Polícia
Polícias apreendem mais de 130 kg de maconha em operação integrada
No início da noite de quinta-feira (04), uma operação conjunta envolvendo o Núcleo de Inteligência da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal resultou na interceptação de dois veículos suspeitos de transportar grande quantidade de entorpecentes. A ação teve início após denúncia anônima informando que um automóvel estaria se deslocando ao interior do Estado para buscar drogas.
Durante o monitoramento, equipes policiais acompanharam o trajeto de um Fiat Mobi desde Costa Marques até Cacoal. Guarnições do PATAMO e da Patrulha Rural foram acionadas para realizar a abordagem.
No ponto de parada conhecido como “Varredor do Manin”, o Mobi foi interceptado. Minutos depois, uma caminhonete que seguia o mesmo trajeto também foi abordada na área urbana, próximo ao bairro Green Ville. No interior da caminhonete, foram encontrados vários sacos contendo substância semelhante à maconha, totalizando aproximadamente 132 quilos.

Segundo a Polícia, os dois veículos atuavam em conjunto e utilizavam equipamentos de comunicação via internet para tentar evitar abordagens durante o percurso.
A operação confirmou a suspeita de transporte interestadual de drogas.
Os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia para as providências cabíveis. Em razão da presença de uma criança no interior de um dos veículos, o Conselho Tutelar foi acionado, garantindo o devido acolhimento.
A ação demonstra, mais uma vez, a eficiência da atuação conjunta entre as forças de segurança. O trabalho integrado da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal reforça o compromisso de combater o tráfico de drogas e fortalecer a segurança pública em toda a região.

Fonte: PMRO
Polícia
Policiais militares perdem cargos após condenação por esquema de empréstimos ilegais e violência em RO
Três policiais militares foram condenados e perderam os cargos por participação em um esquema de empréstimos ilegais e cobrança de dívidas com uso de ameaças e violência em Rondônia. Além deles, outros integrantes de uma organização criminosa também foram condenados.
A decisão faz parte da Operação Soldados da Usura, conduzida pelo Ministério Público de Rondônia (MP-RO). Os réus foram condenados por crimes como organização criminosa, usura, extorsão, falsidade ideológica e coação no curso do processo.
As penas variam de acordo com a participação de cada um e chegam a mais de 21 anos de prisão em regime fechado. Há ainda condenações superiores a 17, 15 e 14 anos de reclusão.
A Justiça também determinou o pagamento de indenizações às vítimas e fixou uma indenização por dano moral coletivo de R$ 100 mil, valor que será destinado ao Fundo de Reconstituição de Bens Lesados (FRBL).
A Operação Soldados da Usura foi deflagrada em fevereiro de 2025 e teve como alvo uma organização criminosa suspeita de praticar empréstimos ilegais, cobrar juros abusivos e usar violência para forçar o pagamento das dívidas.
Na primeira fase da operação, três policiais militares e outras seis pessoas foram presas preventivamente, suspeitas de liderar e lucrar com o esquema. Segundo o MP, mesmo após as prisões, parte do grupo que permaneceu em liberdade continuou atuando.
A segunda etapa da ação aconteceu em Porto Velho e Buritis. Ao todo, o objetivo é cumprir sete mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão. Também foram bloqueados bens, veículos e valores que somam mais de R$ 2,7 milhões.
As investigações apontam que os suspeitos agiam de forma extremamente agressiva, utilizando armas de fogo, ameaças e violência física para forçar as vítimas a pagar empréstimos com juros abusivos.
Na primeira fase da operação, três policiais militares e outras seis pessoas foram presas preventivamente, suspeitas de liderar e lucrar com o esquema. Segundo o MP, mesmo após as prisões, parte do grupo que permaneceu em liberdade continuou atuando.
A segunda etapa da ação aconteceu em Porto Velho e Buritis. Ao todo, o objetivo é cumprir sete mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão. Também foram bloqueados bens, veículos e valores que somam mais de R$ 2,7 milhões.
As investigações começaram após uma denúncia feita à Corregedoria-Geral da Polícia Militar de Rondônia contra policiais militares, apontando indícios de crimes de usura (cobrança de juros excessivos) e extorsão.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/c/n/v2FVgYQs6qASeJ2vvhWg/juiybs.jpeg)
De acordo com o Ministério Público, o grupo é suspeito de cometer crimes como lavagem de dinheiro, estelionato, falsidade ideológica, entre outros, que ainda estão em apuração.
G1
Polícia
Equipe da Atividade Delegada impede furto de motocicleta no centro de Porto Velho
Durante o patrulhamento preventivo realizado pela Atividade Delegada, na região central de Porto Velho, a equipe foi acionada por um cidadão que transitava pelo local com sua família. A presença ostensiva dos agentes na área permitiu uma resposta rápida logo após uma tentativa de furto ser interrompida por um popular.
O munícipe relatou ter avistado dois indivíduos em atitude suspeita, um deles portando uma mochila de entregas (“beg”), mexendo em uma motocicleta. Ao perceber a movimentação, o cidadão decidiu dar a volta com seu carro e, no momento em que os suspeitos ligaram o veículo, ele gritou anunciando uma abordagem, o que causou o pânico dos criminosos.
Assustados, os indivíduos abandonaram a motocicleta e fugiram em outro veículo que utilizavam para apoio. A equipe da Atividade Delegada chegou ao local no exato momento da fuga, prestando assistência imediata à testemunha e garantindo a segurança do perímetro onde o veículo foi deixado.
A motocicleta foi recuperada e encaminhada pelos agentes para as dependências da Prefeitura, onde permanece à disposição para os trâmites legais. Os agentes destacaram que, embora não tenha havido um confronto direto no momento da chegada, a ação foi fundamental para evitar a consumação do crime e recuperar o bem.
Após o registro da ocorrência e a guarda do veículo, a equipe informou que retornaria ao local do incidente para manter o monitoramento. A estratégia da Atividade Delegada visa coibir novas tentativas, uma vez que existe a possibilidade de os suspeitos retornarem à região para tentar reaver o veículo abandonado ou realizar novas infrações.
Polícia
Homem é preso após PRF encontrar arma de uso restrito na BR-364
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia apreendeu, no início da noite de ontem (23), uma pistola calibre 9mm carregada com 10 munições. A ação ocorreu no KM 198 da BR-364, município de Pimenta Bueno.
Após análise de risco, uma equipe policial realizou abordagem a um veículo utilitário com dois ocupantes. Durante o início dos procedimentos de fiscalização, os homens foram questionados sobre a existência de ilícitos no automóvel, momento em que o motorista relatou haver um armamento no banco traseiro. Após buscas no local indicado por ele, os policiais encontraram uma arma de fogo, calibre 9mm, de uso restrito, carregada com dez munições e outro carregador vazio. Os materiais estavam acondicionados em uma maleta.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao indivíduo pela prática, em tese, do crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, previsto no art. 16 da Lei nº 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento). A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Pimenta Bueno/RO para os procedimentos cabíveis.
Fonte: PRF
