Política
Senador sugere ao Governo Federal a construção de um programa emergencial de enfrentamento da crise hídrica em RO
Parlamentar volta a defender a BR-319 como a saída definitiva em caso de desabastecimento.

Preocupado com um potencial cenário de desabastecimento e prejuízos à economia do estado, o senador Jaime Bagattoli (PL) sugeriu ao Ministério das Cidades a elaboração de um programa emergencial de enfrentamento da Crise Hídrica em Rondônia.
Na prática, Jaime defende que a proposta seja construída em cooperação com o Governo do Estado, por meio da concentração de esforços que garantam o abastecimento de água tratada à população dos 52 municípios de Rondônia.
No documento, o senador também defende que medidas sejam pensadas para garantir o abastecimento de combustíveis e gás de cozinha, uma vez que parte deles chegam ao estado por meio da hidrovia do rio Madeira que já registra nível abaixo dos 3 metros.
“A capital Porto Velho não registra chuva há quase um mês e a situação do rio Madeira já dá sinais de tragédia. Só para termos ideia, a navegação de grandes embarcações já está comprometida e grande parte da gasolina, diesel e gás de cozinha vêm do Amazonas pelo Madeira. Se a situação se agravar e nenhuma medida for apresentada, não só a capital, mas o estado será fortemente afetado e com risco de desabastecimento”, justifica o senador.
Além do Madeira, o rio Guaporé, em Costa Marques (RO), também enfrenta problemas. O rio da fronteira está 3 metros abaixo do registrado no mesmo período do ano passado. Outro rio importante do estado, o rio Machado, em Ji-Paraná (RO), também ameaça a segunda maior cidade de Rondônia.
BR-319 COMO ALTERNATIVA
Desde o ano passado, Jaime também vem defendendo a recuperação imediata da BR-319 como uma saída para as secas recorrentes na região. Para o senador, a rodovia, que já existe há mais de 50 anos, é a saída definitiva para evitar futuros desabastecimentos, uma vez que é a única ligação por terra entre os estados de Rondônia e Amazonas.
Fonte: Assessoria
Política
Deputada Cristiane Lopes ao lado do povo na investigação de fraudes contra aposentados

Em uma vitória expressiva para a transparência e o combate à corrupção, o Congresso Nacional leu oficialmente nesta terça-feira (17) o requerimento de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará fraudes bilionárias no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO), uma das parlamentares que apoiaram e assinaram o pedido de criação da comissão, celebrou a medida como um passo decisivo em defesa dos aposentados e pensionistas brasileiros.
A CPMI terá como principal objetivo apurar irregularidades na concessão de aposentadorias e benefícios assistenciais, além de investigar descontos ilegais realizados diretamente na folha de pagamento de aposentados.
O escândalo foi revelado pela Operação Sem Desconto, deflagrada em abril pela Polícia Federal (PF) em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU). De acordo com as investigações, o prejuízo ultrapassa R$6 bilhões, envolvendo entidades de classe, como associações e sindicatos, que efetuavam descontos indevidos sem a devida autorização dos beneficiários.
Ao comentar o avanço das investigações, a deputada Cristiane Lopes foi enfática. “Não seremos coniventes com o que está acontecendo. Milhões de aposentados foram roubados. Este é um dos maiores escândalos da história! Vamos trabalhar para que todos os responsáveis sejam punidos”, declarou.
O requerimento lido no Congresso é o primeiro passo para a instalação oficial da CPMI. O próximo será a indicação, pelos líderes partidários, dos 30 parlamentares titulares (15 deputados e 15 senadores), além de seus respectivos suplentes. A comissão terá um prazo de funcionamento de 180 dias.
Cristiane Lopes reforça seu compromisso com os brasileiros mais vulneráveis — em especial, os aposentados e pensionistas vítimas do esquema fraudulento. Ela garantiu que acompanhará de perto os trabalhos da comissão.
“O povo brasileiro precisa de respostas. Não vamos descansar até que os culpados sejam identificados, julgados e punidos. O que está em jogo é o sustento de famílias inteiras que dependem do INSS para sobreviver com dignidade”, concluiu Cristiane Lopes.
Fonte: Assessoria
Política
Deputado Eyder Brasil realiza 2ª edição do Projeto Cidadania nos Bairros

Neste sábado (21), a partir das 9h, o deputado estadual Eyder Brasil realiza a segunda edição do Projeto Cidadania nos Bairros, uma iniciativa que busca levar serviços essenciais e atendimentos gratuitos à população. O evento acontecerá na Escola Maria Francisca de Jesus Gonçalves, no Residencial Orgulho do Madeira, em Porto Velho, e contará com diversas ações voltadas ao bem-estar da comunidade.
Entre os serviços oferecidos estão atendimento médico e odontológico (limpeza e restauração), vacinação, orientação jurídica, emissão de identidade, corte de cabelo, cadastro de currículos, exposição e ações educativas, além de atividades recreativas para crianças e sorteio de brindes.
O evento contará com um time de peso. Estão confirmados como parceiros: 5º Batalhão de Polícia Militar (5BPM), Associação Brasileira de Odontologia, Banda de Música da PM, BOPE, CAERD, CLION, Corpo de Bombeiros, Defensoria Pública, DETRAN, Faculdade Unisapiens, FUNCULTURAL, Impactar, Instituto MIX Cursos Profissionalizantes, Nortech, OAB, PRF, Refrigerantes Dydyo, SEMA, SEMES, SEMTRAN, SEMUSA, SENAC, SESC e SINE.
“Nosso objetivo é aproximar os serviços da população e garantir que todos tenham acesso aos seus direitos. Esse é apenas o começo, queremos levar o projeto para outros bairros da capital e também para municípios do interior”, afirmou Eyder Brasil.
Fonte: Assessoria
Política
Eyder Brasil defende poder de decisão popular em audiência sobre emancipação de distritos

O deputado estadual Eyder Brasil participou de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Rondônia, que debateu a emancipação de distritos. Em seu discurso, ele cobrou o fim das “amarrações políticas” que travam o processo e defendeu que a decisão final sobre o futuro dessas localidades deve ser da população, destacando a situação da Ponta do Abunã.
Para o deputado, a vontade popular deve ser soberana no processo. Ele criticou a demora e os entraves que há anos impedem o avanço da pauta, citando que distritos como Extrema, Vista Alegre e Nova Califórnia já têm estrutura de cidade, mas são impedidos de progredir.
“Esses distritos já são cidades prontas, com vida própria e uma economia forte. Não podemos mais aceitar que o povo seja enrolado. Chega de conversa que só trava o desenvolvimento. A decisão tem que ser técnica e, principalmente, popular. É o povo quem tem que decidir o seu futuro”, afirmou Eyder Brasil.
O parlamentar reforçou ainda que a emancipação não é apenas uma mudança administrativa, mas um ato de justiça com os moradores que investem, trabalham e sonham com mais autonomia e melhores serviços públicos. A audiência buscou reunir argumentos para fortalecer o movimento e destravar a criação de novos municípios em Rondônia.
Eyder Brasil também parabenizou a deputada Dra. Taíssa Souza pela iniciativa de promover a audiência pública, destacando a importância do debate para dar voz às comunidades e avançar na construção de um estado mais justo e representativo.
Fonte: Assessoria
-
Polícia7 horas atrás
Costureira é assassinada a facadas no Bairro Três Marias
-
Polícia22 horas atrás
Trabalhador morre prensado por trator durante obra na BR-364, em Porto Velho
-
Polícia9 horas atrás
Suspeito de matar morador de rua é amarrado e espancado na zona sul; homem estava foragido da Justiça
-
Polícia2 horas atrás
Dois homens são amarrados e torturados até a morte dentro de residência em Rondônia
-
Polícia8 horas atrás
Mulher é encontrada morta dentro de residência na zona Leste de Porto Velho
-
Polícia20 horas atrás
Trabalhador morre prensado por trator durante obra na BR-364
-
Polícia20 horas atrás
Homem é baleado após fugir de abordagem policial na Estrada da Penal
-
Polícia1 hora atrás
Motociclista morre após ser atropelado por caminhão em acidente grave em Vilhena