Conecte-se conosco

Esportes

Cartão azul: expulsão temporária será testada no futebol

Publicado

em

A International Football Association Board (Ifab, da sigla em inglês), entidade responsável por regulamentar as regras do futebol, vai anunciar os testes com o cartão azul, que aplicará uma suspensão temporária aos atletas. A ideia já era discutida no ano passado. Na prática, o jogador que receber o cartão deverá sair de campo por 10 minutos.

As competições de elite ainda não terão os testes, conforme o jornal inglês The Telegraph. A avaliação da Ifab é que o protocolo precisa ser refinado antes de ser aplicado em níveis mais altos do esporte. A experiência no futebol profissional deve começar na próxima temporada europeia, que inicia no segundo semestre de 2024. A Football Association, entidade do futebol inglês é voluntária para testes na FA Cup, tanto futebol masculino, quanto do feminino.

O protocolo do cartão azul será aplicado em casos de faltas que impeçam um ataque promissor (a chamada falta tática) e reclamações exageradas com os árbitros. Se o atleta receber dois cartões azuis, automaticamente, será aplicado um vermelho. O mesmo vale para a combinação de cartões amarelo e azul, independente da ordem. Um exemplo de lance que renderia o cartão azul utilizado pela Ifab é uma falta do zagueiro italiano Giorgio Chiellini no inglês Bukayo Saka, na final da Eurocopa 2020.

Na jogada, Saka sairia em um contra-ataque com o campo defensivo da Itália totalmente exposto. O zagueiro, então, o puxa pela camisa, fazendo com que o atacante caia e não alcance a bola. Na época, foi aplicado apenas o cartão amarelo para Chiellini.

O azul foi escolhido para não haver confusão com os cartões amarelo e vermelho. A última vez que houve uma mudança desse tipo foi na Copa do Mundo de 1970, quando foram inseridos os cartões já existentes. Em País de Gales, a federação responsável pelo futebol já tinha planos de fazer testes semelhantes em torneios de base.

Depois do anúncio da proposta, a Ifab vai debater a ideia na reunião anual da entidade, que acontecerá em 2 de março, na Escócia. Outra discussão que ainda deve avançar é suspensão temporária em casos de discussões entre jogadores, punição para goleiros que “fazem cera” no tiro de meta e a determinação de que apenas os capitães seriam autorizados a discutir com os juízes no decorrer das partidas. A Ifab é composta pelas quatro associações de futebol do Reino Unido, cada uma com um voto. Outros quatro são da Fifa. Para ser aprovada, uma medida precisa de, no mínimo, seis votos.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Porto Velho e Genus serão os representantes de RO na Copinha em 2025

Os clubes conquistaram as vagas após final do Rondoniense Sub-20.

Publicado

em

O Porto Velho garantiu a vaga após a conquista do título do Rondoniense Sub-20, a garotada da Locomotiva levou o campeonato após somar oito pontos com duas vitórias e dois empates, resultados que garantiram a conquista do título. Já a equipe do Sport Genus ficou com o vice campeonato após ficar em igualdade em praticamente todos os critério de desempate com a equipe do Rondoniense. O desempenho dos dois clubes foram praticamente iguais, somaram 4 pontos em quatro jogos, com uma vitória, um empate e duas derrotas com quatro gols marcados e cinco sofridos. Dessa forma o Sport Genus ficou com o vice campeonato por critério técnico.

Art. 10° – Em caso de empate em pontos ganhos entre 2 (dois) ou mais clubes ao final do Campeonato, o desempate, para efeito de classificação final, será efetuado observando-se os critérios abaixo:

1. Maior número de vitórias;

2. Maior saldo de gols;

3. Maior número de gol pró;

4. Confronto direto;

5. Menor número de cartões vermelhos recebidos;

6. Menor número de cartões amarelos recebidos;

7. Sorteio.

Fonte: Assessoria

Continue lendo

Esportes

Final da 30ª edição do Interdistrital de Esportes consagrou Nova Califórnia e Demarcação como vitoriosos

Foram 34 equipes participantes do torneio

Publicado

em

No último sábado (24), a Vila Olímpica Chiquilito Erse foi palco das finais da 30ª edição do Interdistrital de Esportes 2024, evento que reuniu as melhores equipes dos distritos de Porto Velho em uma celebração do esporte e da comunidade. A competição, organizada pela Prefeitura de Porto Velho por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), marcou o encerramento de mais uma edição de sucesso, com o fomento ao esporte em todas as regiões do município.

O sábado começou com as disputas pelo 3º lugar, realizadas na parte da manhã. À tarde, foi a vez das finais onde as equipes femininas se enfrentaram antes decisão masculina. No feminino, a equipe de Nova Califórnia consagrou-se campeã ao vencer Vista Alegre por 1 a 0, enquanto Calama ficou com a terceira colocação.

No masculino, a final entre Calama e Demarcação foi intensa e emocionante, com o título sendo decidido nos pênaltis. Demarcação foi campeã, deixando Calama em segundo lugar e Kaxarari em terceiro. Carlos Gabriel, goleiro da equipe de Demarcação, e Elton Vidal, técnico do time, expressaram a alegria e a emoção de conquistar o título. “Foi uma competição muito difícil, mas nossa equipe se manteve firme e conseguimos a vitória. Estamos muito felizes”, disse o técnico Elton Vidal.

Torneio tem se destacado como uma importante vitrine para a revelação de talentos

Com 34 equipes participantes, divididas entre as etapas de Extrema e São Carlos, o Interdistrital de Esportes 2024 reuniu atletas a partir dos 16 anos na categoria principal. Segundo Edilson Pacheco, adjunto da Semes, o torneio tem se destacado como uma importante vitrine para a revelação de talentos tanto no futebol masculino quanto feminino.

“A cada edição o Interdistrital revela grandes valores. É uma competição que engrandece o esporte no nosso município e promove a integração das comunidades dos distritos.
O torneio encerrou com a certeza de que o esporte continua a ser uma ferramenta poderosa de união e desenvolvimento social em Porto Velho, com a promessa de novos talentos a serem descobertos nas próximas edições”, afirmou.

ORGANIZAÇÃO

Pacheco, destacou a organização e o suporte oferecidos pela Prefeitura de Porto Velho ao longo da competição. “Recebemos aqui os times para as finais do Interdistrital. Realizamos uma primeira etapa em Extrema, com os distritos da BR-364, e a segunda em São Carlos, com os distritos do baixo Madeira. Agora, aqui nas finais, reunimos os melhores classificados dessas etapas anteriores,” explicou. Ele também ressaltou o apoio logístico oferecido aos atletas. “A Prefeitura, através da Semes, providenciou toda a estrutura necessária, incluindo alimentação, hospedagem em hotéis, uniformes e transporte dos atletas até a Vila Olímpica,” comentou.

Os melhores goleiros, artilheiro e jogador de cada categoria também receberam troféus

PREMIAÇÃO

A premiação, realizada no início da noite de sábado, foi um momento de celebração para todas as equipes participantes. Além dos troféus e medalhas para os primeiros colocados, também foram entregues troféus especiais para os melhores goleiros, artilheiro e jogador de cada categoria.

Melhor Goleiro(a):
Carlos Gabriels, da delegação do Distrito de Demarcação, e Teteca, da delegação do distrito de Vista Alegre.

Melhor Artilheiro(a):
Paulo Oriestes, da delegação do distrito de Kaxarari, e Gilcilane Alves, da delegação do distrito de Calama.

Melhor Jogador(a):
Kayky Silva de Souza, da delegação do distrito de Calama, e Sara do Carmo, da delegação do distrito de Nova Califórnia.

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Continue lendo

Esportes

Fase Estadual Infantil do Joer 2024 inicia nesta quarta-feira em Ji-Paraná

O evento reunirá 1.511 estudantes de 12 a 14 anos, da rede pública estadual e privada de ensino de 42 municípios do estado

Publicado

em

A abertura oficial da Fase Estadual Infantil dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) 2024 acontece nesta quarta-feira (21), às 19h, no Ginásio Gerivaldo José de Souza (Gerivaldão), localizado na Rua Pedro Teixeira, Centro de Ji-Paraná. O evento, organizado pelo governo de Rondônia, reúne 1.511 estudantes de 12 a 14 anos, da rede pública estadual e privada de ensino de 42 municípios do estado, além de professores, pais, autoridades e demais representantes da educação.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Joer, além de uma competição é uma oportunidade de desenvolvimento humano e social, “pois os estudantes aprendem sobre trabalho em equipe, respeito e superação, fortalecendo valores que acreditamos serem fundamentais para o futuro dos jovens rondonienses”, pontuou.

A titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Lúcia Pacini, evidencia que, o objetivo do Joer é promover a inclusão, superação e disciplina nas escolas, o que o consolida como maior evento esportivo do estado. “O esporte é uma ferramenta poderosa de inclusão e transformação. Ao reunir estudantes de todo o estado, promovemos um ambiente de integração, onde a diversidade, o espírito em equipe e a união serão os protagonistas”, finalizou.

COMPETIÇÕES

O Joer Fase Estadual Infantil segue até o dia 3 de setembro, com competições em 16 modalidades (basquete, voleibol, futsal, handebol, vôlei de praia, atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, natação, judô, karatê, taekwondo, wrestling, xadrez e tênis de mesa).

Fonte: Secom – Governo de Rondônia

Continue lendo

Trending