Política
Maduro é proclamado presidente da Venezuela e acusa golpe de Estado
Oposição venezuelana e líderes de outros países questionam resultado
O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela proclamou, na tarde desta segunda-feira (29), Nicolás Maduro como presidente do país para o período de 2025 a 2030, para exercer seu terceiro mandato. Ao receber o mandato do CNE, Maduro acusou um suposto golpe de Estado que estaria sendo gestado no país.
“Não é a primeira vez que enfrentamos o que hoje estamos enfrentando. Está se tentando impor na Venezuela um golpe de Estado, novamente de caráter fascista e contrarrevolucionário. Eu posso denominá-lo de uma espécie de Guaidó 2.0”, afirmou Maduro.
Juan Guaidó foi um deputado da Assembleia Nacional do país que, em janeiro de 2019, autoproclamou-se presidente da Venezuela, tendo sido reconhecido por cerca de 50 países, entre os quais, Estados Unidos e membros da União Europeia.
“[São] os mesmos países que hoje questionam o processo eleitoral venezuelano”, disse Maduro. “A mesma ultradireita, os mesmos grupos dirigidos pelo império norte-americano, ensaiam a mesma operação”, acrescentou.
O resultado emitido pelo CNE, reconhecido por parte dos candidatos opositores, foi questionada pelo principal adversário de Maduro, o ex-diplomata Edmundo González. O Conselho Eleitoral deu vitória Maduro por 51,21% dos votos contra 44% de Edmundo González, com 80% das urnas apuradas.
Segundo a líder oposicionista María Corina Machado, os adversários do atual presidente tiveram acesso a 40% das atas eleitorais que mostrariam a vitória de Edmundo. Corina Machado pediu, então, uma medida das Forças Armadas. “Os cidadãos militares. Eles estiveram ali, na primeira fila. Eles viram a gente com alegria, com esperança, organizados de forma cívica, pacífica e abrindo os braços a todo o país. Eles sabem. E o dever da Força Armada Nacional é fazer respeitar a soberania popular expressada no voto. E isso é o que esperamos nós, os venezuelanos, de cada um dos nossos miliares”, afirmou.
Ataque hacker
O CNE denunciou que um ataque hacker tentou desestabilizar a totalização dos votos na Venezuela, o que teria atrasado o anúncio do resultado.
Em pronunciamento nesta segunda-feira, o fiscal-geral do país, Tarek William Saab, disse que o ataque foi promovido do exterior e teria o envolvimento da líder da oposição María Corina Machado, que deve ser investigada. Corina Machado ainda não se manifestou sobre a denúncia.
Ainda segundo Tarek, o CNE deve publicar “nas próximas horas” todas as atas eleitorais das mais de 30 mil mesas de votação, “tal como historicamente se tem feito graças ao sistema automatizado de votação”.
Atas eleitorais
Existe a expectativa que o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela publique todas as atas com os resultados eleitorais por urna. Com isso, é possível verificar se as atas em poder do CNE são as mesmas impressas na hora da votação e que foram distribuídas aos fiscais da oposição ou aos observadores nacionais e internacionais.
Líderes de países ao redor do mundo se dividem entre os que não reconhecem o resultado, como os presidentes do Equador, Daniel Noboa, e da Argentina, Javier Milei; os que não rejeitam o resultado, mas pedem a publicação das atas, como os governantes da Colômbia, dos Estados Unidos, da União Europeia, e aqueles que parabenizaram Maduro pela vitória, sem contestar a publicação das atas, como Rússia, Bolívia, China e Cuba.
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil informou, por meio de nota, que aguarda a publicação pelo CNE dos “dados desagregados por mesa de votação, passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito”.
O comunicado diz que o Brasil “reafirma ainda o princípio fundamental da soberania popular, a ser observado por meio da verificação imparcial dos resultados”.
Questionados pela oposição pelo menos desde 2004, os resultados das eleições venezuelanas costumam ser alvo de desconfiança de parte da comunidade internacional. Porém, nos últimos pleitos, organizações internacionais como o Centro Carter e a Missão de Observação da União Europeia não apontaram fraude na votação e denúncias de fraudes de pleitos passados não foram formalizadas no país.
Fonte: Agência Brasil
Política
Cristiane Lopes amplia oportunidades para famílias atípicas com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Alvorada do Oeste
Com recursos destinados pela parlamentar e execução do IFRO, iniciativa já beneficiou centenas de famílias em Porto Velho e avança para municípios do interior de Rondônia.
A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência tem sido uma das principais bandeiras do mandato da deputada federal Cristiane Lopes (Podemos). Dando continuidade a esse trabalho, a parlamentar participou do lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas no município de Alvorada do Oeste, iniciativa executada pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO) com recursos viabilizados por seu mandato.
O projeto integra um investimento superior a R$ 5 milhões destinados por Cristiane Lopes para atender famílias em diversas regiões de Rondônia. A primeira fase foi realizada em Porto Velho, onde promoveu centenas de atendimentos oftalmológicos e odontológicos, cursos de capacitação, ações de inclusão social, orientação especializada e atividades voltadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e das mães atípicas.
Agora, o projeto avança para novos municípios, ampliando o alcance das ações e fortalecendo a rede de apoio às famílias que convivem diariamente com os desafios da deficiência e dos cuidados especializados.
Durante o evento, Cristiane Lopes destacou que investir em inclusão é investir diretamente na dignidade das famílias rondonienses.
“Esse projeto nasceu da necessidade de olhar com mais atenção para as mães atípicas e para as pessoas com deficiência, que muitas vezes enfrentam desafios enormes para acessar serviços, capacitação e apoio. Nosso mandato acreditou nessa iniciativa desde o início e destinou os recursos necessários para que ela pudesse sair do papel e chegar a quem realmente precisa”, afirmou.
A deputada ressaltou ainda que os resultados obtidos na capital demonstram a importância da ampliação das ações para o interior do estado.
“Ficamos muito felizes em ver os resultados já alcançados em Porto Velho e, agora, acompanhar a expansão desse trabalho para municípios como Alvorada do Oeste. Estamos falando de inclusão, acolhimento, qualificação e oportunidades para centenas de famílias rondonienses”, destacou.
O lançamento reuniu autoridades municipais, representantes de instituições e lideranças comunitárias. Entre elas, o vice-prefeito Geovane Tomiazzi, que ressaltou a relevância da iniciativa para o município.
“É uma alegria receber um projeto tão importante para nossa população. A deputada Cristiane Lopes demonstra sensibilidade ao apoiar uma iniciativa que oferece oportunidades, atendimento e acolhimento para famílias que precisam desse suporte”, afirmou.
Parceiro do mandato e defensor das pautas sociais no município, o vereador Geraldo da Vitória destacou a atuação da parlamentar.
“A deputada Cristiane Lopes tem sido uma grande parceira de Alvorada do Oeste. Esse projeto chega para transformar vidas, oferecendo apoio e novas perspectivas para as famílias atípicas e pessoas com deficiência. É uma ação que gera resultados concretos para quem mais precisa”, declarou.
Representando a APAE, a diretora Luciana da Silva enfatizou a importância da ampliação das políticas públicas voltadas à inclusão.
“Sabemos o quanto as famílias precisam de apoio e oportunidades. Projetos como esse fortalecem o trabalho que já realizamos e ampliam o acesso a serviços e ações que fazem a diferença na vida das pessoas com deficiência e de seus familiares”, ressaltou.
O supervisor do projeto pelo IFRO, Nicleiber, destacou a importância da parceria para o sucesso da iniciativa.
“A união entre o IFRO, o mandato da deputada Cristiane Lopes, as instituições e os municípios permite que o projeto alcance quem realmente precisa. Nosso objetivo é promover inclusão, conhecimento, cidadania e desenvolvimento humano em todas as regiões contempladas”, afirmou.
Além da destinação dos recursos para a execução do projeto, Cristiane Lopes também atua nacionalmente em defesa das famílias atípicas. A parlamentar preside a Frente Parlamentar das Mães Atípicas na Câmara dos Deputados e tem trabalhado pela criação e fortalecimento de políticas públicas voltadas à inclusão, ao acolhimento e à garantia de direitos para pessoas com deficiência e seus familiares.
Ao encerrar o evento, a deputada reafirmou seu compromisso com a causa.
“Seguiremos trabalhando para ampliar oportunidades e garantir que mais famílias tenham acesso aos serviços e políticas públicas que merecem. Cuidar das pessoas é uma missão que levamos muito a sério e que continuará sendo prioridade do nosso mandato”, concluiu.
Fonte: Assessoria
Política
MP Eleitoral pede condenação de 13 agentes públicos por propaganda antecipada na Rondônia Rural Show
O Ministério Público (MP) Eleitoral ajuizou uma representação no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) contra 13 agentes públicos por suposta prática de propaganda eleitoral antecipada durante a Rondônia Rural Show Internacional 2026, realizada em Ji-Paraná (RO). Na ação, o MP Eleitoral sustenta que a feira agropecuária foi utilizada como espaço para promoção pessoal e pré-campanha eleitoral antes do período permitido pela legislação.
Segundo a ação, foram identificadas diversas condutas que, em conjunto, teriam extrapolado os limites da divulgação de atividades parlamentares e configurado propaganda com finalidade eleitoral. Entre os fatos apontados estão a instalação de outdoors, a distribuição de brindes personalizados e a divulgação de mensagens consideradas de apelo eleitoral.
Entre os representados está a deputada federal Silvia Cristina Amancio Chagas. De acordo com o MP Eleitoral, durante a feira foram distribuídos bonés, camisetas e ventarolas contendo seu nome, fotografia e identificação parlamentar. O Ministério Público Eleitoral também atribui à parlamentar a instalação de outdoors voltados à promoção de sua imagem. Outro alvo da ação é o senador Jaime Bagattoli. Conforme a representação, outdoors exibidos durante o evento associavam diretamente sua atuação política à destinação de recursos e investimentos públicos.
A ação também aponta propaganda antecipada do deputado federal Lúcio Mosquini por utilizar materiais promocionais durante a feira. A representação ainda menciona a instalação de um outdoor com a mensagem “100 Máquinas para Rondônia”. Já o senador Marcos Rogério responde por suposta propaganda eleitoral antecipada relacionada à utilização de outdoor contendo a expressão “A mudança que Rondônia quer”, interpretada pelo Ministério Público como mensagem de conteúdo eleitoral.
A representação inclui ainda o presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná, Marcelo José de Lemos. Segundo o MP Eleitoral, durante uma transmissão pública ele teria se referido ao senador Marcos Rogério como “nosso futuro governador”. Para o Ministério Público Eleitoral, a manifestação ultrapassou os limites da liberdade de expressão política e configurou promoção eleitoral antecipada em favor do parlamentar.
Também figuram como representados na ação:
• Deputado federal Alex Mendonça Alves (Alex Redano);
• Deputado estadual José Cassiano Góis de Freitas (Cássio Gois);
• Deputado estadual Elcirone Moreira Deiro (Cirone Deiró);
• Deputado estadual Laerte Gomes;
• Deputado estadual Alexandro Barroso Duarte Santana (Nim Barroso);
• Deputada estadual Cláudia Regina Abreu (Cláudia de Jesus);
• Vereador Márcio Alves de Freitas (Márcio Freitas);
• Assessora técnica da ALE-RO Dalita da Silva Rover
Nesses casos, o Ministério Público Eleitoral descreve as condutas individualizadas, que incluem participação em materiais publicitários e outras formas de divulgação consideradas irregulares. Os representados terão oportunidade de apresentar defesa antes do julgamento do caso.
Representação nº 0600166-54.2026.6.22.0000
Fonte: MPF
Política
Deputada Cristiane Lopes garante mais R$ 15 milhões e soma R$ 32 milhões em investimentos para a Saúde de Porto Velho
Em visita técnica à Semusa, parlamentar alinhou com a secretária Sandra Cardoso a aplicação dos novos recursos, que incluem a ampliação das equipes de atendimento, compra de ambulâncias e novos medicamentos.
A saúde pública da capital rondoniense ganhou um reforço histórico para o ano de 2026. Em agenda de trabalho na Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a deputada federal Cristiane Lopes ( Podemos) anunciou a destinação de mais R$15 milhões em recursos federais para o município. O novo montante se soma aos R$17 milhões que já estão sendo executados na cidade, totalizando mais de R$ 32 milhões em investimentos diretos para a estrutura hospitalar, insumos e atendimento à população.
A reunião com a secretária de saúde de Porto Velho, Sandra Cardoso, serviu para alinhar o cronograma de aplicação das verbas e fiscalizar as melhorias que já estão em andamento. Entre as prioridades estabelecidas para os novos recursos está uma das principais demandas da comunidade: a contratação de novos profissionais de saúde para otimizar o fluxo e reduzir o tempo de espera nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Durante a visita, Cristiane Lopes destacou que o papel de um parlamentar vai muito além de enviar a emenda; exige acompanhamento de perto para garantir que o benefício chegue na ponta.
“O nosso compromisso com Porto Velho é diário e pautado em resultados. Sei das dores da nossa população e de como o atendimento rápido faz a diferença. Por isso, fizemos questão de direcionar este novo recurso também para o reforço das equipes de atendimento, contratando mais funcionários. Queremos uma saúde mais humana, ágil e eficiente, tanto na área urbana quanto nos nossos distritos, que merecem todo o nosso cuidado”, afirmou a deputada federal.
Os R$ 17 milhões já investidos anteriormente pelo mandato de Cristiane Lopes têm se transformado em melhorias visíveis para os moradores. O pacote de investimentos abrange a reforma e ampliação de UBSs, aquisição de equipamentos modernos, compra de novas ambulâncias e veículos traçados (caminhonetes) para o suporte logístico, além do abastecimento farmacêutico com medicamentos de alta procura, como o Mounjaro.
Para a secretária municipal de Saúde, Sandra Cardoso, a parceria técnica e política com a deputada federal tem sido fundamental para manter a rede municipal em ritmo de expansão, permitindo que a Semusa planeje ações de grande impacto.
“Todo esse recurso que a deputada Cristiane Lopes tem destinado para Porto Velho é muito bem empenhado. É uma verba que se transforma em entrega real para as famílias que dependem do SUS. Esse novo aporte nos dá o fôlego necessário para contratar pessoal, melhorar sensivelmente o atendimento e avançar com as reformas necessárias. Agradeço em nome da prefeitura e de toda a nossa equipe pelo olhar sensível que ela sempre teve com a saúde”, pontuou a secretária.
A consolidação desse montante de R$32 milhões em Porto Velho reforça a forte atuação de Cristiane Lopes em Brasília. No entanto, o impacto de seu mandato se estende muito além dos limites da capital: a parlamentar tem se destacado por municipalizar seus recursos, levando investimentos estruturantes para a saúde, infraestrutura e assistência social de norte a sul de Rondônia.
“Garantir esse recurso para a nossa capital é uma grande vitória, mas o nosso olhar e o nosso trabalho são para todo o estado de Rondônia. Seguimos cuidando com o mesmo carinho, seriedade e dedicação de cada um dos nossos municípios, de ponta a ponta. O trabalho não para. Como sempre digo: vamos juntos, vamos firmes, com Deus na frente e cuidando sempre do nosso povo”, concluiu a parlamentar.

Fonte: Assessoria
