Polícia
PF deflagra operação contra suspeitos de atos antidemocráticos em Rondônia
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (7/3), a Operação Ponto de Fusão, a fim de coletar elementos de prova para a investigação que apura possível prática de atos antidemocráticos e dos crimes de resistência e porte ilegal de arma de fogo, ocorridos no mês de dezembro de 2022, em Jaru/RO, por pessoas contrárias à posse presidencial.
Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, nos municípios de Teixeirópolis/RO, Nova União/RO e Ouro Preto do Oeste/RO, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Rondônia.
A ação resultou na apreensão de uma arma e munições. Uma pessoa foi presa em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso permitido.
Segundo as investigações, ao menos três pessoas realizaram, mediante uso de arma de fogo e de capuzes, a parada forçada de um ônibus, dia 12 de dezembro de 2022, por volta das 5h, próximo à cidade de Jaru/RO, obrigando o desembarque do motorista e dos passageiros. A intenção seria incendiar o ônibus, o que não foi concretizada em razão da aproximação de uma viatura da Polícia Militar, o que ensejou a fuga dos suspeitos. Um deles foi perseguido e preso pela Polícia Militar ao tentar adentrar na mata.
Os investigados poderão responder pelos crimes de golpe de estado, resistência e porte ilegal de arma de fogo, sem prejuízo de outros delitos porventura identificados no curso da investigação.
Polícia
Polícia Civil desarticula esquema de desmatamento ilegal e lavagem de dinheiro em operação contra madeireiras
A Polícia Civil de Rondônia, por meio da 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO2), em ação conjunta com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEDAM), deflagrou nesta segunda-feira (23/12) a Operação Citrus Cinensis. A operação visa desarticular uma organização criminosa atuante no setor madeireiro, envolvida em crimes ambientais, crimes contra a ordem tributária e lavagem de dinheiro.
As investigações apontam que os suspeitos fraudavam o Sistema de Documento de Origem Florestal (SisDOF), ferramenta utilizada para monitorar o transporte e armazenamento de produtos florestais. O esquema visava legitimar madeira extraída ilegalmente, proveniente de áreas de preservação permanente e unidades de conservação, utilizando movimentações fictícias de volumetria, inserção de dados falsos no sistema, além de empresas de fachada e “laranjas” para dificultar a fiscalização e o rastreamento das operações.
Durante a operação, foram cumpridas 16 medidas cautelares de busca e apreensão nas cidades de Porto Velho, Ariquemes, Cujubim, Alto Paraíso e Machadinho D’Oeste, em Rondônia, e no município de Cruz do Espírito Santo, na Paraíba. A ação mobilizou cerca de 120 agentes, contando com o apoio da Polícia Civil do Estado da Paraíba, Sedam e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPA).
O Delegado-Geral da Polícia Civil de Rondônia, Dr. Samir Abboud, reforçou o compromisso da instituição com a preservação ambiental:
“A preservação ambiental é um dever de todos. Não mediremos esforços para combater crimes que ameaçam nossas riquezas naturais e comprometem o futuro das próximas gerações.”
Polícia
Capotamento resulta em duas pessoas feridas
Na manhã deste domingo, 22 de dezembro, um grave acidente foi registrado na Linha 603, próximo ao Km 05, entre os municípios de Jaru e Theobroma. Um veículo Toyota Corolla saiu da pista em uma curva, resultando em ferimentos para os dois ocupantes do carro, um homem e uma mulher.
De acordo com as informações preliminares, o motorista teria perdido o controle do veículo enquanto trafegava pelo local, ocasionando a saída de pista. O carro ficou completamente destruído, sendo considerado perda total.
Apesar da gravidade do acidente, as vítimas sofreram apenas ferimentos leves e foram prontamente socorridas por equipes de resgate do Corpo de Bombeiros, e encaminhadas ao Hospital Municipal de Jaru, onde receberam atendimento médico.
A Polícia e o Corpo de Bombeiros estiveram no local para prestar apoio e realizar os procedimentos necessários, como o controle do tráfego e a investigação das possíveis causas do acidente.
Polícia
Polícia prende quadrilha especializada em roubo de caminhonetes em Rondônia
A Polícia Civil de São Francisco do Guaporé, com apoio de policiais de Costa Marques e São Miguel do Guaporé, deflagram uma operação contra uma organização criminosa especializada em roubos de caminhonetes em várias cidades do Estado de Rondônia.
Na sexta-feira, 20, foram cumpridos 10 medidas cautelares, sendo cinco prisões preventivas e cinco busca e apreensão contra os envolvidos, investigados por roubo de caminhonetes com objetivo de levar para a Bolívia. Duas pessoas foram presas e três dos acusados ainda encontram-se foragidos.
A Polícia Civil reafirma sua dedicação em atuar de forma rigorosa e eficaz no enfrentamento da criminalidade.
-
Polícia4 horas atrás
Grave acidente em Ariquemes resulta em vítima fatal – VEJA O VÍDEO
-
Polícia4 horas atrás
Polícia prende quadrilha especializada em roubo de caminhonetes em Rondônia
-
Polícia4 horas atrás
Capotamento resulta em duas pessoas feridas
-
Polícia5 horas atrás
Ponte entre Tocantins e Maranhão desaba; uma morte é confirmada
-
Polícia5 horas atrás
TRAGÉDIA: Empresário de SP e família morrem em acidente de avião em Gramado
-
Política4 horas atrás
Deputada Cristiane Lopes vota contra o PL 4614-24 e reforça compromisso com a proteção do BPC
-
Política5 horas atrás
JAIME BAGATTOLI: Senador cobra explicações do Incra sobre o risco de expulsão de produtores do Assentamento Burareiro, em Monte Negro (RO)
-
Política4 horas atrás
Congresso promulga emenda à Constituição para cortar gastos do governo