Geral
Brasil ultrapassa meio milhão de casos prováveis de dengue e 75 mortes
O Brasil já registra 512.353 casos prováveis de dengue desde o início de 2024. Foram contabilizados ainda 75 óbitos pela doença, enquanto 340 mortes estão sendo investigadas.

O coeficiente de incidência da dengue no país, neste momento, é 252,3 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Os dados constam no painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde.
Entre os casos prováveis, 54,9% são em mulheres e 45,1% em homens. A faixa etária dos 30 aos 39 anos segue respondendo pelo maior número de casos, seguida pelo grupo de 40 a 49 anos e de 50 a 59 anos.
Já no ranking dos estados, Minas Gerais lidera em número absoluto de casos prováveis (171.769). Em seguida aparecem São Paulo (83.651), Distrito Federal (64.403) e Paraná (55.532).
Quando se considera o coeficiente de incidência, o Distrito Federal aparece em primeiro lugar (2.286,2 casos por 100 mil habitantes), seguido por Minas Gerais (836,3), Acre (582,2) e Paraná (485,3).
Vacinação
Neste momento, somente o Distrito Federal iniciou a vacinação de crianças e adolescentes com idade entre 10 e 11 anos contra a dengue. No primeiro dia da campanha, 3.633 doses foram aplicadas em todos os 15 pontos disponíveis.
Goiás já recebeu as doses distribuídas pelo Ministério da Saúde e deve iniciar a imunização dessa mesma faixa etária na próxima quinta-feira (15) em 51 municípios selecionados pela pasta.
Agência Brasil
Geral
Praça de alimentação é um dos destaques do Arraiá do Bera
Entre uma quadrilha e outra, o aroma das comidas típicas toma conta do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e transforma a praça de alimentação em um dos espaços mais movimentados do Arraiá do Bera.
O evento reúne dezenas de comerciantes que levam ao público sabores tradicionais da culinária regional e junina. Vatapá, arroz carreteiro, espetinhos, acarajé, tacacá e diversas outras delícias fazem parte do cardápio preparado para receber moradores e turistas até o próximo domingo (28).
Há mais de 30 anos trabalhando no ramo da alimentação, o comerciante Raimundo Bucino comemora a oportunidade de participar do Arraiá do Bera em um dos locais mais tradicionais da cidade. “Esse espaço é muito bom, um lugar estratégico e conhecido por todo mundo. Estamos oferecendo vatapá, arroz carreteiro e espetinhos preparados com muito carinho. Convido toda a população para vir conhecer, prestigiar a festa e aproveitar as comidas que estão uma delícia.”
Para muitos comerciantes, o Arraiá do Bera representa também o reencontro com a história da cidade. Conhecida carinhosamente como Baiana, a comerciante Maria, que há cerca de 40 anos trabalha com a venda de comidas típicas, vê o evento como um resgate das grandes festas realizadas na região da Estrada de Ferro.
“A gente esperava muito por essa oportunidade. Quando soubemos que o Arraiá seria aqui, a ansiedade foi enorme. Minha família trabalha nesse ramo há mais de 40 anos. Meus pais já vendiam comida nas primeiras edições da Flor do Maracujá, quando acontecia aqui no Cai N’Água. Então, para nós, o Arraiá do Bera também resgata essa história. Fiquei muito feliz porque o prefeito valorizou essa região tão importante para Porto Velho. Além da festa, quem vem conhece a Estrada de Ferro, recebe turistas e movimenta toda essa área”, disse Maria.
Além da variedade gastronômica, a praça de alimentação foi organizada para oferecer conforto aos visitantes, permitindo que famílias e amigos possam aproveitar a programação enquanto experimentam pratos tradicionais que fazem parte da identidade cultural de Rondônia.
“O Arraiá do Bera foi pensado para proporcionar uma experiência completa. Além das apresentações culturais, quem vier encontrará uma praça de alimentação repleta de sabores da nossa terra, preparada por comerciantes que carregam histórias e tradições. Convido toda a população para prestigiar o evento, trazer a família e aproveitar tudo o que essa grande festa tem a oferecer até domingo.” disse o prefeito Léo Moraes.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Geral
Prefeitura de Porto Velho decreta ponto facultativo na segunda-feira durante jogo do Brasil
A Prefeitura de Porto Velho decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira (29), em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo Municipal, em razão da partida da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo FIFA 2026.
A decisão do prefeito Léo Moraes acompanha o entendimento adotado por outras administrações públicas brasileiras diante da classificação do Brasil para a fase eliminatória da Copa do Mundo.
Capitais e órgãos públicos de abrangência nacional também anunciaram ponto facultativo para a data, entre eles o Governo do Distrito Federal e o Supremo Tribunal Federal, permitindo que servidores acompanhem a partida sem comprometer a prestação dos serviços essenciais.
Em Porto Velho, a medida também leva em consideração que o jogo será disputado às 13h e que a Prefeitura promoverá a transmissão oficial da partida na Rua do Hexa, em frente ao Prédio do Relógio. O evento contará com operação especial de trânsito, segurança e logística para receber milhares de torcedores.
O objetivo é permitir que os servidores municipais participem desse momento de integração e patriotismo ao lado da população, fortalecendo o espírito de união que tradicionalmente marca a Copa do Mundo.
“A Copa do Mundo é um momento que une o Brasil acima de qualquer diferença. Queremos que nossos servidores também possam viver essa emoção junto com suas famílias e com a população na Rua do Hexa. Quem precisar de atendimento continuará encontrando a Prefeitura funcionando nas áreas que não podem parar”, afirmou o prefeito Léo Moraes.
O decreto estabelece que permanecerão em funcionamento, por meio de escalas de revezamento, os serviços de urgência e emergência da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), as equipes de limpeza pública, drenagem, pavimentação e tapa-buracos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), o serviço de inspeção animal da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), a fiscalização e segurança do trânsito da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran) e as equipes da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), responsáveis, entre outras atribuições, pela manutenção da iluminação pública.
Com a medida, a Prefeitura de Porto Velho reforça seu compromisso de valorizar os servidores, incentivar a participação da população na Rua do Hexa e assegurar que os serviços de primeira necessidade continuem sendo prestados normalmente durante a realização da partida da Seleção Brasileira.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Geral
Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 7 milhões
Nenhum apostador acertou as seis dezenas do Concurso 3.023 da Mega-Sena, realizado nesta quinta-feira (25). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 7 milhões para o próximo sorteio.

Os números sorteados são: 22 – 25 – 30 – 31 – 39 – 60
- 7 apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 117.144,19 cada
- 807 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 1.674,92 cada
Apostas
Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília) de sábado (27), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site ou aplicativo da Caixa.
A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6.
Fonte: Agência Brasil
