Conecte-se conosco

Geral

Brasil ultrapassa meio milhão de casos prováveis de dengue e 75 mortes

Publicado

em

O Brasil já registra 512.353 casos prováveis de dengue desde o início de 2024. Foram contabilizados ainda 75 óbitos pela doença, enquanto 340 mortes estão sendo investigadas.

O coeficiente de incidência da dengue no país, neste momento, é 252,3 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Os dados constam no painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde.

Entre os casos prováveis, 54,9% são em mulheres e 45,1% em homens. A faixa etária dos 30 aos 39 anos segue respondendo pelo maior número de casos, seguida pelo grupo de 40 a 49 anos e de 50 a 59 anos.

Já no ranking dos estados, Minas Gerais lidera em número absoluto de casos prováveis (171.769). Em seguida aparecem São Paulo (83.651), Distrito Federal (64.403) e Paraná (55.532).

Quando se considera o coeficiente de incidência, o Distrito Federal aparece em primeiro lugar (2.286,2 casos por 100 mil habitantes), seguido por Minas Gerais (836,3), Acre (582,2) e Paraná (485,3).

Vacinação

Neste momento, somente o Distrito Federal iniciou a vacinação de crianças e adolescentes com idade entre 10 e 11 anos contra a dengue. No primeiro dia da campanha, 3.633 doses foram aplicadas em todos os 15 pontos disponíveis.

Goiás já recebeu as doses distribuídas pelo Ministério da Saúde e deve iniciar a imunização dessa mesma faixa etária na próxima quinta-feira (15) em 51 municípios selecionados pela pasta.

Agência Brasil

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rondônia retira obrigatoriedade da baliza no exame prático da CNH

Publicado

em

A baliza não será mais item obrigatório no exame prático para candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B em Rondônia. A mudança entra em vigor no próximo dia 19 de fevereiro e segue as atualizações estabelecidas no Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular.

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) informou que outras alterações também serão implementadas no estado, mas os detalhes ainda não foram divulgados oficialmente.

O novo Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular foi publicado no início de fevereiro pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e estabelece a padronização das etapas da prova prática em todo o país. O documento atualiza os critérios de avaliação dos candidatos e muda a forma como o desempenho é analisado.

Com as novas regras, o foco deixa de ser a execução de manobras técnicas isoladas e passa a priorizar a capacidade do futuro condutor de interagir com o trânsito em situações reais. Outra mudança significativa é que não haverá mais uma única infração que resulte em reprovação automática.

Além de Rondônia, outros estados já haviam retirado a obrigatoriedade da baliza antes mesmo da oficialização nacional das novas diretrizes. O Distrito Federal, por exemplo, deixou de aplicar o teste desde 2004.

As atualizações serão válidas para todos os candidatos, inclusive aqueles que já estão em processo de obtenção da CNH.

Continue lendo

Geral

Lei do Gás do Povo é sancionada e garante botijão gratuito para 15 milhões de famílias

Publicado

em

Por

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (13) a Lei nº 15.348, que institui o programa Gás do Povo. A iniciativa assegura gratuidade na recarga do botijão de gás de cozinha de 13 quilos (kg) para famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que tenham renda per capita de até meio salário mínimo.

Em nota, a Presidência da República informou que o programa busca enfrentar a pobreza energética de famílias de baixa renda, sobretudo a dificuldade de acesso ao gás liquefeito de petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha. A previsão do governo é que o programa esteja em pleno funcionamento em março, quando 15 milhões de famílias (cerca de 50 milhões de pessoas) serão contempladas.

A iniciativa envolve os ministérios de Minas e Energia e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, além da Caixa.

“Com o marco de 10 mil pontos de comercialização credenciados em menos de dois meses, uma em cada seis revendas de GLP do país está conectada à iniciativa”, destacou o Planalto.

Entenda

Para se candidatar ao programa, a família deve ser beneficiária do Bolsa Família com pelo menos duas pessoas, ter renda per capita de até meio salário mínimo e manter o CadÚnico atualizado nos últimos 24 meses. Também é preciso que o CPF do responsável familiar esteja regular e que o cadastro não apresente pendências como averiguação cadastral ou indício de óbito.

Aplicativo

No app Meu Social – Gás do Povo, as famílias podem verificar se estão elegíveis, conferir a situação do vale recarga e encontrar revendas credenciadas, além de telefones e endereços de pontos credenciados.

Para pessoas sem acesso à internet ou celular, também é possível usar o vale recarga por meio das opções: cartão do Programa Bolsa Família (com chip); cartão de débito da Caixa; informando o CPF do responsável familiar na máquina do cartão.

Canais

Beneficiários do CadÚnico podem consultar o direito ao vale recarga Gás do Povo pelos seguintes canais:

– aplicativo Meu Social – Gás do Povo

– consulta do CPF do responsável familiar na página do programa 

– Portal Cidadão Caixa 

– Atendimento Caixa Cidadão – 0800 726 0207

Fonte: Agência Brasil

Continue lendo

Geral

Pix apresenta instabilidade em transações neste sábado 

Publicado

em

Por

Usuários do Pix reclamam, na manhã deste sábado (14/2), de instabilidade na ferramenta Pix. O pico de reclamações foi registrado às 9h51.

Mensagens em aplicativos de bancos, como o Banco do Brasil, informaram que houve uma “Falha na Autenticação Inicial”.

Segundo o site DownDetector, mais de 80 reclamações a respeito da ferramenta de pagamento instantâneo foram registradas.

Na rede social X (antigo Twitter), usuários relataram mensagens de erro na transação em pleno sábado de carnaval.

Entre os comentários, estavam: “Alguém está com o Pix do Banese fora do ar??”, “Pix caiu”, “Alguém com problema em fazer pix no Banco do Brasil? Que ódio”.

Fonte: Metrópoles

Continue lendo

Trending