo uma das formas mais eficazes de proteger vidas e reduzir internações”.
A Pneumo 20 amplia a proteção contra 20 tipos da bactéria pneumococo, responsável por doenças como pneumonia, meningite, infecções na corrente sanguínea e outras complicações que podem levar à internação e até à morte.
Nas unidades básicas de saúde
A implantação será gradual. Inicialmente, a vacina será utilizada como dose de reforço para crianças aos 15 meses de idade. Também poderão receber a dose crianças de até 4 anos que ainda não tenham recebido esse reforço previsto no calendário vacinal.
Enquanto isso, a Pneumo 10 continuará sendo aplicada até o encerramento do estoque disponível na rede municipal, o que deve ocorrer ainda este ano.
Proteção gratuita pelo SUS
Na rede privada, cada dose da Pneumo 20 pode custar cerca de R$ 500, valor que muitas famílias não conseguem incluir no orçamento. Com a incorporação da vacina ao SUS, o acesso à proteção passa a ser gratuito para o público contemplado pelo calendário vacinal.
Para a dona de casa Aldilene Moura, a novidade representa mais tranquilidade para quem depende exclusivamente da rede pública de saúde.
“Muito bom saber disso. Eu mesma não tenho condições de pagar vacina particular, dependo do SUS. Ter isso aqui para a gente é maravilhoso. Quantos pais não podem pagar, né? Saber disso dá um alívio. O coração fica mais feliz e mais tranquilo também, porque é uma vacina importante”.
Para o prefeito Léo Moraes, a chegada da Pneumo 20 reforça o compromisso do município com a prevenção e a saúde das famílias porto-velhenses.
“Investir em vacinação é investir na prevenção e na qualidade de vida da nossa população. A chegada da Pneumo 20 ao SUS representa mais proteção para nossas crianças e mais tranquilidade para as famílias. Nosso compromisso é ampliar o acesso à saúde e garantir que as vacinas cheguem a quem mais precisa”.
A orientação da Semusa é que pais e responsáveis mantenham a caderneta de vacinação das crianças sempre atualizada e procurem a unidade de saúde mais próxima para verificar se há doses pendentes.
Mais do que um compromisso com a saúde individual, vacinar é uma forma de proteger toda a comunidade e evitar que doenças graves voltem a colocar vidas em risco.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Geral
Credenciamento abre novas oportunidades para artistas e grupos culturais
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural do Município (Funcultural), segue investindo na valorização da cultura local e no fortalecimento das diversas manifestações artísticas presentes na capital rondoniense.
Com a publicação do Chamamento Público nº 02/2026, a administração municipal abre novas oportunidades para artistas, grupos, coletivos e agentes culturais interessados em integrar o cadastro de credenciamento que servirá de base para futuras contratações em eventos, projetos e ações culturais promovidos pelo município.
A ação demonstra o comprometimento da Prefeitura com o incentivo à produção artística local, além de garantir espaço para diferentes expressões culturais e ampliar as possibilidades de participação dos fazedores de cultura nas programações oficiais.
Para o prefeito Léo Moraes, investir na cultura é fortalecer a identidade da cidade e criar oportunidades para quem vive da arte.
“Porto Velho possui uma cultura rica e diversa, construída por artistas que mantêm vivas as nossas tradições e ajudam a contar a história do nosso povo. Com este credenciamento, estamos ampliando oportunidades, gerando renda e valorizando quem faz cultura em todas as regiões do município”, destacou o prefeito.
Além de fomentar a economia criativa, o edital contribui para a preservação das tradições populares, o fortalecimento da identidade cultural porto-velhense e a democratização do acesso à cultura.
O credenciamento contempla uma ampla variedade de segmentos e categorias artísticas. Entre elas, estão as quadrilhas juninas adultas e mirins, escolas de samba, bois-bumbás, fanfarras, bandas musicais, bandas de samba e pagode, grupos folclóricos, grupos de dança e outras agremiações tradicionais que contribuem para a riqueza cultural do município.
Também estão incluídas categorias musicais de diversos estilos, como sertanejo, forró, rock, axé, gospel, MPB e música regional. O edital ainda contempla profissionais das artes cênicas e do entretenimento, como atores, grupos teatrais, apresentadores, locutores, mestres de cerimônia, DJs, orquestras e demais artistas que atuam na promoção da cultura e da arte.
A presidente da Funcultural, Débora Figueredo, ressaltou que o credenciamento amplia o acesso dos artistas às oportunidades oferecidas pelo poder público.
“Queremos que artistas, grupos e coletivos culturais tenham cada vez mais espaço para mostrar seus talentos. Este edital fortalece a transparência, amplia a participação da classe artística e valoriza quem contribui diariamente para o desenvolvimento cultural de Porto Velho”.
Ao criar oportunidades para que talentos e grupos culturais participem das programações municipais, a gestão contribui para a difusão da cultura, fortalece as tradições e impulsiona a geração de renda para os profissionais que movimentam o cenário artístico da capital de Rondônia.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
