Conecte-se conosco

Polícia

CRIMINALIDADE: Fios da Estrada 13 de Setembro são furtados logo após revitalização da iluminação

O crime aconteceu logo após a conclusão do serviço

Publicado

em

Após a conclusão de todo o trabalho de restabelecimento da iluminação da Estrada 13 de Setembro, popularmente conhecida como Estrada dos Japoneses, a via mais uma vez foi alvo de vandalismo. Um novo furto que aconteceu no último final de semana deixou a estrada, que teve a iluminação revitalizada na semana passada, mais uma vez no escuro.

Segundo o presidente da Empresa de Desenvolvimento Urbano de Porto Velho (Emdur), Gustavo Beltrame, assim que foi concluído o serviço de iluminação da estrada, a Emdur identificou uma nova ocorrência de vandalismo que mais uma vez danificou o sistema. A estrada é uma importante via que conecta vários bairros da zona Sul, como Aeroclube e Castanheira, sendo acesso também ao setor chacareiro, onde residem dezenas de famílias de pequenos produtores.

“A população mais uma vez está sendo a vítima, pois o dinheiro da Cosip é revertido em iluminação. Nós ficamos incansavelmente trabalhando para restabelecer a iluminação devido a um furto mais antigo, pois é uma via importante e infelizmente não durou. Criminosos foram lá e furtaram de novo os cabos. Isso é muito triste, porque a gente tem que deixar de fazer um serviço para voltar no local que a gente já tinha feito e estava restabelecida a iluminação”, explicou o presidente, justificando que precisou deslocar a equipe que trabalhava na modernização do Cristal da Calama, prejudicando assim os cronogramas de avanço dos serviços na capital.

Somados os últimos três anos, a Emdur teve um prejuízo de cerca de R$ 5 milhões em material furtado, fora os custos de mão de obra e logística. Gustavo ainda explica que, em alguns casos após o furto, a revitalização se torna mais complexa. “Um exemplo é a passarela do Espaço Alternativo. Ali é de responsabilidade do Governo do Estado, mas a Prefeitura de Porto Velho sempre mantém aquele espaço iluminado. Eles furtaram os cabos de dentro da passarela e agora, para restabelecer aquilo, tem que cortar, chamar serralheiro, entrar lá dentro, achar aonde foi rompido o cabo pra reconectar. Então realmente é muito complexo”.

COMBATE AO FURTO DOS FIOS

Porto Velho conta com a Lei no 2.540/2018 de 29 de agosto de 2018 que dispõe sobre a comprovação da origem dos materiais metálicos recicláveis e cadastro de fornecedores. A lei determina que as empresas que desenvolvem atividades comerciais como recicladores, que compram material metálico pra reciclagem, que exercem a atividade de recuperação de materiais metálicos, que operam com o comércio de ferro velho ou sucatas e que comercializam baterias e transformadores usados, localizadas no município, devem manter registros que comprovem a origem dos fios de cobre e metálicos em geral e outros materiais adquiridos.

Várias ações foram realizadas em parceria com as Polícias Civil e Militar, de fiscalização em estabelecimentos de compra de sucata, baseadas nesta lei. A Emdur também tem concretado, quando possível, o cabeamento, e assim dificultando o acesso de criminosos aos fios.

DENÚNCIA

A população, a qualquer atitude que levante suspeita, como pessoas sem uniforme subindo em postes ou cavando próximo a eles, deve acionar a polícia através do 190.

Fonte: Assessoria

Polícia

URGENTE: Mulher fica em estado grave após receber mata-leão durante briga na zona sul

Publicado

em

Moradoras que vivem em situação de rua entraram em luta corporal e uma acabou ficando em estado grave após levar um mata-leão na noite deste domingo (30/06). O fato aconteceu na rua Geraldo Siqueira com rua bom Jesus, bairro cidade do lobo, região sul de Porto Velho (RO).

De acordo com informações de testemunhas que presenciaram a confusão, a vítima estava sendo acusada de furto pela outra mulher, foi quando então iniciou a briga. Testemunhas ainda relataram que as mulheres estavam ingerindo bebida alcoólica.

Populares interviram na confusão para separar as mulheres, e acionaram a Polícia Militar. A vítima foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ainda desacordada, foi encaminhada a uma unidade de pronto atendimento na zona sul, já a outra mulher fugiu do local.

Continue lendo

Polícia

URGENTE: Polícia Civil prende acusado de matar vereador em Rondônia

Publicado

em

Agentes da Polícia Civil de Rondônia prenderam na noite deste domingo (30) José Ferreira Martins, conhecido como “Zezinho”, principal acusado de assassinar a facadas o vereador Daniel de Souza Lopes, de Novo Horizonte d’Oeste.

José Ferreira foi detido na zona rural de Mirante da Serra, município localizado na macrorregião de Ouro Preto do Oeste. A prisão foi realizada por agentes da Draco e um policial da Polícia Civil de Buritis que estavam em diligência para capturar o foragido.

O crime ocorreu no último sábado, 22, na Linha 160, km 8.5 Sul, em Novo Horizonte D’Oeste. O vereador Daniel de Souza Lopes foi encontrado morto em sua propriedade, com múltiplas perfurações pelo corpo, um corte no pescoço, a orelha esquerda arrancada e um corte que se estendia da boca até a orelha. Testemunhas relataram que a vítima chegou à propriedade no banco do carona de uma motocicleta Honda FAN preta. José Ferreira Martins foi identificado como o autor do esfaqueamento.

O homicídio foi cometido com extrema crueldade. Após o crime, Zezinho fugiu do local. Ele estava escondido na região de Mirante da Serra, onde foi encontrado e preso. O foragido foi levado para a UNISP em Ouro Preto do Oeste por volta das 20h30 do domingo e, após passar por exame de corpo de delito, será transferido para a Casa de Detenção da cidade, com posterior transferência para o município de Rolim de Moura.

O motivo do crime estaria relacionado a uma dívida, que culminou em uma discussão acalorada e, por fim, com Zezinho atacando Daniel com uma faca de cabo preto, desferindo vários golpes fatais na vítima.

Continue lendo

Polícia

Mulher pega moto escondida do marido e morre em grave acidente

Publicado

em

Identificada como Cleidiane Nascimento, a mulher de 38 anos morreu após colidir violentamente contra uma cerca de arame. A fatalidade aconteceu distrito de Vitória da União, em Rondônia.
 
De acordo com informações a vítima, que seria ex-moradora de Cerejeiras, pegou o veículo sem autorização do marido, que estava dormindo, e saiu com um sobrinho na garupa. Quando passava pela curva da avenida JK, a principal da localidade, bateu na cerca e sofreu um profundo corte no pescoço.
 
O adolescente que a acompanhava sofreu ferimentos na boca e foi levado para o Hospital Municipal após receber os primeiros atendimentos médicos de uma equipe de resgate do corpo de bombeiros.

Segundo informações da polícia militar, Cleidiane não possuía habilitação e deixa quatro filhas.

Continue lendo

Trending